quarta-feira, 12 de maio de 2010

Interlagos, 70 anos




“Não existe outro circuito no mundo como Interlagos. É o segundo mais comprido, menor apenas que Nurburgring, e os seus 7.9 km de retas e curvas são compreendidos numa área relativamente pequena. Para os espectadores, portanto, é o circuito ideal. Já para os pilotos, ele parece uma combinação de três outros circuitos: Kyalami, Silverstone e Watkins Glen Mas uma coisa é certa: não há a menor possibilidade de a corrida ser monótona”.
Essas foram as palavras de Jody Scheckter após o GP do Brasil de 1977. E ele tinha razão. O velho Interlagos era fantástico, desafiador e dava aos pilotos a chance de mostrar o quanto eles eram bons nos quase 8 km de subidas e descidas, curvas velozes e travadas do autódromo paulistano.
Louis Romero Sanson, engenheiro britânico, construiu o autódromo de Interlagos durante os anos trinta no mesmo tempo que fez, também, o projeto de urbanização daquela região. O nome de Interlagos, que significa “entre - lagos” (ele foi construído entre as represas Billings e Guarapiranga) foi escolhido pela filha de Sanson. A pista foi entregue em 1940, mas já em 1939, Manoel de Teffé e outros pilotos fizeram uma pequena corrida no futuro autódromo. Foram gastos naquela construção 7.200 m3 de pedras, 135 km de arame farpado e 470 m3 de madeira para fazer os camarotes. Até então um empreendimento gigantesco.
Dr. Euzébio de Queiroz Matoso, então diretor da Auto Estradas de Interlagos e seu fundador Louis Romero Sanson, realizaram seus sonhos em 12 de maio de 1940 quando o GP Cidade de São Paulo inaugurou a nova casa do automobilismo paulista e nacional. Os portões foram abertos e pagava quem quisesse, afinal com o redor do terreno do autódromo ladeado de arame, ficava difícil de coibir a entrada de pessoas. A arrecadação foi de 5.000 contos de réis, uma fortuna na época. Na corrida inaugural, a vitória ficou com Arthur Nascimento Jr com Alfa-Romeo, seguido por Chico Landi pilotando uma Maserati.
Dez anos depois de sua inauguração, Dr. Sanson vendeu a área do autódromo de Interlagos, que era de 1,600.000 m2, para o grupo organizador que cuidaria dos festejos do IV Centenário da Cidade de São Paulo e assim esperava-se que para 1954, ano do 4º centenário, a pista recebesse melhorias. Isso não veio e controle do autódromo passou para o governo municipal.
Antes da grande reforma de 1966, Interlagos foi o celeiro para o grande desenvolvimento do automobilismo nacional nos anos 60 tanto no âmbito de competição quanto no de carros de rua. Todas as melhorias que eram encontradas nas pistas eram repassadas para os carros populares. Isso foi importante para erguer lendas automobilísticas como DKV-Vemag, Willys, Volkswagen, Ford entre outros. Ases do volante como Camilo Christofáro, Bird Clemente, Christian Heins, Fritz D’orey, os irmãos Fittipaldi, Luis Pereira Bueno, José Carlos Pace, foram uns dos que se formaram em Interlagos e fizeram história.
Interlagos 1973


Interlagos após a última revisão, em 2007


Comparação entre o velho e o atual traçado

A pista passou por reformas de 1966 até março de 1970, quando foi reaberta com a prova do campeonato Internacional de Fórmula Ford. Para atrair a F1, Interlagos voltou a sofrer mudanças para em 1972, numa prova extra-campeonato , a categoria máxima fizesse sua primeira aparição em solo brasileiro. Emerson Fittipaldi, com sua Lotus JPS preta, marcou a pole, liderou a prova inteira e perto do fim uma avaria o deixou a pé e o caminho aberto para o argentino Carlos Reutemann, com Brabham, vencer a corrida. Em 73 Emerson venceu com Lotus, repetindo a dose em 74 já na Mclaren, e Pace mantendo a invencibilidade brasileira no nosso GP, venceu com Brabham seguido por Emerson com Mclaren.
O GP do Brasil foi sediado em Interlagos até 1980, com uma interrupção em 78 quando a F1 foi para Jacarepaguá para realizar a prova. Com a pista já em estado crítico e com a prefeitura não querendo colocar dinheiro para mais uma reforma, o GP do Brasil mudou de endereço indo para o Rio de Janeiro a partir de 1981, onde a prova ficou até 1989. Foi uma década difícil para o belo autódromo, que ficou mal cuidado neste período.
Durante o ano de 1989 Interlagos ganhou a chance de sediar novamente o GP do Brasil, mas para isso tinha que adequar a pista à nova realidade da F1. Com obras feitas em quatro meses e sob a supervisão de Ayrton Senna, o velho traçado deu lugar a um menor. As curvas 1,2 retão oposto, curva 3, ferradura, Sargento e Laranja, deixaram de existir. A reta dos boxes foi ligada por um “S” em descida á curva do Sol, e todo esse traçado, passando pela antiga subida do lago até a saída da antiga ferradura, passaram a ser feitas na “contramão”, e assim a curva do Laranja passou a se chamar Laranjinha. O miolo se manteve quase o mesmo e a curva a junção foi recuada alguns metros. Naquele mesmo ano o circuito passou a se chamar José Carlos Pace, em homenagem ao grande piloto e busto foi colocado na entrada do autódromo.
Por mais que alguns entusiastas reclamem até hoje desta mudança, Interlagos foi elogiado ao máximo pela FIA e pilotos.
Sem mais nenhuma interrupção, Interlagos tem sediado grandes provas da F1, como as vitórias de Senna em 91 e 93; de Massa em 2006 e 2008; as decisões de títulos de 2005, 2006, 2007,2008 e 2009, todas com grande dose de suspense e emoção.
Por mais que Interlagos ainda tenha problemas na sua infra-estrutura, como infiltrações na torre de controle, alguns buracos em telas, pequenas rachaduras no asfalto, a drenagem que tem sido péssima entre outros, o autódromo recebe anualmente pequenas alterações por pedidos de Charlie Whiting, inspetor e diretor de provas da FIA, tornam a pista utilizável para a F1 e outras categorias internacionais.
Em época de circuitos insossos que se espalham ano a ano pelo mundo, Interlagos contínua sendo uma das grande maravilhas do calendário da F1.



Wilson e Emerson Fittipaldi com seus Fitti-Vê em Interlagos, nos meados dos anos 60

O circuito ainda com traçado em terra batida

Alonso e Schumacher em 2005: O piloto espanhol ganhou seu primeiro campeonato do mundo em Interlagos naquele ano, quando disputou o título contra Raikkonen.

domingo, 9 de maio de 2010

Análise dos dez primeiros- GP da Espanha

Mark Webber- Teve um fim de semana sensacional ao marcar a pole e vencer com total folga o GP. Domou Vettel e mostrou que o carro da Red Bull realmente era imbatível em Barcelona. Redimiu-se dos fracassos nas últimas provas.


Fernando Alonso- Foi o piloto mais cerebral da corrida. Manteve-se em quarto a corrida toda, não sendo importunado por ninguém. Na parte final da prova, passou a virar voltas cada vez mais velozes, aproximando-se de Vettel. Herdou duas posições com os problemas de Sebastian e Hamilton e assim pode chegar ao pódio. O carro não esteve ao seu gosto, mas foi brigador no final de semana.


Sebastian Vettel- Com um carro desequilibrado e com problemas de freios na parte final da corrida, deixaram o jovem alemão em condições adversas tanto que escapou para fora da pista quando faltavam dez voltas para o término. Não repetiu o bom desempneho dos treinos e a vitória de Webber deve ter acendido a luz amarela para o jovem astro na Red Bull.


Michael Schumacher- As melhorias do Mercedes para esta prova deixou o heptacampeão mais avontade e assim ele conseguiu fazer sua melhor prova após seu retorno. Travou um bom duelo com Button, no qual saiu vencedor. Mas o mais importante foi ter deixado Rosberg para trás nesta prova, sendo mais rápido que ele em todo fim de semana.


Jenson Button- Tinha um carro muito mais veloz que Schumi, mas não conseguiu ultrapassá-lo e assim desistiu tentando poupar motor para a próxima etapa. Ficou atrás de Hamilton desde os treinos, mas a sorte o ajudou quando seu companheiro abandonou a prova, afinal as coisas poderiam igualar dentro da equipe. Ainda mantém a liderança do mundial.


Felipe Massa- Péssimo final de semana para ele. Não achou o acerto em momento algum e tomou na classificação mais de cinco décimos de Alonso. A sua boa largada pulando de nono para sétimo o ajudou e no final da prova subiu para sexto, mas tudo anda difícil para ele na Ferrari.


Adrian Sutil- Saiu em 11º e mostrou habilidade ao escapar do entrevero entre Kubica e Kobayashi no início, assim conquistando duas posições. Manteve-se nas posições intermediarias a prova toda e subiu para sétimo no fim.


Robert Kubica- O enrosco com Kobayashi após a largada, arruinou qualquer chance sua. Teve que lutar contra Rosberg e Sutil na prova, mas está em ótima fase e terminou em 8º.


Rubens Barrichello- Saiu em 17º e sua largada foi fundamental para tentar algo durante a prova, quando pulou para 13º. Por mais que tenha terminado em nono, o carro ainda precisa e muito de evoluir.


Jaime Alguersuari- Outra bela prova do espanhol, com boas disputas e até batendo rodas com retardatários como ficou demonstrado quando tentou passar Chandhok arrancando-lhe a asa dianteira. Tomou um Drive & Trough por isso e voltou forte para garantir, no final, a décima posição.

Webber domina e vence em Barcelona


O largo sorriso de Mark Webber após a sua pole ontem em Barcelona era justificável. Ele sabia que, para conter seu companheiro de equipe, tinha que largar a sua frente e sustentar qualquer que fosse o ataque de Vettel durante a prova. Lembram-se: ambos tinham ficado separados por mísero 1 décimo, não só na disputa da pole, mas nos treinos em geral. Isso indicava um domínio absoluto do time austro-inglês.
Mark Webber largou bem, seguido por Vettel, Hamilton, Alonso e o restante. Basicamente um destes quatro sairia vencedor. Se bem que Hamilton e Alonso teriam que torcer e muito para haver algum problema com um dos dois carros da Red Bull para que isso acontecesse.
Nas dez voltas iniciais Webber mostrou estar mais rápido que Vettel e abriu boa vantagem, cerca de quase oito segundos, além claro de marcar sucessivamente a melhor volta da prova. Sebastian parecia estar em outra corrida ao não conseguir igualar o mesmo ritmo de Webber, tanto que Hamilton, antes das paradas para troca de pneus, estava atrás por apenas 1.5s. Isso saiu caro para ele, pois na volta de número 18, quando já havia feito sua parada, ele dividiu a primeira curva com Hamilton que acabava de sair dos pits. Por dentro se encontrava um retardatário que atrapalharam ambos e Sebastian teve que escapar para não colidir com Lewis e assim caiu para terceiro.
Webber tinha parado na mesma volta que Lewis e sustentado a primeira posição, assim ele ficaria até o final da corrida sem incomodo algum.
Lewis estava seguro a frente de Vettel e tinha até esboçado alguma reação para Webber, ao cravar por duas vezes a melhor volta da prova que era batida, em seguida, pelo australiano da Red Bull. Hamilton poderia ter ficado mais tranquilo na prova, principalmente quando Vettel, que estava no seu encalço, teve problemas nos freios e escapou na volta 54 e parou nos boxes em seguida, mas faltando uma volta para o fim, o desgaste excessivo dos pneus para se manter na frente de Vettel e tentar se aproximar de Webber, fez com que o pneu dianteiro esquerdo estousasse na rápida curva de raio longo após o ''S'' jogando o piloto da Mclaren para a brita acertando a barreira de pneus.
Isso foi ótimo para Alonso que poupou pneus após sua única parada (estratégia que foi adotada pela maioria dos pilotos) e herdou duas posições nas últimas dez voltas da corrida para passar em segundo. Vettel terminou em terceiro, sofrendo com problemas nos freios.
Boa prova para Schumi que largou em sexto e por ali ficou até herdar a quinta posição de Button após a parada deste. Foi um duelo que levantou a torcida, com Michael a denfender-se dos ataques de Jenson que tinha um carro muito mais rápido que o Mercedes. Mas ficou por isso mesmo, sem Button conseguir a ultrapassagem e sossegar na quinta posição.
Para os brasileiros o fim de semana foi mediano. Massa largou bem ao assumir a sétima posição e terminar em sexto, atrás de Schumi e Button. Barrichello foi outro a fazer ótima largada, pulando de 17º para 13º e garantiu dois pontos mais para ele e equipe Williams com a nona posição. Senna abandonou no início da prova e Di Grassi fechou em 19º e último, 4 voltas atrás do líder.



O que sobrou do Mclaren de Hamilton: o desgaste excessivo dos pneus de seu carro lhe saiu caro e o pneu dianteiro esquerdo arrebentou na parte mais veloz do circuito.


A melhor batalha da corrida: Schumi segurou os ataques de Button por mais de dez voltas e assegurou, no fina da corrida, o quarto lugar. O inglês reclamou aos montes depois.


Ainda saiu no lucro: após uma classificação sofrível, Massa saiu bem da nona posição para virar a primeira curva em sétimo após a largada, mas mostra não estar satisfeito com o seu Ferrari e espera melhoras em Mônaco, próxima etapa

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Espanha- Circuito de Montmeló- Barcelona
5ª Etapa


1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 66 voltas em 1h35min44s101
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 24s065
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 51s338
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1min02s195
5. Jenson Button (ING/McLaren) - a 1min03s728
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1min05s767
7. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1min12s941
8. Robert Kubica (POL/Renault) - a 1min13s677
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta
10. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
11. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 1 volta
13. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
14. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 2 voltas
15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 2 voltas
16. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 2 voltas
17. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas
18. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth) - a 3 voltas
19. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth) - a 4 voltas

Não completaram:
Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) - a 24 voltas
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 39 voltas
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 48 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 66 voltas
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 66 voltas

Melhor Volta: Lewis Hamilton (Mclaren) 1min24s357

sábado, 8 de maio de 2010

Webber e Vettel marcam a primeira fila da Red Bull na Espanha com folga

Foi um domínio absoluto. Webber e Vettel mostraram a total força dos Red Bull ao colocar no terceiro colocado, Hamilton, mais de oito décimos mostrando que se a prova for disputada com pista seca à vitória ficará com um dos dois.
Para os demais, Hamilton, Alonso e Button que são teoricamente favoritos nessa prova, vão ter que depender da possível chuva que pode cair durante a prova de amanhã. Em condições normais não terão chance alguma.
Schumi, enfim, largará na frente de Rosberg pela primeira vez nesta temporada mostrando que o Mercedes melhorou e o trabalho da equipe para adaptar o bólido ao estilo de pilotagem do heptacampeão foi, por enquanto, perfeito.
Massa sai em nono reclamando e muito da falta de aquecimento dos pneus de seu Ferrari. Kamui Kobayashi, da Sauber, sai em décimo repetindo os bons desempenhos da equipe na pré-temporada e quem sabe, agora, completar a primeira prova dele na temporada.
Barrichello caiu na Q1 e sai em 17°, quatro posições atrás de Hulkenberg. Bruno Senna se benefeciou das punições de Di Grassi, Glock e Chandhok e vai largar em 21°.
A previsão do tempo para a prova, mais uma vez, é de chuva.

GRID DE LARGARDA PARA O GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA- 5ª ETAPA

1º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1min19s995
2º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1min20s101
3º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1min20s829
4º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1min20s937
5º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 1min20s991
6º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1min21s294
7º - Robert Kubica (POL) Renault - 1min21s353
8º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1min21s408
9º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1min21s585
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1min21s984
11º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1min21s985
12º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - 1min22s086
13º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - 1min22s131
14º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1min22s191
15º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1min22s207
16º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - 1min22s854
17º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1min23s125
18º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - 1min24s674
19º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1min22s139*
20º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - 1min24s748
21º - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - 1min27s122
22º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - 1min25s475*
23º - Lucas di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - 1min25s556*
24º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - 1min26s750*

* Punidos com a perda de cindo posições no grid de largada

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vettel é o mais rápido na sexta em Barcelona


Sebastian Vettel mostrou mais uma vez que o carro da Red Bull ainda é o mais rápido da atual F1. Nos treinos livres de hoje em Barcelona ele marcou o melhor tempo com a marca de 1'19''965, sendo 0''210 mais rápido de seu companheiro de equipe Mark Webber que fechou em segundo.
Schumi apareceu em terceiro mostrando uma boa reação as melhorias feitas nos Mercedes e ficou nas duas sessões de treinos atrás, apenas, da dupla da Red Bull.
Alonso fechou o dia em quarto; Hamilton em quinto; Kubica em sexto; Rosberg em sétimo; Massa em oitavo; Button em nono; Sutil em décimo completaram a lista dos dez melhores da sexta.
Barrichello, estreando novo capacete, ficou em 15°; Di Grassi terminou em 22° e Bruno Senna fechou em 24°.

TREINOS LIVRES- GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA- 5ª ETAPA

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min19s965
2: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min20s175
3: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min20s757
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min20s819
5: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min21s191
6: Robert Kubica (POL/Renault) - 1min21s202
7: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min21s271
8: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min21s302
9: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min21s364
10: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min21s518
11: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min21s672
12: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min21s904
13: Kamui Kobayashi (JPN/Sauber) - 1min21s931
14: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min22s184
15: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min22s192
16: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min22s397
17: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min22s449
18: Paul di Resta (ESC/Force India) - 1min23s030*
19: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min23s471
20: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min24s209
21: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min24s894
22: Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min25s066
23: Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min25s972
24: Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min26s152
25: Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min26s340
26: Christian Klien (AUT/Hispania) - 1min27s250*

* Pilotos reservas

terça-feira, 4 de maio de 2010

GP da Espanha, 1980

As fagulhas lançadas da guerra FISA x FOCA no início dos anos 80, deixaram a F1 a beira de um colapso quase irreversível e o GP da Espanha, disputado em Jarama a 1º de junho, foi um capitulo triste deste confronto.
Sabe-se que a causa principal deste conflito entre as duas entidades iniciou-se ainda em 1979 quando Jean Marie Balestre, presidente da FISA (que era um braço esportivo da FIA, no qual o próprio Balestre também presidia), quis proibir de imediato o uso do efeito-solo nos carros já para o próximo ano. As equipes inglesas bateram pé e a FISA teve que ceder, mas a briga estava apenas começando. Em 1980 Balestre anunciou que para a temporada de 81 as minissaias móveis estariam proibidas e o peso dos carros aumentaria de 575kg para 585kg, o que favorecia os carros de motores turbo (Renault, Ferrari e Alfa Romeo) que necessitariam de mais potência e assim igualaria forças com as equipes de motores Cosworth e efeito-solo.
Ok, vamos embora: Renault, Ferrari e Alfa Romeo fizeram as malas e deixaram Jarama

Mesmo com essas regras que funcionariam a partir de 81, o que azedou de vez o já conturbado clima naquele ano foi outra coisa. A FISA tinha criado uma reunião obrigatória para todos os pilotos antes de cada GP, e aquele que não comparecesse nestas levaria uma multa de mais de 2.000 dólares e podia ter a sua super-licensa cassada. Mesmo assim alguns não estiveram presentes nas reuniões dos GPs da Bélgica e Mônaco e não pagaram as multas. Em Jarama tudo piorou com a não ida dos pilotos dos times que apoiavam a FOCA (liderados por Bernie Eclestone, presidente da entidade) e assim, antes da prova começar, uma reunião as portas fechadas foi feita entre FISA e FOCA. Após algumas horas nada foi definido e a FISA decidiu que a prova não se realizaria. Ela colocou em prática a ameaça inicial de que se nenhum piloto participasse da reunião, estaria automaticamente sem habilitação para correr o GP espanhol. Renault, Ferrari e Alfa Romeo, equipes que apoiavam os ideais da FISA se retiram do autódromo madrileño. A FOCA discordou e mesmo assim deu início a corrida apenas com suas equipes.
Na prova a batalha deu-se entre os Williams de Jones e Reuteman, a Ligier de Laffite e a Brabham de Piquet. Laffite, que tinha largado na pole, perdeu a posição para os Williams de Reutemann e Jones e ficou em terceiro. Com a corrida se desenvolvendo normalmente, Jones teve problemas de câmbio e caiu algumas posições e Laffite foi à caça de Reutemann. Piquet, que estava em terceiro, ficou de longe acompanhando a batalha dos dois. Faltando 45 voltas para o fim, os dois líderes foram colocar uma volta no retardatário Emilio de Villota. Reutemann passou-o por fora e Laffite, na tentativa de passar rapidamente e não perder contato com o líder, tentou por dentro mas acabou acertando o carro de Villota. O Ligier atravessou a curva e acertou o Williams. Os dois abandonaram e Piquet assumiu a liderança por oito voltas, mas o câmboi quebrou. Caminho aberto para Pironi com sua Ligier, mas este acabou perdendo o pneu dianteiro direito e também a prova.
A vitória ficou com Alan Jones da Williams, seguido por Jochen Mass da Arrows e Elio de Angelis da Lotus.

No dia seguinte a corrida, FISA manteve seu ponto de vista e a prova não contou pontos para aquele mundial de 1980.




O Ligier de Laffite e a Williams de Reutemann após o acidente que eliminou ambos da prova. O argentino teve um corte na perna

Que tal um joguinho?: Foi o que fizeram os mecânicos da Brabham e Williams para passar o tempo enquanto os poderosos decidiam o futuro da prova.



sábado, 24 de abril de 2010

Que tal uma corrida com pista seca?

As 4 etapas iniciais do mundial de F1 foram distintas. Se a prova de abertura no Bahrein foi sonolenta a ponto de você ter se arrependido ao acordar as oito da manhã para assisti-la, concerteza você ficou de olhos bem arregalados para acompanhar as três corridas seguintes no Austrália, Malásia e China onde, por causa da chuva, as coisas ficaram embaralhadas e assim tivemos provas de um nível altissímo, coisa que era rara. Mas mesmo assim serviu para mostrar quem são as forças deste mundial.
Começando pelo Bahrein, a briga se manteve entre a Red Bull de Vettel e as Ferraris de Alonso e Massa que perseguiram o alemão a corrida toda, abrindo grande vantagem para Rosberg quem vinha logo em seguida. O domínio foi grande por parte dos três, mas para Vettel as coisas pioram quando o escape do motor Renault quebrou e ele teve que ceder passagem para Alonso, Massa e Hamilton ficando assim em quarto na prova e perdendo uma vitória que estava no bolso, pois tinha uma vantagem de 2.5 que estava a administrar bem para Alonso. O espanhol venceu a única prova que não teve a interferência da chuva e momento algum.
Na Austrália a chuva tinha feito as coisas ficarem confusas na largada, com o enrosco de Button com Alonso e Schumi que relegou os três a fazerem uma prova de recuperação. No caso de Button ele tinha treocado pneus intermediários por slick quando a pista começou a secar. Já Alonso e Schumi cairam para o fundão por causa do enrosco de ambos. Mas mesmo com esses contratempos Button conseguiu chegar à frente, mesmo no momento em que estava conformado com a segunda posição, afinal Vettel estava intocável na liderança mas outro problema, agora com os freios, o tirou da prova deixando caminho aberto para o inglês vencer a sua primeira corrida pela Mclaren. Outro azar para o alemão, mas os Mclarens mostravam sua força nesta prova com a vitória de Button e o ótimo desempenho de Hamilton após grande batalhas.
Malásia foi outra corrida interessante e foi disputada sem chuva, se bem que esta tinha dado as caras no sábado e jogado os duos da Mclaren e Ferrari para rabeira do grid de largada, forçando assim outra prova de recuperação de Button, Hamilton, Alonso e Massa. Vida difícil para uns, fácil para outros. Vettel teve a sua grande chance a não a desperdiçou vencendo a corrida com Webber logo em seguida, constituindo assim a primeira dobradinha da Red Bull no ano e melhor de tudo, sem problemas. Dos outros quatro que largaram no fundão, apenas Alonso não completou a prova porque o motor Ferrari abriu o bico.
Na China as coisas pareciam bem para a Red Bull, mas o chove não pára deu chance à Button, novamente, vencer a corrida com estratégia quase parecida com a que tinha usado na Austrália, mas dessa vez ele retardou a sua parada enquanto seus rivais estavam indecisos quanto a ficar com pneus slick ou intermediários. Quando se acertaram, Button estava recebendo a bandeirada para sua segunda vitória no ano e de quebra levar a liderança do mundial. Os Mclarens, mais uma vez nestas condições complicadas, tinham arrasado a concorrência já que Hamilton, em outra prova fantástica, tinha chegado em segundo com chances até de vencer a prova.
Alonso e Massa no Bahrein: No único final de semana sem chuva neste temporada, os Ferraris foram bem o que pode ser um bom indicio para a corrida de Barcelona, daqui 15dias, onde que é bem raro chover.

Pelo que parece, as coisas podem se tornar um pouco monótonas se uma prova for disputada com pista seca. Bahrein foi um bom exemplo disso e pelo que me lembro não tivemos uma única ultrapassagem sequer na prova. Em contrapartida, na Malásia, a corrida foi com pista seca e o número de ultrapassagens foram em grande quantidade claro, ainda tendo como pano de fundo a chuva que embaralhou quase tudo no sábado na classificação.
Se bem que uma dose má sorte aliada a falta de preparo para as estratégias também tem assolado alguns. Na Ferrari, por exemplo, Alonso poderia ter conseguido boas colocações mas os azares na Austrália, Malásia e China o tiraram pontos preciosos. Enquanto que em Melbourne ele teve que fazer uma prova de recuperação para chegar em quarto atrás de Massa, na Malásia chegaria na casa dos pontos se não fosse o estouro do motor e na China jogou fora, por conta própria, a chance de tentar vencer a prova após uma queima de largada que foi punida em seguida. Mas o fato de ter vencido a única prova "normal" até agora no campeonato, mostra que a Ferrari tem força para brigar na frente e Alonso tem estado fabuloso em suas recuperações nas provas.
Aparentemente os Red Bulls são os mais rápidos, mas sua confiabilidade ainda está baixa. A Mclaren com o motor Mercedes ultraconfiável e um carro que tem se mostrado perfeito, tem feito o seu trabalho quetinha sem alardes e Ferrari precisa apenas de uma prova sem contratempos para voltar a linha de frente.
No GP da Espanha, dia 9 de maio em Barcelona, será um lugar perfeito para medir as forças destas equipes e também, porque não, da Mercedes. Todos tem setups desta pista ainda fresquinhas na memória e concerteza será disputada em pista seca, o que vai deixar ainda mais interessante a corrida. Mas confesso que não espero uma corrida tão emocionante como as últimas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Emerson Fittipaldi vs Nigel Mansell, Cleveland 1993

Lembro-me desse dia como se fosse hoje. Mansell tinha trocado a F1 pela Indy no final de 1992 após a conquista de seu único campeonato pela Williams. Ele encontrou nos EUA um cenário diferente do que tinha se acostumado no último 1 ano e meio na F1, quando dominava a seu bel prazer com os insuperáveis Williams-Renault.
Na Indy, ele desembarcara na equipe da Newman-Haas tendo como companheiro o grande Mario Andretti e o Lola T9306- Ford XB para pilotar. Do outro lado o duo da Penske, com Paul Tracy e sua juventude aliada a uma velocidade impressionante e o mestre Emerson Fittipaldi ao volante dos elegantes Penske PC22- Chevrolet C. Aliás, tanto estes motores quanto os chassis eram os únicos que estavam em pista na maioria das provas.
Por todo o campeonato a briga foi direta entre o duo da Newman-Haas e Penske pelo campeonato, mas na oitava etapa, disputada na pista do aeroporto de Burke Lake Front, Cleveland, Mansell e Emerson então líder e vice no campeonato, travaram um duelo memorável.
Paul Tracy tinha largado na pole e liderado a prova inteira, exceto por algumas voltas quando teve que ir aos boxes para a troca de pneus e reabastecimento e nisso Mansell aproveitou-se para liderar por um curto espaço de tempo.
Nas últimas dez voltas, ele e Emerson travaram uma batalha das boas pela segunda posição, com o brasileiro a ultrapassá-lo na volta 75, mas o Leão fez valer seu apelido e foi a caça de Fittipaldi. Nas voltas 77 e 78 ambos trocaram de posição várias vezes, chegando em algumas delas contornarem curvas lado a lado. No final foi Emerson quem conseguiu a segunda posição e Mansell ficando em terceiro.
Tracy venceu a corrida com mais de 18 segundos à frente de Fittipaldi, mas a batalha dos dois grandes pilotos tinha sido fabulosa.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Análise do dez primeiros- GP da China

Jenson Button- A sua estratégia em não entrar para trocar os pneus para intermediários quando a chuva estava fraca, foi decisiva. Ultrapassou Rosberg e abriu boa vantagem. No final da corrida quase foi acossado por Hamilton, mas tinha 2.5s de vantagem sobre o seu companheiro de Mclaren. Agora a divisão de forças na equipe está por igual.


Lewis Hamilton- Se atrapalhou nas trocas de pneus e acabou perdendo a chance de tentar ganhar a prova. Mas fez outra grande prova ao ser combativo nela toda e travara ótimos duelos no pelotão intermediário, quando subia de posições. Sua briga com Schumi foi o ponto alto da prova. Agora só lhe falta vencer, afinal Button já tem 2 vitórias e a liderança do mundial.


Nico Rosberg- Teve a grande chance de vencer e isso parecia provável, mas seu erro acabou deixando Button se aproximar e ultrapassá-lo no fnal da reta oposta. Brigou muito contra Hamilton, mas também não pode fazer nada contra o poderio das Mclarens. Com relação à Schumi, está formidável.


Fernando Alonso- A queimada na largada o prejudicou demais. Podia ter discuto a vitória com Button e Rosberg, mas tinha o drive through para ser pago. Recuperou-se bem, mas a ultrapassagem sobre Massa na entrada dos boxes podia ter sido evitada, até para o bem da equipe.


Robert Kubica- Outra bela prova do polonês. Andou na terceira posição por algum tempo, mas sem ameaçar os ponteiros. Foi superado por Hamilton e Alonso que tinham carros mais velozes.


Sebastian Vettel- Outra prova para ser esquecida. Era favorito para vencer e mesmo tendo perdido a posição Alonso, seguramente viria ao primeiro posto mais tarde com a punição ao espanhol. Mas erros seu e da equipe acabaram com suas chances. Mas ainda tem o carro mais rápido da F1.


Vitaly Petrov- Ótimos duelos contra Schumacher, Hamilton e Alguersuari garantiram para ele seus primeiros pontos e vai se firmando como um dos melhores da nova safra. É bastante agressivo.


Mark Webber- Errou aos montes e o que teve de bom na prova foi a ultrapassagem sobre Vettel, quando este ficou bloqueado por Sutil numa disputa por posição. Suas quatro provas foram bem apagadas.


Felipe Massa- Um final de semana discreto para ele. Largou em sétimo e passou toda a prova nas posições intermediárias. No lance contra Alonso, ele admitiu que havia derrapado na última curva antes da entrada dos pits, versão que foi confirmada pelo espanhol. Mas em outra coletiva disse que ter ficado atrás dele na parada de box após o acontecido, lhe custou 3 posições. As coisas não parecem fáceis para ele.


Michael Schumacher- Teve a prova mais dura após sua volta a categoria e sofreu nas mãos dos novatos que não lhe deram sossego. Foi o primeiro a trocar para pneus intermediários quando a chuva deu uma apertada, mas não soube aproveitar essa situação para ganhar mais posições. Por enquanto, uma volta inglória para F1.



domingo, 18 de abril de 2010

Com bela estratégia, Button vence o GP da China e assume a liderança. Brasileiros são discretos.

Outra grande prova e mais uma vez, claro, com a participação da chuva que foi e voltou em vários momentos da corrida. Nessas circunstancias Button arriscou bem ao não trocar os pneus slick por intermediários, e ali conseguiu garantir uma boa vantagem que foi importante para chegar a sua segunda vitória no ano.
O começo foi caótico, com Alonso fazendo uma bela largada. Voltas depois foi "dedurado" por Charlie Whiting, chefe de provas da FIA responsável pela largada, ao mostrar que o espanhol tinha avançado antes que apagasse as luzes vermelhas. Mesmo com Alonso na frente das duas Red Bull, a prova ainda teve o acidente entre Liuzzi, Buemi e Kobayashi que eliminou os três de uma vez. O safety car foi acionado, ficando por 4 voltas. Após a relargada começou a chover fino em alguns pontos do circuito, o que levou a maioria dos pilotos a entrarem nos boxes para colocar pneus intermediários. Rosberg, que assumiu a liderança e Button segundo, foram os únicos a continuar com os slicks e isso foi fundamental para ambos. Com os demais sofrendo desgastes nos pneus intermédios, eles chegaram a abrir mais de 30s para o terceiro.
Enquanto isso, com o chove não molha que forçou os pilotos a trocar novamente para slick, Hamilton mais uma vez tratou de garantir a emoção da prova. Com ótimas ultrapassagens e mostrando uma velocidade alucinante meio a nuvem d'água que se formou após o reinicio da chuva, duelou com Vettel, Webber, Petrov, Rosberg e Schumi. Aliás, este último foi o mais duro com Michael a resistir bem aos ataques de Lewis. Foi duas voltas de ataques constantes do piloto da Mclaren e na grande reta oposta ele enfim conseguiu. Contra Rosberg também foi maravilhoso e no mesmo ponto, no final da reta oposta, conseguiu ganhar a segunda posição. Chegou a ameaçar a primeira posição de Button, mas por problemas de pneus, não pode atacar seu companheiro com mais veemência.
Para a Ferrari as coisas só não foram piores, porque Alonso salvou a tarde ao chegar em quarto mas a sua queima de largada, que lhe rendeu um drive trough, poderia ter azedado toda sua corrida. Massa ficou em 9º numa prova apagadissima e ainda teve a ultrapassagem que levou de Alonso na entrada dos boxes, que causou, ou ainda causara alguma polêmica.
Certamente a chuva prejudicou os Red Bull que eram tidos como favoritos no início da prova. Os seus pilotos se atrapalharam também e a equipe não soube lidar com a mudança repentina das condições da pista. Talvez, se tivessem segurado mais tempo na pista ainda quando esta não estava molhada na primeira sessão de paradas, teriam brigado pela vitória.
Destaque para Petrov que fez uma boa prova e terminou em sétimo, depois de duelos contra Hamilton, Alguersuari e Schumi.
Para os outros brasileiros foi normal a prova. Barrichello até lutou pelos pontos, mas foi superado por carros mais velozes e terminou em 12º. Senna completou sua segunda prova na F1 e terminou em 16º duas voltas à frente de Chandhok, seu companheiro de Hispania. Di Grassi, da Virgin, não durou muito na prova e fez apenas 9 voltas e saiu com problemas de câmbio.
A próxima etapa será o GP da Espanha em 9 de maio, em Barcelona.

A queimadinha de básica de largada de Alonso: voltas depois teve que pagar um Drive Through e fez uma corrida de recuperação...


... e com concerteza agradeceu a entrada do Safety Car que o ajudou e muito para chegar em quarto

As Red Bull estiveram discretas em Xangai: a estratégia e os constantes erros dos dois pilotos colaboraram para o resultado final

O grande duelo: por duas voltas Schumi suportou os ataques de Hamilton, até que o inglês conseguiu a quinta posição do heptacampeão.



RESULTADO FINAL-
Grande Prêmio da China- Autódromo de Xangai-
18/4/2010- 4ª Etapa

1 - Jenson Button (ING / McLaren) 1h44min42s163

2 - Lewis Hamilton (ING / McLaren) a 1s5
3 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) a 9s4
4 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) a 11s8
5 - Robert Kubica (POL / Renault) a 22s2
6 - Sebastian Vettel (ALE / RBR) a 33s3
7 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) a 47s6
8 - Mark Webber (AUS / RBR) a 52s1
9 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) a 57s7
10 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) a 61s7
11 - Adrian Sutil (ALE / Force India) a 62s8
12 - Rubens Barrichello (BRA / Williams) a 63s6
13 - Jaime Alguersuari (ESP / STR) a 71s4
14 - Heikki Kovalainen (FIN / Lotus) a uma volta
15 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) a uma volta
16 - Bruno Senna (BRA / Hispania) a duas voltas
17 - Karun Chandhok (IND / HRT) a quatro voltas

Não completaram

Jarno Trulli (ITA / Lotus) abandonou na 21ª volta
Lucas di Grassi (BRA / Virgin) abandonou na oitava volta
Pedro de la Rosa (ESP / Sauber) abandonou na sétima volta
Sebastien Buemi (SUI / STR) acidente na primeira volta
Kamui Kobayashi (JAP / Sauber) acidente na primeira volta
Vitantonio Liuzzi (ITA / Force India) acidente na primeira volta
Timo Glock (ALE / Virgin) não largou

Melhor Volta: Lewis Hamilton (Mclaren Mercedes) 1min42s061

sábado, 17 de abril de 2010

No melhor estilo "mineirinho" Vettel conquista a quarta pole da equipe no ano

O domínio quase que absoluto de Hamilton nas duas primeiras partes da sessão classificatória, fez crer que a Mclaren estava um pouco à frente dos demais na China mas tudo foi por água abaixo quando começou o terceiro treino e Vettel, no estilo "come queto", cravou a sua terceira pole no ano e a quarta da Red Bull no ano. Webber sai ao seu lado e pelo jeito, se não haver contratempos, um dos dois sairá vencedor amanhã.
Os Red Bull passaram as duas sessões apenas de "tocaia" enquanto Hamilton fazia miséria na frente, mas quando as coisas foram pra valer na terceira parte o inglês falhou e os Red Bull tomaram à dianteira. Para Lewis foi frustrante, tanto que ele ficou atrás até de Button na tabela de tempos e sairá em sexto, sem saber até agora como tudo desandou. Jenson, por sinal, vem até surpreendendo e andando na frente de Lewis nas classificações. Contando com esta classificação, esta 3x1 para o atual campeão sobre seu companheiro nos treinos oficiais.
Alonso colocou sua Ferrari no terceiro posto enquanto que Massa ficou em sétimo, admitindo logo após o treino que errou na última curva quando estava em grande volta. Nico Rosberg aparece em quarto com sua Mercedes enquanto que Schumi ficou apenas em nono, tomando mais de 1 segundo do pole Vettel. Fechando os dez primeiros, Kubica roubou no final a posição de Schumacher e ficou em oitavo e Sutil mais uma vez comparecendo na Q3 terminou em décimo.
Para os demais brasileiros, muito trabalho. Barrichello por pouco não passa para a Q2, marcando a 11ª marca. Di Grassi sai em 22º e Senna em 23º.
A previsão é de 60% de possibilidade de chuva na hora da prova.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA CHINA- 4ª ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE / Red Bull) - 1min34s558
2 - Mark Webber (AUS / Red Bull) - 1min34s806
3 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) - 1min34s913
4 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1min34s923
5 - Jenson Button (ING / McLaren) - 1min34s979
6 - Lewis Hamilton (ING / McLaren) - 1min35s034
7 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) - 1min35s180
8 - Robert Kubica (POL / Renault) - 1min35s364
9 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - 1min35s646
10 - Adrian Sutil (ALE / Force India) - 1min35s963
11 - Rubens Barrichello (BRA / Williams) - 1min35s748
12 - Jaime Alguersuari (ESP / Toro Rosso) - 1min36s047
13 - Sebastien Buemi (SUI / Toro Rosso) - 1min36s149
14 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) - 1min36s311
15 - Kamui Kobayashi (JAP / Sauber) - 1min36s422
16 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) - 1min36s647
17 - Pedro de la Rosa (ESP / Sauber) - 1min37s020
18 - Vitantonio Liuzzi (ITA / Force India) - 1min37s161
19 - Timo Glock (ALE / Virgin) - 1min39s278
20 - Jarno Trulli (ITA / Lotus) - 1min39s399
21 - Heikki Kovalainen (FIN / Lotus) - 1min39s520
22 - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) - 1min39s783
23 - Bruno Senna (BRA /Hispania) - 1min40s469
24 - Karun Chandhok (IND / Hispania) - 1min40s578

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Hamilton dominante na China

Após uma bela batalha entre Mclaren e Mercedes pelas primeiras posições nos treinos livres de Xangai, Hamilton fecho o dia com o melhor tempo 1'35''217 ficando a frente de Rosberg por 0.248. Na terceira posição aparece Button e em quarto Schumi, que ficou 0.385 atrás de Lewis, o que mostra a boa briga das duas equipes no treino e como pode ser o desempenho dos Mercedes na China.
Os Red Bull ficaram entre os dez primeiros: Vettel ficou em 5º e Webber em sexto. Na Ferrari Alonso, que testou o duto de ar semelhante ao usado pela Mclaren, ficou em décimo mesmo tendo um motor quebrado e Massa fechou em 11º. Segundo a equipe o motor estourado é o mesmo que usou no Bahrein, etapa de abertura.
A Toro Rosso teve dois destaques em Xangai. Enquanto Alguersuari colocou seu carro em oitavo na tabela, Buemi tomou um susto daqueles quando na freada da reta oposta a suspensão dianteira do seu carro se desfez por inteira. A sorte é que estava numa velocidade baixa e nada sofreu, indo parar na caixa de brita. Mais tarde a equipe divulgou o que a causa do acidente tinha sido por uma quebra do suporte vertical da suspensão dianteira.
Rubens Barrichello terminou o dia em 15º; Di Grassi ficou em 24º e Senna em 25º.


RESULTADO- TREINOS LIVRES PARA O GP DA CHINA- 4ª ETAPA

1 - Lewis Hamilton (ING/ McLaren) - 1min35s217

2 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1min35s465
3 - Jenson Button (ING / McLaren) - 1min35s593
4 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - 1min35s602
5 - Sebastian Vettel (ALE / RBR) - 1min35s791
6 - Mark Webber (AUS / RBR) - 1min35s995
7 - Adrian Sutil (ALE / Force India) - 1min36s254
8 - Jaime Alguersuari (ESP / STR) - 1min36s377
9 - Robert Kubica (POL / Renault) - 1min36s389
10 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) - 1min36s604
11 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) - 1min36s944
12 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) - 1min36s986
13 - Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) - 1min37s421
14 - Kamui Kobayashi (JAP / BMW Sauber) - 1min37s431
15 - Rubens Barrichello (BRA /Williams) - 1min37s657
16 - Vitantonio Liuzzi - (ITA / Force India) - 1min37s804
17 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) - 1min37s867
*18 - Paul di Resta (ESC / Force India) - 1min38s618
19 - Jarno Trulli (ITA / Lotus) - 1min39s624
20 - Sebastien Buemi (SUI / STR) - 1min39s939
21 - Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) - 1min39s947
22 - Timo Glock (ALE / Virgin) - 1min40s233
23 - Karun Chandhok (IND / Hispania) - 1min41s008
24 - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) - 1min41s107

25 - Bruno Senna (BRA / Hispania) - 1min41s345

* Paul di Resta substituiu Liuzzi no primeiro treino desta sexta-feira


 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os Indy na Inglaterra, 1978

A USAC (United States Auto Club) levou para a Inglaterra o seu campeonato de Indycars para duas corridas, em Silverstone e Brands Hatch.
Em 1º de outubro foi disputado o Daily Express Silverstone, 16ª etapa do campeonato, com a presença de 16 carros. Na lista estavam as grandes estrelas do automobilismo americano: Rick Mears, AJ Foyt, Al Unser Sr, Tom Sneva, Bobby Unser, Johnny Rutheford, Gordon Johncock entre outros.
A pole position foi de Danny Ongais (Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8) e a vitória de AJ Foyt (Coyote- Foyt TC). Abaixo a lista do grid de largada e chegada da prova:

GRID DE LARGADA- USAC Daily Express Silverstone- 16ª etapa- 1º de outubro de 1978

1 Danny Ongais- Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 1min22s187
2 Al Unser- Lola T500 - Cosworth DFX V8
3 Rick Mears -Penske PC6 - Cosworth DFX V8
4 Gordon Johncock -Wildcat - DGS TC
5 Bobby Unser- Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8
6 Johnny Rutherford -McLaren M24B - Cosworth DFX V8
7 Tom Bagley- Watson 78 - Offy 159 ci turbo
8 Wally Dallenbach- McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8
9 Tom Sneva -Penske PC6B - Cosworth DFX V8
10 AJ Foyt- Coyote - Foyt TC
11 Steve Krisiloff -Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8
12 David "Salt" Walther- McLaren M24 - Cosworth DFX V8
13 George Snider- Coyote - Foyt TC
14 Joe Saldana -Eagle 72 - Offy 159 ci turbo
15 Dick Simon- Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo
16 Spike Gehlhausen -Eagle 74 - Offy 159 ci turbo

RESULTADO FINAL:

1 AJ Foyt Coyote - Foyt TC-  38 Voltas- 1h04min03.350
2 Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8 - 38
3 Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8-  38
4 Gordon Johncock Wildcat - DGS TC - 38
5 Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8- 38
6 Steve Krisiloff Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8- 37
7 David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8- 36
8 Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8-  28
9 Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo -28
10 Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8
11 George Snider Coyote - Foyt TC - 26
12 Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo - 25
13 Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo- 16
14 Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8 -15
15 Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 5
16 Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo - 3
* A prova foi disputada no traçado original de 4.720 metros.


Na segunda prova, o USAC Daily Mail Brands Hatch disputada no dia 7 de outubro, a prova contou novamente com 16 carros. No dia da prova largaram apenas quinze, já que Steve Krisilof (Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8) tinha se acidentado e não pode participar da corrida. A pole foi marcada por Al Unser Sr (Lola T500 Cosworth DFX V8) e a corrida vencida por Rick Mears (Penske PC6 Cosworth DFX V8).

GRID DE LARGADA- USAC Daily Mail Brands Hatch- 17ª etapa- 7 de outubro de 1978

1 Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8- 40s827
2 Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8
3 Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8
4 Gordon Johncock Wildcat - DGS TC
5 Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8
6 Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8
7 Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8
8 Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo
9 AJ Foyt Coyote - Foyt TC
10 Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo
11 Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo
13 Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8
14 David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8
15 Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo
16 Steve Krisiloff * Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8
16 George Snider Coyote - Foyt TC

RESULTADO FINAL:

1- Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8- 100 VOLTAS- 1h15min23s450
2- Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8- 100
3- Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8- 99
4- AJ Foyt Coyote - Foyt TC- 98
5- Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8- 95
6- David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8- 94
7- Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo- 86
8-George Snider Coyote - Foyt TC- 85
9- Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 83
10- Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo- 71
11- Gordon Johncock Wildcat - DGS TC- 33
12- Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo- 23
13- Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8- 20
14- Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo- 10
15- Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8- 0

* A prova foi disputada no traçado menor de Brands Hatch de 1.930 metros.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...