sexta-feira, 6 de junho de 2014

GP do Canadá - Treinos Livres - 7ª Etapa

E os dois treinos livres para o Grande Prêmio do Canadá chegaram ao fim em Montreal. Enquanto que Fernando Alonso colocou a Ferrari no topo da tabela dos tempos pela manhã, Lewis Hamilton recolocou ordem na casa na parte da tarde ao comandar a dobradinha da Mercedes no segundo treino livre.
O interessante foi observar o bom andamento de Red Bull, Ferrari e Williams que estiveram no mesmo segundo da Mercedes nesta segunda sessão de treinos. Enquanto que Vettel - que dominou o seu parceiro de equipe Ricciardo nas duas sessões - ficou há quatro décimos de Hamilton, Raikkonen e Alonso ficaram há cinco, seguido pelo duo da Williams que teve Massa ficando há seis décimos e Bottas há sete. Pode não ser nada animador a primeira vista, mas para quem estava tomando mais de um segundo de desvantagem para os carros alemães, é um bom avanço. A Mclaren também foi bem, ao ficar nove décimos atrás com Button e Magnussen a fecharem os dez primeiros neste segundo treino livre.

Resultados dos dois Treinos Livres realizados em Montreal

Treino Livre 1:

(Foto: Autosport)
Pos Piloto                Equipe                  Tempo      Dif    Vol
 1. Fernando Alonso       Ferrari               1m17.238s           21
 2. Lewis Hamilton        Mercedes              1m17.254s  +0.016s  25
 3. Nico Rosberg          Mercedes              1m17.384s  +0.146s  32
 4. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      1m18.131s  +0.893s  28
 5. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes     1m18.361s  +1.123s  20
 6. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault      1m18.435s  +1.197s  26
 7. Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m18.446s  +1.208s  33
 8. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes      1m18.514s  +1.276s  31
 9. Kimi Raikkonen        Ferrari               1m18.578s  +1.340s  15
10. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault    1m18.643s  +1.405s  14
11. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes  1m18.733s  +1.495s  30
12. Sergio Perez          Force India-Mercedes  1m18.959s  +1.721s  22
13. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari        1m19.108s  +1.870s  24
14. Romain Grosjean       Lotus-Renault         1m19.142s  +1.904s  32
15. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault    1m19.177s  +1.939s  21
16. Pastor Maldonado      Lotus-Renault         1m19.340s  +2.102s  37
17. Felipe Massa          Williams-Mercedes     1m19.575s  +2.337s  7
18. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari        1m19.804s  +2.566s  15
19. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari      1m20.200s  +2.962s  15
20. Max Chilton           Marussia-Ferrari      1m20.844s  +3.606s  26
21. Marcus Ericsson       Caterham-Renault      1m21.404s  +4.166s  33
22. Alexander Rossi       Caterham-Renault      1m21.757s  +4.519s  27



Treino Livre 2:

(Foto: Autosport)
Pos  Piloto             Equipe                Tempo      DIF      Vol
 1.  Lewis Hamilton     Mercedes              1m16.118s            42
 2.  Nico Rosberg       Mercedes              1m16.293s  +0.175s   39
 3.  Sebastian Vettel   Red Bull-Renault      1m16.573s  +0.455s   26
 4.  Kimi Raikkonen     Ferrari               1m16.648s  +0.530s   31
 5.  Fernando Alonso    Ferrari               1m16.701s  +0.583s   27
 6.  Felipe Massa       Williams-Mercedes     1m16.774s  +0.656s   37
 7.  Valtteri Bottas    Williams-Mercedes     1m16.893s  +0.775s   37
 8.  Kevin Magnussen    McLaren-Mercedes      1m17.052s  +0.934s   42
 9.  Jenson Button      McLaren-Mercedes      1m17.059s  +0.941s   38
10.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault    1m17.180s  +1.062s   40
11.  Romain Grosjean    Lotus-Renault         1m17.626s  +1.508s   28
12.  Daniel Ricciardo   Red Bull-Renault      1m17.644s  +1.526s   36
13.  Nico Hulkenberg    Force India-Mercedes  1m17.712s  +1.594s   35
14.  Sergio Perez       Force India-Mercedes  1m17.819s  +1.701s   33
15.  Pastor Maldonado   Lotus-Renault         1m17.868s  +1.750s   27
16.  Adrian Sutil       Sauber-Ferrari        1m17.964s  +1.846s   47
17.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari        1m18.340s  +2.222s   43
18.  Max Chilton        Marussia-Ferrari      1m18.693s  +2.575s   34
19.  Daniil Kvyat       Toro Rosso-Renault    1m18.732s  +2.614s   9
20.  Kamui Kobayashi    Caterham-Renault      1m20.244s  +4.126s   38
21.  Marcus Ericsson    Caterham-Renault      1m22.418s  +6.300s   13
22.  Jules Bianchi      Marussia-Ferrari      1m32.127s  +16.009s  3


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Vídeo: O acidente em Le Mans, 1955

Apesar da maioria ter visto vários vídeos sobre o tema, acabei achando outros dois que mostram mais um pouco sobre aquele 11 de junho de 1955, quando Pierre Leveghe teve o seu Mercedes lançado por sobre a arquibancada da reta dos boxes após um toque do Austin Healey que estava sendo guiado por Lance Macklin que desviava do Jaguar de Hawthorn, que estava lento e indo para os boxes.
O primeiro vídeo mostra a dinâmica do acidente, n exato momento da manobra dos pilotos até o toque, e o segundo vídeo é um programa italiano -creio eu que gravado nos anos 70, bem no seu início - que discute aquele acidente de 1955 e também a segurança nas corridas, contando com a presença de Juan Manuel Fangio e Stirling Moss que estavam à serviço da Mercedes naquela prova.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Foto 351: A preferida de Ickx



O desafio lançado pela Renault com a entrada do seus Alpine A442 contra a horda "Porschiana" em Sarthe na edição de 1977 das 24 Horas de Le Mans, foi o ponto alto daquela corrida.
Os franceses cravaram a primeira fila com as duplas Jean-Pierre Jabouille / Derek Bell (#9) e Jacques Laffite / Patrick Depailler (#8). Os outros dois Renaults apareciam em quarto (Patrick Tambay / Jean-Pierre Jaussaud no #7) e quinto (René Arnoux / Didier Pironi / Guy Fréquelin #16). A terceira posição fora ocupada por Jacky Ickx / Henri Pescarolo que estavam ao volante do Porsche 936/77 da Martini Racing.
Enquanto que os Renaults mostravam grande forma, a Porsche teve a perda do carro de Ickx/ Pescarolo ainda prematuramente quando o motor quebrou na 45ª volta. Restou ao piloto belga pular para o carro #4 que era tripulado por Jürgen Barth / Hurley Haywood que ocupava apenas a... 42ª posição.
Os Renaults foram se perdendo pelo caminho, todos por problemas de motor enquanto que o trio do Porsche #4 foi subindo de posições até chegar à liderança já na madrugada. Outro susto viria pelas bandas da Porsche quando estavam a roda a última hora de corrida: com uma falha no motor, a equipe decidiu retirar o #4 da pista aproveitando a vantagem confortável que tinham sobre o segundo colocado, o Mirage Renault de Vern Schuppan/ Jean Pierre Jarier, recolocando-o novamente em combate apenas na volta final para passar e vencer.
Foi a terceira conquista de Ickx em Le Mans. E a mais tensa, claro!  

Vídeo: Bentley Boys

Uma breve história da Bentley e dos seus "Bentley Boys", que nada mais eram que ricos pilotos que deram à fábrica a primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1924. A Bentley foi a primeira a vencer cinco edições da famosa prova e devido a crise financeira de 1931 a fábrica acabopu por ser vendida para a Rolls-Royce.
No final dos anos 90 a fábrica foi vendida ao grupo Volkwagen e em 2001 a Bentley voltou à Sarthe com o modelo EXP Speed 8, conquistando um quarto lugar com o trio Andy Wallace/ Butch Leitzinger/ Eric van de Poele. Repetiu o feito no ano seguinte com o mesmo trio e em 2003, após 79 anos, a Bentley voltava a vencer na pista francesa com o trio Rinaldo Capello/ Tom Kristensen/ Guy Smith.
O vídeo foi feito ano passado, na altura que as 24 Horas de Le Mans chegava aos 90 anos de existência.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Foto 350: Bugatti EB110 SS, Le Mans 1994


O breve retorno de uma lenda. A Bugatti esteve presente em Sarthe no ano de 1994 pela equipe de Michel Hommel que teve como pilotos os franceses Alain Cudini, Eric Hélary e Jean-Christophe Bouillon, que comandaram a jóia EB110 SS. Eles abandonaram após um acidente quando já computava 226 voltas.
Foi a primeira aparição da marca de Ettore Bugatti em Le Mans desde 1939, quando a fábrica venceu aquela edição com Jean Pierre Wimille e Pierre Veyron com o modelo T57 C "Tank"

sábado, 31 de maio de 2014

Foto 349: Andrea De Cesaris, 55 anos

Sempre tive a impressão de que, se ele tivesse um pouco mais de cuidado, sabendo dosar bem a sua velocidade que era indiscutível, talvez tivesse sido um dos melhores pilotos da década de oitenta.
Apesar da sua fama de destruidor, que foi muito bem reconhecida em 1981 quando acabou com 22 chassi da Mclaren e que ganharia reforço nos anos seguintes, De Cesaris mostrou que quando colocava um freio no seu ímpeto podia se tornar um bom piloto. Foi assim em Spa 1983 e depois em 1991, lá na mesma pista, quando estava prestes a ameaçar a vitória de Senna. Curiosamente em Mônaco, uma pista anti-De Cesaris, ele costumava andar bem.
O "De Crasheris" completa hoje 55 anos.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vídeo: Emerson Fittipaldi, 25 anos atrás

Foi a primeira vez que vi a Indy 500. Não em sua totalidade, pois nem sabia que existia a mítica corrida naquela época (tinha apenas seis anos!) e que os carros também corriam em círculos, e lembro de ter visto as últimas voltas e toda aquela tensão com o duelo entre Emerson Fittipaldi e Al Unser Jr. Foi uma bela descoberta para aquele garotinho que ainda estava na pré-escola. O problema era saber quando teria outra Indy 500, tanto que fui ver outra prova dessa apenas em 1992, aquela da histórica chegada entre o próprio Al Jr e Scott Goodyear - essa sim eu via de cabo a rabo, contando até com a famosa rodada de Roberto Guerrero na volta de aquecimento.
Mas voltando à 1989, foi uma descoberta e tanto. E foi melhor ainda quando lembrei de ter lido o nome de Emerson Fittipaldi numa edição da Quatro Rodas e que agora estava prestes a vencer naquele circuito. Também não tinha a mínima idéia da grandiosidade da Indy 500 que para o cara que a vencesse, equivale a um título mundial. Alguns anos mais tarde, com um pouco mais de raciocínio - exatamente em 1992 -, vi o quanto que era importante a conquista em Indianápolis.
A vitória de Emerson foi uma das tensas, com uma disputa roda a roda com "Little Al" que acabou sobrando para o jovem americano que se atrapalhou com os retardatários que iam à sua frente possibilitando a chegada de Fittipaldi, que não hesitou em colocar o seu Penske #20 do Team Patrick do lado de dentro para dividir a curva três. Um toque na roda traseira direita do Penske, fez com que o Lola fosse para o muro antes da abertura da última volta.
Emerson vencia a Indy 500 e mais uma vez, abria caminho para outros pilotos brasileiros se aventurassem por aquelas bandas. E o reforço viria no final da temporada, ao conquistar o título da CART. Mestre!

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...