sábado, 22 de junho de 2013

24 Horas de Le Mans 2013: 6ª Hora

A sexta hora de prova teve a visita do SC em duas oportunidades: primeiro por causa dos pedaços soltos pelo Alpine #36 na Tértre Rouge, após ter um pneu traseiro esquerdo furado. Após a pista ser limpa e ter dado a relargada, um acidente nos esses Porsche quase pôs fim a prova do líder da LMP1 Benoit Tréluyer, que está no comando do Audi #1, que estava prestes a passar pelo líder da LMP2, o Morgan Nissan #24 da OAK Racing, quando este rodou e bateu na barreira de pneus retornando a pista. Tréluyer preciso frear forte para não bater. Mais à frente, na Mulsanne, a carenagem traseira do Lotus #32 ficou pela pista o que forçou mais uma vez a entrada do SC, que ficou por pouco tempo.
A liderança continua com o Audi #1, com seus dois "irmãos gêmeos" a escoltá-lo e a Toyota está com o #8 e #7 em quarto e quinto.
Na LMP2 a liderança agora é da G-Drive com Rusinov ao volante do Oreca #26, seguido pelo #35 da OAK e pelo #38 da Jota Sport. Na LMGTE-PRO, Peter Dumbrek lidera a dobradinha da Aston Martin ao pilotar o #97 e Bruno Senna em segundo no #99. O Porsche #92 é o terceiro, a quatro segundos de Peter.
Na LMGTE-AM, a AF Corse segue líder com o seu #55, mas agora tem na sua companhia dois Porsches: o #88 em segundo e o #76 em terceiro.

24 Horas de Le Mans: E quase que um Audi se foi...

Baita susto que deve ter levado Olivier Jarvis com a rodada e batida do então líder da LMP2 Heinemeir Hansson, piloto do número #24 da OAK Racing.
Jarvis, que está no comando do Audi #3 continua forte na terceira colocação, mas Heinemeir despencou na classificação devido a este acidente.

24 Horas de Le Mans 2013: 5ª Hora

E com quase cinco horas de prova completadas, o Audi #1 continua absoluto na liderança da LMP1 sem ser incomodado por ninguém. O Audi #2 de Loic Duval vem em segundo e o #3 de Jarvis o terceiro. E para os Toyota, as mesmas posições das últimas horas: #8 em quarto e #7 em quinto.
Na LMP2 as três primeiras posições ainda pertencem a OAK Racing (com o #24 em primeiro e o #35 em terceiro) e a segunda colocação ficando para a G-Drive #26 de Rusinov.
Entre os GTs, na categoria PRO, duelo acirrado entre as duas Aston Martin #99 e #97, com Mackowiecki (#99) levando vantagem e abrindo vantagem de 18 segundos sobre Mücke (#97). Em terceiro vem o Porsche #92 e Romain Dumas, 43 segundos atrás. Na categoria LMGTE-AM, a AF Corse faz 1-2 com os carros #61 e #55 e em terceiro está o Porsche #88 da Proton Racing.
No momento a prova transcorre normalmente e com pista seca.


24 Horas de Le Mans 2013: 4ª Hora

Após a os pit-stops, onde houveram troca dos pilotos, o cenário continua o mesmo na LMP1. A Audi #1, agora com Benoit Tréluyer ao volante, segue na frente com o Audi #2 de Loic Duval em segundo e o #3 de Olivier Jarvis em terceiro. Os Toyotas seguem nas mesmas posições, com o #8 de Sebastien Buemi em quarto e Alexander Wurz, no #7, em quinto.
Na LMP2, liderança continua com o #24 da OAK Racing com Alex Brundle ao volante; em segundo vem o #26 da G-Drive, com Mike Conway pilotando e em terceiro o segundo carro da OAK, o #35 conduzido por Gonzalez.
Na LMGTE-PRO, o Aston Martin #97 de Stefan Mücke segue na frente com o Porsche #92 e Romain Dumas em segundo e outro Aston Martin #99 de Frank Mackowiecki em terceiro. Na LMGTE-AM, liderança absoluta para a Ferrari #61 da AF Corse, com o Porsche #67 em segundo e o Ferrari #55 em terceiro.
Em nota, a AMR Racing, equipe que tem quatro Aston Martin dividida nas categorias LMGTE-PRO e AM,  disse que continuará na prova em memória de Allan Simonsen, que faleceu a cerca de uma hora após o seu grave acidente na Tértre Rouge.


24 Horas de Le Mans 2013: 3ª Hora

E com a terceira hora de prova completada, a liderança ainda é da Audi # de André Lotterer seguido pelo Toyota #8 de Antony Davidson e o o Audi #3 e Lucas Di Grassi.
Os pilotos tem enfrentado com a chuva desde a chicane Dunlop e por toda extensão da Mulsanne, aliviando um pouco a partir da Indianápolis. Agora pouco a Toyota sofreu um susto quando o #7 de Nicolas Lapierre, que vem em quinto, parou na Mulsanne apresentando problemas, mas voltando em seguida. A diferença entre o ponteiro e o segundo é de 17 segundos.
Na LMP2 a liderança ainda é da OAK Racing com Bertrand Baguete com o #35 e a segunda posição com o #38 da Jota Sport, conduzido por Oliver Turvey. A terceira posição é do outro carro da OAK Racing, pilotado por Alex Brundle.
Na LMGTE-PRO, a liderança e segunda posição pertecem aos dois Aston Martin #97 e #98 respectivamente. As Porsches do Team Manthey seguem em terceiro e quarto. E na LMGTE-AM, nada alterado com relação a última hora: liderança e terceira colocação para as Ferraris da AF Corse (#61 e #55 respectivamente) e segunda posição para o Porsche #67 da IMSA Performance (que teve o pneu traseiro esquerdo furado ao final dessa hora).

ATUALIZADO: Segundo fontes, Allan Simonsen, que se acidentou no início da prova após bater seu Aston Martin na Tértre Rouge, faleceu. Tinha 34 anos.

24 Horas de Le Mans 2013: 2ª Hora

Após um início onde o SC esteve presente por um longo tempo, a segunda hora de prova foi tranquila. Após as paradas de box para abastecimento, a Audi ocupa as três primeiras colocações com Lotterer na liderança e Di Grassi em segundo, duelando fortemente com McNish pela segunda colocação.
Com a pista seca neste momento, o desempenho dos Toyota caíram um pouco: o #8 de Davidson ocupa a quarta colocação e #7 de Lapierre a quinta posição.
Na LMP2 os dois carros da OAK Racing seguem na ponta, seguido pelo Zytek da Jota Sport de Oliver Turvey na terceira posição. Na LMGTE-PRO, duelo dos bons entre as Porsches (Manthey) e das Aston Martin (Aston Martin Racing) pelas quatro primeiras posições. A liderança é do Aston Martin #97 de Darren Turner.
Na LMGTE-AM, liderança para a Ferrari #61 da AF Corse, seguida pelo Porsche #67 da IMSA Performance Matmut e pelo outro Ferrari #55 da AF Corse.

24 Horas de Le Mans 2013: 1ª Hora

A 90ª Edição das 24 Horas de Le Mans teve a sua largada dada com a pista molhada em boa parte do longo circuito de Sarthe, e apesar de uma boa partida do Audi #1 de André Lotterer, que assumiu a ponta antes da chicane Dunlop, ele teve a companhia do Toyota #7 de Nicolas Lapierre que atacou os outros dois Audis ainda na primeira volta, ficando no encalço do carro dos Bi-Campeões de Le Mans.
O outro Toyota #8, conduzido por Anthony Davidson, também partiu com tudo para cima dos outros Audis, travando uma duelo sensacional pela quarta e terceira colocações. Mas na terceira volta um acidente com o Aston Martin #95 da categoria LMGTE-AM de Allan Simonsen, na saída da Tértre Rouge, pôs a corrida em regime de Safety Car para conserto do guard-rail e retirada do carro. Allan passa bem.
Abaixo as colocações da LMP1, LMP2, LMGTE-PRO e AM:



Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...