domingo, 22 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: Final



Com uma última hora apenas para "trazer as crianças para casa", terminou a 89ª edição das 24 Horas de Le Mans com mais vitória para a coleção da Toyota que já soma quatro vitórias consecutivas e, também, abrindo a nova era dos Hypercars em Sarthe - que terá em breve os LMDh para medir forças. O Team WRT teve um gosto agridoce neste final: vence na LMP2 logo na sua primeira aparição, mas perde a chance de uma dobradinha quando líder #41 fica pelo caminho nos S da Dunlop com problemas e a vitória fica para o #31; e a AF Corse dominou nas duas classes de GT e venceu com autoridade seus adversários.

Esta última postagem é apenas para agradecer a todos que passaram aqui e leram um pouco sobre esta magnifica prova do endurance mundial. 

É sempre bom testemunhar e ajudar a documentar, pelo menos com um pouco, sobre uma prova dessa magnitude. 

A resenha final sobre essa sairá em breve.

Obrigado a todos!

Abaixo os vencedores de cada classe


 Os Vencedores


HYPERCAR: #7 Toyota GR010 Hybrid (Mike Conway/ Kamui Kobayashi/ Jose Maria Lopez)

LMP2: #31 Team WRT Oreca 07 - Gibson (Robin Frijns/ Ferdinand Habsburg/ Charles Milesi)

LMGTE PRO: #51 AF Corse - Ferrari 488 GTE Evo (Alessandro Pierguidi/ James Calado/ Côme Ledogar)

LMGTE-AM: #83 AF Corse - Ferrari 488 GTE Evo (François Perrodo/ Nicolas Nielsen/ Alessio Rovera) 

89ª 24 Horas de Le Mans: 23ª Hora

 

O Glickenhaus #709, que ocupa a quarta posição no Hypercar, e o #29 do Racing Team Nederland
que está em 13º na LMP2 e em 3º na LMP2 PRO-AM

Houve uma pequena oportunidade de duelo pela liderança na LMP2 quando o #41 do Team WRT saiu logo a frente do seu gêmeo #31 num dos pit-stops. Eles chegaram batalhar até metade da Hunaudiéres até que o #41 conseguiu abrir vantagem e sustentar a primeira posição. A terceira colocação na classe é o #28 da JOTA Sport. 

O #21 da Dragonspeed apresentou problemas e acabou indo para os boxes, onde se encontra até o momento. 

O Porsche #91 escapou forte nas chicanes Ford e destruiu toda seção traseira do carro. 

Nas demais classes as 3 primeiras posições de cada uma delas se mantem as mesmas e com boa distância do líder para o segundo, o que significa que apenas grandes problemas é que pode tirar dos líderes a vitória nessa edição. 

Estamos a um hora para o final das 24 Horas de Le Mans.

89ª 24 Horas de Le Mans: 22ª Hora

 

O #41 do Team WRT que se encontra em segundo na LMP2

A única grande ocorrência desta 21ª hora ficou por conta do Ferrari #85 da Iron Dames que escapou no final dos S da Dunlop bem na frente de um dos Toyotas e de outros carros que vinha a seguir, mas conseguiram controlar o carro e voltar para a prova a salvo.

Neste momento começam as movimentações nos boxes para as penúltimas paradas de box e também de troca de turnos. As três primeiras posições em cada classe se mantem inalteradas em relação a última hora. 

Como novidade, é a chegada do Glickenhaus #709 ao quinto lugar na geral após ter passado toda a prova em recuperação após o enrosco da largada. 

Faltam duas horas para o término da prova. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 21ª Hora

 

O Aston Martin #777 da D'Station Racing ocupa a sexta posição na LMGTE-AM

Esta 21ª hora foi das mais tranquilas. Todas as classes mantiveram os três primeiros das horas anteriores. Na LMGTE-PRO, onde havia a esperança de alguma disputa pela liderança, a diferença entre o #51 da AF Corse e o Corvette #63 subiu para os 41 segundos. Talvez haja algum duelo entre os dois Porsches da GT Team pelo terceiro lugar - já que na hora anterior eles já se confrontaram. 

Nos Hypercar a Toyota comanda com tranquilidade, com o #7 na liderança e o #8 em segundo. A Alpine está em terceiro com o #36. A Glickenhaus tem o #708 em quarto e o #709 em sétimo na geral, tentando alcançar os dois carros da WRT que vão a sua frente. 

O Team WRT está da mesma forma que a Toyota, ao liderar a LMP2 com toda tranquilidade: o #31 tem mais de 1 minuto sobre o seu companheiro #41 e em terceiro aparece o JOTA Sport #28.

Na LMGTE-AM a liderança neste momento pertence ao Aston Martin #33 e ele leva uma boa diferença sobre o #83 da AF Corse que está em segundo. A terceira posição é do #80 da Iron Lynx. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 20ª Hora

 

O Corvette #63 está em segundo na LMGTE-PRO

Esta 20ª hora foi inciada com uma forte escapada do #29 do Racing Team Nederland na Tertre Rouge e que por muito pouco não foi acertado por um dos carros da JOTA Sport. Azar também para o #82 da Risi Competizione que foi para os boxes com o motor fumaçando. A LMP2 continua com a liderança confortável do Team WRT , com #31 liderando o #41. O #28 da JOTA Sport é o terceiro. 

Nos Hypercar a Toyota continua na frente com o #7 - que chegou escapar a entrada dos boxes quando vina para sua habitual parada - e o #8 em segundo. O Alpine #36 está em terceiro com quatro voltas de atraso. 

Na LMGTE-PRO o #51 da AF Corse continua na liderança com uma diferença estabilizada de 19 segundos sobre o Corvette #63. A terceira posição é do Porsche #92.

Na LMGTE-AM a trinca de sempre: o #83 da AF Corse na liderança, o #33 da TF Sport na segunda colocação e o #80 da Iron Lynx em terceiro.

89ª 24 Horas de Le Mans: 19ª Hora

 


As fotos do amanhecer em Le Mans são sempre as melhores... Existe uma pequena esperança de batalha na LMGTE-PRO, onde o Corvette #63 está com 19 segundos de atraso para o líder #51 - que foi aos boxes para reparos, mas sem perder a liderança. Enquanto que na mesma classe, os Porsche da GT Team estavam próximos de entrar numa disputa pela terceira posição. 

Na LMGTE-AM, que ainda tem as três primeiras posições sem alterações, houve dois contratempos para para participantes dessa classe: o #88 da Dempsey-Proton Racing teve mais uma vez o pneu furado e o #71 da Inception Racing ficou encalhado na brita da Dunlop após escapar. 

As demais posições nas outras classes não tiveram mudanças. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 18ª Hora

 

O #34 da Inter Europol Competition que ocupa a quinta posição na LMP2

Esta hora parecia bem mais sonolenta que o normal até que o Toyota #8 teve um apagão que o fez andar lento por alguns metros após a curva Mulsanne. O carro foi reiniciado e voltou a velocidade normal. Apenas mais um susto para a Toyota em Sarthe, onde ela tem o #7 na liderança e o #8 agora quase uma volta atrás na classe Hypercar. Essa classe ainda teve um duelo muito bom entre o Glickenhaus #708 de Olivier Pla e o Alpine #36 de André Negrão. O brasileiro conseguiu a terceira posição após algumas voltas bem interessantes contra Pla, que defendeu-se bem dos ataques. 

Na LMP2 as posições na dianteira se mantém as mesmas de horas anteriores com os dois carros da WRT na dianteira e o JOTA Sport #28 em terceiro. 

Na LMGTE-PRO o Ferrari #52 teve o pneu dianteiro direito estourado e Sam Bird levou o carro lentamente para os boxes. Ocupava a quinta posição na classe. A liderança segue com o #51 da AF Corse, com o Corvette #63 em segundo e o Porsche #92 em terceiro. 

Na LMGTE-AM as três primeiras posições continuam inalteradas: o #83 da AF Corse em primeiro, o #33 da TF Sport em segundo e o #80 da Iron Lynx em terceiro. 

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...