Mais um vídeo das 500 Milhas de Indinápolis, desta vez o da edição de número 72 da prova que foi disputada no dia 29 de maio de 1988 e viria a coroar Rick Mears pela terceira vez em sua carreira como vencedor da corrida. Emerson Fittipaldi fechou em segundo e Al Unser Sr. em terceiro.
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Foto 345: Mônaco, 1967
Jim Clark controlando a saída de sua Lotus 33 durante o GP de Mônaco de 1967. Atrás do piloto escocês, Dan Gurney e sua bela Eagle Weslake. Nenhum dos dois viria a completar a prova: Gurney abandonou com problemas no sistema de combustível na quarta volta e Clark com problemas de transmissão na 42ª volta.
A vitória ficou com Denny Hulme, seguido por Graham Hill e Chris Amon.
A vitória ficou com Denny Hulme, seguido por Graham Hill e Chris Amon.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Foto 344: Peterson Ericsson
Confesso ser avesso a essa história de pilotos trocarem de capacete a toda corrida. Sou da velha escola, onde os capacetes eram a identidade deles na pista e de longe ficava fácil reconhecê-los. Hoje em dia é uma dificuldade imensa em saber quem é quem nos carros. E o pior é que nem sempre é um belo design...
Mas se é pra fazer essa mudança, que faça algo útil. Em Mônaco tem sido clássico vermos os pilotos saudando os pilotos do passado, como Raikkonen usando um casco com o design que foi usado por James Hunt ou de Vergne, que homenageou François Cevert ano passado quando completava 40 anos da morte do piloto francês. Dessa vez quem homenageia um dos botas do passado é o suceo Marcus Ercisson, que usará um capacete com o mesmo layout que fora usado por Ronnie Peterson.
Nem precisa perguntar se ficou bonito, não é mesmo? Apesar de andar na Caterham, que o velho Ronnie inspire o garoto... Uma bela homenagem numa altura em que completa 40 anos da vitória de Peterson em Mônaco, no já distante ano de 1974.
Mas se é pra fazer essa mudança, que faça algo útil. Em Mônaco tem sido clássico vermos os pilotos saudando os pilotos do passado, como Raikkonen usando um casco com o design que foi usado por James Hunt ou de Vergne, que homenageou François Cevert ano passado quando completava 40 anos da morte do piloto francês. Dessa vez quem homenageia um dos botas do passado é o suceo Marcus Ercisson, que usará um capacete com o mesmo layout que fora usado por Ronnie Peterson.
Nem precisa perguntar se ficou bonito, não é mesmo? Apesar de andar na Caterham, que o velho Ronnie inspire o garoto... Uma bela homenagem numa altura em que completa 40 anos da vitória de Peterson em Mônaco, no já distante ano de 1974.
GP de Mônaco - Treinos Livres - 6ª Etapa
*Realizado parcialmente com a pista molhada, secando mais para o fim do treino
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Vol 1. Fernando Alonso Ferrari 1m18.482s 15 2. Lewis Hamilton Mercedes 1m18.901s +0.419s 12 3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m19.017s +0.535s 15 4. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m19.351s +0.869s 14 5. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m19.421s +0.939s 9 6. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m19.668s +1.186s 9 7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m19.712s +1.230s 10 8. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m19.721s +1.239s 16 9. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m19.779s +1.297s 11 10. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m20.230s +1.748s 16 11. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m20.394s +1.912s 8 12. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m20.622s +2.140s 13 13. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m20.811s +2.329s 8 14. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m20.977s +2.495s 7 15. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m21.467s +2.985s 8 16. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m21.700s +3.218s 6 17. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m21.924s +3.442s 6 18. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m21.937s +3.455s 13 19. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m22.683s +4.201s 13 20. Nico Rosberg Mercedes 1m22.862s +4.380s 11 21. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m23.164s +4.682s 6 22. Kimi Raikkonen Ferrari 1m45.509s +27.027s 4
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Pole Lap: Jarno Trulli, Monte Carlo 2004
Quando a F1 adotou o sistema de entrada um por um nas classificações em 2003, houve quem criticasse. Mas por outro lado, ficou interessante observar o trabalho do piloto sem que perdêssemos nenhum lance. E claro que em meio de tantas voltas naquele sistema, sempre tivesse alguma que roubasse a cena.
A pole de Jarno Trulli pela Renault, em 2004, foi um caso desse. Primeiramente que o piloto italiano já estava merecendo esse resultado há tempos e a sua velocidade em classificações nunca foi contestada - muito ao contrário do que acontecia nas corridas, onde seu ritmo era bem abaixo daquele apresentado nas "Flying Laps". Os carros se alinhavam atrás dele por um longo período nas corridas, o que rendeu o apelido de "Trem do Trulli".
Mas em Mônaco as coisas fluíram perfeitamente: a sua volta foi espetacular, colocando-o mais de meio segundo à frente de Michael Schumacher e na corrida, onde acostumava acontecer o "Trem do Trulli", a sua pilotagem foi precisa e ele nem se deu conta do caos que se formou atrás dele.
Um final de semana inesquecível para ele e paras os fãs da F1.
A pole de Jarno Trulli pela Renault, em 2004, foi um caso desse. Primeiramente que o piloto italiano já estava merecendo esse resultado há tempos e a sua velocidade em classificações nunca foi contestada - muito ao contrário do que acontecia nas corridas, onde seu ritmo era bem abaixo daquele apresentado nas "Flying Laps". Os carros se alinhavam atrás dele por um longo período nas corridas, o que rendeu o apelido de "Trem do Trulli".
Mas em Mônaco as coisas fluíram perfeitamente: a sua volta foi espetacular, colocando-o mais de meio segundo à frente de Michael Schumacher e na corrida, onde acostumava acontecer o "Trem do Trulli", a sua pilotagem foi precisa e ele nem se deu conta do caos que se formou atrás dele.
Um final de semana inesquecível para ele e paras os fãs da F1.
Foto 343: Ginástica
Jim Clark fazendo o seu "aquecimento" antes de assumir o controle do Lotus 29 Ford em Indianápolis, 1963. Foi a primeira aparição dele e da equipe de Colin Chapman no templo maior do automobilismo mundial e com o apoio da Ford, desafiaram os "monstros" de motores dianteiros da Indy que eram empurrados pelos míticos Offenhauser.
Apesar de não ter conseguido a vitória, Clark e Lotus deixaram a comunidade automobilística americana boquiabertos após ter levado aquele pequenino carro de motor central ao segundo lugar na edição daquele ano.
Foi o primeiro marco que viria mudar as corridas de monospostos por aquelas bandas nos anos seguintes.
Apesar de não ter conseguido a vitória, Clark e Lotus deixaram a comunidade automobilística americana boquiabertos após ter levado aquele pequenino carro de motor central ao segundo lugar na edição daquele ano.
Foi o primeiro marco que viria mudar as corridas de monospostos por aquelas bandas nos anos seguintes.
terça-feira, 20 de maio de 2014
Foto 342: Sesta
A noitada deve ter sido das boas para o fotógrafo. Mas se eu fosse ele, não ficaria naquele local...
Keke Rosberg contornando a Lowes durante o fim de semana do GP de Mônaco de 1985.
Mais uma do ótimo acervo de Dale Kistemaker.
Keke Rosberg contornando a Lowes durante o fim de semana do GP de Mônaco de 1985.
Mais uma do ótimo acervo de Dale Kistemaker.
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Foto 1042 - Uma imagem simbólica
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