E após duas horas de corrida, a Toyota, agora com Wurz ao volante, lidera a LMP1 com um pouco mais de quinze segundos de vantagem sobre a Audi #1 de Andre Lotterer. Kristensen assumiu o volante do carro dois da Audi e vem em terceiro, mesmo após um enrosco com uma Ferrari da categoria GT na descida do S do Senna. Apesar da rodada, nenhum dano para ele.
Na LMP2 destaque para o duelo entre Morgan Nissan de Alex Brundle contra o HPD de Potolicchio, quem tido bons duelos pela liderança da categoria. Neste momento o filho de Martin Brundle é o líder, com Potolicchio em segundo e o ORECA Nissan de Lombard em terceiro.
Na LMGTE-PRO, Fisichella continua forte na liderança da categoria com Darren Turner, com seu Aston Martin, na cola do italiano. Olivier Beretta vem em terceiro com o outro Ferrari da AF Corse, com uma volta de atraso.
Na LMGTE-AM, liderança de Roda com o Porsche da Felbermayr seguido pela Corvete de Gibon (Larbre Competition) e o Ferrari de Chico Longo, que está quatro voltas atrás, em terceiro.
sábado, 15 de setembro de 2012
WEC - 6 Horas de São Paulo - 1ª Hora
E debaixo de um escaldante sol em Interlagos, os 28 carros do WEC deram início para as 6 Horas de Interlagos e o Toyota de Nicolas Lapierre sustentou a primeira posição mesmo com o forte ataque dos dois Audis, que mais travariam uma belo duelo pela segunda posição. Benoit Tréluyer, no Audi #1, teve um baita trabalho para superar a Allan Mcnish que defendeu-se como pôde. O Toyota de Nicolas Lapierre retornou a liderança da prova após as paradas de box, que deu momentaneamente a liderança aos carros da Audi.
Ainda na largada, na curva Chico Landi, um enrosco entre o Lola de Fabien Giroix e o Ferrari 458 do tio brasileiro complicou bastante a prova do carro da AF Corse e do Lola da Gulf Racing Middle East. A liderança na LMP2 é de Bertrand Baguette (OAK Racing); na LMGTE-PRO Fisichella (AF Corse) lidera com Darren Turner (Aston Martin Racing) em segundo e Lietz (Felbermayr-Pronton) em terceiro.
Na LMGTE-AM, Roda (Felbemayr-Proton) lidera com Joel Camathias (JWA-Avila) em segundo e Gibon (Larbre Competittion) em terceiro.
Todas a atualizações são das 13:33.
Ainda na largada, na curva Chico Landi, um enrosco entre o Lola de Fabien Giroix e o Ferrari 458 do tio brasileiro complicou bastante a prova do carro da AF Corse e do Lola da Gulf Racing Middle East. A liderança na LMP2 é de Bertrand Baguette (OAK Racing); na LMGTE-PRO Fisichella (AF Corse) lidera com Darren Turner (Aston Martin Racing) em segundo e Lietz (Felbermayr-Pronton) em terceiro.
Na LMGTE-AM, Roda (Felbemayr-Proton) lidera com Joel Camathias (JWA-Avila) em segundo e Gibon (Larbre Competittion) em terceiro.
Todas a atualizações são das 13:33.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Subida de Montanha - Martini MK 69
Fazia um tempo que não colocava um vídeo sobre Subidas de Montanha. Portanto divirtam-se com este Martini MK 69-BMW pilototado por Julien Ducommun, subindo a ladeira na região de St. Ursanne (SUI).
Revista Speed, Edição 3
E a terceira edição da Revista Speed foi ao ar hoje e como não podíamos deixar passar, o carro chefe desse número são os 40 anos do primeiro título de Emerson Fittipaldi na F1 escrito por Paulo Alexandre Teixeira, que também aborda o lendário e multi-vitorioso Lotus 72 e a prova que rendeu o título ao "Rato", o GP da Itália. Ele também assina a coluna "Grande Circo", onde fala sobre vontade em demasia dos novos pilotos da F1 que tem causado alguns estragos.
Patrícia Sayuri Fukui fez uma entrevista com com suíço Daniel Frischknecht, que é fã de Ayrton Senna e Mario Andretti e já assistiu, "in loco", mais de 100 corridas entre F1, F-Indy e DTM. Bruno Mendonça escreveu sobre o destino dos pilotos que são formados na GP2 e um guia sobre a etapa brasileira do WEC que acontece neste próximo sábado, em Interlagos.
Claudemir Ferreira e Sandro Pimenta falam sobre a caça que a FIA tem feito sobre os Touros Vermelhos nessa temporada. Ainda temos a arte de Hectro Garcia, que foi quem desenhou a bela capa desta edição, e a miniatura de Pedro Luís que retrata um dos inúmeros acidentes da carreira de Andrea De Cesaris e Rafael Ligeiro, na sua coluna "Papo Ligeiro", traça um paralelo entre o desempenho do Brasil nas olímpiadas com os de Barrichello e Massa na Ferrari, numa época em que correram - e corre - contra grandes mestres. E eu colaborei com um texto sobre os 20 anos da primeira vitória de Schumcaher na F1, no longínquo ano de 1992.
Pois bem, cliquem no link e boa leitura!
Leiam: http://speedrevista.wordpress.com/2012/09/12/speed-3-setembro-2012/
Patrícia Sayuri Fukui fez uma entrevista com com suíço Daniel Frischknecht, que é fã de Ayrton Senna e Mario Andretti e já assistiu, "in loco", mais de 100 corridas entre F1, F-Indy e DTM. Bruno Mendonça escreveu sobre o destino dos pilotos que são formados na GP2 e um guia sobre a etapa brasileira do WEC que acontece neste próximo sábado, em Interlagos.
Claudemir Ferreira e Sandro Pimenta falam sobre a caça que a FIA tem feito sobre os Touros Vermelhos nessa temporada. Ainda temos a arte de Hectro Garcia, que foi quem desenhou a bela capa desta edição, e a miniatura de Pedro Luís que retrata um dos inúmeros acidentes da carreira de Andrea De Cesaris e Rafael Ligeiro, na sua coluna "Papo Ligeiro", traça um paralelo entre o desempenho do Brasil nas olímpiadas com os de Barrichello e Massa na Ferrari, numa época em que correram - e corre - contra grandes mestres. E eu colaborei com um texto sobre os 20 anos da primeira vitória de Schumcaher na F1, no longínquo ano de 1992.
Pois bem, cliquem no link e boa leitura!
Leiam: http://speedrevista.wordpress.com/2012/09/12/speed-3-setembro-2012/
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Crash: F-3 Européia, F-Abarth e Camaro Cup
Final de prova em Hungaroring da F-3 Européia - 6ª Etapa - e Moisés Soriano (ESP) e Alexandre Cougnaud (FRA) resolveram dar uma emoção quando disputavam a nona colocação. Os dois tocaram rodas quando se ecaminhavam para a segunda curva do circuito, e Soriano acabou decolando seu carro e por muito pouco não acertou a cabeça do piloto francês
Na rodada tripla da Fórmula Abarth (aqui no Brasil ficou conhecida como F-Future, hoje extinta) disputada em Ímola, acidente antes da Tamburello entre Bruno Bonifácio (BRA) e Santiago Urrutia (URU). O piloto brasileiro dividia a primeira fila com o uruguaio, que atacou Bruno na entrada para a Tamburello e tocaram rodas. Urrutia decolou indo parar na brita mesmo que aconteceu com, Bruno que deslizou seu carro pela brita até bater na barreira de pneus
E no Camaro Cup, válido pelo Campeonato Sueco de Turismo, três carros envolveram-se num acidente na largada no circuito de Knutstorp.
Na rodada tripla da Fórmula Abarth (aqui no Brasil ficou conhecida como F-Future, hoje extinta) disputada em Ímola, acidente antes da Tamburello entre Bruno Bonifácio (BRA) e Santiago Urrutia (URU). O piloto brasileiro dividia a primeira fila com o uruguaio, que atacou Bruno na entrada para a Tamburello e tocaram rodas. Urrutia decolou indo parar na brita mesmo que aconteceu com, Bruno que deslizou seu carro pela brita até bater na barreira de pneus
E no Camaro Cup, válido pelo Campeonato Sueco de Turismo, três carros envolveram-se num acidente na largada no circuito de Knutstorp.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
O início de algo grandioso
Emerson comemorando o título de 1972, conquistado em Monza. (Foto: Sutton Images) |
Uma vez com o caminho aberto, foi fácil presenciar a ida de um piloto brasileiro para a F1: Ingo Hoffman, Alex Dias Ribeiro, Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno, Ayrton Senna, Mauricio Gugelmin e outros tantos até chegar aos dias de Massa e Bruno. O resultado subseqüente de tudo isso, após o segundo título de Emerson em 1974, foram mais outros seis mundiais e 87 vitórias.
E aquela última volta do GP da Itália de 1972 representou algo muito além do título de Emerson Fittipaldi: o Brasil também poderia fabricar pilotos tão bons quanto os de qualquer outra parte do mundo.
GP da Itália: Hamilton, o novo desafiante
A pole de Hamilton no sábado tinha sido apenas a primeira
parte de algo de que denunciava ser uma tarde prateada no domingo. Para isso
era preciso dobrar a primeira chicane na frente e contar com uma dose de sorte
para não acontecer nenhum acidente. Acidente não houve, foi uma largada limpa,
mas Hamilton teve que fazer um esforço para segurar a primeira posição frente a
um ousado Felipe Massa que emparelhou seu Ferrari com a McLaren do
inglês, forçando-o frear um pouco mais tarde e sustentar uma liderança que
seria perdida apenas por algumas voltas após seu único pit-stop para a grande
sensação da tarde Sérgio Pérez, que fez uma das melhores, ou talvez melhor,
apresentação dele nestes quase dois anos de F1. O piloto mexicano largou com
pneus duros frente aos seus concorrentes que saíram com os médios, e isso lhe
deu vantagem de escolher parar mais tarde e usar de modo integral e sem sofrer
muito desgaste os pneus médios na parte final da corrida, podendo assim
arrancar de um quinto lugar para o segundo. E mais umas quatro, cinco ou seis
voltas, ele estaria pronto para ultrapassar Hamilton e assumir a ponta para uma
vitória inédita para ele e a Sauber.
Enquanto que Lewis estava intocável na liderança da prova, a
segunda colocação para baixo estava numa disputa fervorosa. Felipe tinha
conseguido acompanhar o ritmo de Hamilton nas voltas iniciais, mas os pneus do
seu Ferrari degradaram-se rapidamente dando à Button a chance de assumir a
segunda colocação. Uma posição dos sonhos para a McLaren, que tem vencido as
últimas etapas, mas o problema no pescador de combustível arruinou uma possível
dobradinha em Monza. Alonso foi brilhante na sua largada ao ganhar quatro
posições na primeira volta e aparecer em sexto na abertura do segundo giro. Ele
sabia que perder tempo atrás de Di Resta, Kobayashi, Raikkonen e Rosberg
arruinariam qualquer chance de tentar, ao menos, um pódio no GP italiano.
Encontrou alguma resistência por parte de Schumacher, que se beneficiava da potência
do motor Mercedes na reta para vencer os duelos contra o espanhol, que só foi
perdido quando Alonso conseguiu pegar o vácuo na reta dos boxes e efetuar a
ultrapassagem. Era visível que Fernando estava cauteloso nos duelos e com
Vettel, ele parecia ainda mais. Porém, após a troca de pneus, ele estava
disposto a ganhar a posição do alemão a todo custo quando aconteceu o lance do
dia: Vettel deu o lado de fora da Curva Grande para o espanhol, que mergulhou
para tentar assumir a quarta colocação. O espaço era pequeno e Fernando foi com
as quatro rodas na brita, conseguindo domar o Ferrari e voltando ainda em
quinto. Voltas depois ele voltou com carga máxima e passou o alemão antes da
chicane Roggia. Mas antes disso, reclamara veemente sobre a manobra de Sebastian
e algum tempo depois os comissários puniriam com um Drive Through o piloto da
Red Bull. Punição discutível, uma vez que Alonso, com o mesmo Vettel, fizera
algo parecido quando o alemão tentou a ultrapassagem por fora na Curva Grande
no GP do ano passado e saiu sem punição. Apesar de todo esse rebuliço, Vettel
abandonaria voltas depois por problemas no alternador e prova se tornou
desastrosa para a equipe quando Webber também saiu da corrida após uma rodada
na saída da Ascari. Um final de semana para ser esquecido.A vitória de Lewis em Monza coloca-o de volta na disputa pelo título. Está agora com 37 pontos de desvantagem para Alonso (179x142) e o McLaren é o melhor carro da F1 desde o GP da Hungria. Mas vale lembrar que o carro cromado de Woking é perfeito pára circuitos de alta, como ficou bem visto em Spa e Monza. Na Hungria, apesar da bela vitória de Hamilton, ele precisou domar o ímpeto do duo da Lotus para não perder a corrida. Ou seja, em pistas que requerem maior carga aerodinâmica, o McLaren talvez não tenha uma grande vantagem. Dessa forma ficará fácil para que Ferrari, Red Bull e, eventualmente, Lotus igualem as forças. A pista citadina de Cingapura será um palco perfeito para a queda de braço entre Alonso, Hamilton e Vettel já que eles são brilhantes naquele traçado. E os bons coadjuvantes dessa temporada estarão a postos para beliscar algo nessa corrida.
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