A pole de Hamilton no sábado tinha sido apenas a primeira
parte de algo de que denunciava ser uma tarde prateada no domingo. Para isso
era preciso dobrar a primeira chicane na frente e contar com uma dose de sorte
para não acontecer nenhum acidente. Acidente não houve, foi uma largada limpa,
mas Hamilton teve que fazer um esforço para segurar a primeira posição frente a
um ousado Felipe Massa que emparelhou seu Ferrari com a McLaren do
inglês, forçando-o frear um pouco mais tarde e sustentar uma liderança que
seria perdida apenas por algumas voltas após seu único pit-stop para a grande
sensação da tarde Sérgio Pérez, que fez uma das melhores, ou talvez melhor,
apresentação dele nestes quase dois anos de F1. O piloto mexicano largou com
pneus duros frente aos seus concorrentes que saíram com os médios, e isso lhe
deu vantagem de escolher parar mais tarde e usar de modo integral e sem sofrer
muito desgaste os pneus médios na parte final da corrida, podendo assim
arrancar de um quinto lugar para o segundo. E mais umas quatro, cinco ou seis
voltas, ele estaria pronto para ultrapassar Hamilton e assumir a ponta para uma
vitória inédita para ele e a Sauber.
Enquanto que Lewis estava intocável na liderança da prova, a
segunda colocação para baixo estava numa disputa fervorosa. Felipe tinha
conseguido acompanhar o ritmo de Hamilton nas voltas iniciais, mas os pneus do
seu Ferrari degradaram-se rapidamente dando à Button a chance de assumir a
segunda colocação. Uma posição dos sonhos para a McLaren, que tem vencido as
últimas etapas, mas o problema no pescador de combustível arruinou uma possível
dobradinha em Monza. Alonso foi brilhante na sua largada ao ganhar quatro
posições na primeira volta e aparecer em sexto na abertura do segundo giro. Ele
sabia que perder tempo atrás de Di Resta, Kobayashi, Raikkonen e Rosberg
arruinariam qualquer chance de tentar, ao menos, um pódio no GP italiano.
Encontrou alguma resistência por parte de Schumacher, que se beneficiava da potência
do motor Mercedes na reta para vencer os duelos contra o espanhol, que só foi
perdido quando Alonso conseguiu pegar o vácuo na reta dos boxes e efetuar a
ultrapassagem. Era visível que Fernando estava cauteloso nos duelos e com
Vettel, ele parecia ainda mais. Porém, após a troca de pneus, ele estava
disposto a ganhar a posição do alemão a todo custo quando aconteceu o lance do
dia: Vettel deu o lado de fora da Curva Grande para o espanhol, que mergulhou
para tentar assumir a quarta colocação. O espaço era pequeno e Fernando foi com
as quatro rodas na brita, conseguindo domar o Ferrari e voltando ainda em
quinto. Voltas depois ele voltou com carga máxima e passou o alemão antes da
chicane Roggia. Mas antes disso, reclamara veemente sobre a manobra de Sebastian
e algum tempo depois os comissários puniriam com um Drive Through o piloto da
Red Bull. Punição discutível, uma vez que Alonso, com o mesmo Vettel, fizera
algo parecido quando o alemão tentou a ultrapassagem por fora na Curva Grande
no GP do ano passado e saiu sem punição. Apesar de todo esse rebuliço, Vettel
abandonaria voltas depois por problemas no alternador e prova se tornou
desastrosa para a equipe quando Webber também saiu da corrida após uma rodada
na saída da Ascari. Um final de semana para ser esquecido.A vitória de Lewis em Monza coloca-o de volta na disputa pelo título. Está agora com 37 pontos de desvantagem para Alonso (179x142) e o McLaren é o melhor carro da F1 desde o GP da Hungria. Mas vale lembrar que o carro cromado de Woking é perfeito pára circuitos de alta, como ficou bem visto em Spa e Monza. Na Hungria, apesar da bela vitória de Hamilton, ele precisou domar o ímpeto do duo da Lotus para não perder a corrida. Ou seja, em pistas que requerem maior carga aerodinâmica, o McLaren talvez não tenha uma grande vantagem. Dessa forma ficará fácil para que Ferrari, Red Bull e, eventualmente, Lotus igualem as forças. A pista citadina de Cingapura será um palco perfeito para a queda de braço entre Alonso, Hamilton e Vettel já que eles são brilhantes naquele traçado. E os bons coadjuvantes dessa temporada estarão a postos para beliscar algo nessa corrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário