E para relembrar Roland Ratzenberger, nada melhor que vê-lo em ação. Aqui uma disputa entre o austríaco (BMW M3 #44 vermelha) e Frank Sytner (BMW M3#33 branca) na etapa do BTCC em Brands Hatch, em 1988.
terça-feira, 1 de maio de 2012
quarta-feira, 25 de abril de 2012
F1 Battles: Ricardo Patrese vs Gilles Villeneuve, GP de Mônaco 1980
Gilles tinha o dom de ultrapassar e quando isso acontecia em Mônaco, era de encher os olhos. Patrese viu bem como é levar uma ultrapassagem, por fora, na entrada da St. Devote.
Uma volta antes ele tinha feito o mesmo com Arnoux, mas por dentro. Mágico!terça-feira, 24 de abril de 2012
Foto 78: Pai e filho
O garotinho que está no comando da moto, tendo Steve Mcqueen na garupa, é simplesmente o seu filho, Chad Mcqueen, que na época contava 10 anos de idade. A foto foi tirada durante uma das pausas da gravação do lendário filme "Le Mans", que teve a direção e atuação do seu pai.
Chad, que hoje está com 52 e é ator e diretor, conta como foi estar no set de filmagem: "Lyndon Conrad Bell: Então, como foi no set de Le Mans?
Chad McQueen: Olhando para trás, agora percebo o quão incrível era realmente. Eu fazia as refeições com caras como David Piper, Gerard Larrousse, Jonathan Williams, Bell Derek, Masten Gregory e Herbert Linge. Um dia, meu pai até me levou no circuito sentado no seu colo no Porsche 917 que ele usou no filme."
Podemos dizer que o garoto, do alto dos seus dez anos de idade, foi um privilegiado.
*Lyndon Conrad Bell é do site "Motor Authority", e fez em 2010, ano que completou o 40º aniversário do filme "Le Mans, uma breve entrevista com Chad Mcqueen que pode ser conferida neste link.
Chad, que hoje está com 52 e é ator e diretor, conta como foi estar no set de filmagem: "Lyndon Conrad Bell: Então, como foi no set de Le Mans?
Chad McQueen: Olhando para trás, agora percebo o quão incrível era realmente. Eu fazia as refeições com caras como David Piper, Gerard Larrousse, Jonathan Williams, Bell Derek, Masten Gregory e Herbert Linge. Um dia, meu pai até me levou no circuito sentado no seu colo no Porsche 917 que ele usou no filme."
Podemos dizer que o garoto, do alto dos seus dez anos de idade, foi um privilegiado.
*Lyndon Conrad Bell é do site "Motor Authority", e fez em 2010, ano que completou o 40º aniversário do filme "Le Mans, uma breve entrevista com Chad Mcqueen que pode ser conferida neste link.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Vídeo: Daily Mail Indy Troph, Brands Hatch 1978
Já havia escrevido sobre essa corrida, de modo rápido, exatamente há dois anos atrás. Este "Daily Mail Brands Hatch" foi uma das duas provas extra-campeonatos que a USAC fez na Inglaterra em 1978. A outra foi em 1º de outubro, em Silverstone. Os vencedores dessa corridas foram A.J Foyt (Silverstone) e Rick Mears (Brands Hatch). Segue o vídeo:
Foto 77: Índio
Jody Scheckter estava a brincar de índio?
A foto é de Bernard Cahier, no fim de semana do GP do Brasil de 1975.
sábado, 21 de abril de 2012
Pole Lap: Juan Pablo Montoya, Spa-Francorchamps 2001
Desbancar a Ferrari do início da última década, principalmente a de Schumacher, da tabela de tempos, já era uma baita conquista. Em Spa-Francorchamps a Williams deu as cartas.
Aquele treino de uma hora era sensacional. Apesar dos pilotos ficarem quase que meia hora dentro dos boxes, esperando o momento exato para fazer a melhor volta, valia a pena no final. Principalmente nos últimos cinco, três minutos de treinos.
O classificatório daquele ano foi disputado com a pista molhada, mas o final do treino já havia um trilho que fez os tempos despencarem. Montoya, com aquela vontade insana de bater Schumi de qualquer forma, comandou a disputa naqueles minutos finais na pista belga.
Inicialmente ele havia cravado o tempo de 1'55''875, desbancando Schumi da pole. Em seguida foi Ralf quem lhe tirou a pole com a marca de 1'55''531. Um belo tempo do irmãozinho mais novo, mas não o suficiente. E ainda tinha Michael, que estava logo atrás do colombiano, só na espreita. Mas Juan veio com a sua pilotagem bruta, passando por sobre as zebras molhadas, estraçalhando a segunda parcial de seu parceiro em 2.7 mais rápido para acertar uma pole em 1'52''072, 3.459 mais veloz que Ralf. Uau! Schumi veio em seguida e não conseguiu lhe roubar a pole. Restava o outro Schumacher, mas este falhara ao fazer apenas 1'52''959.
A Williams tinha dois carros na primeira fila, eMontoya estava com a sua segunda pole na F1 assegurada.
Aquele treino de uma hora era sensacional. Apesar dos pilotos ficarem quase que meia hora dentro dos boxes, esperando o momento exato para fazer a melhor volta, valia a pena no final. Principalmente nos últimos cinco, três minutos de treinos.
O classificatório daquele ano foi disputado com a pista molhada, mas o final do treino já havia um trilho que fez os tempos despencarem. Montoya, com aquela vontade insana de bater Schumi de qualquer forma, comandou a disputa naqueles minutos finais na pista belga.
Inicialmente ele havia cravado o tempo de 1'55''875, desbancando Schumi da pole. Em seguida foi Ralf quem lhe tirou a pole com a marca de 1'55''531. Um belo tempo do irmãozinho mais novo, mas não o suficiente. E ainda tinha Michael, que estava logo atrás do colombiano, só na espreita. Mas Juan veio com a sua pilotagem bruta, passando por sobre as zebras molhadas, estraçalhando a segunda parcial de seu parceiro em 2.7 mais rápido para acertar uma pole em 1'52''072, 3.459 mais veloz que Ralf. Uau! Schumi veio em seguida e não conseguiu lhe roubar a pole. Restava o outro Schumacher, mas este falhara ao fazer apenas 1'52''959.
A Williams tinha dois carros na primeira fila, eMontoya estava com a sua segunda pole na F1 assegurada.
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Uma tempestade sobre algo que sabemos e conhecemos bem
O ser humano, em sua maioria, tem uma mania de se incomodar com algo que ele sabe que está errado, mas teima em fechar os olhos e tapar os ouvidos quando isso é proferido de alguém que vem de fora. E quando é falado por alguém importante, isso soa mais forte e acaba sendo como um soco no estômago. Mais ou menos assim é o que tem acontecido nas últimas horas com a declaração de Sebastian Vettel, que disse que “Quando vamos ao Brasil, não é o lugar onde queremos estar, dependendo da área. Mas não é um grande problema". Não tiro a razão dele, afinal de contas quem gostaria de estar no meio de uma manifestação não pacifica, ou numa guerra civil? A diferença é que por aqui, em especial São Paulo não está numa guerra civil, mas a violência acontece a todo o momento. Quantas pessoas param seus carros em um farol e não são assaltadas e/ou mortas? Em condomínios de luxo, quantas vezes este ano não aconteceram arrastões? Pedestres que são assaltados em plena luz do dia nas ruas, principalmente pelo lado do centro de SP? Acho que todos daqui desta cidade estão mais do que calejados de tanto saber os problemas que esta megalópole enfrenta e tem enfrentado.
A critica de Vettel é a mesma de outro tanto de turistas que vem ao Brasil para passar férias, festas, visitar familiares e afins. A diferença é que Sebastian é um cara conhecido, superstar da F1, bicampeão da categoria e então sua declaração soou forte demais. Mas como disse, não foge muito do que é ouvido pelos turistas que freqüentam este país todo santo ano. Porque acham que o Brasil perde milhões e milhões durante o ano com o turismo? Por causa da violência das grandes cidades. Sempre há alguma notícia sobre assaltos e até assassinatos de estrangeiros nos períodos de férias e o máximo que é falado pelas autoridades, é “uma fatalidade”. Fatalidade que entra ano e saí ano e ninguém faz nada para que este tipo de coisa não ocorra. E não digo apenas para fazer algo pela segurança dos que vem de fora, mas também para os que estão aqui. Um pai de família que recebe seu mísero salário e é assaltado assim que vira a esquina, não tem o respaldo da segurança pública para que isto não acontecesse. Isso quando não perde a vida, e a família é consolada por um “sinto muito”. Talvez se tivessem mais rigor com os bandidos, os crimes cairiam por mais pela metade. Mas como todos sabem, por aqui há uma máfia tanto dentro quanto fora polícia. E isso não é só em São Paulo. Enquanto isso não for erradicado, infelizmente será assim. E por muito tempo.
No autódromo de Interlagos, por exemplo, há sempre casos de assaltos por aquelas redondezas. Não é muito recomendável sair do autódromo após as sete, oito da noite em diante, porque corremos o risco de sermos assaltados. Confesso que quando saio de lá nestas horas, principalmente quando há algum evento noturno como provas de endurance (que não acontecesse faz tempo, diga-se), o cuidado é redobrado. Dificilmente você vê carros de polícia no perímetro daquele local, e olha que um pouco acima do portão sete do autódromo, que é o principal, tem uma base da polícia militar. Nos dias de GP até que a polícia é ativa, mas já houve casos de roubos assim que saíram de raio de ação dos homens da lei. Foi numa dessas que Button, em 2010, foi assaltado. Portanto Interlagos, não importando qual que seja o evento, não é uma lugar recomendado para sair muito tarde de lá.
Vettel gosta do Brasil, como ele já disse no passado, mas como um bom cidadão, ele sabe dos problemas que este país enfrenta. E certamente eu não gostaria de estar numa guerra civil e nem ficar por horas e horas com uma arma apontada pela cabeça vagueando pela cidade, como acontece sempre. Temos nossos problemas e precisamos cobrar sempre das nossas autoridades para que as coisas melhorem, para que os de lá fora falem bem não apenas das nossas belezas naturais, mas também do cuidado dos órgãos públicos com saúde, educação e segurança. E isso é o que nós todos queremos.
A critica de Vettel é a mesma de outro tanto de turistas que vem ao Brasil para passar férias, festas, visitar familiares e afins. A diferença é que Sebastian é um cara conhecido, superstar da F1, bicampeão da categoria e então sua declaração soou forte demais. Mas como disse, não foge muito do que é ouvido pelos turistas que freqüentam este país todo santo ano. Porque acham que o Brasil perde milhões e milhões durante o ano com o turismo? Por causa da violência das grandes cidades. Sempre há alguma notícia sobre assaltos e até assassinatos de estrangeiros nos períodos de férias e o máximo que é falado pelas autoridades, é “uma fatalidade”. Fatalidade que entra ano e saí ano e ninguém faz nada para que este tipo de coisa não ocorra. E não digo apenas para fazer algo pela segurança dos que vem de fora, mas também para os que estão aqui. Um pai de família que recebe seu mísero salário e é assaltado assim que vira a esquina, não tem o respaldo da segurança pública para que isto não acontecesse. Isso quando não perde a vida, e a família é consolada por um “sinto muito”. Talvez se tivessem mais rigor com os bandidos, os crimes cairiam por mais pela metade. Mas como todos sabem, por aqui há uma máfia tanto dentro quanto fora polícia. E isso não é só em São Paulo. Enquanto isso não for erradicado, infelizmente será assim. E por muito tempo.
No autódromo de Interlagos, por exemplo, há sempre casos de assaltos por aquelas redondezas. Não é muito recomendável sair do autódromo após as sete, oito da noite em diante, porque corremos o risco de sermos assaltados. Confesso que quando saio de lá nestas horas, principalmente quando há algum evento noturno como provas de endurance (que não acontecesse faz tempo, diga-se), o cuidado é redobrado. Dificilmente você vê carros de polícia no perímetro daquele local, e olha que um pouco acima do portão sete do autódromo, que é o principal, tem uma base da polícia militar. Nos dias de GP até que a polícia é ativa, mas já houve casos de roubos assim que saíram de raio de ação dos homens da lei. Foi numa dessas que Button, em 2010, foi assaltado. Portanto Interlagos, não importando qual que seja o evento, não é uma lugar recomendado para sair muito tarde de lá.
Vettel gosta do Brasil, como ele já disse no passado, mas como um bom cidadão, ele sabe dos problemas que este país enfrenta. E certamente eu não gostaria de estar numa guerra civil e nem ficar por horas e horas com uma arma apontada pela cabeça vagueando pela cidade, como acontece sempre. Temos nossos problemas e precisamos cobrar sempre das nossas autoridades para que as coisas melhorem, para que os de lá fora falem bem não apenas das nossas belezas naturais, mas também do cuidado dos órgãos públicos com saúde, educação e segurança. E isso é o que nós todos queremos.
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