sábado, 22 de agosto de 2009

As Mclarens na primeira fila!


Após ter feito um treino abaixo do que podia se esperar na sexta, Hamilton cravou a pole em Valência e terá ao seu lado Kovalainen para dividir uma primeira fila para a Mclaren, a primeira deles este ano.

Barrichello sai em terceiro, seguido por Vettel e Button. Pelo que parece as Brawns tomaram o fôlego nesta etapa 11ª etapa do campeonato. Bom para Jenson que está precisando se reabilitar no mundial.

Raikkonen sai em sexto e, se depender do bom ritmo de prova que a Ferrari tem demonstrado nas últimas corridas, pode sonhar com algo. Badoer não passou da Q1 e pior, ficou em último.

Alonso fechou em 8º, o que mostro que sua volta fabulosa na sexta não passou de um tanto bem pela metade. Grosjean ficou em 14º.

A outra Red Bull de Webber sai em 9º enquanto Vettel sai no meio das duas Brawns com um 4º lugar.

A análise foi bem simples, por que nem pude assistir ao treino de hoje, estava no autódromo trabalhando na etapa da GT3 Brasil. Amanhã eu falo um pouco da nossa categoria.


GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA EUROPA- 11ª ETAPA


1 Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min39s4982. 2-Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min39s5323. 3-Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min39s5634. 4-Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min39s7895. 5-Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min39s8216. 6-Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min40s1447. 7-Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min40s1858. 8-Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min40s2369. 9-Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min40s23910. 10-Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1min40s51211. 11-Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1min38s82612. 12-Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min38s84613. 13-Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min38s99114. 14-Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min39s04015. 15-Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min39s51416. 16-Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min39s53117. 17-Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min39s79518. 18-Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min39s80719. 19-Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min39s92520. 20-Luca Badoer (ITA/Ferrari) - 1min41s413

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O cartaz do dia...


O cartaz é do GP de Mônaco, disputado em 13/4/1936. Participaram desta corrida 20 inscritos sendo 4 Mercedes W25K; 4 Auto Union tipo C; 5 Alfa Romeo 8C 35 e uma Tipo B; 2 Bugatti T59; 4 Maserati, sendo duas 6C-34 e outras 2 V8-RI. A pole foi marcada por Louis Chiron (Mercedes W25K) com o tempo de 1'53''2. Na corrida, após 100 voltas, a vitória ficou com Rudolf Caracciola (Mercedes W25K) em 3h49min20s seguido por Achille Varzi e Hans Stuck, ambos pilotando as Auto Union C. A melhor volta foi de Stuck com o tempo de 2'07''4.

E no finalzinho, deu Alonso pra alegria da espanholada.


Com uma volta daquelas, Fernando Alonso acabou com a primeira posição no treino livre dessa sexta em Valência a frente da dupla da Brawn, Jenson Button e Rubens Barrichello. O espanhol cravou o tempo de 1'39"404 ficando 0"774 á frente de Button.

O time da Brawn aparentemente voltou a ter um bom desempenho, ao colocar sua dupla em segundo e terceiro e passar o treino todo disputando a liderança junto de Alonso e os dois carros da Williams.

As Mclarens, que tiveram bom desempenho nas duas últimas provas, ficaram com a 10ª posição de Kovalainen e última de Hamilton. Vettel foi 9º e Webber o 14º com as Red Bull.

Surpresa do dia foi Sutil que arrancou um ótimo sexto lugar seguido de perto por Kubica que fechou em sétimo.

Raikkonen foi o melhor das Ferrari se posicionando em 11º e a outra Ferrari, de Badoer que volta a categoria 10 anos depois, fechou em 18º apenas além de queimar por 4 vezes a velocidade nos pits.

Romain Grosjean, o substituto de Nelsinho na Renault, ficou em 13º.

Amanhã será o pega pra capar pela pole position a partir das 14 horas de lá e as 9 da manhã para nós aqui no Brasil!!!
RESULTADO DO TREINO:
1 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min39s4042 - Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min40s1783 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min40s2094 - Nico Rosberg (ALE/Williams) ¿ 1min40s3855 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min40s5036 - Adrian Sutil (ALE/Force India) ¿ 1min40s5967 - Robert Kubica (POL/BMW) ¿ 1min40s6438 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) ¿ 1min40s6819 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min40s72310 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) ¿ 1min40s73811 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min40s73912 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) ¿ 1min40s77013 - Romain Grosjean (FRA/Renault) ¿ 1min40s78714 - Mark Webber (AUS/Red Bull) ¿ 1min40s95615 - Timo Glock (ALE/Toyota) ¿ 1min40s98516 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) ¿ 1min41s15617 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min41s35018 - Luca Badoer (ITA/Ferrari) ¿ 1min42s01719 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) ¿ 1min42s08920 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) ¿ 1min42s654

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cartaz do dia...


Este cartaz é do Grande Prêmio de Trípoli, disputado no veloz circuito de rua de Mellaha, em 5 de julho de 1939. A prova contou com 30 participantes, sendo 22 Maserati (20 deles do modelo 6CM e outras duas modelo 4CL), 6 Alfa Romeo 158 e apenas duas Mercedes W165.
A pole foi marcada por Luigi Villoresi, pilotando uma Maserati 4CL, com o tempo de 3'41''0. Na corrida terminaram apenas 12 participantes, com a vitória ficando nas mãos de Hermann Lang, após ter completado 30 voltas em 1h59m12.3, seguido por Rudolf Caracciola, ambos com Mercedes W165. A terceira posição ficou com Emilio Villoresi com uma Alfa Romeu 158.
A melhor volta foi de Hermann Lang feita em 3'43''77.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A grande 312T

Na temporada de 1974 a Ferrari voltava a conquistar vitórias saindo de um sombrio jejum de 22 corridas sem vencer (a última tinha sido com Jack Ickx na Alemanha 1972) quando Niki Lauda conquistou o GP da Espanha, disputado em Jarama, a equipe parecia ter encontrado o rumo das vitórias novamente, porém o carro não era confiável e a Ferrari voltou a vencer apenas 2 GPs mais, com Lauda na Holanda e Regazzoni na Alemanha. Ainda marcariam 10 poles (9 com Lauda e uma com Rega) e outras 5 voltas rápidas (3 com Regazzoni e 2 com Lauda). Com estes resultados, perceberam que a 312B3 tinha sido rápida, mas alguma coisa ainda tinha que melhorar: a confiabilidade!
Visando retornar a linha de frente e sair de uma fila de 11 anos sem títulos, a equipe de Maranello encarregou Mauro Forghieri, o pai das Ferraris 312B, a fazer um novo bólido para o tal desafio.


Construindo um carro com entre-eixos mais longo, motor Boxer Flat 12 debitando 500 HP, caixa de câmbio transversal montado ao mesmo nível da suspensão traseira com engrenagens á 90° graus transmitindo toda pontência, Forghieri construía assim um dos carros mais comentados e confiáveis da década de 70 e da da história da F1: o Ferrari 312T.

Este carro viria estrear somente no GP da África do Sul (Lauda e Regazzoni utilizaram a 312B3 de 74 nos GPs do Brasil e Argentina). A primeira vitória da 312T viria no GP de Mônaco pelas mãos de Niki Lauda. Outras 5 vitórias seguiram-se, sendo 4 com Lauda e 1 com Regazzoni; 9 poles (todas com Lauda); 6 voltas rápidas (4 com Regazzoni e 2 com Lauda). Lauda conquistou o título de campeão mundial com 64.5 pontos contra 45 de Emerson Fittipaldi, que corria de Mclaren e era o atual campeão. A Ferrari também venceu o mundial de construtores com 72.5 contra 54 da Brabham.

Outras 312T viriam a seguir: em 1976 a 312T1 que ficou marcada pelo pavoroso acidente de Lauda na Alemanha; a 312T2 de 77 com a qual Lauda calou os críticos e venceu o campeonato pela segunda vez; em 78 a 312T3 foi conduzida por Carlos Reutemann e o novato Gilles Villeneuve; em 79 a Ferrari voltou ao topo com Jody Scheckter conquistando o título com Villeneuve ficando em segundo e em 1980, a última 312T4, que conquistou apenas 6 pontos graças ao virtuosismo de Villeneuve, pois este carro já havia chegado ao seu limite e também tinha sido superado pela força dos carros com motores turbo.




Niki Lauda foi o piloto que melhor soube extrair dos carros dessa série 312T: conquistou 2 títulos mundiais(75-77); 13 vitórias; 13 poles e 10 voltas rápidas tudo entre os anos de 1975 e 1977.
Mecanicamente estes carros estiveram inalterados e foram os únicos que quebraram a hegemonia dos motores Ford Cosworth, que tinham 90% do grid usando seus motores.
A Ferrari só voltaria a ter um sucesso tão avassalador 21 anos depois pelas mãos de Michael Schumacher, mas a história dos 312T já havia sido cravada nos livros de história da F1.








sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Agora quem sabe numa próxima!

Eu nem tive tempo para falar sobre a desistência momentânea do Schumi em voltar a correr na F1 (treinos da F3 em Interlagos, depois treinos da FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo- e mais- UFA!!!- a etapa do paulista de automobilismo).
Essa contratura que ele teve no pescoço após o acidente de moto que sofreu em Janeiro realmente ia complicar pro Schumi. A força G que estes carros de F1 exercem são fortes (chegando á quase 5G!!) e com seu pescoço ainda avariado, não aguentaria a jornada durante a prova de Valência, mas também o tempo de preparação é um tanto curta.
Talvez isso tenha pesado bastante nessa decisão de não correr o GP europeu, e visando talvez um vexame em não poder terminar a corrida por falta de preparo fisíco, ele tenha deixado, por enquanto, a idéia de voltar para as corridas.
Durante a coletiva que concedeu na terça-feira ele disse que as dores no pescoço não foram cessadas e por isso acabou por desistir de correr em Valência. Mas alguns órgãos da imprensa, principalmente alemã, não descartam a sua volta, afinal ele disse que não vai correr em Valência apenas, o que deu a entender que pode voltar em breve.
É esperar para ver!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Algumas notinhas!!

O Nelsinho caiu fora da Renault. Novidade? Não, é apenas a confirmação de tudo que já vem se arrastando há 1 ano e que tomou contornos mais críticos após o GP da Hungria quando trocaram farpas (e palavrão, pelo menos por parte do Piquet) pela imprensa.Nelsinho disputou 28 Gps, marcou 19 pontos e teve como melhor colocação o 2º lugar na Aleamanha ano passado.


Seu substituto deverá ser o francês Romain Grosjean, que corre na GP2.



O último francês a correr na Renault foi Patrick Tambay em 1985, quando a equipe se retirou da F1.












Bernie Ecclestone garantiu nesta terça a volta do GP do Canadá no calendário de 2010. A prova ficou de fora este, ano fato que não acontecia desde 1987.

Bernie sugeriu, que para que Hockenheim volte a ficar fixo no calendário a partir de 2010, houvesse um revezamento entre Nurburgring, atual palco do GP da Europa, e Spa.

Segundo Ecclestone, esse revezamento aconteceria pelo fato dos circuitos serem praticamente vizinhos.

Ora, então porque voltar com Hockenheim??? Desde sua reforma em 2002, o circuito perdeu muito sua graça, é melhor fica como está e outra, Spa é fantástico! Esse ai não pode ficar de fora.







E no GP da Europa vai ter apenas o Barrichello de brasileiro na pista. Fato que não acontecia desde 2005, quando o mesmo foi o único a largar naquele GP dos EUA que ficou famoso por ter apenas 6 carros no grid!



O Massa chegou ontem aqui no Brasil e já se internou no Hospital Albert Einstein para exames.
Mas está tudo bem com o piloto, apesar dde um pouco de inchaço na cabeça.
Vai ficar por lá 2 dias internado.

domingo, 2 de agosto de 2009

Alguns resultados pelo mundo das corridas






Ontem, foi realizada a 12º etapa da IRL com a vitória sendo decidida na linha de chegada á favor de Ryan Briscoe (Penske) por 0.0162 de diferança para Ed Carpenter (Vision). A terceira posição foi de Tony Kanaan (Andretti-Green) e a quarta de Helio Castroneves (Penske). A diferença entre o primeiro e o quarto foi de 0.2728 décimos. A próxima etapa vai ser em Mid Ohio dia 9 de agosto.




RESULTADO FINAL:


1 Ryan Briscoe AUS Penske 1:28:24.3246 200 voltas
2 Ed Carpenter EUA Vision +0.0162
3 Tony Kanaan BRA Andretti Green +0.1614
4 Helio Castroneves BRA Penske +0.2728
5 Graham Rahal EUA Newman/Haas/Lanigan +0.6346
6 Dario Franchitti ESC Ganassi +1.7670
7 Scott Dixon NZL Ganassi +3.2512
8 Danica Patrick EUA Andretti Green +4.7231
9 Will Power AUS Penske +6.1424
10 Marco Andretti EUA Andretti Green +6.9963
11 Dan Wheldon ING Panther +12.7597
12 Sarah Fisher EUA Sarah Fisher +15.9732
13 Hideki Mutoh JAP Andretti Green +27.9705
14 Ryan Hunter-Reay EUA Vision +3 voltas
15 Ernesto Viso VEN HVM +3 voltas
16 Raphael Matos BRA Luczo Dragon +4 voltas
17 Mike Conway ING Dreyer & Reinbold +8 voltas
18 Mário Moraes BRA KV +12 voltas
19 Robert Doornbos HOL Newman/Haas/Lanigan +15 voltas
20 Milka Duno VEN Dreyer & Reinbold +35 voltas
21 Justin Wilson ING Dale Coyne mecânico/119
22 Tomas Scheckter AFS Coyne mecânico/59
23 Jaques Lazier EUA 3G mecânico/43


CAMPEONATO:


1 Ryan Briscoe 416 pontos
2 Scott Dixon 408
3 Dario Franchitti 405
4 Helio Castroneves 341
5 Danica Patrick 309
6 Marco Andretti 279
7 Dan Wheldon 274
8 Tony Kanaan 274
9 Graham Rahal 265
10 Justin Wilson 253
16 Raphael Matos 208
17 Mario Moraes 181









Na 27º edição dos 500km de Interlagos a vitória foi da dupla Daniel Serra e Chico Longo pilotando uma Ferrari 460, seguido pela Porsche do trio Max Wilson, Marcel Visconde e Nonô Fiqueiredo. A prova foi encerrada em bandeira vermelha pelo acidente que envolveu a Porsche de Nonô e um protótipo na subida do café faltando 5 voltas para o final. Ninguém sofreu nada sério no acidente.





Na F-Superliga,disputada em Donigton Park, a primeira bateria foi vencida pela equipe do Basel, pilotado por Maximilian Wissel. Na segunda do dia o Porto saiu vencedor com o piloto Tristan Gommendy e na terceira prova vitória Rangers com Jonh Martin. Antonio Pizzonia que pilota o carro do Corinthians fechou as 3 provas em 3º, 8º e 4º. Bernoldi que corre no carro do Flamengo bateu na primeira corrida, e quando podia vencer na segunda bateria acabou quebrando o carro.






Em Algarve, Portugal, foi realizada a mais uma etapa da Le Mans Series. A vitória ficou com a dupla da Pescarollo-Judd Jean-Christophe Bouillion/Christophe Tinseau, seguidos pelo Aston Martin do trio Stefan Mucke/Jan Charouz/Tomas Enge e em terceiro o carro da Oreca pilotado por Bruno Senna e Tiago Monteiro.

sábado, 1 de agosto de 2009

Em março de 2010, IRL no Brasil

Tanto se falou da IRL no Brasil ano que vem que acabou se confirmando: em março de 2010 a categoria vai desembarcar por aqui para realizar a etapa no dia 14.
Mas está faltando um "pequeno" detalhe: onde eles vão correr???
Rio de Janeiro, Salvador e Ribeirão Preto estão na parada e os cariocas são os mais cotados para sediarem a prova. Segundo informações, a prova pode ser realizada no Aterro do Flamengo.

Mas sinceramente, o Rio não merece essa prova. Perderam as provas da antiga CART no início desta década, o Mundial de Moto GP também caiu fora e de quebra, para completar a imcompetência de alguns, acabaram com o autódromo de Jacarépagua para construir as instalações dos Jogos Panamericanos de 2007.
Não vou ficar falando mais blá, blá, blá por que isso não vai fazer com que o circuito, que completou 30 anos em 2008, volte ao que era antes, mas mostro a minha indignação com relação á aqueles que destruiram um grande patrimônio do automobilismo brasileiro ao detrimento de alguns "elefantes brancos" que um dia (eu torço para que percam!!) podem ser usados para as Olimpíadas de 2016 e agora fazem oba-oba pela etapa da IRL aqui no Brasil.

Sinceramente, tomara que percam essa parada também e que Ribeirão Preto ou Salvador saiam vencedores.
E a torcida continua!
CALENDÁRIO DA TEMPORADA 2010 DA INDY RACING LEAGUE:

14/3 GP do Brasil
28/3 GP de São Petersburgo
11/4 GP do Alabama
18/4 GP de Long Beach
1º/5 GP do Kansas
30/5 500 Milhas de Indianápolis
12/6 GP do Texas
20/6 GP de Iowa
4/7 GP de Watkins Glen
18/7 GP de Toronto
25/7 GP de Edmonton
8/8 GP de Mid-Ohio
22/8 GP de Sonoma
28/8 GP de Chicago
5/9 GP do Kentucky
18/9 GP do Japão
2/10 GP de Miami

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Enquanto isso...

A Ferrari pediu, por email as equipes da FOTA, a permissão para que Schumi testasse a F-60 para pegar a "mão" do carro deste ano. De ínicio eles vetaram, mas logo depois liberaram o teste por apenas um dia.
Schumi já testou hoje com o carro de 2007 com pneus slick e pouca asa. Mas a decisão de poder treinar com a F-60 ainda depende da aceitação de Williams e Force India que estão suspensas da entidade, ainda reflexo da guerra FIA x FOTA.


Lá em Salvador, onde será a realizada a 6º etapa da Copa Nextel Stock Car, foi feito testes no circuito urbano e, segundo Felipe Giaffone que efetuou os testes, a pista deve receber 2 chicanes em pontos que ainda vão ser avaliados. Felipe Maluhy, menbro da Comissão de Segurança dos Pilotos, gostou do circuito: "O circuito em si é muito bom. A pista tem dez metros de largura, o que é um tamanho razoável; é mais ou menos dois metros mais estreita do que autódromos como Interlagos e Curitiba, por exemplo"
É a primeira vez que a Stock correrá em circuito urbano. A prova vai acontecer em 9 de agosto.

Continuando em Salvador, ainda sobre a Stock, os ingressos acabaram em 48 horas. E a turma tirou o couro ao cobrar 120 reais pelo ingresso ( tá doido!!!) que acabou num piscar de olhos. A Vicar abriu mais dois pontos para o público, que custam o mesmo preço.
E ainda tem mais dois pontos que custam barato, que é chamada de Praça dos Telões, onde você paga 10 reais para ver, vejam só, os carros por telões de alta definição. Essa praça vai ficar atrás dos camarotes e as arquibancadas P1 e P2.
Avisem aos nossos amigos baianos que já inventaram a TV e que não precisam pagar 10 reais para não ver os carros ao vivo. É o mesmo que comprar e não levar. Tsc, tsc, tsc...



Neste fim de semana aqui em São Paulo, Interlagos, vai acontecer a 27º edição dos 500km de Interlagos. A prova contará com a presença de 37 carros, segundo a lista de inscritos, que contará com Porsches, Ford GT, Ferraris e um punhado de protótipos. O evento ainda terá corrida de carros antigos, festival de regularidade, competição entre carros Mitsubishi e ainda, de quebra, shows de rock e exposição de carros antigos.
A largada será as 13 horas do domingo, com previsão de 4 horas de prova (mas por experiência própria, como bandeirinha, vai ser por volta de 3 horas e pouca de corrida, isso com pista seca, mas se chover, o que não vai ser novidade alguma, dai passa das 4 horas de prova fácil, fácil).
A entrada é um quilo de alimento.

Começou a debandada

A BMW já deu seu adeus a F1 para o ano de 2010 e de quebra, pelo que li, também já mandou um email pra F-BMW dos EUA e Ásia dizendo que as categorias vão para o limbo também. Novidade, acho que não!

Essas fábricas, e dai incluo todas, quando entram na F1 o seu pensamento único é ter retorno com sua exposição, o que até conseguem, mas ao sinal de qualquer crise, pífio que seja, já caem fora. Não é a toa que Mosley teve a famosa queda de braço com os construtores neste ano, e na verdade, lá finzinho ele tinha um pouco de razão e agora com essa saída da BMW ele vai bater no peito e dizer: " eu tinha razão, não disse!".
A saída da fábrica da bávara não exatamente pela crise- pelo menos é o que dizem- mas sim por que não conseguiu o retorno($$$$) que queriam quando entrou nessa jogada. E dai quem paga o pato é os outros, a molecada da Ásia e EUA que saem do kart. Ainda bem que eles tem sorte por ter algumas categorias de base por lá que acabam comportando os jovens pilotos, mas se fosse aqui no Brasil, pobres coitados...
A Petronas pode comprar a BMW, mas a imprensa especula que a companhia petrolífera pode apenas manter o patrocínio para atrair compradores.
Agora quem acena com a saída é a Mercedes. Sócia majoritária da Mclaren desde 98, a fábrica das 3 pontas também se "animou" com o anúncio da BMW em se retirar da competição em 2010 e pode cair fora também. A Mercedes está envolvida, além da Mclaren, Brawn e Force India no fornecimento de motores, na DTM, F-3 européia e outras categorias espalhadas pelo mundo e isso poderia deixar mais outros a pé no próximo ano. Mas eles estão apenas discutindo se é válido continuar a gastar tanto com o esporte, mas ao mesmo tempo disseram que a saída da BMW não vai influenciar em nada o comprometimento da fábrica na F1.

Ano passado foi a Honda que começou a puxar o bonde ao anunciar sua saída nos testes de pré-temporada, deixando todos empregados com as calças na mão até fevereiro, quando Ross Brawn comprou a equipe e a transformou na líder do mundial de construtores e pilotos na mais bem sucedida estréia de uma equipe na história da competição.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Substituto de luxo

Pra ser sincero, não acreditava muito nessa negociação mas como na F1 nem tudo é mentira, também não abaixei a guarda e fiquei esperando o desenrolar desse papo. E não é que o alemão topou voltar!


Pela quantia de 8,5 milhões de doláres, por corrida, diga-se de passagem, Schumi resolveu deixar sua aposentadoria de lado para substituir o covalescente Massa a partir do GP da Europa, em Valência.


A Ferrari já começou um trabalho de preparação física, afinal Schumacher está fora de combate desde 2006 quando encerrou sua carreira e desde ano passado não treina com F1, quando testou o F2008 em abril do ano passado em Montmeló, Espanha.


Será interessante ver Schumi de volta. A F1 passou por transformções radicais desde sua saida, mas e como vai se sair o heptacampeão???


Se sabe que sua condição física não é das melhores, mas também não está gordo, porém seu ritmo de prova estará abaixo dos demais e isso vai complicar as coisas para o alemão.


Mas e se ele vencer? Claro que ai vão aparecer muitas "Mães Dinahs" dizendo "eu já sabia, afinal ele é o melhor e a F1 continua a mesma". Caso ele perca, vai muita história, tipo " não deveria ter voltado" e outras coisas mais. Essas pérolas vão sempre aparecer, mas o mais legal de tudo será a volta do maior recordista, pelo menos por essas corridas até a volta de Massa.


Schumi vai fazer o mesmo caminho dos novatos, testando em um simulador na FIAT já que os testes estão proibidos e o máximo que podem é fazer testes em linha reta.


A sua volta me fez lembrar Mansell em 94 quando foi chamado as pressas para substituir o falecido Senna na Williams. Ele retornou no GP da França daquele ano e de cara marcando a pole. Mas na prova, a partir de uma largada foguete da terceira posição, Michael Schumacher, de Benetton, ignorou a presença do leão e cravou a primeira de sete vitórias em Magny Cours e ao final do ano sagrou-se campeão.


E, 15 anos depois, Schumi se encontra na mesma condição, mas se seu desempenho será pífio como o de Mansell em 94, só depois de Valência que vamos ter essa confirmação.


Mas ainda acho que é só o tempo de pegar a mão do carro que ele ainda não teve chance de testar, mas tem informações sobre o mesmo o que pode ajudar um pouco.


Tratando-se de Schumi não se pode duvidar de nada!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Quem será???



Os últimos dias tem sido de especulação total de quem pode substituir Massa nos próximos Gps. Gené e Badoer, pilotos de testes da Ferrari, são os mais cotados para assumir o lugar do brasileiro, mas acredito eu que o espanhol é o mais forte entre os dois até pelo fato dele sempre se apresentar nas corridas como terceiro piloto caso aconteça algo com um dos 2 titulares, mas isso antes do final de semana de cada corrida, pois os pilotos participam do briefing na sexta feira de cada GP e lá fica combinado não será permitido a entrada de outro piloto reserva caso aconteça algo com o titular. Por isso que a Ferrari não colocou outro no lugar do Massa no domingo.


Mas outro nome surgiu com muita força nessas últimas horas, o nome dele, Michael Schumacher.


O heptacampeão, que tem exercido a função de consultor na Ferrari desde sua aposentadoria, junto com seu empresário Willi Weber, disseram que está fora de qualquer cogitação voltar a correr. Segundo Weber, a pressão em cima de Schumi seria enorme, pelo fato de cobrarem vitórias e também dele não ter testado esse carro ainda. Schumi andou de F1 em abril do ano passado.


Acredito eu que o substituto será mesmo Gené pelas próximas corridas, mas ainda não descarto a volta do alemão até por que, segundo o que saiu imprensa, dependendo da oferta que a Ferrari fazer ele pode até voltar, dai correndo em Spa e Monza.




O Massa ta se recuperando bem, que bom!


Hoje, segundo seu pai Titônio, ele já sentiu fome: "Pela primeira vez, o Felipe manifestou fome e o desejo de comer alguma coisa, mas ainda não é possível receber alimentação sólida. Foi também um dia movimentado pelo número de visitas. O Popó Bueno chegou e também estiveram aqui Jean Todt, Stefano Domenicali e sua esposa. Para amanhã (quarta), estamos esperando a Fernanda (irmã do Felipe) e outra vez o Luca di Montezemolo. Com tanta gente diferente, o Felipe acabou falando em português, inglês e italiano, sempre se expressando com clareza"


Os médicos estão animados com sua rápida recuperação e talvez, já na quinta, ele pode ser transferido para Paris onde dará continuação á recuperação. Depois de recuperado, ele pode ir para Mônaco ou São Paulo onde tem residência.


As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...