domingo, 16 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Final


- Toyota #7 roda e retorna na chicane Dunlop. Lopez vinha na casa dos 32 segundos atrás do Ferrari #50 de Nicholas Nielsen, mas viu a diferença subir para 48

- Ferrari #50 em sua parada de box. Leva 50 segundos sobre o Toyota #7.

- Toyota #7 assume a liderança e o Ferrari #50 sai em segundo

- Ferrari #50 tentando alcançar o #51 na luta pela segunda posição

- Toyota #7 em sua parada de box; voltou em terceiro

- Ferrari #51 também realizando sua parada

- #22 da United Autosport em sua parada de box

- Cadillac #2 em sua parada

- Ferrari #86 da GR Racing para na pista com problemas, próximo da chicane Dunlop

- Queda de potência do Toyota #7, que está em terceiro

- Slow Zone na Chicane Dunlop; Ferrari #86 parado no local 

- Toyota #8 parando no box

- Menos de 20 minutos para o final em Le Mans. 

- Diferença do Ferrari #50 para o Toyota #7 é de 30 segundos

- Volta final em Le Mans

- Fim de prova em Le Mans, com a vitória do Ferrari #50 com Niklas Nielsen no comando. 






92ª 24 Horas de Le Mans - 23ª Hora


- Toyota #7 chega no Ferrari #51 pela disputa da segunda posição

- Ferrari #50 com problemas na porta. Vem para box para arrumar; Cai para quinto na classificação

- Chuva bem intensa em parte do circuito

- Diferença do Toyota #7 para o Ferrari #51 é de 13 segundos

- Cadillac #2 em sua parada de box; Alex Palou assume o comando

- Toyota #7 em sua parada de box, assim como o Ferrari #51

-  Ferrari #51 tomou 5s pelo toque no Toyota #8

- Toyota #8 em sua parada de box, agora com Buemi no comando

- Investigação em relação ao Ferrari #50

- E a chuva continua em Le Mans

- Cadillac #2 chegando no Toyota #8 pela disputa do quinto lugar

-Fim da 23ª Hora em Le Mans

Hypercar

#50 Ferrari AF Corse

#7 Toyota

#51 Ferrari AF Corse


LMP2

#22 United Autosports

#34 InterEuropol

#28 IDEC Sport


LMGT3 

#91 Manthey

#31 Team WRT

#88 Proton Competition

92ª 24 Horas de Le Mans - 22ª Hora


- Cadillac #2 em trabalho de box; voltou em nono com Aitken no comando

- A linha de frente da LMP2 (#37, #22 e #183) realizando suas paradas de box

- #51 e #6 e suas paradas de box; #51 voltou em sexto e #6 em oitavo

- Toyota #8 em sua parada de box; Toyota #7 em sua parada; #8 continua em segundo e o #7 em sexto

- Ferrari #50 nos boxes para a sua parada. Voltando em primeiro

- #38 da Jota fez sua parada e voltou em oitavo

- Capô do Lexus #87 solto; Chegou aos boxes

- Batalha entre o #34 vs #37 pela terceira posição na LMP2

- Chuva leve em Le Mans, caindo principalmente na reta dos boxes

- A disputa continua feroz entre o #91 e o #31 pela liderança na LMGT3

- Toyota #7 em grande forma, tentando alcançar o Cadillac #2

- Cadillac #2 nos boxes, trocando para os pneus para chuva; voltou em sétimo

- 50, 8 e 51 em suas paradas e colocando os pneus para chuva

- Problemas na troca de pneus do Toyota #8

- Porsche #6 em sua parada de box 

- Toque entre o Ferrari #51 e o Toyota #8, com o carro japonês levando a pior, caindo de segundo para sexto

- Fim da 22ª Hora 


Hypercar

#50 Ferrari AF Corse

#51 Ferrari AF Corse

#7 Toyota


LMP2

#22 United Autosports

#183 AF Corse

#28 IDEC Sport


LMGT3 

#91 Manthey

#31 Team WRT

#88 Proton Competition

92ª 24 Horas de Le Mans - 21ª Hora


 - Porsche #92 em sua parada de box

- Batalha entre o Porsche #91 vs BMW #31 pela liderança na LMGT3

- Disputa pela quarta posição entre o #22 e o #37 na LMP2

- Alex Palou, no Cadillac #2, fez a melhor volta da corrida em 3'28''938

- Ferrari #51 e #50 em disputa pela quarta posição

- Cadillac #2 nos boxes e o Toyota #7 assume a liderança, assim como também faz a melhor volta da corrida em 3'28''756

- Ferrari #50 passa pelo #51 e é o terceiro

- Toyota #7 na sua parada. Sai Kobayashi e entre Lopez; volta em sétimo

- Toyota #8 na liderança, sete segundos à frente do Ferrari #50

- Cadillac #311 consegue voltar à pista

- Ferrari #51 na sua parada de box; voltou em oitavo

- Porsche #6 também em sua parada; voltou em sétimo

- Toyota #8 nos boxes; sai Buemi, entra Hartley. Voltou em quarto

- Toyota #7 nos boxes; voltou em sétimo

- Ferrari #50 escapando e retornando na Dunlop

- Ferrari #50 em sua parada de box. Retorna em segundo

- Lamborghini #19 em sua parada de box. Ocupa a 13ª posição

- Batalha entre o Porsche #6 e o Ferrari #51 pela quarta posição

- Fim da 21ª Hora 


Hypercar

#2 Cadillac

#50 Ferrari AF Corse

#8 Toyota


LMP2

#28 IDEC Sport

#34 InterEuropol

#37 Cool Racing


LMGT3 

#91 Manthey

#31 Team WRT

#88 Proton Competition


92ª 24 Horas de Le Mans - 20ª Hora

Os problemas do Ferrari #83: fim de prova

- Com as paradas de box, o Cadillac #2 retoma a liderança da prova com doze segundos de vantagem sobre o Ferrari #50

- #Porsche #6 sendo perseguido pelo Toyota #7 que recuperou a forma

- A batalha entre o Ferrari #83 vs o Toyota #8 pela terceira posição

- Cadillac #2 em sua parada de box; sai Bamber, entra Palou

- Toyota #7 teve um furo lento e precisou ir aos boxes. Voltou em 10º.

- Mclaren #59 parado antes da Porsche Curve. Ocupava a quinta posição na LMGT3

- Full Course Yellow

- Relargada

- Continua a pressão do Toyota #8 sobre o Ferrari #83; assume a segunda posição

- Toyota #8 nos boxes, assim como o Ferrari #51

- Toyota #8 voltando em quarto

- Ferrari #50, #83 e Porsche #6 nos boxes; Ferrari #83 com muita fumaça na dianteira

- Ferrari #83 com muitos problemas no carro. Provavelmente elétrico

- Fim de 20ª Hora em Le Mans 


Hypercar

#2 Cadillac

#8 Toyota

#7 Toyota


LMP2

#34 InterEuropool

#10 Vector

#22 United Autosport


LMGT3 

#91 Manthey

#31 Team WRT

#87 Akkodis


92ª 24 Horas de Le Mans - 19ª Hora

(Foto: Ferrari Hypercar)

 - Porsche #6 e Toyota #8 foram aos boxes e fizeram suas paradas, caindo para sexto e sétimos respectivamente. A liderança pertence ao Cadillac #2 que tem Earl Bamber no comando

- Alguns carros tiveram problemas e pararam na pista, com um dos Corvettes e o Cadillac #3; Peugeot #93 chegou sair na Indianapolis e voltou. 

- A prova está sob intervenção do Safety Car ainda

- Cadillac #3 bem lento pela Mulsanne; chegou aos boxes e verificou um forte vazamento de óleo, o que pode indicar fim de prova para o Cadillac

- Relargada em Le Mans

- Baita disputa entre o Ferrari #50 e o Toyota #7

- Ferrari #50 sobe para terceiro, mas #83 recupera a posição

- Do terceiro ao sétimo a disputa é pesada

- Cadillac #311 acabou batendo na Indianapolis. Pipo Derani estava no comando

- Toyota #8 sobe para sexto

- Toyota #7 em grande disputa contra o #50

- Toyota #8 sobe para quinto e o #7 despenca para sétimo

- Cadillac #311 consegue chegar aos boxes

- Ferrari #50 assume a terceira posição

- Slow Zone para limpeza de pista na parte da Indianapolis/ Arnage

- Houve um problema no turbo do Toyota #7, por isso a queda de performance do carro japonês

- Cadillac #2 nos boxes; Porsche #5 o novo líder

- Ferrari #50 assume a liderança sobre o Porsche #5

- Fim da 19ª Hora 


Hypercar

#50 Ferrari AF Corse

#5 Porsche Team Penske

#83 AF Corse


LMP2

#10 Vector

#37 Cool Racing

#183 AF Corse


LMGT3 

#91 Manthey

#31 Team WRT

#95 United Autosport


92ª 24 Horas de Le Mans - Horas 16, 17 e 18

O forte acidente do Aston Martin #27: piloto ok

Com o término da chuva o SC deixou a pista e a corrida foi retomada com o Toyota #8 sustentando a primeira posição com Ryo Hirakawa, que ainda tinha Laurens Vanthoor na sua cola com o Porsche #6. Este cenário continuaria até um pouco antes da metade da 18ª hora, quando Hirakawa foi para a sua parada de box trocar os de chuva para os slicks. Foi neste momento Nasr acabou batendo o Porsche #4 na Indianapolis e ocasionando uma Slow Zone naquele local - assim como um Corvette na Mulsanne - que ajudaram o Porsche #6 a fazer sua parada de box e ainda voltar na liderança. Foi momento chave da corrida, onde pode ter dado um ponto de virada. 

Nicky De Vries teve sérios problemas de visibilidade em seu Toyota #7 assim que a relargada foi dada, tanto que precisou entrar para que uma das películas fossem retiradas e o parabrisa retomasse uma melhor visibilidade. Neste momento ele caiu na tabela e em seguida conseguiria recuperar-se. 

A liderança neste momento pertence ao Porsche #6, seguido pelo Toyota #8 e Cadillac #2.

Na LMP2 os três primeiros continuam a ser o #185 da AF Corse, com o #22 da United em segundo e o #10 da Vector na terceira. Poucas mudanças nessa classe.

Na LMGT3 a Manthey perdeu o #92 com problemas no câmbio e o #91 despencou na classificação, mas agora está em quarto na classe. A categoria é liderada pelo #59 da United, seguido pelo #87 da Akkodis e #91 da Manthey.

A prova está em SC por conta do forte acidente do Aston Martin #27 da Heart Of Racing na zona de Indianapolis, chegando capotar o carro. O piloto saiu ok. 



Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...