segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vídeo: Largada do GP do Brasil, 1976

Que beleza de grid e que beleza de circuito. Belo vídeo da largada para o Grande Prêmio do Brasil de 1976 no saudoso e desafiador traçado de Interlagos.
Pode-se ver as arquibancadas cheias e uma galera na beira da pista, exatamente na entrada da reta dos boxes.
Ah, a vitória ficou com Niki Lauda que foi seguido por Patrick Depailler e Tom Pryce.

domingo, 21 de setembro de 2014

GP de Cingapura: Acima da média

Engraçado que após um ano em que Vettel fez dos demais gato e sapato nas ruas da mesma Marina Bay, passado este tempo a Red Bull se deparou com algo que ela fazia muito bem: que era trucidar seus adversários e agora isso é por conta de Hamilton.
Se havia alguma dúvida, pelo menos neste GP, se a Mercedes teria uma superioridade tão grande, Hamilton mostrou isso nas voltas após o SC e depois quando trocou pelos pneus macios, atacando e passando Vettel facilmente. Os tempos de volta variavam de dois a três segundos por volta, algo hipnotizante que fez lembrar exatamente o desempenho de Sebastian de um ano atrás, quando abria entre um, dois segundos para os adversários nessa mesma pista. Impressionantemente, por mais que seja uma corrida chata e uma pista pouco atraente, a pista parece expor as qualidades dos carros de forma clara. Se é bom, vai mostrar com clareza. Se for ruim, será uma confirmação também...
Descontando essa parte de superioridade, foi uma corrida importante para Hamilton que viu Rosberg ter uma dose cavalar de azar nesta etapa, e agora é o novo líder do mundial.
As últimas cinco etapas serão de tirar o fôlego para eles.

Sobre a corrida


Chata pra caramba. Aliás, algo que é normal naquela pista e nem mesmo o SC resolveu isso e as últimas voltas, que poderiam ser de grande emoção com a parada de box de Hamilton, esse resolveu o assunto em menos de duas voltas. Nem deu para animar...
Vettel fez a sua melhor apresentação no ano e chegou a liderar, pela primeira vez no ano, uma volta. Mas não pôde fazer nada frente a Hamilton.
Ricciardo enfrentou problemas de freios e mais tarde uma perda de potência, que pareceu ter se resolvido durante a prova.
Alonso teve o seu brilharete com voltas extremamentes velozes, mas fechou em quarto. Raikkonen lutou em meio do pelotão, contra Bottas e as duas Force India e acabou em oitavo. Ao menos mostraram um bom desempenho da Ferrari nesta pista, coisa que não deve acontecer em Suzuka.
As Williams fez até além do que se imaginava, por este ser uma pista que não "casa" com as características do carro. Massa ficou por um bom tempo em quinto, onde terminou e Bottas caiu na classificação, terminando em décimo.
O certo mesmo é que a briga ficará polarizada e ainda mais interessante entre Hamilton e Rosberg.

Foto 396: Great job, Audi!

Ufa... e bela corrida tivemos no Circuito das Americas e a Audi, assim como fora em Le Mas há três meses, levou a vitória com o R18 e-tron #2 de Fassler/ Lotterer/ Tréluyer, seguido pelo gemeo Audi #1 de Di Grassi/ Kristensen/ Duval. Para a Toyota, que estava irretocavelmente absoluta na primeira uma hora e meia, quando despencou a chuvarada que fez o seu castelinho desmoronar, restou apenas o terceiro lugar do TS040 #8 de Buemi/ Lapierre/ Davidson que chegou a ter hipóteses de vitória com aa sensacional recuperação de Sebastian Buemi na última hora de prova. O outro Toyota #7 ficou em sexto, há duas voltas do líder. A Porsche teve aqui a sua melhor apresentação no campeonato, com o bom desempenho do 919 Hybrid #14 de Jani/ Lieb/ Dumas e que por muito pouco não lutou diretamente pela vitória, já que Lieb começou a perder potência na última meia hora de prova quando estava em segundo. Eles terminaram em quarto e o #20, de Benhard/ Webber/ Hartley, fechou em quinto.
Mais uma vez a Audi mostrou a sua sabedoria nessas condições adversas, enquanto via os Toyotas e Porsches vendo o mundo girar no meio do aguaceiro, chamou os seus carros para o box, mas sem tempo acabaram parando na reta dos boxes quando foi acionada a bandeira vermelha.
Para a Toyota faltou o traquejo para trazer seus carros para box, uma vez q Lapierre e Wurz arriscaram mais uma volta e se deram mal. Tinham ritmo sufuciente para mais uma vitória - e quem sabe, uma dobradinha. E Porsche ainda tem muito o que resolver no seu 919 Hybrid em termos de confiabilidade, porque em velocidade é um bom carro.
Agora é esperar pelas 6 Horas de Fuji.

sábado, 20 de setembro de 2014

GP de Cingapura - Classificação - 14a Etapa

Talvez tenha sido uma das classificações mais interessantes do ano, exatamente pelo fato das Ferraris estarem em boa forma durante todos os treinos. Mas como tem sido de praxe, as Mercedes usaram suas reservas para garantir a primeira fila com Hamilton cravando a pole sobre Rosberg por milésimos. E digo que usaram suas reservas, porque as Red Bulls, em especial a de Ricciardo, esteve próximo de garantir a pole e sua marca ficou há um décimo da pole, enquanto que Vettel ficou há dois.
Os Ferraris foram bem, em visto do que apresentaram até aqui em classificações. Alonso e Raikkonen figuraram entre os primeiros nas duas primeiras partes do treino, mas ficaram para trás no Q3. Mas de todo modo foi um desempenho convincente neste circuito. Agora é ver o comportamento em corrida.
A Williams colocou os dois carros no Q3 e Massa conseguiu uma boa classificação, recuperando-se da má impressão que tinha ficado da sexta. Bottas sairá em nono.
De se destacar o trabalho de Kvyat com a Toro Rosso, ao botar o carro austro-italiano em décimo. Vergne já havia feito um trabalho muito bom desde os treinos livres livres, mostrando o quanto que o Toro Rosso está bem adaptado ao circuito de Marina Bay.

O que esperar da corrida
Apesar de apostar em uma vitória da Mercedes, não acho que será tão fácil. Red Bull está próxima e a Ferrari ainda dependerá muito do que o carro possa oferecer aos seus pilotos.
Portanto a corrida pode ser resolvida nos pit-stops, exatamente por essa prova ser muito agressiva para os pneus.
Como já disse, aposto numa vitória da Mercedes, mas não estranhe se caso vejam no alto do pódio um sorriso largo e cheio de dentes.

Grid de Largada para o Grande Prêmio de Cingapura - 14ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Lewis HamiltonMercedes1m45.681s-
2Nico RosbergMercedes1m45.688s0.007s
3Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m45.854s0.173s
4Sebastian VettelRed Bull/Renault1m45.902s0.221s
5Fernando AlonsoFerrari1m45.907s0.226s
6Felipe MassaWilliams/Mercedes1m46.000s0.319s
7Kimi RaikkonenFerrari1m46.170s0.489s
8Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m46.187s0.506s
9Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m46.250s0.569s
10Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m47.362s1.681s
11Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m46.943s1.262s
12Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m46.989s1.308s
13Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m47.308s1.627s
14Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m47.333s1.652s
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m47.575s1.894s
16Romain GrosjeanLotus/Renault1m47.812s2.131s
17Adrian SutilSauber/Ferrari1m48.324s2.643s
18Pastor MaldonadoLotus/Renault1m49.063s3.382s
19Jules BianchiMarussia/Ferrari1m49.440s3.759s
20Kamui KobayashiCaterham/Renault1m50.405s4.724s
21Max ChiltonMarussia/Ferrari1m50.473s4.792s
22Marcus EricssonCaterham/Renault1m52.287s6.606s

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Foto 395: E lá vem a Toyota...

E terminou por agora a definição da pole em Austin e por mais que os desempenhos nos treinos livres apontassem a Audi como a favorita a pole - e primeira fila -, foi a Toyota, com o carro #8 de Buemi/ Lapierre/ Davidson, que levou a pole após desbancar as duas Porsches da primeira fila. Quanto a Audi, o #2 ficou em quarto e o #1 em sexto. Mas talvez o carro de Kristensen/ Di Grassi/ Duval suba uma posição caso o Toyota #7 de Wurz/ Conway/ Sarrazin seja punido devido bloquear algum concorrente durante a classificação.
Descontando o pole, que ficou na casa de 1'49"093; o segundo 1'50"283 e o sexto, que marcou 1'51"456, os outros três ficaram separados por décimos ou até milésimos, sendo que suas voltas ficaram na casa de 1'50"3. Uma classificação bem interessante.
Vendo por este lado, é possível que o Toyota faça o trabalho de coelho, enquanto que os demais vão para uma briga de foice que promete e muito. Mas não estranhe se algum Porsche acompanhar o ritmo do TS040 #8. Para o restante dos LMP1 de fábrica, restará apenas ver o que vai sobrar para eles.
Deverá ser uma grande corrida amanhã no COTA.

Crash: Continental Tires SportsCar Challenge - Austin 2014

Não deve ser nada agradável perder o freio num carro, ainda mais num de corrida e num local onde está quase cercado por outros competidores. Talvez essa tenha sido a sensação de Tim Bell em tentar parar o seu Nissan 350Z, quando este escapou em linha reta e batendo forte contra a proteção de pneus.
Sobre o piloto, nenhuma informação até agora.

Foto 394: Um duelo em Austin

Os Audis aparecem como grandes favoritos a vitória em Austin
(Foto: John Dagys)
Interessante estes três treinos livres em Austin, onde será disputado a quarta etapa do WEC, as 6 Horas de Austin. A Audi dominou amplamente o primeiro e terceiro treinos livres, sempre colocando seus dois carros no topo da tabela de tempos. O segundo treino ficou por conta da Toyota, que posicionou o seu carro #8 na primeira posição após uma prática que foi relizada em condições mutáveis. Enquanto que se acena para mais um duelo particular entre Toyota e Audi, a Porsche continua trabalhando na "calada" tanto que a melhor posição da equipe nestes treinos foi do carro #20 na primeira prática.
Para a disputa da pole, que terá o seu início à partir das 18 horas (horário de Brasília), não vejo como esta posição fugir das mãos da Audi. Mas é claro que não podemos descartar em hipótese alguma a Toyota, principalmente com o carro #8 de Anthony Davidson/ Nicolas Lapierre/ Sebastian Buemi, que mostraram já o seu valor em Le Mans este ano com a sua fabulosa recuperação, e que vem muito bem nestes treinos em Austin sendo o melhor dos dois Toyotas em duas oportunidades. A Porsche também já mostrou o quanto que pode em classificações este ano, ao cravar a pole em Spa e brigar fortemente contra a Toyota pela posição de honra em Le Mans.
Para a corrida, já acredito que as coisas não serão tão fáceis assim, principalmente para os Toyotas que nitidamente tem um ritmo de corrida superior ao dos dois fabricantes alemães. A Audi aparece forte - como está sendo visto até aqui - e a Porsche ainda é aquela incógnita que dependerá de erros e problemas mecânicos dos carros rivais para conseguir algo a mais nesta etapa americana.
Mas de toda forma, como nas outras três etapas disputadas até aqui, a disputa será ferrenha. E após três meses de recesso, será uma grande oportunidade de ver quem ganhou e quem perdeu com essa longa parada.

Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972

  (Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...