segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vídeo: As 12 Horas de Bathurst

Numa das melhores edições dos últimos das 12 Horas de Bathurst, realizada neste domingo no fabuloso Mount Panorama, a vitória coube à Ferrari da equipe Maranello Motorsport/ II Bello Rosso que contou com o quarteto formado por John Bowe/Peter Edwards/Mika Salo/Craig Lowndes para derrotar a Mercedes da HTP Motorsport do trio Maximilian Buhk/Thomas Jäger/Harold Primat. A vitória foi conquistada por apenas 4 décimos...
Atenção especial para os vários duelos nesta corrida... Divirtam-se!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Foto 297: RAC Tourist Trophy, Dundrod 1955

Moss e sua Mercedes 300 SLR em Dundrod, 1955
Apesar do circuito de rua mais famoso da Irlanda seja o traçado utilizado para o Tourist Trophy, que acontece anualmente na Ilha de Man, o país possui outro belo traçado: situado no condado de Antrim, a pista de Dundrod - que a exemplo da pista da Ilha de Man, também utiliza vias públicas - teve a sua primeira corrida em 1950 com uma etapa para carros esporte e com vitória de Stirling Moss a bordo de um Jaguar XK120 - vitória que ele repetiria no ano seguinte com uma versão C do Jaguar XK120.
A pista irlandesa, no seu início, tinha 11.934Km de extensão e em 1965 sofreu uma pequena redução para 11.910Km. O World Sports Car Championship realizou três edições na pista irlandesa entre 1953 e 1955, tendo como vencedores Peter Collins/ Pat Griffith em 1953 (Aston Martin DB3S); Gerard Laureau/ Paul Argmac em 1954 (DB-Panhard) e Stirling Moss/ John Fitch em 1955 (Mercedes-Benz 300 SLR).
A prova de 1955 foi a quinta e penúltima etapa do WSCC e, como já foi dito, contou com a vitória da Mercedes de Moss e Fitch, seguidos pelo outros dois Mercedes 300 SLR da dupla Juan Manuel Fangio/ Karl Kling e Wolfgang Von Trips/ Andre Simon/ Karl Kling. Esta prova reviveu as imagens da tragédia de meses antes em Le Mans: três pilotos perderam a vida durante as primeiras 34 voltas das 84 que foram realizadas naquele dia. Ainda na primeira volta Jim Mayers (Cooper T39) bateu em um pilar de concreto explodindo o seu carro de imediato - o que ocasionou a morte instantânea do piloto - e como não bastasse, William Smith (Connaught AL/SR) acabou por ser atingido neste acidente, vindo falecer mais tarde. Quando a chuva apertou por quase todo o circuito, alguns acidentes se sucederam e entre eles Richard Mainwaring (Elva-Climax) veio falecer após um acidente na volta 34. Após esta prova, o RAC Tourist Trophy voltou a fazer parte do calendário do WSCC em 1958 no circuito de GoodWood e ano passado o troféu do RAC Tourist Trophy foi dado aos vencedores das 6 Horas de Silverstone. Coube à Allan McNish/ Tom Kristensen/ Loic Duval (Audi R18 e-tron quattro) receber o mítico troféu.
Já a pista de Dundrod, atualmente, sedia a Ulster Grand Prix que é destinada a motos e tem sua realização desde 1922.

O trailer da Lotus

Ainda que os problemas financeiros sejam o grande problema desta equipe, o bom humor em postagens na internet a tornam a mais simpática dentre as demais. E o vídeo divulgado agora pouco, mostra bem isso:

Vídeo: Teaser do Mundial de Endurance

Mais um teaser sobre o Mundial de Endurance que terá a sua temporada iniciada em 20 de abril, com as 6 Horas de Silverstone.
Apesar de haver uma destaque para as demais categorias, não tem como não fugirmos da expectativa do que será o duelo entre o trio Audi, Toyota e Porsche neste mundial na LMP1.
Enquanto isso, contamos os dias para o início da batalha...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pole Lap: Nigel Mansell - Silverstone 1992

Talvez a vida de Nigel Mansell estivesse bem mais tranquila pilotando aquele FW14B em 1992, quando ele iniciou o seus trabalhos para o GP da Grã-Bretanha. Mas como qualquer outro piloto de ponta que quando vem pilotar em sua terra natal, o seu ânimo era ainda maior para tentar fazer um bom trabalho frente a sua torcida.
E Mansell partiu para umas das poles mais sensacionais das 14 que ele assinalou naquele ano: Nigel enfiou quase dois segundos em Ricardo Patrese - seu companheiro de Williams - atingindo a marca de 1'18''965 contra 1'20''884 do italiano. Uma soberba volta.
No domingo a corrida foi um passeio de Mansell, que aumentava nas primeiras voltas cerca de 1 segundo a cada passagem para Ricardo. Não foi de estranhar Patrese pedir para que "Il Leone" baixasse as calças para que pudesse ver quantas bolas tinha o piloto inglês após aquele final de semana assombroso. 

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...