segunda-feira, 3 de março de 2014

F1 Pré-Temporada: Mercedes e Williams na frente



(Foto: Abril/Quatro Rodas)

Nestes quase cinco anos de blog foram poucas as vezes que dei alguma ênfase aos testes de pré-temporada – a não ser colocar os tempos obtidos em cada dia -, por imaginar que na maioria das vezes elas são ilusórias. Alguma equipe pode dominá-las totalmente, fazendo com que imprensa e fãs apontem-a como a grande favorita e quando esta alinhasse para as primeiras corridas do ano, poderia muito bem ser um grande fiasco. Enquanto isso, aquele time que passou todo inverno vagueando pelo meio do pelotão e em quase nenhum momento mostrou algo de concreto, simplesmente domina todo - ou boa parte – das corridas e torna-se a grande sensação. É claro que faz parte do jogo você acertar ou errar, mas preferi sempre ficar observando as ações durante essa época da F1. Porém, com essa mudança de regulamentos, achei conveniente expressar a minha opinião do que vi nestes doze dias de testes entre Jerez e a dupla bateria em Sakhir.

Quem levou a melhor? Para quem acompanhou os tempos, notícias e comentários, não é novidade que os carros com motores Mercedes foram os grandes nomes desta pré-temporada. Ao todo foram onze dias com os propulsores alemães na frente (McLaren, Mercedes e Force India 3 cada; Williams 2) o outro dia ficou por conta da Ferrari, em Jerez.
A confiabilidade passada pela Mercedes, tanto para a equipe de fábrica, quanto para os clientes, foi positiva e poucos problemas relacionados ao motor foram notificados. Isso traz um bom presságio para as quatro equipes que usam este motor. A Ferrari também pode comemorar, de certa forma, já que tiveram problemas, mas nada alarmante – apenas a Marussia e Sauber é que enfrentaram contratempos, mas que foram resolvidas e ambas pôde realizar a sua programação. Pelos menos não foi nada parecido com a Renault, que enfrentou vários problemas desde Jerez com as suas equipes clientes devido a refrigeração dos seus motores. O mais grave dos problemas ainda repousa sobre a Red Bull, devido – principalmente – a um carro concebido por Adrian Newey que, como todos sabem, privilegia a aerodinâmica em sua totalidade durante a concepção do carro. Devido a isso a falta de espaço para refrigerar o propulsor francês e daí o alto número de quebras. Toro Rosso e Caterham amenizaram um pouco estes contratempos, mas não o eliminaram. A Lotus, que optou em não testar em Jerez, aparecendo apenas na segunda sessão no Bahrein, também tem feito companhia para a Red Bull neste calvário. Mas ao menos poderão alegar que tudo isso é por conta da baixa quilometragem do E22 – a Lotus, nestas duas rodadas de testes em Sakhir, completou 196 voltas, cem a menos que a Red Bull (contando apenas estes testes no Bahrein).      

O desempenho: Interessante observar a tabela dos tempos de cada dia e depois a somatória geral ao final dos quatro dias. Em Jerez, por exemplo, os pilotos estiveram impedidos de usar a potência dos motores em sua totalidade, daí o fato da melhor marca ter ficado em torno de cinco segundos mais lenta que a alcançada por Massa durante os testes de 2013 (Massa fez na casa de 1’18 contra 1’23 de Magnussen neste ano). Porém, já em pista barenita, com os pilotos podendo explorar o máximo de seus carros, a marca de Nico Rosberg foi de 1’33’’283 ficando a 0’’953 acima da pole que foi estabelecida por ele ano passado. Uma boa volta que ele mesmo admitiu ter conseguido devido a pouca gasolina no tanque. Felipe Massa, no penúltimo dia da última bateria de testes, bateria a marca de Rosberg ao fazer 1’33’’258 (0’’928 acima da pole de 2013), mostrando que os carros com motores V6 Turbo parecem não ser a catástrofe que aparentavam... Ao menos pelos lados da Mercedes.
A Ferrari ficou sempre em colocações próximas aos dos carros com motores Mercedes. Tomando em conta apenas os testes em Sakhir, a média dos tempos da “Rossa” oscilou entre 1’34 e 1’36 o que faz crer que a equipe tenha optado por trabalhar o carro para o GPs. Isso me faz imaginar as caras de poucos amigos que Alonso e Raikkonen poderão mostrar ao fim das classificações... a média de tempo entre ela e a Mercedes e Williams neste ficou na casa de um a dois segundos de desvantagem. As outras duas equipes impulsionadas pelos Ferrari, Sauber e Marussia, tiveram desempenhos quase parelhos: se em Jerez eles estiveram bem próximos nos tempos, a Sauber teve uma boa vantagem sobre a equipe russa na segunda bateria. Porém, na terceira parte dos testes, a Marussia voltou a incomodar os suíços. Numa análise fria, a equipe russa pode fazer um bom papel nestas primeiras corridas enquanto que a Sauber deve demorar a se acertar.
No panorama das equipes Renault, a coisa andou bem nebulosa nos primeiros testes, mas que aparentemente clareou uma parte nesta última rodada de testes: a Toro Rosso terminou com a melhor marca entre os Renaults e num geral, computando os resultados desde Jerez, pode-se dizer que foi a melhor das clientes – principalmente nestes últimos dias com Vergne ficando próximo do tempo de Hulkenberg e Kvyat a dois décimos de Magnussen. A Caterham conseguiu apresentar um bom ritmo até a segunda parte do programa, que veio a despencar neste último. Mas foi a equipe que mais andou com o Renault, completando 626 voltas nestes doze dias. Com relação à Red Bull talvez foi a que mais tenha sofrido com os motores franceses devido ao superaquecimento, que já dito aqui. Mas a construção do carro ajuda bastante nesta falta de refrigeração. Tão pior, ou igual a eles, a Lotus, que preferiu participar dos testes a partir da segunda rodada, enfrentou problemas a rodo em Sakhir com o motor e também na parte mecânica do carro.
Partindo para os difamados motores V6 Turbo, estes apresentaram boas performances na pista barenita, principalmente em reta. Fernando Alonso, em um destes oitos dias, chegou a cravar a marca de 336 Km/h no final de uma das retas do circuito, levando Nico Rosberg a acreditar que eles possam chegar aos 360 Km/h em Monza... seria nada mal para um motor que tem sido tão criticado. O barulho também não está todo mal: o ronco abafado e o barulho da turbina nas retomadas de velocidade são bem agradáveis – pelo menos para mim –, mas para quem gostava do barulho estridente dos saudosos V10 e V8, a crítica continuará por um bom tempo. A digiribilidade dos carros também mudou devido à baixa carga aerodinâmica, fazendo com que saia mais de traseira na saída de curva. Pelo menos a Pirelli caprichou nos pneus deste ano e talvez não vejamos aquela “farofeira” no canto das pistas e nem os pilotos andou cinco, seis voltas e correndo para trocá-los.
(Arte: Caio Signorelli)

(Arte: Caio Signorelli)



Resultado Geral
Bahrein - Circuito de Sakhir
Testes de Pré-Temporada- Terceira parte

Fórmula-1 – Soma dos tempos



1.  Felipe Massa   (BRA/Williams-Mercedes)      1m33.258
2.  Lewis Hamilton     (ING/Mercedes)           1m33.278
3.  Nico Rosberg       (ALE/Mercedes)           1m33.484
4.  Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)     1m33.987
5.  Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)            1m34.280
6.  Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)     1m35.290
7.  Kimi Raikkonen     (FIN/Ferrari)            1m35.426
8.  Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)  1m35.577
9.  Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault)   1m35.701
10.Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault)       1m35.743
11.Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes)   1m35.894
12.Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault)    1m36.113
13.Adrian Sutil   (ALE/Sauber-Ferrari)      1m36.467
14.Max Chilton    (ING/Marussia-Ferrari)    1m36.835
15.Jenson Button  (ING/McLaren-Mercedes)    1m36.901
16.Jules Bianchi  (FRA/Marussia-Ferrari)    1m37.087
17.Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari)   1m37.303
18.Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)  1m37.468
19.Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault)   1m38.083
20.Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault)   1m38.391
21.Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)      1m39.302
22.Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)     1m40.599

Com relação às marcas alcançadas por cada piloto e destacando a ótima performance dos clientes da Mercedes, a única dúvida que fica nestas “Flying Laps” é se eles conseguiram elas em poucas voltas ou tiveram uma longa sequência no mesmo segundo. Isso indicaria, por exemplo, se de fato o carro é forte suficiente até mesmo durante a corrida ou se apenas essas marcas podem ser alcançadas em classificações. Mas baseando-se no que disse Rosberg sobre a sua melhor marca na segunda bateria de testes, é bem provável que seja desempenho para classificação.
 

O que esperar nestas primeiras corridas? Acredito que Mercedes e Williams serão as mais fortes nas classificações e os tempos delas nas tabelas das três sessões de testes mostram bem isso. Talvez eu possa inserir a McLaren nessa batalha também, mas a última bateria de testes mostrou uma equipe mais apática devido, quem sabe, por estarem trabalhando em ritmo de corrida. A Ferrari está em pé de igualdade com a Force India neste quesito de velocidade pura. Portanto é provável que sejam estas as cinco equipes presentes no Q3 destas primeiras corridas. O restante deve sair nos tapas para quem sobe até o Q2...
Olhando para as corridas, já acho que essa vantagem de Mercedes e Williams não será tão latente. McLaren, Force India e até a Ferrari pode embolar a briga pela dianteira tornando a corrida totalmente imprevisível. E ficarei atento a Ferrari, principalmente neste quesito...
A verdade é que a Formula-1, com todas essas mudanças, trouxe de volta a categoria o fator da imprevisibilidade que ficou cravada nos anos 90. Não estranhem se houver muitas quebras em Melbourne, no dia 16 de março. E muito menos se o vencedor da corrida seja aquele ninguém apostava um centavo furado...



domingo, 2 de março de 2014

F1 Pré-Temporada: Bahrein (2ª parte) 4° Dia

E chegou ao fim a pré-temporada da Fórmula-1 com Lewis Hamilton - que enfrentou problemas no W05 na primeira parte - dominando o dia em Sakhir e se colocando à frente de Bottas, que havia feito o melhor tempo pela manhã. Como de costume, Fernando Alonso ficou próximo dos carros com motores Mercedes ao colocar a Ferrari em terceiro.
Ao que aparenta foi um dia tranquilo para a Red Bull, tanto que Sebastian Vettel conseguiu andar 77 voltas e marcar o nono tempo. Jean-Éric Vergne foi o melhor dos carros movidos com motores Renault ao ficar em quinto com a Toro Rosso.


Resultado  
Bahrein - Circuito de Sakhir
Testes de Pré-Temporada  

Fórmula-1 - Dia 4

 1.  Lewis Hamilton     Mercedes              1m33.278s           69
 2.  Valtteri Bottas    Williams-Mercedes     1m33.987s  +0.709s  108
 3.  Fernando Alonso    Ferrari               1m34.280s  +1.002s  74
 4.  Nico Hulkenberg    Force India-Mercedes  1m35.577s  +2.299s  74
 5.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault    1m35.701s  +2.423s  74
 6.  Adrian Sutil       Sauber-Ferrari        1m36.467s  +3.189s  91
 7.  Max Chilton        Marussia-Ferrari      1m36.835s  +3.557s  61
 8.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari        1m37.303s  +4.025s  86
 9.  Sebastian Vettel   Red Bull-Renault      1m37.468s  +4.190s  77
10.  Jenson Button      McLaren-Mercedes      1m38.111s  +4.833s  22
11.  Kamui Kobayashi    Caterham-Renault      1m38.391s  +5.113s  106
12.  Romain Grosjean    Lotus-Renault         1m39.302s  +6.024s  32

sábado, 1 de março de 2014

WEC: Resumo da Temporada 2013

Um resumo do que foi a temporada 2013 do World Endurance Championship. Divirtam-se!

F1 Pré-Temporada: Bahrein (2ª parte) 3° Dia

Felipe Massa: “É claro que você sempre fica feliz em ver seu nome no topo da tabela de tempos, mas além da performance, hoje foi bom para adquirir mais quilometragem e confiabilidade, pois sabemos que isso será necessário na Austrália  
“Acho que o que fizemos neste teste foi importante não apenas para chegar ao final da corrida, mas para sabermos que teremos uma boa performance também.”
Depois de dois dias em que a Force India ditou o ritmo em Sakhir, hoje foi a vez da Williams com Felipe Massa a comandar os testes na pista barenita e cravar o melhor tempo desta bateria e também no geral até aqui, somando os tempos da semana passada. Nico Rosberg foi o segundo e Kimi Raikkonen o terceiro.
Se ontem foi um dia de flores para a Red Bull, a equipe voltou a fase negra e desta vez com certa crueldade, já que desta vez era Vettel quem comandaria o RB10 neste penúltimo dia de teste. Comandaria... isso se o carro não apresentasse problemas na sua simulação de prova, com apenas meia volta, e quando tentou sair para a pista o carro quebrou ao final do pit-lane... Sebastian não fez nenhum tempo.
Problemas também para Sauber e Lotus: Sutil, com a Sauber, teve problemas de motor e Grosjean - Lotus - ficou de fora do teste após o E22 apresentar falhas na parte elétrica.

Resultado  
Bahrein - Circuito de Sakhir
Testes de Pré-Temporada  

Fórmula-1 - Dia 3

1. Felipe Massa (Williams-Mercedes): 1m33s258 (99 voltas)
2. Nico Rosberg (Mercedes): 1m33s484 +0s226 (103)
3. Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m35s426 +2s168 (87)
4. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): 1m35s894 +2s636 (88)
5. Daniil Kvyat (STR-Renault): 1m36s113 +2s855 (81)
6. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): 1m36s205 +2s947 (115)
7. Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): 1m37s087 +3s829 (78)
8. Marcus Ericsson (Caterham-Renault): 1m38s083 +4s825 (117)
9. Romain Grosjean (Lotus-Renault): 1m42s166 +8s908 (33)
10. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): sem tempo (1)
11. Sebastian Vettel (RBR-Renault): sem tempo (0)

Nico Rosberg encerrou a sua pré-temporada com a segunda melhor marca do dia...

...enquanto que Kimi Raikkonen levou a F14T ao terceiro posto, a 2''168 segundos do tempo de Massa. Mas os problemas no carro atrapalharam seu dia, principalmente pela manhã: “Eu esperava fazer mais voltas, mas não foi um dia fácil. Perdemos algum tempo pela manhã, quando tivemos que consertar alguma coisa no carro, mas depois conseguimos compensar uma parte disso na parte da tarde.”
Sebastian Vettel: “É difícil dizer quanto tempo vai levar para encontrarmos a solução. Acho que algumas coisas têm a ver com o fato de que em duas semanas teremos muitas novas peças no carro. Fomos atrapalhados devido aos problemas que tivemos e porque as peças não ficam prontas de uma hora para a outra, então olhando por esse lado as coisas vão melhorar.”


Adrian Sutil enfrentou problemas no motor Ferrari do Sauber e a equipe optou por trocá-lo para amanhã. O piloto alemão, que teria o dia todo de testes neste sábado, terá que dividir o domingo com Esteban Gutierres: “É por isso que testamos. É claro que eu gostaria de pilotar o máximo possível, mas você precisa olhar para o quadro todo, e o time decidiu focar em se preparar para o último dia de testes amanhã. Eu preferiria ter esses problemas aqui do que em um fim de semana de corrida. Isso mostra o quão complexos são o novo carro e a unidade de força e estamos explorando os limites. Apesar de as portas do box estarem fechadas, os engenheiros e os mecânicos trabalharam muito duro e esperamos ter um bom dia amanhã.”

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

F1 Pré-Temporada: Bahrein (2ª parte) 2° Dia

Sergio Pérez: “É uma sensação muito boa ter um dia inteiro e completar tantas voltas“O trabalho de acerto hoje foi muito útil, porque tentamos algumas coisas diferentes para ter uma direção melhor para a primeira corrida. Tudo correu como o planejado e conseguimos completar todos os long-runs na parte da tarde” 

Sergio Pérez voltou a colocar a Force India no topo da tabela de tempos desse segundo dia de testes em Sakhir. Além dele, Fernando Alonso esteve bem próximo do seu tempo e a melhor notícia do dia - ao menos para os lados de Milton Keynes - é que a Red Bull, com Ricciardo ao volante, conseguiu fazer um treino muito bom colocando o carro dos rubro taurinos na terceira posição, à 0''173 décimos da marca de Pérez. Algo de bom pelo menos para eles, que marcaram a nona colocação pela manhã com o tempo na casa de 1'40...
Os papéis inverteram neste dia no Bahrein: se a Red Bull teve um dia de paz, a Mercedes enfrentou problemas. Lewis Hamilton encerrou cedo as sua atividades devido a problemas de câmbio. Jenson Button também enfrentou problemas pela manhã. Lotus e Caterham tiveram principio de incêndio em seus carros e assim seus pilotos, Maldonado e Marcus Ericsson, respectivamente, ficaram nas duas últimas colocações.
Felipe Massa e Jules Bianchi tiveram um dia proveitoso colocando seus carros - Williams e Marussia - entre os seis primeiros. O brasileiro trabalhou no acerto do FW36 de manhã e a tarde numa simulação de prova, enquanto que o piloto francês ficou em quarto pela manhã e sexto na parte da tarde.

Resultado  
Bahrein - Circuito de Sakhir
Testes de Pré-Temporada  
Fórmula-1 - Dia 2

1) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1m35s570 (108 voltas)
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m35s634  +0s064 (122)
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 1m35s743  +0s173 (66)
4) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m36s507  +0s937 (103)
5) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m36s901  +1s331 (52)
6) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1m38s092  +2s522 (75)
7) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m39s041  +3s471 (89)
8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 1m39s636  +4s066 (61)
9) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1m39s976  +4s406 (106)
10) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 1m41s613  +6s043 (31)
11) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 1m42s516  +6s946 (55)

Fernando Alonso: “600 km são sempre bem-vindos, mas ainda é muito cedo para dizer que estamos 100% prontos para Melbourne“Pela manhã, fizemos alguns trabalhos no acerto do carro, o que nos ensinou qual era a melhor direção para seguir, enquanto na parte da tarde, conseguimos completar uma simulação de corrida. Cada volta que completamos pode ser adicionada à fase de aprendizagem, o que é a situação normal para os testes de inverno.”

Daniel Ricciardo:“Hoje foi muito melhor. Pela manhã, foi importante ter a equipe de corrida aqui para fazer os pit-stops, pois eles não tiveram oportunidade de se familiarizar com o carro ainda, por isso, não fiz muitas voltas na parte da manhã“No entanto, no período da tarde, fizemos algumas coisas boas. Tivemos mais ação com os pneus macios, o que foi bom para ver como o carro reage com um pouco mais de aderência. Também fizemos um ‘long run’ no final, o que foi muito importante”

Felipe Massa: “Foi realmente o meu primeiro dia de pilotagem, depois de trabalhar apenas metade de um dia, na semana passada. Então, ainda estou ansioso para entender mais amanhã e fazer tudo o que puder fazer para estar o mais preparado possível para a primeira corrida.”

Jules Bianchi conseguiu um bom dia a bordo de sua Marussia ficando sempre os seis primeiros desde a parte da manhã

Lewis Hamilton completou 89 voltas neste segundo dia de treinos, sendo prejudicado por problemas no ERS pela manhã e câmbio a tarde

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

F1 Pré-Temporada: Bahrein (2ª parte) 1° Dia

Sergio Pérez: “Conseguimos completar várias voltas, tentamos diferentes compostos e mapeamentos, e foi um dia fantástico em termos de aprender sobre o carro. Amanhã é o meu último dia no carro antes da temporada começar e espero que possamos ter mais um dia sólido para ficarmos em boa forma para Melbourne”
O início da terceira e última parte das sessões de testes na pista do Bahrein viu, mais uma vez, um carro com motor Mercedes na ponta da tabela: Sergio Pérez, com uma marca alcançada ainda pela manhã, foi o melhor deste primeiro dia em Sakhir com a sua Force India e Valtteri Bottas acompanhou o ritmo do mexicano no comando da Williams, ao anotar a segunda colocação. A Ferrari foi a intrusa - como tem sido em algumas ocasiões - entre os carros com motores alemães, com Kimi Raikkonen cravando o terceiro tempo.
Apesar de um bom presságio pela manhã, quando Daniel Ricciardo conseguiu se posicionar em quinto, a Red Bull enfrentou problemas de superaquecimento no motor Renault e viu a parte da tarde ser desperdiçada. A Lotus, com Pastor Maldonado, também enfrentou contratempos, mas nada ligado ao motor e sim devido a falhas no novo escapamento. A Toro Rosso teve falhas no seu carro, assim como a Caterham.
Dessa vez, ao menos, a Renault não teve grande parcela de culpa nos problemas dos seus clientes...

Resultado  
Bahrein - Circuito de Sakhir
Testes de Pré-Temporada  
Fórmula-1 - Dia 1


1) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)  1m35s290 (105 voltas)
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)  1m36s184  +0s894  (128)
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m36s432  +1s142  (54)
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m36s624  +1s334  (89)
5) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1m37s700  +2s410  (89)
6) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m37s825  +2s535  (109)
7) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 1m37s908  +2s618  (39)
8) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 1m38s610  +3s320  (44)
9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m39s242  +3s952  (56)
10) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 1m40s599  +5s309  (31)
11) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 1m42s285  +6s995  (19)

Valtteri Bottas: “Temos muitos dados para analisar nesta noite, depois de fazer trabalhos aerodinâmicos durante a manhã e uma simulação de corrida e acertos à tarde. Fizemos testes interessantes e ainda há muitas coisas para melhorar, então vamos continuar nos esforçando”


Kimi Raikkonen: “O carro está bem melhor do que estava no início do ano. Mas ainda temos muito a fazer neste final de testes. Nós só vamos descobrir qual é a nossa real condição na primeira corrida”

Nico Rosberg testou novas peças no W05 e viu seu treino terminar mais cedo, após a equipe descobrir pequenos problemas no carro

Apesar dos problemas na parte da tarde, Daniel Ricciardo viu alguma melhora no Red Bull RB10 exatamente pelo desempenho pela manhã quando ele conseguiu uma marca melhor que a alcançada pelo time na semana passada

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

F1 Pré-Temporada: Um pouco do quarto dia de testes no Bahrein

Um vídeo onde mostra alguns lances do quarto dia de testes na pista Sakhir, na segunda rodada da Pré-Temporada da F1. Além de poder conferir com mais atenção ao barulho dos motores - que não é tão mal assim como -, a beleza dos carros em movimento também pôde ser vista. Sem dúvida o visual do Mercedes W05 é o mais decente.
No final do vídeo ainda podemos ver a panca de Kimi Raikkonen e a sua entrevista, junto de Nico Rosberg.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...