sábado, 15 de junho de 2019

87a 24 Horas de Le Mans: No escuro de Sarthe

A prova está entrando na sua décima hora e por enquanto a calmaria tem reinado neste exato momento. Mas alguns enroscos, abandonos e acidentes.
Um destes enroscos foi na disputa pela 11a posição na LMGTE-PRO entre o Ford GT #66 e o Porsche #94, sendo que o carro estadunidense acabou levando a pior ao rodar na segunda chicane da Mulsanne. Para a Aston Martin a noite não tem sido das melhores: o Aston Martin #98 da AM teve problemas e parou pela pista, para depois voltar a funcionar algumas voltas depois. Já pela PRO, o #95 que largou da pole acabou escapando e batendo na zona da Indianápolis e abandonar. Uma corrida bem frustrante para quem alimentava uma certa esperança.
Na ponteira das classes, nenhuma novidade: a Toyota lidera com o #7 e o #8 em segundo. A terceira posição é do #17 da SMP.
Na LMP2 as disputas se acalmaram e o G-Drive #26 segue líder com o #36 da Signatech em segundo e o #38 da Jackie Chan em terceiro.
Na LMGTE-PRO as movimentações de posições tem variado por conta dos Pit Stops, sendo que na pista as coisas andam mais tranquilas. A liderança neste momento pertence ao Porsche #92, seguido pelo Ferrari #51 da AF Corse e pelo Corvette #63.
Na LMGTE-AM as coisas andam ainda mais tranquilas, sendo que o #85 da Keating é líder com o Porsche #56 do Team Project 1 e pelo Ferrari #84 da JMW.

87ª 24 Horas de Le Mans: Após oito horas...


A prova se aproxima do momento em que a noite passará a tomar conta. No entanto as próximas horas que estão por vir, são conhecidas como as mais criticas e é onde começa a decidir os rumos da prova. Porém, nas últimas horas, é que as coisas foram mais intensas.
Enquanto que a Toyota lidera a classe com total folga – apesar de uma escapa de Pechito Lopez  com o #7, que deu ao #8 a chance de pegar a liderança – nada demais tem incomodado a fábrica japonesa. Por outro lado a Rebellion  andou a ter seus problemas:além do #1 que enfrentou problemas nas primeiras horas de corrida, o #3 esteve sempre bem e duelando de igual para igual como o #11 da SMP até que um rodada seguida de batida frontal na freada para a segunda chicane da Hunaudières, tirou o #3 de combate por algumas voltas até que fosse colocado de volta à pista após os reparos feito pela equipe. Os dois Rebellion - #3 e #1 – aparecem em quinto e sexto, logo atrás do duo da SMP #17 E #11. Os carros da ByKolles e Dragonspeed vão vivendo seu calvário ao visitarem mais os boxes que a pista.
Na LMP2 a categoria se resume especialmente a batalha entre o #36 da Signatech e o #26 da G-Drive que se revezaram algumas vezes na liderança da classe, sem nunca desgrudarem um do outro. É o que tem mantido vivo o espirito dessa categoria e esta tem se revelado a grande disputa da corrida.
Na LMGTE-PRO a batalha continua a mil. Se a Ferrari #51 da AF Corse esteve bem – principalmente quando Daniel Serra esteve no comando – agora é a vez do Porsche #92 de Kevin Estre comandar as ações por lá. A primeira baixa dessa corrida veio exatamente da PRO quando o Corvette de Marcel Fassler acabou tocando com o Porsche #88 da Dempsey-Proton Racing e foi de encontro ao muro, destruindo bastante o carro americano. Fim de prova para o Corvette #64.
Na LMGTE-AM a liderança segue com o Ford GT #85 da Keating Motorsport, seguido pelo Ferrari #84 da JMW e pelo Porsche #56 DA Team Project.
A corrida já se aproxima do final de sua oitava hora.

87ª 24 Horas de Le Mans: 2ª Hora



As coisas continuam tranquilas em Sarthe. Para a Toyota a liderança continua com o #7 seguido pelo #8, que está a mais de trinta segundos de atraso. O #3 da Rebellion segue em terceiro.
Na LMP2 o #36 da Signatech Alpine continua na ponta, agora seguido pelo #26 da G-Drive. O carro da TDS que aparecia na segunda posição da segunda hora, despencou na classificação e agora ocupa a 14ª colocação na classe. A terceira posição é da Racing Nederland com o seu #29.
Na LMGTE-PRO o Corvette #63 segue na frente, com dois segundos de avanço sobre o Porsche #93 e a terceira posição do Ford GT #67. De longe é a categoria mais disputada desta edição, com ótimos duelos por praticamente todas as posições.
Na LMGTE-AM a liderança é do Porsche #77 com o Ford GT #85 da Keating Motorsport em segundo. A terceira posição do Aston Martin #90 da TF Sport. O #88 da Dempsey-Proton Racing, que talvez fosse um dos principais favoritos para vencer nessa classe, enfrentou uma série de problemas que o fez cair na classificação e agora ocupa a 15ª e penúltima posição na classe. O Ferrari #70 da MR também sofreu problemas com um dos pneus furados. Está na 13ª posição.

87ª 24 Horas de Le Mans: 1ª Hora



A grande prova do endurance mundial já está em andamento. Na LMP1 os dois Toyotas se mantiveram na ponta da prova, enquanto que o Rebellion #3 e o SMP #11 entraram num confronto direto pela terceira posição. O carro da equipe suíça acabou levando a melhor, mas o seu carro e #1 teve problemas chegando ficar lento na pista. Neste momento acupa a última posição na classe.
Na LMP2 a TDS se manteve na liderança com o seu #28, mas a Sigantech Alpine #36 acabou por assumir a ponta com as paradas de box. A segunda posição é ocupada pela TDS, mas com uma grande batalha contra o #26 da G-Drive que o segue de muito perto.
Na LMGTE-PRO é que as emoções vão a mil. O Aston Martin #95 esteve na liderança por pouco tempo sendo logo atacado pelo Corvette #63 que assumiu a ponta da categoria. Outras batalhas por posições na classe animaram bastante, sendo que sempre com o Aston Martin #95 no meio destas batalhas o que leva a crer que o Bop usado ontem acabou por prejudicar o desempenho do carro inglês. A segunda posição da classe é do Porsche #92 e a terceira do Porsche #93.
Na LMGTE-AM a liderança era do #88, mas uma rodada na Mulsanne acabou por jogá-lo para ultimo na classe. A liderança neste momento pertence ao Ferrari #54 da Spirit Of Race, seguido pelo Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing e pelo #86 da Gulf Racing.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

87ª 24 Horas de Le Mans: O que esperar da grande final


A atmosfera em Sarthe sempre foi sensacional e mesmo estando a milhas e milhas de distância, conseguimos perceber o quanto que aquele local exala automobilismo em seu estado puro. Um local santificado que agora acolhe a final do World Endurance Championship e o seu palco está para lá de preparado para mais uma edição fabulosa.
Sabemos que a luta na LMP1 não será das mais fáceis para as demais equipes que compõe essa classe ao lado da Toyota, mas ainda existe uma luz no final do túnel se julgarmos pelo que foi visto nos treinos realizados em Sarthe desde a quarta. Em tempos de voltas, SMP e Rebellion conseguiram ficar bem próximas da Toyota perdendo, no máximo, um segundo. Algo bem diferente do que foi visto há doze meses lá mesmo em Sarthe. Na classificação final, o SMP #17 ficou míseros dois décimos do Toyota #8 (segundo colocado) e a seis do Toyota #7 que foi o pole. A distância total do pole para o sexto colocado, o Rebellion #1, foi de 1’3 segundos de vantagem. Para se ter uma idéia, a pole de 2018 feito pelo Toyota #8 foi na casa de 3’15’’377,  enquanto que o terceiro colocado – o Rebellion #1 – ficou a quatro segundos do melhor tempo. Um massacre.
Outro ponto a ser abordado e que pode ajudar estas equipe na largada e primeiras voltas, é a velocidade de reta. As cinco primeiras posições neste quesito pertencem a cinco carros dos P1 não híbridos: SMP #11 lidera a tabela com 347 Km/h com o gêmeo #17 em segundo (346 Km/h); os Rebellion #1 e #3 em seguida com 341 e 339 Km/h e o #10 da Dragonspeed em quinto com 337 Km/h. Os dois Toyotas (#7 e #8 respectivamente) parecem em 11º e 12º no quesito com iguais 334 Km/h. Uma desvantagem de 13 Km/h que pode bem fazer diferença caso algum dos não híbridos consiga segui-los de perto após a largada e arriscar de um modo seguro – ao contrario do que fizera Lotterer ano passado, ao atacar fortemente os Toyotas antes da Dunlop Curve e estragar a corrida do trio ainda na largada.
Apesar de todas essas situações, temos que levar em conta que a Toyota tem se segurado bastante nessa corrida. A prova do ano passado foi um caso, onde os dois carros japoneses passaram todas as 24 horas comboiando um ao outro sem correr grandes riscos – excetuando os momentos críticos de dobrar grandes tráfegos. E outra: as lições do passado onde eles fizeram provas espetaculares, tendo o carro mais veloz do grupo, lhes trazem amargas lembranças e que certamente deu a eles o caminho certo para que pudessem fazer aquela prova conservadora de 2018 – mesmo sabendo da superioridade técnica sobre a horda dos não híbridos.
Na LMP2 a batalha tende a ser tensa. Os cinco primeiros estão no mesmo segundo e do primeiro até o oitavo 1’’5 de diferença. A pole foi feita pelo #39 da Graff em 3’25’’073, mas acabariam por perder a posição por não terem parado para a pesagem obrigatória que era feita ao final do Qualy 3. Com isso, a posição de honra acabou no colo da TDS Racing com o seu #28, seguido pelo #31 da Dragonspeed e o #36 da Signatech Alpine. Interessante observar que o #31 da Dragonspeed esteve muito bem na classificação até o derradeiro qualificatório onde acabou perdendo terreno para os demais, mas sempre ficando entre os três primeiros. É uma equipe a se considerar na luta pela vitória, ainda mais tendo o pé pesado de Pastor Maldonado ao volante. A Signatech Alpine saindo em terceiro sabe bem o caminho das pedras para vencer em Sarthe como ficou comprovado em 2018, enquanto que rivais mais clássicos, como a Jackie Chan DC, parte de sétimo com o #38 e de 12º com o #37. Se bem que eles também conseguem subir na classificação, como ficou comprovado ano passado quando saíram de 10º e 11º e levou o #37 ao quarto lugar e o #38 ao sexto. A G-Drive, outra equipe clássica da P2, sairá da quinta colocação com o seu #26. Isso sem contar na própria Graff que parte da 14ª colocação e que no ano passado foi segunda na classe. Emoções não devem faltar na LMP2.
Talvez o duelo que é mais esperado remonta a classe LMGTE-PRO, onde a Aston Martin - com o #95 - fez a pole, seguida pelo Ford GT #67 e pelo Corvette #63. Mas o BOP de performance feito hoje em Sarthe acabou por "amansar" os Aston com a diminuição da potência do turbo e também da capacidade do tanque de combustível, caindo de 97 para 95. Outra mudança foi em relação ao peso, mas nesta quase todos os carros da PRO (menos os Corvette) acabaram perdendo 5 kg. 
Ainda que esperemos para saber qual o impacto que essas mudanças terão especialmente para a Aston Martin, a expectativa é que as disputas sejam as mais ferrenhas. Como bem disse, ainda esperamos para ver como será o comportamento da Aston frente a essas restrições, mas a maior oposição pode vir da Porsche que esteve muito bem em todos os treinos e que acabou falhando no último qualy onde sucumbiu a melhor performance de Aston, Ford e Corvette. Por falar em Ford, apenas o #67 é que esteve em boa forma. Os outros carros da marca oval estiveram longe de serem competitivos. A Ferrari também não teve grande destaque nesta jornada em Sarthe, tendo apenas o #71 da AF Corse como o melhor dos italianos na oitava colocação da classe. Quem teve uma pequena melhora foi a BMW que conseguiu se meter entre os cinco primeiros com o #82. Já o #81 acabou em último (16o) na classe. 
Mas a probabilidade de escaladas nessa classe, promete ser das mais interessantes. E como sempre acontece, é classe de onde se espera as grande emoções.
Por fim, na LMGTE-AM, a Porsche deitou e rolou ao cravar cinco carros nas seis primeiras posições. Porém o BOP também deu uma atrasada nos carros alemães, que engordaram dez kilos. No entanto o único Ford GT inscrito na classe pela Keating Motorsport, emagreceu 10kg. 
Apesar de tudo, a chance de um Porsche vencer ainda é grande. Mas com esse aumento de peso, é de ficar de olho no Ferrari da Spirit Of Race - que sempre faz um bom trabalho em Sarthe - e também no Ford GT da Keating. 
A previsão é tempo instável em Sarthe desde a largada até a chegada, com a espera de chuvas - leve e mais pesada -  na parte da noite. 
E claro, vamos para a 87a da história de Sarthe!

quinta-feira, 13 de junho de 2019

87ª 24 Horas de Le Mans: Pole para a Toyota


Terminada as atividades em Sarthe e a Toyota cravou a pole para esta edição 87 da grande prova. Sem dificuldades os dois TS050 melhoraram seus tempos de volta em relação as duas últimas sessões de qualificação: o #7 fez a pole com o tempo de 3’15’’497 enquanto que o #8 fez a segunda marca em 3’15’’908. A SMP sempre teve um dos seus carros entre os três primeiros: no penúltimo treino o #11 ocupava a terceira posição, mas foi superado pelo seu gêmeo #17 que fez 3’16’’159. A Rebellion aparece em quarto com o #3 e o #1 em sexto.
Na LMP2 a Dragonspeed #31 até que melhorou a sua marca, mas não o suficiente para sustentar a pole que era deles desde ontem. A primazia de largar na pole da classe é do #39 da Graff que fez o tempo de 3’25’’073, enquanto que a segunda posição é do #28 da TDS que ficou dois décimos atrás. A Dragonspeed fechou em terceiro. Os cinco primeiros desta classe ficaram no mesmo segundo.
Na LMGTE-PRO as emoções já estão reservadas, se julgarmos pelas classificações. O melhor trabalho ficou por conta do Aston Martin #95 que cravou a pole em 3’48’’000, um décimo melhor que o Ford GT #67 que até aqui é o melhor dos quatro carros da marca estadunidense. A Corvette completou a trinca ao fazer a volta em 3’48’’830. A Porsche que vinha até bem nas outras duas classificações, tem no #93 o seu melhor ao fazer a quarta posição. A BMW terá o #82 na quinta posição, um segundo pior que o pole da classe.
Na LMGTE-AM o cenário para a Porsche é dos melhores: dominaram a três primeiras posições, sendo dois da Dempsey-Proton Racing (#88 e #77) e o terceiro vindo  com o Porsche da Gulf Racing. O melhor carro não Porsche nas seis primeiras colocações, é o Ferrari da JMW que ficou a quase um segundo do #88. O grid dessa classe estará desfalcado do #99, que teve seu acidente ontem com Tracy Krohn ao volante. O piloto acabou não sendo liberado pelos médicos e assim optaram por retirar o carro dessa edição.  





87ª 24 Horas de Le Mans: Toyota amplia vantagem

O segundo treino classificatório em Sarthe serviu para que a Toyota aumentasse o seu ritmo com seus dois carros baixando os tempos: o #7 mantém a pole provisória, mas agora com a marca de 3'15''497 e o #8, que esteve em ritmo bem discreto ontem, subiu para segundo com o tempo de 3'15''980. O #11 da SMP melhorou sua marca ao fazer 3'16''953 e subir para terceiro. O Rebellion #1 que teve seus tempos anulados por causa de um erro de leitura do fluxo de combustivel, está em quarto com 3'17''313. O outro Rebellion sofreu problemas ainda no inicio do treino.
Na LMP2 a liderança ainda pertence ao #31 da Dragonspeed com a melhora de tempo (3'26''490 contra '26''804 de ontem). A segunda posição é do #38 da Jackie Chan com 3'26''821, desbancando o #36 da Signatech Alpine que ocupava a segunda posição no treino de ontem. Porém, a equipe francesa não melhorou sua marca ao se manter nos mesmos 3'26''935.
Na LMGTE-PRO a liderança ainda estava sob o comando do Ford GT #67, mas no minutos finais acabou sendo relegado para terceiro com as melhoras do Porsche #92 e do Corvette #63 que passaram a ocupar as duas primeiras posições.
Na LMGTE-AM a Porsche continua bem, apesar de os dois primeiros - #88 e #56 - não terem feito melhoras nos seus tempos. A terceira posição que estava com o Aston Martin #98, acabou sendo eclipsado pelo Ferrari #54 da Spirit Of Race, que marcou o tempo de 3'53''348.
O terceiro e derradeiro classificatório acontecerá à partir das 17:00 horas (horário de Brasilia).




As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...