A foto é dos pilotos durante (talvez) um briefing, antes do GP da África do Sul de 1973. Em pé: Peter Revson, Jackie Stewart, François Cevert, Jody Scheckter, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, José Carlos Pace, Andrea De Adamich, Clay Regazzoni e Jean Pierre Beltoise.
No chão: Denny Hulme - curtindo um descanso - George Follmer e Ronnie Peterson.
Stewart venceu a prova, seguido por Revson e Emerson.
1936Eifelrennen "...O circuitoestava coberto deneblina egaroa.Quando os carrossairam o iníciodo nevoeirotinha levantado, mas estava chovendode forma constante.RudolfCaracciola(conhecido como oRainmaster) liderou as primeiras duasvoltas com asua Mercedes, masfoi, então,ultrapassado porTazioNuvolariem seuAlfaRomeo,comBerndem terceiro.Caracciolaabandonou eBernd alcançou Nuvolari, passando-o por trás dosboxes,o que foi umaindescritívelalegriapara osmilhares nasarquibancadas.Em seguida,o nevoeirovoltoue todo mundodiminuiu drasticamente- excetoRosemeyer, quediminuiuquase nada, sendo mais de trintasegundosmais rápido do queNuvolarie, finalmente,completou as10voltas com 2 minutose 11 segundosà frente dele. Escuteiaquelasvoltasno rádiocom lágrimas nosmeus olhos.Eu mal podia acreditarque era meuBernd, a quem locutor de rádiono circuitoestavafelicitando. Foinesta corridaque a lendaRosemeyercomeçou, comessa vitóriaextraordináriano nevoeiroe foidalipara dianteconhecido comoDerNebelmeister- O MestreNévoa."
*Extraído do livro "Rosemeyer!", escrito por Elly Beinohrn e Chris Nixon
Bobby Deerfield foi um filme feito por Sidney Pollack e que estreou em 1977 e teve como estrela Al Pacino, que representou um piloto de Fórmula-1 (Bobby Deerfield).
A sinopse do filme mostra Bobby, que é um piloto bem sucedido nas provas de F1, que acaba presenciando um grave acidente de um concorrente e a partir deste momento muda visão com relação a morte. Deerfield acaba conhecendo Lilian Morelli (Marthe Keller), uma suiça que está com uma doença terminal, numa visita ao rival acidentado e assim ele acaba se envolvendo Lilian. Apesar das fortes critícas na época, devido ao excessivo romance melodramático, Pacino foi indicado ao Globo de Ouro como melhor ator.
O filme é retratado durante a temporada de 1976 e como vocês verão no vídeo, José Carlos Pace foi o "dublê" de Al Pacino nas filmagens com a sua Brabham BT45. O mais interessante é que este filme foi lançado em 29 de setembro de 1977 e o tão aguardado filme de Ron Howard, que também retrata a temporada de 1976, mas sobre a disputa Lauda vs Hunt, também estreará neste 2013 em 20 de setembro. Quase que 36 anos depois a temporada de 1976 da F1 voltará aos telões do cinema.
Giacomelli e Jones se encontraram poucas vezes, ou nenhuma, durantes as etapas do Mundial de F1 de 1980, mas a batalha entre os dois se deu longe da Europa e numa prova que não tinha nenhuma ligação com a categoria máxima.
O duelo entre eles aconteceu na última etapa do campeonato australiano de pilotos, que contava com carros da extinta F5000 e da então recém chegada F-Pacific, que tomaria o lugar dos poderosos carros de cinco litros. A etapa em questão foi o Australian Grand Prix, que realizava a sua 45ª edição na pista de Calder Park.
O campeonato da F5000 já estava em franco declínio na Australia e os regulamentos foram mudados no início de 1980, com intuito de atrair os carros de F1 - principalmente da extinta Série Aurora. Apesar deste esforço, os três únicos carros que entraram na competição, sendo dois Mclaren e um Williams: John McCormack inscreveu um Mclaren M23; Vern Schuppan um Mclaren M26 (não participou com este carro, optando por um Tiga CA80); e Giacomo Agostini com um Williams FW06 (não participou). Os carros da novata F-Pacific foram autorizados a participar do certame, mas não tinham grandes chances frente aos F5000.
Na prova final, o Australian GP, a lista de inscritos foi brindada com a presença do recém campeão do mundo de F1 Alan Jones, com a sua Williams FW07B e com a Alfa Romeo 179 que foi conduzida por Bruno Giacomelli. Outro piloto da F1, Didier Pironi, também participou da prova, mas pilotou um Elfin MR8 Chevrolet que foi um dos poucos carros da F5000 a ter efeito solo. Os demais carros da prova, de um total de 20, estavam dividos entre os F5000 (15) e os F-Pacific (3).
Os treinos foram dominados por Alan Jones e Bruno Giacomelli, com o australiano ficando com a pole fazendo a marca de 36.1, dois décimos melhor que Bruno. O melhor dos F5000 foi o Lola T430 Chevrolet de Alfredo Constanzo, que ficou 1s8 atrás de Jones.
A corrida teve um duelo inicial entre Alan e Giacomelli, que parecia que disputariam palmo a palmo a vitória no apertado circuito de Calder Park. Tanto que Giacomelli fez uma bela ultrapassagem para assumir momentaneamente a liderança da prova. Mas Jones recuperou a ponta da prova e se impôs, vencendo com uma volta de vantagem sobre Giacomelli após uma hora de corrida. Pironi, com o Elfin, terminou em terceiro com quatro voltas de desvantagem. Alfredo Constanzo foi o melhor dos pilotos regulares terminando em quinto (5 voltas atrás) e conquistando o título da temporada.
E no circuito Ricardo Tormo, em Valência, Robert Kubica fez o seu teste com o Mercedes do DTM ao convite da fábrica, feito há quase duas semanas.
Apesar deste teste, Robert descartou a possibilidade de correr a temporada pelo fato já estar inscrito no Campeonato Europeu de Rally, uma vez que a maioria das datas coincidirá com os do DTM.
Mas olhar de Kubica ainda está voltado para a F1, onde ele espera que o seu braço machucado num Rally há quase dois anos se recupere a ponto de conseguir pilotar um bólido da categoria.
Abaixo algumas fotos do teste de hoje:
Antes que Franco Cortese assinasse seu nome na história da "Rossa" como o primeiro piloto a levar um carro genuinamente Ferrari à vitória no GP de Roma de 1947, Tazio Nuvolari foi quem proporcionou à Enzo Ferrari a chance de vencer uma corrida como dono de equipe em 1930.
A vitória foi no Trieste Opicina, uma prova de time trial. Nuvolari fez o tempo de 5min59s2 num percurso de 9.200m.
Na época a Scuderia Ferrari era equipe de fábrica da Alfa Romeo.
Brian Redman pronto para levanta vôo com o seu Porsche 908/03 da J.W. Automotive Engineering, durante os 1000Km de Nurburgring de 1970. Redman dividiu este Porsche #20 com Jo Siffert e apesar de terem largado da pole, acabaram por abandonar a prova na volta 22 por causa da pressão do óleo.
A prova foi vencida pelo outro Porsche 908/03 #22 da Porsche Konstruktionen Salzburg, pilotado por Vic Elford e Kurt Ahrens.