sexta-feira, 19 de setembro de 2014

GP de Cingapura - Treinos Livres - 14ª Etapa

Lewis Hamilton: "Eu não estava confortável, mas é um trabalho em progresso. Tivemos mudanças entre o TL1 e TL2, e não sei se foi algo com a pista, mas por exemplo, estava difícil achar equilíbrio.
Uma sexta limpa provavelmente é um pouco mais importante nesse circuito, porque exige muito dos pneus e do setup. Se você perde tempo de pista, perde confiança, e aqui é difícil encontrar de novo. Então, é bom ter uma sexta sem problemas. Com sorte, irá continuar pelos próximos dias.
É muito, muito importante, Largar do lado certo para tem condição melhor, é impossível de passar. Sair na frente será, como sempre, muito importante, é esse o objetivo. Me sinto bem para o final de semana, mas Nico também está rápido, assim como as Red Bull - não sabemos onde eles vão ficar. A Ferrari também parece bem, mas precisamos ter foco em nosso trabalho"


Fernando Alonso: “As sensações são parecidas com as que temos registrado nos primeiros dias de treinos livres.
Fomos competitivos nas duas sessões e realizamos o nosso trabalho sem problemas. Os compostos se comportaram como esperávamos e há mais aderência com os supermacios.
Não provocou grandes mudanças no nosso trabalho. Tudo foi feito como de costume”

Daniel Ricciardo: "Acho que, olhando a tabela de tempos, parece muito bom, mas acredito também que eles estavam com o tanque mais cheio.
Se eles tivessem tirado tudo do carro hoje, então provavelmente já estariam meio segundo à frente de todo mundo.
Se a verdade for 0s3 mesmo, então temos uma diferença acessível e fico realmente satisfeito, mas brigar com a Mercedes é um tiro no escuro, por isso acho que temos de nos concentrar na segunda fila.
Acho que os tempos de volta foram importantes, mas acho que a grande questão é aqui é saber por quanto tempo vão conseguir manter os pneus funcionando bem.
Acredito que teremos alguns pit-stops a mais durante a corrida. Não será o caso de uma parada, mas talvez de duas ou três. Quem cuidar melhor dos pneus vai fazer diferença.
Essa grande diferença entre os pneus será crucial. Todo mundo deve escolher o supermacio para a classificação, mas a tomada de tempos é algo simples. É na corrida que teremos de cuidar desses pneus, para tentar duas paradas apenas. Isso será o grande problema. Por isso, acho que será uma batalha dos pneus nessa corrida."

Sebastian Vettel: “Hoje foi azar? Eu não acredito em sorte e azar. Eu acho que fizemos muito nos últimos anos e não tivemos apenas sorte. Neste ano, está um pouco diferente e tivemos alguns problemas, mas é parte da vida. Temos que superar os problemas que tivemos e melhorar progressivamente.
Em termos de ritmo, parecemos bem neste fim de semana. Era importante sentir bem o pneu supermacio.
Os mecânicos estavam dando duro e trocaram o motor em menos de três horas depois do TL1, o que é um trabalho excelente, então foi graças a eles que eu pude andar na segunda sessão."

Nico Rosberg: “Tive boa impressão do carro, a única vez que tive de parar foi quando abandonei minha volta rápida por causa de bandeiras vermelhas. Apesar de não ter acertado a segunda parte da volta, o carro esteve bem no primeiro trecho.
Decidimos dar mais voltas com o tanque cheio para testar o carro em condições de corrida e, no geral, foi tudo bem. Vai ser complicado lidar com o desgaste dos pneus macios, vamos ter de trabalhar em cima disso.
É geralmente um desafio guiar aqui. É uma das pistas mais complicadas, mas, especialmente com a Mercedes, é muito especial correr aqui."



Resultado dos dois treinos livres para o Grande Prêmio de Cingapura - 14ª Etapa

Treino Livre 1


Pos
Piloto
Carro
Tempo
Dif
Voltas
1
Fernando Alonso
Ferrari
1m49.056s
-
 16
2
Lewis Hamilton
Mercedes
1m49.178s
 0.122s
 23
3
Nico Rosberg
Mercedes
1m49.205s
 0.149s
 24
4
Sebastian Vettel
Red Bull/Renault
1m49.874s
 0.818s
 27
5
Daniel Ricciardo
Red Bull/Renault
1m50.122s
 1.066s
 21
6
Jean-Eric Vergne
Toro Rosso/Renault
1m50.539s
 1.483s
 11
7
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m50.783s
 1.727s
 19
8
Jenson Button
McLaren/Mercedes
1m50.922s
 1.866s
 21
9
Daniil Kvyat
Toro Rosso/Renault
1m50.990s
 1.934s
 26
10
Sergio Perez
Force India/Mercedes
1m51.131s
 2.075s
 23
11
Kevin Magnussen
McLaren/Mercedes
1m51.217s
 2.161s
 24
12
Nico Hulkenberg
Force India/Mercedes
1m51.604s
 2.548s
 23
13
Felipe Massa
Williams/Mercedes
1m51.953s
 2.897s
 20
14
Pastor Maldonado
Lotus/Renault
1m52.125s
 3.069s
 25
15
Valtteri Bottas
Williams/Mercedes
1m52.146s
 3.090s
 19
16
Esteban Gutierrez
Sauber/Ferrari
1m52.171s
 3.115s
 15
17
Adrian Sutil
Sauber/Ferrari
1m52.237s
 3.181s
 22
18
Romain Grosjean
Lotus/Renault
1m52.906s
 3.850s
 26
19
Jules Bianchi
Marussia/Ferrari
1m54.113s
 5.057s
 15
20
Marcus Ericsson
Caterham/Renault
1m54.475s
 5.419s
 26
21
Kamui Kobayashi
Caterham/Renault
1m54.607s
 5.551s
 21
22
Max Chilton
Marussia/Ferrari
1m55.170s
 6.114s
 17


Treino Livre 2
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m47.490s- 25
2Fernando AlonsoFerrari1m47.623s 0.133s 28
3Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m47.790s 0.300s 28
4Kimi RaikkonenFerrari1m48.031s 0.541s 29
5Sebastian VettelRed Bull/Renault1m48.041s 0.551s 5
6Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m48.358s 0.868s 33
7Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m48.435s 0.945s 30
8Sergio PerezForce India/Mercedes1m48.653s 1.163s 30
9Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m48.751s 1.261s 30
10Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m48.770s 1.280s 31
11Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m48.800s 1.310s 33
12Romain GrosjeanLotus/Renault1m49.062s 1.572s 33
13Nico RosbergMercedes1m49.075s 1.585s 30
14Pastor MaldonadoLotus/Renault1m49.139s 1.649s 13
15Adrian SutilSauber/Ferrari1m49.170s 1.680s 34
16Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m49.290s 1.800s 36
17Felipe MassaWilliams/Mercedes1m49.361s 1.871s 29
18Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m49.971s 2.481s 28
19Jules BianchiMarussia/Ferrari1m50.612s 3.122s 24
20Max ChiltonMarussia/Ferrari1m51.558s 4.068s 21
21Kamui KobayashiCaterham/Renault1m52.075s 4.585s 33
22Marcus EricssonCaterham/Renault1m52.936s 5.446s 31

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Foto 393: Mosport

Jackie Stewart mostrando o caminho das pedras para Howden Ganley, durante o GP do Canadá de 1972 no belo circuito de Mosport.
O piloto neozelandês terminou na décima posição, duas voltas atrás de Jackie Stewart. Completaram o pódio o duo da Mclaren, Peter Revson e Denny Hulme.

sábado, 13 de setembro de 2014

Crash: Peugeot CRZ Cup - Magny-Cours

A prova aconteceu no fim de semana passado durante o Peugeot CRZ Cup, disputado no circuito de Magny-Cours.
E não foi uma boa idéia do piloto Pierre-Etienne atacar a zebra alta da curva Nurburgring, onde seu carro saltou, rodou e atravessou a pista, escapando de forma milagrosa de um bocado de carros que desviaram. Não teve a mesma sorte o piloto do carro #4 Pierre Sancinema, que pegou em cheio frontalmente.
Sancinema foi levado ao centro médico, onde passou por um check-up.

Foto 392: Laboratório

(Foto: Getty Images)
Após mais de um ano onde imagens, vídeos e textos percorreram o mundo sobre a sua criação, tivemos nas ruas de Beijing a largada da Fórmula-E. Foi um bom início da categoria destinada a carros elétricos com uma série de boas disputas, que resultaram em toques e também no acidente espetacular entre Nicolas Prost e Nick Heidfeild que duelavam bravamente pela liderança. No final, a vitória ficou de presente para Lucas Di Grassi.
Mas na verdade o texto não é apenas para falar da prova, e sim para destacar a idéia da categoria que é desenvolver ainda mais o conceito do carro elétrico para o futuro automotivo e também, porque não dizer, automobilismo de competição.
Entendo perfeitamente a maioria das pessoas olharem torto para esta categoria pelo simples fato dela ser de carros elétricos, afinal de contas fomos criados assistindo corridas com carros movidos à motor de combustão e com barulhos ensurdecedores. Comparo essa situação também quando o automóvel foi criado, e as pessoas que estavam inteiramente acostumadas com cavalos e carruagens terem visto aquilo com certo desdém. Tanto que um jornal - acredito que tenha sido francês - ter garantido que o automóvel jamais substituiria os cavalos. Bem, não só apenas o substituíram como também deram um bom descanso aos cavalos com o passar do tempo e belas carruagens foram virando peças de museus. Ah, os pobres cavalos devem ter agradecido a criação do automóvel...
Voltando aos dias atuais, acredito que o carro elétrico não irá substituir para já os carros de combustão no automobilismo, mas sim trabalhar em conjunto como já vem sendo feito há algum tempo no Mundial de Endurance e agora na Fórmula-1 com seus sistemas Híbridos. Mas se caso algum dia, viemos a enfrentar algo parecido como foi nos anos 70, na famosa Crise do Petróleo, não estranhe se alguém não hesitar em por carros 100% elétricos numa competição de alto nível.
Apesar de parecer estranho você ver uma corrida onde os pilotos precisam trocar de carro porque a bateria tem duração para apenas trinta minutos - a corrida tem 45 ao todo -, é de se esperar que com o passar tempo eles solucionem este probleminha e coloquem baterias cada vez mais duráveis em corridas e os pilotos não precisem mais pular de um carro para o outro durante o certame. O barulho, que mais parece uma furadeira, ainda é o que deixa o fã do automobilismo mais descontente, mas o que me chama mais atenção por ser algo bizarro, é o uso do Tweeter para que o piloto preferido de cada pessoa ganhe um booster durante a competição caso tenha mais menções.
Apesar de todas as controvérsias em torno dessa categoria, acredito que ela fará bem o seu papel que é desenvolver a tecnologia para a indústria automobilística. Afinal de contas, há anos que os estudos sobre os carros elétricos estão em andamento e agora, em pleno século XXI, onde filmes retratavam que esta seria uma época dominada por carros voadores - vejam bem -, os carros movidos a eletricidade começam a ganhar o seu espaço e certamente ganhará os seus entusiastas.
Para os demais, que torceram o nariz para esta categoria, eu os lembro que a grande contribuição do esporte à motor é exatamente essa: desenvolver a tecnologia para o uso da industria automobilística.
Foi assim lá no primórdios do carro à vapor, está sendo assim com o carro elétrico, e sempre será com qualquer outra tecnologia que for ser apresentada daqui algum tempó.
E o mundo não pára.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Vídeo: O retorno de Montezemolo, 1991

Numa altura em que assunto de hoje é a confirmação do boato da saída de Luca de Montezemolo do comando da Ferrari após quase 23 anos e que foi confirmado pelo mesmo, eis uma reportagem feita em 1991 quando foi confirmado o retorno do homem responsável pelo grande sucesso da "Rossa" nos anos 70 e voltaria para Ferrari como presidente.
A gestão de Montezemolo durante este período de duas décadas foi positiva. Assim como na década de 70, pegou a equipe totalmente desorganizada e a transformou em vencedora principalmente após a contratação do jovem Niki Lauda. Nos anos 90, repetiu o feito de duas décadas atrás ao trazer para o time Jean Todt - que havia feito um trabalho primoroso pela Peugeot ao vencer quatro mundiais de Rally e o Rally Paris-Dakar e mais duas conquistas nas 24 Horas de Le Mans - e mais tarde trazer a trinca Michael Schumacher, Ross Brawn e Rory Byrne que ajudou a elevar a Benetton ao patamar das grandes na F1. E os frutos disso foram muito bem colhidos na era dourada que a equipe teve nos anos 2000. Mas os últimos anos tem sido penosos para equipe e como em qualquer junção que tenha sido boa por um bom tempo, um hora o desgaste acabe aparecendo. Talvez tenha sido o melhor para ambos os lados.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Crash: Radical European Masters - Spa Francorchamps

Aquela velha história: se escapar na Eau Rouge, independentemente se seja por erro humano ou problema mecânico, as consequências tendem a ser das piores. E não foi diferente neste acidente que aconteceu durante a quinta etapa do Radical European Masters, quando o eixo traseiro esquerdo do Radical de Marcello Marateotto quebrou em plena subida da Eau Rouge.
Apesar do violento acidente, o piloto italiano foi levado ao hospital de Verviers onde foi liberado no domingo.
Aqui fica os links do site do Radical European Masters e do canal da categoria no Youtube.


Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...