sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Foto 885: Ronnie Peterson, 24 Horas de Le Mans 1970

Ronnie Peterson nas 24 Horas de Le Mans de 1970: única participação

Ronnie Peterson durante o fim de semana das 24 Horas de Le Mans de 1970. Na foto, o sueco com a Ferrari 512S #7 da equipe oficial da Ferrari (SEFAC Ferrari) na freada para Arnage. Na ocasião ele dividiu o carro com Derek Bell, mas não tiveram grande sorte ao abandonarem na 39ª volta após um problema na válvula. Foi a unica aparição de Ronnie em Sarthe.

O piloto sueco ainda teve outras oportunidades de participar das 24 Horas de Le Mans, mas por alguns infortúnios acabou por não acontecer: em 1969 foi escalado como reserva nos carros da Scuderia Filipinetti; em 1971 esteve na lista de reserva pela mesma Scuderia Filipinetti, onde dividiria o Ferrari 512M com Jean Pierre Jabouille; e a última possibilidade foi em 1972 quando estava a serviço da Ferrari, onde conduziria uma 312PB com Tim Schenken e Mario Andretti, mas a inscrição foi retirada. 

Naquele mesmo ano de 1972, Ronnie esteve a serviço da Ferrari no Mundial de Marcas onde pilotou o Ferrari 312PB junto de Tim Schenken. A dupla conseguiu duas vitórias naquela temporada: nos 1000Km de Buenos Aires e nos 100Km de Nurburgring. 

Hoje completa exatos 42 anos da morte de Ronnie Peterson, após o terrível acidente de um dia antes no GP da Itália de 1978. 

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Foto 884: A primeira em Monza

 

(Foto: Alpha Tauri/ Twitter)


A vitória de Pierre Gasly nesse último domingo passa a ser uma dos melhores momentos da Fórmula-1 nos últimos anos. Uma vitória carregada de emoções e revitalizante para um piloto que passou por maus bocados em 2019 até o seu heroico pódio em Interlagos naquele ano.

Por outro lado, a sua conquista o coloca na lista de pilotos que venceram seu primeiro GP na Fórmula-1 no solo sagrado de Monza. Ele é o oitavo piloto a conseguir essa façanha e agora vamos aos outro sete que compõe esse grupo.

 


1960 – Phil Hill –
O campeonato daquele estava totalmente nas mãos das equipes britânicas, tendo vencido as oito primeiras etapas das dez programadas para aquele mundial. Para o GP da Itália, o traçado escolhido foi o completo – com a utilização do anel externo da pista de Monza. O piso de concreto utilizado na bancada do oval prejudicava bastante a performance dos carros ingleses – por causa dos fortes solavancos – e nisso acabou que as equipes oficiais da Lotus, Cooper e BRM se retiraram daquela etapa e apenas os Cooper de propriedade de alguns pilotos particulares é que participou.

Foi a deixa para a Ferrari chegar a sua primeira e única vitória naquele ano: inscreveu quatro carros, sendo três D246 para Phil Hill, Richie Ginther e Willy Mairesse e uma 156P de motor traseiro para Wolfgang Von Trips.

Hill largou da pole (a primeira dele) e passou para vencer pela primeira vez na Fórmula-1 após duelar com Ginther, que terminou em segundo e Mairesse em terceiro. Ele tornou-se o primeiro americano a vencer uma corrida oficial na Europa após 40 anos, quando Jimmy Murphy venceu o GP DA França de 1921 em Le Mans pilotando um Duesenberg. Foi também a última conquista de um carro com motor dianteiro na Fórmula-1.

Phil repetiria a vitória em Monza um ano depois, no trágico GP de custou a vida de Von Trips e que era seu rival na disputa pelo titulo em 1961. Hill acabou por ser o campeão.

 


1965 – Jackie Stewart
– A temporada de 1965 levava a marca de Jim Clark e Lotus, que até ali tinha vencido seis vezes no mundial – e ainda carregava a fabulosa conquista da Indy 500. Em Monza a batalha foi inteiramente entre os pilotos britânicos onde Clark, Graham Hill, Jackie Stewart (estes dois com a BRM) e uma rápida intervenção de John Surtees (Ferrari), deu o tom naquela corrida regada ao uso do vácuo com as constantes trocas na liderança entre Clark, Hill e Stewart até a 57ª volta quando Jackie assumiu a liderança de vez.

Jim Clark abandonou na volta 63 por problemas de vazamento de óleo e deixou a disputa para Jackie e Hill, com o inglês ainda incomodando o escocês em algumas oportunidades. Mas Stewart reassumiria a liderança de vez na volta 74 para vencer seu primeiro GP na Fórmula-1.



1966 – Ludovico Scarfiotti –
O piloto italiano era um dos melhores de sua geração naquela década de 60, tendo vencido provas no Mundial de Marcas – incluindo a conquista nas 24 Horas de Le Mans de 1963 com Lorenzo Bandini pilotando pela Ferrari – e também com dois títulos no Campeonato Europeu de Subida de Montanha em 1962 e 1965.

Scarfiotti tinha feito já algumas provas na Fórmula-1, tendo estreado no GP da Holanda de -1963 onde terminou em sexto e participou, também, de algumas provas extra-campeonato incluindo a famosa corrida em Syracuse no ano de 1967 onde ele dividiu a conquista com seu companheiro de Ferrari Mike Parkes após terem cruzado a linha de chegada juntos, computando a mesma velocidade (182,90 KM/H) e cravando um incomum empate.

No GP da Itália de 1966 Scarfiotti largou da segunda posição, com a pole ficando para seu companheiro de Ferrari Mike Parkes – que marcava a sua primeira pole na categoria. Após uma má largada que o jogou para sétimo, Ludovico escalou o pelotão aos poucos para assumir a liderança na 13ª volta e perde-la momentaneamente na 27ª passagem para Mike Parkes e recuperá-la em seguida, para se tornar o primeiro italiano a vencer o GP da Itália desde Alberto Ascari, que havia vencido em 1952 também pela Ferrari. E agora era vez de Ludovico herdar essa marca, ao ser o último italiano a vencer o GP italiano e com Ferrari.

Scarfiotti morreria dois anos depois numa prova de Subida de Montanha em Berchtesgaden (ALE) ao volante de um Porsche 910 durante os treinos.

 


1970 – Clay Regazzoni –
Vencer pela Ferrari é sempre um previlégio. Se for pela primeira vez, engrandece o piloto, mas se este pacote for todo num GP da Itália em Monza, eleva o piloto a imortalidade junto aos Tiffosi. Para o novato Clay Regazzoni, que passou parte daquele ano revezando o volante do 312B com o também novato Ignazio Giunti, a corrida foi um dos grandes presentes na sua carreira.

Apesar de todo clima tenso pela morte de Jochen Rindt durante os treinos, a corrida aconteceu e Regazzoni estava num ótimo terceiro lugar – com seu companheiro de Ferrari, Jacky Ickx, na pole e Pedro Rodriguez (BRM) em segundo.

As primeiras trinta voltas foram uma batalha visceral que envolveu Ickx, Rodriguez, Regazzoni, Jackie Stewart, Jackie Oliver e Denny Hulme no revezamento pela liderança, mas a partir da 31ª volta Stewart passou a batalhar exclusivamente com Regazzoni.  A partir da volta 54, Clay assumiu de vez a liderança para conquistar a sua primeira vitória na Fórmula-1 e ver a pista de Monza se transformar num mar de Tiffosi que agora tinham um novo ídolo.

Regazzoni ainda venceria em Monza cinco anos depois, quando levou o GP da Itália de 1975 com a Ferrari.




1971 – Peter Gethin –
Poderia um piloto sair de uma posição de meio de grid e vencer em Monza? Com um bom carro e conseguindo usar bem o beneficio do vácuo, essa chance cresceria consideravelmente.  Peter Gethin (BRM) marcou apenas o 11º tempo naquele grid para o GP da Itália que teve como pole Chris Amon com a Matra. Mas o britânico soube usar bem o turbilhão de vácuo em Monza naquele dia.

A corrida foi uma das mais disputadas da história, onde os seis primeiros passaram a corrida separados por meros meio segundo. Clay Regazzoni, Ronnie Peterson, Jackie Stewart, François Cevert, Mike Hailwood, Jo Siffert e Chris Amon foram os pilotos que trocaram a liderança até a 51ª passagem até que Peter Gethin, que havia ficado a corrida toda comboiando este grupo, começou a escalar o pelotão até chegar à liderança na volta 52. Ele perderia a liderança na passagem 54, mas recuperaria na volta 55 para vencer o seu único GP com a apertada vantagem de um centésimo para Ronnie Peterson.

A média horária alcançada por Peter Gethin foi de 242.616 KM/H . Em termos de comparação, naquele mesmo ano, Al Unser venceu a Indy 500 com a média de 253.850 KM/H.



2001 – Juan Pablo Montoya –
A fama do colombiano já estava em alta quando o GP da Itália daquele ano foi realizado. Sua coragem frente aos demais e, principalmente, Michael Schumacher, chamava atenção e credenciava o jovem piloto a ser um dos grandes astros.  

Aquele GP da Itália foi realizado sob forte tensão após o ataques as torres gêmeas em Nova York (11 de setembro) e do grave acidente sofrido por Alessandro Zanardi um dia antes na etapa de Lausitzring válida pelo campeonato da CART.

Montoya largou da pole e viu em Rubens Barrichello (Ferrari) e no seu companheiro de Williams, Ralf Schumacher, seus dois grandes opositores naquela edição. Juan Pablo acabou por vencer a corrida, com uma margem de cinco segundos sobre Rubens e dezessete sobre Ralf.

Montoya voltaria a vencer no circuito em 2005, pela Mclaren.



2008 – Sebastian Vettel –
A estrela em ascensão do automobilismo alemão teve seu dia de rei em Monza ao cravar a pole em condições bem adversas, onde a chuva foi constante. Na corrida, a soberania do jovem Sebastian Vettel continuou e ele liderou quase todas as voltas, perdendo a liderança por apenas quatro voltas para Heikki Kovalainen (19-22) e retomando para vencer de modo convincente pela primeira vez na categoria – e também para a então jovem equipe Toro Rosso, que havia surgido do que era a Minardi.

Essa conquista de Vettel o credenciaria para a equipe principal, a Red Bull, em 2009, onde ele veio conquistar seus quatro campeonatos consecutivos (2010-13) e tornar-se um dos grandes da categoria.  

domingo, 6 de setembro de 2020

GP da Itália: Quando Monza escolhe os seus

Pierre Gasly após a sua grande vitória em Monza
(Foto: James Moy)


É verdade que circuitos clássicos oferecem quase que sempre uma boa dose de emoções e surpresas. Tudo bem que nem sempre é assim, mas em algumas situações as coisas desenrolam de forma abrupta e mexem com o Status Quo para que o imponderável se aproprie de tal situação. O circuito de Monza, com seus quase 100 anos de existência, está no panteão daqueles locais "que escolhem seus vencedores" ao lado de seus co-irmãos Indianápolis e Le Mans, onde nem sempre o certo é dado como vencedor.
Dificilmente ninguém apostaria em Pierre Gasly hoje para ganhar em Monza e muito menos numa disputa com Carlos Sainz para ver quem ganharia seu primeiro GP na categoria. E essa aposta seria ainda mais doida se alguém dissesse que Hamilton lideraria com folga as primeiras voltas e tomaria um Stop&Go por ter entrado nos boxes quando este estava fechado após o carro de Magnussen ter parado ali próximo da entrada. Pior: que a corrida teria uma bandeira vermelha por causa do enorme acidente de Charles Leclerc após a relargada, quando perdeu o controle de sua Ferrari e bateu na Parabólica. Para a Ferrari foi mais um final de semana infernal, com ritmo muito abaixo e com seus dois pilotos ficando de fora - Vettel por problemas nos freios já nas primeiras voltas e o acidente de Charles.
A nova largada, com os carros parados, deu uma outra perpectiva com a ida de Hamilton aos boxes para pagar a sua punição - e ainda recuperar-se para chegar em sétimo, mostrando que tinha equipamento suficiente para vencer com folga em Monza. Lance Stroll parecia ser o cara do momento, mas um misto de má largada com escapa logo após a segunda partida, jogou por terra a chance de ganhar pela primeira vez na Fórmula-1. Melhor para Pierre Gasly que assumiu a liderança e conseguiu gerir bem a distância para Carlos Sainz, que ainda chega próximo, para vencer uma corrida histórica para ele e a Alpha Tauri que repetiram o feito de Vettel e Toro Rosso que venceram ali 12 anos atrás com exibição de gala. Foi também a primeira conquista de um piloto francês desde Olivier Panis, que venceu o caótico GP de Mônaco de 1996.
Para Pierre Gasly, que passou por todo aquele inferno astral, a sua conquista foi uma das melhores voltas por cima que poderia acontecer a um piloto, já iniciado no seu lendário pódio no GP do Brasil de 2019. A sua imagem, sentado no pódio, é sem dúvida de ter tirado um peso gigantesco, misturado com várias emoções e alívio. E claro, as lembranças do amigo Anthoine Hubert deve ter vindo com total força. Sem dúvida o momento mais belo desta temporada.
Se existe um jeito de calar os críticos - e seus algozes - ela foi feita da melhor forma hoje em Monza.

Foto 883: Clay Regazzoni, GP da Itália 1970


(Foto: Motorsport Images)

(Foto: Bernard Cahier)


Um dos grandes momentos de Monza, apesar de tudo.
Na primeira foto, o então novato Clay Regazzoni, entrou para imortalidade junto a Ferrari ao vencer o GP da Itália um dia após o trágico acidente que vitimou Jochen Rindt. Naquele mesmo fatídico dia 5 de setembro, foi o aniversário de Regazzoni que chegava aos 31 anos.
Na segunda foto, registro de Bernard Cahier, uma dos momentos que melhor simbolizam o que é o GP da Itália: a famosa invasão de pista, seja ela com vitória ou não da Ferrari, mas acontecerá e se for com vitória da Rossa - como no caso, a festejarem a conquista de Regazzoni- , certamente será ainda mais emblemática. É uma das melhores fotos de sempre da Fórmula.
Hoje completa exatos 50 anos deste feito.

sábado, 5 de setembro de 2020

Video: 24 Horas de Le Mans 1965 (Momentos Finais)

Os últimos minutos daquela que foi as 24 Horas de Le Mans de 1965, com o Ferrari #21 250LM d da NART (Nort American Racing Team), pilotado por Masten Gregory e Jochen Rindt que veio a conquistar aquela edição.
A principio essa corrida prometia um grande duelo entre Ferrari e Ford, com esta última trazendo seus GT40 revisados para tentar o assalto a grande prova do endurance mundial. Mas, assim como em 1964, na sua primeira tentativa, os seis Ford GT40 já estavam fora de combate com sete horas de prova pelos mais variados problemas. A Ferrari, com seus três 330 P2 Spyder oficiais, também não tiveram vida longa abandonaram já próximo do fim.
Mas ao menos, os Ferrari particulares honraram a marca: além da conquista da NART com o 250LM, outro Ferrari do mesmo modelo inscrito pela Pierre Dumay ficou em segundo (com Pierre Dumay e Gustave "Taf" Gosselin pilotando) e na terceira posição um Ferrari 275 GTB da Ecurie Francorchamps (conduzido por Willy Mairesse e Jean Blaton).
Essa corrida marcou a última conquista da Ferrari na geral em Le Mans. Por outro lado, foi a primeira da Goodyear em Sarthe.
Para Jochen Rindt, foi o seu melhor resultado em Sarthe. Ele disputou quatro edições das 24 Horas de Le Mans entre 1964 e 1967, tendo abandonado três vezes (64, 66 e 67) e pilotando por Ferrari (64 e 65), Ford (66) e Porsche (67).
Hoje completa exatos 50 anos da morte do austríaco, acidentado durante os treinos para o GP da Itália de 1970. Ao final da temporada foi coroado campeão post-mortem daquela temporada da Fórmula-1.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Foto 882: Lembranças

A grande equipe: os anos 90 foi a grande década da Williams.
Na foto, a equipe em Hockenheim em 1992.
(Foto: Autosport)



Confesso que não iria escrever sobre a Williams por agora. Tinha deixado essa missão assim que o mundial fosse encerrado, esperando que a equipe ainda pudesse conquistar ao menos um ponto para que fechasse essa passagem de bastão de forma honrosa. Mas não deu tempo. O anúncio do desligamento da família da equipe Williams imediatamente após o GP da Itália deste final de semana, pegou todo mundo de surpresa –algo que poderia acontecer, até com certa naturalidade, no apagar das luzes do mundial deste ano. Chega ser estranho, mas você cria laços e com uma noticia dessas, automaticamente, surgem as boas lembranças.

Do alto dos meus nove anos de idade em 1992, a Williams era equipe a equipe do momento. Tal qual a Mercedes nos dias atuais, ficava impressionado como Nigel Mansell tirava vitórias fáceis do bolso e abria uma eternidade de tempo contra quem fosse. Até mesmo Ricardo Patrese não era páreo para o “Leão”, como ficou bem demonstrado no GP da Grã Bretanha daquele ano quando Mansell abria distância para o italiano tendo o mesmo equipamento . Em torno de seis ou sete voltas, Nigel já levava nove ou dez segundos de vantagem sobre Ricardo e a conta foi aumentando até que ao final do GP o inglês venceu a corrida com incríveis 39 segundos de vantagem sobre Patrese. Uma exibição para lá de dominadora que contribuiu muito para sintetizar o que era aquela Williams – que o Ayrton tão bem apelidou de “carro de outro planeta”. Essa demonstração de força continuou por 1993, teve uma pausa - trágica - em 1994 e 1995 (dois anos interrompidos pelo talento estelar de Michael Schumacher) e retomado com Damon Hill em 1996 e por último com Jacques Villeneuve em 1997. Apesar de na época nem imaginarmos, mas era o fim de uma época vitoriosa para a equipe de Frank Williams iniciada em 1980.

A grande história de garra de Frank Williams em erguer a sua equipe é que cativa. E isso fica ainda mais forte quando foi afastado por Walter Wolf do controle da primeira encarnação da equipe – a Frank Williams Racing Cars – e retorna em 1977 com a Williams Grand Prix Engineering para trilhar um caminho de sucesso que começaria já em 1979, com a primeira vitória, e depois seria coroada com os títulos de pilotos e construtores em 1980. Daí em diante, sempre tendo Patrick Head no comando técnico e Frank no da equipe, a Williams passou a ser a grande força da categoria até os anos 90.

Imagino como deve ter sido para o fã da Tyrrell, aquele que acompanhou a equipe desde os tempos de ouro com os títulos de Jackie Stewart, quando esta fechou as portas ao final de 1998 para dar lugar a BAR que comprara a equipe meses antes. Sem dúvida alguma, as lembranças dos bons tempos da equipe chefiada por Ken Tyrrell devem ter aflorado de forma natural e forte. E deve ter sido assim com equipes como a Lotus e Brabham, que também conquistaram suas legiões de fãs e que sumiram quando estavam definhando do meio para o fundo do grid, tentando se equilibrarem em orçamentos cada vez mais apertados frente uma Fórmula-1 que já era incrivelmente faminta por dinheiro.

A Williams, como tão bem conhecemos, assistiu a todas as transformações que a categoria passou e sobreviveu bem, mas como quase tudo nessa vida, chegou a hora de se despedir. O nome Williams continuará lá – até quando os novos donos quiserem – mas a presença da família não fará mais parte do dia a dia e infelizmente não veremos outra renascença como aquela de 1977. Mas os grandes momentos da equipe ficarão para sempre.

A página final das equipes garagistas, que ajudaram a formar a Fórmula 1, foi encerrada.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Foto 881: Fritz




Não devia ser comum um piloto novato chamar atenção de um campeão do mundo de Fórmula-1. Este campeão, sendo naquele momento, o detentor de cinco títulos mundiais, tornava qualquer descoberta valiosa e seja quem fosse o escolhido, certamente as pessoas olhariam com mais atenção. Quando o jovem Fritz D’Orey chamou atenção de Juan Manuel Fangio no I Triangular Sulamericano, realizado em Interlagos no ano de 1958, abriu-se uma importante porta para que o paulistano pudesse mostrar o seu talento que já era bem conhecido pelos entusiastas do automobilismo nacional.

Apesar de meteórica, fazendo sua estréia – com vitória numa prova de 15 voltas em Interlagos destinado a pilotos iniciantes – em 1955 após comprar um Porsche Spyder das mãos de Chico Landi e que pertenceu a Hans Von Stuck, Frederico José Carlos Themudo D’Orey começou a se firmar como um dos grandes nomes do automobilismo nacional. Mas foi em 1958 que o paulistano passou a domar as competições ao derrotar grandes nomes do automobilismo nacional como Celso Lara Barberis, Camilo Christófaro, Cyro Caires em categorias como o Campeonato Paulista de Automobilismo e também o Campeonato Brasileiro de Automobilismo. Foi neste mesmo ano que aconteceu o I Triangular Sulamericano em Interlagos onde ele desafiou Jose Froilan Gonzalez e por muito pouco não venceu, mesmo tendo dominado amplamente a competição com direito a quebra de recorde por parte do brasileiro, ao desbancar a melhor marca de Gonzalez  (3’47’’4) com uma volta em 3’42’’5 pilotando uma Siderato Ferrari. Infelizmente problemas mecânicos o tiraram da luta pela vitória, mas fez uma grande recuperação para terminar em quarto. Foi a deixa que Juan Manuel Fangio precisou para recrutar o jovem brasileiro para a sua equipe Centro-Sud que contava com pilotos argentinos e uruguaios – e agora com o brasileiro Fritz.

Voltou a impressionar no GP de Buenos Aires de 1959 quando estava liderando, mas a quebra de um dos eixos o deixou a pé quando faltava seis voltas para o fim. Sob a batuta de Fangio, foi para a Europa onde testou a Maserati 250F em Modena e em 5 de julho fez a sua estréia na Fórmula-1 ao comando da 250F da Centro-Sud. Largou em 18º e terminou em 10º, com dez voltas de desvantagem para o vencedor Tony Brooks da Ferrari. Para Fritz, essa corrida ficou marcada por um entrevero com Stirling Moss: em um dos estágios, quando estava para tomar uma volta de Moss, ele fez sinal para que o inglês o ultrapassasse e numa das fortes freadas após uma das longas retas do circuito de Reims, Moss acabou escapando e rodando – Stirling ainda retornou para a corrida e foi desclassificado mais tarde por ter recebido ajuda externa para retornar. Fritz ainda participou de outros dois GPs naquele ano, mas sem completar os GPs da Grã-Bretanha e dos EUA, quando pilotou um TEC-MEC F415 de motor Maserati inscrito pela equipe Camoradi. Um dia antes, na mesma Sebring, mas pela Fórmula Júnior, ele foi segundo na corrida com um Stanguelini. Ele ainda teve outras vitórias importantes naquele ano de 1959 quando venceu o GP de Messina pilotando uma Ferrari (com Christian Heins em segundo); ganhou o GP de Cadur na Fórmula Júnior.

As boas prestações de Fritz D’Orey lhe renderam a oportunidade de correr pela equipe oficial da Ferrari no Mundial de Carros Sport em 1960. Fez as 12 Horas de Sebring daquele ano com uma Ferrari 250GT SWB inscrito William Sturgis. Dividindo essa Ferrari com Bill Sturgis, eles terminaram na sexta colocação na geral e ficaram em quarto na classe para carros de 3.000cc. Infelizmente a sua carreira foi interrompida nos treinos para as 24 Horas de Le Mans, quando a sua Ferrari 250GT SWB da Scuderia Serenissima – que ele compartilhava com os italianos Carlo Maria Abate e Gianni Balzarini – foi fechada em plena Maison Blanche pelo Jaguar E-Type 2A Prototype do americano Walt Hansgen – com o qual, segundo o próprio Fritz, teve um desentendimento na corrida de 1959 de Fórmula Junior em Sebring – e com isso o Ferrari de D’Orey acabou escapando para fora da pista e batendo contra uma árvore, que dividiu o carro ao meio e deixando o piloto brasileiro gravemente ferido – e com grave traumatismo craniano. Ficou vários dias em coma e oito meses internado e logo após, acabou encerrando a sua carreira de piloto e passou a se dedicar ao ramo da construção civil.

A carreira de Fritz D’Orey podia ter sido a que alavancaria o sucesso de pilotos brasileiros no exterior. Sua pilotagem agressiva e espetacular chamava bastante atenção e impressionava os melhores ases de seu tempo, como Fangio e Gonzalez e certamente ele seria um dos grandes do automobilismo internacional naqueles anos 60. Mas infelizmente isso não foi possível e o que ficou foi apenas essa forte impressão.

Fritz D’Orey morreu hoje em Cascais, Portugal, aos 82 anos após lutar contra um câncer.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...