quinta-feira, 25 de abril de 2013

Foto 193: Zeltweg

As provas no velho Zeltweg proporcionavam belas fotos. Mais uma do belo acervo de Dale Kistemaker, que acompanhou a F1 nos anos 80.

A última vitória de Alboreto

São os momentos finais do GP da Alemanha de 1985, disputado no então novo traçado de Nurburgring e  Michele Alboreto estava no encalço de Keke Rosberg que estava na liderança da corrida, mas os problemas de freio no seu Williams fez com que o finlandês diminuísse o ritmo deixando que o italiano se aproximasse dele. Alain Prost ambém pressionava Alboreto na luta pela segunda posição, mas sem esboçar um ataque.
Ao final da volta 45, na última curva, Alboreto conseguiu a ultrapassagem sobre Rosberg que ainda perderia a segunda colocação para Prost na mesma manobra. Gradativamente, Michele aumentou a diferença para Alain e venceu o GP alemão.
Foi a sua última vitória na F1 e atmbém de um piloto italiano pilotando pela Ferrari na categoria.  

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Foto 192: A largada dos 1000Km de Monza, 1970

Semanas atrás publiquei uma foto do Porsche 917 e Ferrari 512S descendo a reta dos boxes durante os 1000Km de Monza de 1970.
Pois bem, aí fica o instantâneo do grid passando pela reta oposta e entrando na Parabólica. Na foto, o Porsche 917 K #10 de Vic Elford/ Kurt Ahreins Jr. seguido pelo Porsche 917 K #7 de Pedro Rodriguez/ Leo Kinnunen; a Ferrari 512S #3 de Ignazio Giunti/ Nino Vaccarella/ Cris Amon e mais atrás a outra Ferrari 512S pilotada por John Surtees/ Peter Schetty. A primeira fila foi formada pelo Porsche 917 K #8 de Jo Siffert/ Brian Redman e a Ferrari 512S de Chris Amon/ Arturo Merzario.
A prova foi vencida por Pedro Rodriguez e Leo Kinnunen.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Foto 191: Segrave

Henry Segrave ao volante do Talbot 700, durante o primeiro Grande Prêmio da Grã-Bretanha disputado a 7 de agosto de 1926 na pista de Brooklands. A corrida foi vencida pelos franceses Robert Sénéchal e Louis Wagner dividindo o comando num Delage 155B, após quatro horas de prova.
Henry Segrave foi o primeiro grande piloto britânico, tendo destaque em especial em 1923 ao derrotar os franceses no seu território quando levou o Sunbeam à vitória no GP do Automóvel Clube da França. Foi a primeira vez que um piloto inglês vencia um GP e pilotando um carro britânico.
Segrave ainda venceu outras corridas na Espanha e em Miramas, na França, quando decidiu abandonar as corridas de carros e partir para os recordes de velocidade.
Em 1926, pilotando um Sunbeam Tiger de 4 Litros, ele estabeleceu um novo recorde de velocidade terrestre ao chegar a marca de 152,33 mph (245,149 kmh) nas areias de Southport (ING). Um ano depois ele veio a recuperar esta marca que tinha sido quebrada por Parry-Thomas. No comando do HP Sunbeam Mistery "The Slug", Henry alcançou 203,79 mph (327,97 kmh) numa das estradas de Daytona Beach.
Em 1929, Segrave estabeleceu pela última vez um recorde sobre a terra: com o Golden Arrow, ele atingiu a marca de 231,45 mph (372,46 kmh) novamente em Daytona Beach. Depois ele seguiu para tentar o recorde sobre a água.
Ainda em 1929 ele duelou com o recordista de velocidade sobre a água, Garfield Wood. Ele desbancou o favoritismo de Wood na disputa realizada em Miami, sendo que o antigo recordista não perdia há nove anos. Após esta conquista, Segrave foi agraciado com o título de cavaleiro.
Henry Segrave morreu em 1930, aos 33 anos, quando tentava quebrar o recorde de velocidade na água. O seu barco, o Miss England II, bateu em uma pedra no lago de Windermere (ING) matando de imediato o seu mecânico Victor Helliwell. Segrave foi retirado com vida, apesar dos graves ferimentos. Foi levado ao hospital e lá recebeu a notícia de que havia quebrado o recorde. Poucos minutos depois, estava morto.

Foto 190: Na trilha de Michael

E Sebastian Vettel vai caminhando a passos largos para igualar, ou até quem sabe ultrapassar Michael Schumacher nas estatísticas da Fórmula-1.
Nesse quadro apresentado pela Sky Sports, os dois maiores pilotos que Alemanha já teve na F1 tem seus números comparados ao atingir 103 GPs. E Vettel leva vantagens em alguns quesitos, como no número de poles e de títulos.
E pensar que tão cedo veríamos alguém com chances de buscar as marcas estratosféricas de Michael Schumacher...

domingo, 21 de abril de 2013

Grand-Am: Road Atlanta, 4ª Etapa

E a quarta etapa da Grand-Am Rolex Series foi realizada na pista de Road Atlanta na tarde deste sábado. Entre os DPs a vitória foi do duo da Chip Ganassi no BMW/Riley #01 Scott Pruet/ Memo Rojas, seguidos por Alex Popow/ Ryan Dalziel com o Ford/Riley #2 da Starworks e a terceira colocação ficando com John Fogarty/ Alex Gurney com o Corvete DP #99 da GAISNCO Auto Insurance.
Na classe GT, vitória para John Edwards/Robin Liddell com o Chevrolet Camaro #57 da Stevenson Auto Group (a segunda vitória deles, repetindo o feito da última etapa disputada no Alabama). A segunda posiçõa foi de Patrick Lindsey/Patrick Long com o Porsche 911 #73 da Park Place Motorsports e a terceira com a dupla Jeff Westphal/Alessandro Balzan com a Ferrari 458 #63 da Scuderia Corsa.
Na GTX, reação da Mazda que enfim se impôs ao domínio da Porsche: vitória para Andrew Carbonell/Joel Miller com o Mazda 6 #00, seguido por Jim Norman/David Donohue no Porsche Cayman #38 da BGB Motorsports e em terceiro outro Mazda 6 pilotado por Tom Long/Sylvain Tremblay com o #70.
Já os brasileiros, melhor resultado para Pizzonia junto de Gustavo Yacamann que levaram o Ford/Riley #6 da Michael Shank Racing ao quarto lugar. Christian Fittipaldi junto do português João Barbosa, pilotando o Corvete DP #5 da Action Express Racing fechou em 12º entre os DPs.
Abaixo o vídeo completo da corrida que teve 120 voltas.

GP do Bahrein - Corrida - 4ª Etapa

"Foi uma corrida fantástica", Vettel sobre a sua vitória de número 28 na F1.
(Foto: AFP)
As três primeiras voltas do GP barenita lembraram muito o início da corrida da China, disputada semana passada. Naquela ocasião as Ferraris atacaram a Mercedes de Hamilton como uma matilha de cães caçando um coelho e os dois carros vermelhos resolveram a parada em pouco metros. Uma semana depois a cena se repetiu e uma Mercedes, a de Rosberg, foi atacada sem piedade por Alonso e Vettel. Este último foi mais impiedoso: perdeu a segunda colocação para Fernando na largada, recuperou-a  nos esses após uma bel ultrapassagem sobre o espanhol e partiu para cima de Nico Rosberg e efetuou a ultrapassagem na terceira volta. E depois disso ninguém mais viu Sebastian na corrida. Uma prova solitária, bem ao seu estilo, andando extremamente rápido para abrir uma larga diferença e vencer com tranquilidade. Uma conquista com a sua marca.
O sofrimento que Sebastian e Red Bull passaram na China com o alto desgaste dos pneus, não foi apresentado nessa etapa e o desempenho deles foi tão dominante quanto o de Alonso na semana passada. Vettel chegava a virar quase dois segundos melhor que seus adversários diretos: enquanto que um surpreendente Paul Di Resta marcava voltas na casa de 1'40/ 1'41, o piloto alemão cravava voltas excepcionais entre 1'39/ 1'40. E o ritmo continuou inabalável após os seus três pit-stops, tanto que ele cravou a melhor volta da corrida há poucas voltas do fim ao baixar para 1'37''9.
Para os demais a prova foi trabalhosa. O duo da Lotus escalou o pelotão para conseguir um pódio, com Kimi em segundo e Grosjean em terceiro - repetindo o pódio de 2012 lá mesmo no Bahrein. Os duelos foram os pontos altos desse GP, com destaques para a disputa interna da Mclaren entre Button e Perez que por muito pouco não resultou em acidente, principalmente quando o mexicano deu um leve toque no pneu traseiro direito do carro de Jenson. Mas foi de louvar o desempenho de Sergio, que foi cobrado fortemente por Martin Withmarsh dias atrás por não ser combativo e nesta corrida bateu rodas com Grosjean, Rosberg e Alonso para ganhar suas posições que resultou num belo sexto lugar. Outra disputa que animou foi a de Hamilton vs Webber pela quinta colocação, que durou um bom par de voltas com Lewis conseguindo ganhar a colocação. Paul Di Resta parecia forte para chegar ao seu primeiro pódio na categoria e o segundo da Force India na história, mas Grosjean estava em melhores condições e desalojou o escocês ddo terceiro posto. Parece que a presença de Sutil na equipe o forçou psicológicamente a andar bem. A Ferrari teve o seu dia de cão: se na China as coisas transcorreram quase que beirando a perfeição, essa corrida no deserto foi um balde de água fria no time vermelho. Os problemas no DRS de Alonso e os dois pneus furados de Massa, destruíram uma corrida que se desenhava para eles. Mesmo com estes contratempos, Alonso salvou um oitavo lugar fazendo quase que todo certame sem o uso da asa traseira.
A prova do Bahrein fecha por enquanto o ciclo da Fórmula-1 pela Oceania/ Ásia/ Oriente Médio e voltará para o seu habitat natural para a disputa do GP da Espanha que abrirá a temporada européia. Se as dúvidas que cercavam a categoria antes do seu início eram muitas, agora podemos dizer que estão bem respondidas: Red Bull, Ferrari e Lotus num nível acima das demais; Mercedes bem, mas não como gostariam e Mclaren batendo cabeça para tentar solucionar os problemas neste início de campeonato.
A verdade é que não há um super carro neste momento. Red Bull e Ferrari vão oscilar com boas e medianas apresentações devido o consumo de pneus, talvez a coisa pendendo um pouco para os rubro taurinos que paracem não ter um bom rendimento com os pneus macios e super macios. A Ferrari aparenta ter resolvido esse quesito nos seus carros e a Lotus é que apresenta um desempenho uniforme no trato com a borracha apresentada pela Pirelli neste ano.
A pista de Barcelona não é muito camarada com os pneus, mas até lá as equipes, ou até a mesmo a Pirelli, que já ascenou com possíveis mudanças, podem apresentar algumas novidades. E tempo para isso é que não vai faltar.

Resultado Final 
Grande Prêmio do Bahrein 
Circuito de Sakhir - 57 Voltas - 21/4/2013

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 57 voltas        
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 9s1       
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 19s5       
4 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 21s7       
5 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 35s2       
6 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 35s9       
7 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 37s2       
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s5       
9 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 41s1       
10 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 46s6       
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1m06s4       
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 1m12s9       
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1m16s7       
14 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1m21s5       
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m26s3        
16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 1 volta       
17 - Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta       
18 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta       
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia)- a 1 volta       
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta       
21 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 2 voltas                 

Não completou a prova:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 16 voltas

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...