sexta-feira, 4 de abril de 2014
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Vídeo: Preview do Blancpain Sprint e Endurance Series
Com os dois campeonatos para começar neste mês (Blancpain Endurance Series em 11, 12 e 13 de abril no circuito de Monza e o Blancpain Sprint Series nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril na pista de Nogaro) a Blancpain GT Series disponibilizou na sua conta do Youtube um preview de quase vinte minutos onde as equipes e pilotos das duas categorias são apresentados.
Destaques para os retornos de Alessandro Zanardi ao autobilismo, pilotando um BMW Z4 da equipe italiana ROAL Motorsport e de Nelson Piquet Jr. pela equipe brasileira AH Competições Team Brasil e terá como parceiro no BMW Z4 Matheus Stumpf - bi-campeão do finado GT Brasil ao lado de Valdeno Brito - na categoria Sprint. Na Endurance, o retorno tão aguardado da Bentley - com a sua equipe oficial ao automobilismo - alinhando duas Continental GT3. A Chevrolet colocará na pista um Camaro, que ficará a cargo de Tomas Enge/Peter Kox/Albert Von Thurn und Taxis pela equipe Reiter Engineering.
Destaques para os retornos de Alessandro Zanardi ao autobilismo, pilotando um BMW Z4 da equipe italiana ROAL Motorsport e de Nelson Piquet Jr. pela equipe brasileira AH Competições Team Brasil e terá como parceiro no BMW Z4 Matheus Stumpf - bi-campeão do finado GT Brasil ao lado de Valdeno Brito - na categoria Sprint. Na Endurance, o retorno tão aguardado da Bentley - com a sua equipe oficial ao automobilismo - alinhando duas Continental GT3. A Chevrolet colocará na pista um Camaro, que ficará a cargo de Tomas Enge/Peter Kox/Albert Von Thurn und Taxis pela equipe Reiter Engineering.
segunda-feira, 31 de março de 2014
GP da Málasia: Is faster than you... remember?
(Foto: © The Cahier Archive) |
Acredito que Massa fez a sua parte, primeiramente pela sua honra (manchada no episódio de 2010) e segundo por uma questão de posicionamento dele na equipe. Sendo assim, ele achou certo em fazer o que deveria ter feito anos atrás e mostrou que ainda assim merece o respeito da equipe e dos demais. Para Valtteri Bottas, que certamente passará a ser visto como um "vilão" por alguns daqui do país, restou apenas engolir a raiva e discutir com a equipe sobre o que fazer caso eles se encontrem novamente neste situação no decorrer deste campeonato.
Mas faltou um pouco de vontade para o jovem finlandês ao meu ver. Ele ameaçou Felipe uma única vez quando tentou algo no final da reta dos boxes, e não atacou mais o piloto brasileiro, esperando apenas uma boa vontade do seu companheiro em lhe servir a posição de bandeja. Pegando como exemplo o famoso caso do "Multi-21" que aconteceu há exato um ano, lá mesmo em Sepang, entre Vettel e Webber, ele deveria ter feito como Sebastian e partido com tudo para resolver a situação. É claro que Felipe defenderia o seu território, mas pelo menos as coisas podiam ter sido mais justas para ambos os lados, sem ter um interferência direta da equipe. No caso do ano passado, o que pega uma certa polêmica, é que parece que as coisas tinham sido acordadas antes do GP de um pacto entre os pilotos para que não houvesse um duelo naquele momento final da corrida. Ignorando essa situação e dando um "migué", Sebastian "rasgou" o pacto e foi com a cara e a coragem para definir a prova à seu favor, para raiva de Webber. Em 2010, indo na mesma linha do "Multi-21", já estava combinado entre os vermelhos e esperaram apenas o momento para colocar em prática a "ultrapassagem" de Alonso sobre Massa. Ontem, pelo menos, não deu a entender que havia algo combinado de ante-mão, portanto se quisessem algo que resolvessem na pista.
Para a Williams ainda falta traquejo para lidar com essas situações. Aconselho a Claire Williams que faça um curso na Ferrari sobre essas operações...
Sobre a corrida, nada de especial: Hamilton venceu com extrema tranquilidade, apresentando sua velha forma de quando tinha um carro rápido nos tempos áureos da Mclaren. Para Rosberg e Vettel, que estiveram próximos, mas sem iniciar um duelo direto, restou apenas encontrar o sorridente inglês no "Parc Ferme" e pódio e parabenizá-lo. Foi interessante observar o quanto que a Red Bull evoluiu e aqueles problemas de confiabilidade que a equipe enfrentou na pré-temporada, parecem estar quase que sob controle. O RB10 também se mostrou muito bom, possibilitando Vettel a acompanhar o ritmo de Rosberg em alguns estágios.
Falando em Mercedes, o carro é muito bom mesmo e enquanto que a Red Bull não evolui o seu RB10, ela vai tratando de abrir uma boa vantagem no mundial de construtores. No de pilotos, a briga deve ser intensa e com essa de um tirar pontos de outro, pode beneficiar o rival ao lado - Sebastian Vettel, no caso. Bahrein é um circuito que Rosberg tem um bom desempenho e assim pode batalhar contra Lewis por uma vitória por lá.
Fernando Alonso e Kimi Raikkoenen continuam remando com um carro que ainda não desencantou - e será que vai desencantar? - e tiveram outra jornada trabalhosa. Se Alonso batalhou contra Hulkenberg para salvar um quarto lugar, Raikkonen teve fazer uma prova de recuperação após um pneu furado depois de um toque com Magnussen. A cena de Kimi lutando com carros como a Caterham e Lotus e tendo sérias dificuldades em conseguir uma ultrapassagem, mostra bem o ano que ele e Fernando terão nas próximas etapas.
A Mclaren me decepcionou um pouco nesta corrida, principalmente pela boa performance apresentada em Melbourne. Tanto Button quanto Magnussen não conseguiram avançar muito no pelotão, ficando restritos a uma batalha contra os "Martini Cars" da Williams. Engraçado que acabou sendo uma luta direta de duas equipes que prometiam bastante ser as rivais mais próximas da Mercedes. Claro, ainda estamos no início do campeonato e no Bahrein as coisas podem mudar de figura, mas como sou pessimista, acredito que estão no nível de Ferrari e Force India. Aliás, outra bela performance de Hulkenberg, que chegou até a liderar a prova por poucas voltas, mas sempre esteve entre os cinco primeiros e ofereceu um trabalho extra para Fernando Alonso nesta corrida.
Não posso me esquecer de duas personagens: a Lotus, que conseguiu completar a corrida com Grosjean na 11ª colocação - e lutando contra uma Ferrari... de Raikkonen - e Kamui Kobayashi que chegou a ficar em décimo num certo estágio da corrida. Com um pouco mais de sorte - diga-se quebras -, teriam chances de pontuar.
Semana que vem é a prova do Bahrein, que agora será disputada do entardecer para a noite. Mais uma do Tio Bernie...
sábado, 29 de março de 2014
Foto 318: A batalha
(Foto: WEC) |
E depois de ver o que a Porsche conseguiu nestes dois dias, com o seu modelo 919 Hybrid, Audi e Toyota terão muito com que se preocupar. Enquanto isso o que resta a nós, é esperar pela abertura do mundial em 20 de abril com as 6 Horas de Silverstone.
Certamente será um presente e tanto para todos nós!
Pole Lap: Lewis Hamilton, Sepang 2014
Confesso que está divertido ver os pilotos domando estes ariscos V6 Turbo durante as suas retomadas, e em pista molhada isso fica ainda mais indubitável.
Aqui neste video Lewis Hamilton cravando a sua segunda pole no ano.
Aqui neste video Lewis Hamilton cravando a sua segunda pole no ano.
GP da Malásia - Classificação -2ª Etapa
(Foto: Getty Images) |
Foi possível constatar que a Mercedes tem um bom carro para pista molhada, principalmente pelas mãos de Lewis Hamilton, que é reconhecidamente um exímio piloto na chuva e isso não foi problema para que ele marcasse sua segunda pole consecutiva e 33ª da carreira, empatando com Jim Clark e Alain Prost neste quesito. Para a Red Bull o saldo foi positivo - diria que muito - por tudo que se desenhava desde a problemática pré-temporada, ver Vettel em segundo e Ricciardo em quinto é um sonho. Mas ainda devemos observá-los em condições de pista seca para uma melhor avaliação, afinal as duas classificações foram feitas em condições anormais e isso conta muito o braço e sensibilidade do piloto para levar o carro. Bahrein será um bom teste.
A Ferrari era de se esperar um pouco mais, confesso. Raikkonen não teve um bom momento na chuva, perto do que fizera em pista seca durante os treinos livres. Alonso bateu com Kvyat no início do Q2 e teve a sorte dos mecânicos terem sido rápidos para recolocá-lo de volta na pista e garantir a passagem para o Q3 e depois conquistar uma quarta colocação que por muito pouco não teria sido uma terceira, caso Rosberg não tivesse superado-o no final da última parte. Fernando pode ter uma corrida problemática devido a situação que ficou no seu carro após o incidente com Kvyat, onde a dirigibilidade ficou bastante afetada.
Para os demais foi um bom treino, principalmente para Hulkenberg - sempre mostrando a sua já conhecida habilidade na chuva, ao colocar a Force India na sétima colocação - e Kevin Magnussen, que mais uma vez fez um bom trabalho e se colocou à frente de Button mais uma vez.
Com relação à Williams, mais uma vez a chuva foi vilã e atrapalhou seus dois pilotos: Massa e Bottas caíram no Q2 e para piorar Valtteri foi punido com a perda de três posições após atrapalhar a volta rápida de Daniel Ricciardo no Q2. Um lance, que para mim, foi normal...
O que esperar para a prova?: Tudo indica para uma corrida com pista seca, mas tratando-se de Sepang, ainda mais no horário que a corrida é realizada, por volta das 16 horas (5 da manhã aqui no Brasil), a tendência é que chova e com isso pode acontecer atrasos, e por aí vai...
Sobre a prova, caso seja disputada em pista seca, a tendência é que as Mercedes tenham um bom desempenho (isso se não apresentarem problemas) sumindo na frente. Para o restante, um briga muito boa pelo lugar restante no pódio: as duas Red Bulls, Ferraris, Mclarens e a Force India de Hulkenberg poderão muito bem entrar numa batalha interessantíssima, isso sem contar com a ascensão que as Williams possam ter durante uma prova com pista seca.
Caso a chuva apareça por toda a corrida, ou até mesmo por um breve momento, as coisas podem melhorar para os times que não utilizam motores Mercedes, abrindo uma possibilidade para Red Bull e Ferrari desafiarem o poderio da Mercedes pela dianteira.
Grid de Largada para o Grande Prêmio da Malásia - 2ª Etapa
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m59s431
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m59s486
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2m00s050
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m00s175
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m00s541
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m01s218
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m01s712
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m02s213
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m03s078
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m04s053
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 2m02s351 (Q2)
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m02s369 (Q2)
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m02s460 (Q2)
14) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m02s511 (Q2)
15) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m02s885 (Q2)
16) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m02s074 (Q1)
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m02s131 (Q1)
18) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m02s756 (Q2)*
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m02s702 (Q1)
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 2m03s595 (Q1)
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m04s388 (Q1)
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m04s407 (Q1)
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2m00s050
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m00s175
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m00s541
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m01s218
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m01s712
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m02s213
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m03s078
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m04s053
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 2m02s351 (Q2)
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m02s369 (Q2)
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m02s460 (Q2)
14) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m02s511 (Q2)
15) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m02s885 (Q2)
16) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m02s074 (Q1)
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m02s131 (Q1)
18) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m02s756 (Q2)*
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m02s702 (Q1)
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 2m03s595 (Q1)
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m04s388 (Q1)
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m04s407 (Q1)
* Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) foi punido com a perda de 3 posições no grid de largada por atrapalhar Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) no Q2
quarta-feira, 26 de março de 2014
Foto 317: 919 na pista
(Foto: Porsche) |
Andrea Seidl, chefe da equipe, falou sobre os resultados destes três dias: "Este teste foi um grande desafio para toda a equipe. Pela primeira vez, nós estávamos correndo dois carros ao mesmo tempo , que foi exigente em termos de logística e coordenação de equipe."
"O outro objetivo era simular um fim de semana de corrida , a fim de se preparar para as duas corridas de seis horas que estão surgindo. Esta foi uma experiência muito importante para nós. "
Os três dias de testes foram importantes para a equipe averiguar alguns problemas no novo bólido:
"O teste nos ensinou que temos que melhorar em termos de confiabilidade. No que diz respeito à forma como a tripulação e os controladores trabalharam juntos como uma equipe, nós estamos indo na direção certa"
"Os próximos dois dias de testes aqui em Paul Ricard, durante o Prólogo, será usado para configurar ambos, bem como os processos específicos de corrida do carro."
Os dois dias de testes na pista francesa contará com a presença dos times da LMP1 e demais categorias.
Fonte: sportscar365.com
Assinar:
Postagens (Atom)
Foto 1042 - Uma imagem simbólica
Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...
-
- Cadillac #2 em trabalho de box; voltou em nono com Aitken no comando - A linha de frente da LMP2 (#37, #22 e #183) realizando suas paradas...
-
Daqui algumas horas familias e amigos estaram reunidos para mais uma virada de ano. Hora de lembrar das coisas boas ou más que passaram nest...
-
- Toyota #7 roda e retorna na chicane Dunlop. Lopez vinha na casa dos 32 segundos atrás do Ferrari #50 de Nicholas Nielsen, mas viu a difere...