segunda-feira, 11 de julho de 2011

GP da Grã Bretanha- Corrida- 9ª Etapa

Alonso tinha lutado freneticamente pela vitória nas últimas corridas, mas por azares, ou algo mais, elas lhe escaparam: em Mônaco perseguiu Vettel nas últimas voltas ameaçando-o perigosamente até que uma bandeira vermelha arruinou uma possível chance de ultrapassagem; em Montreal bateu rodas com Rosberg e ficou de fora quando tinham alguma hipótese e nas ruas de Valência duelou com Webber que o atrasou numa possível batalha contra Vettel pela liderança da corrida. Em Silverstone, teoricamente, as suas chances estavam minimizadas: o fato de ter que usar os pneus duros, que tinham ficado de fora das três corridas anteriores, colocaria um freio em qualquer pretensão do espanhol. Mas o cenário foi diferente quando a corrida teve seu início, com pista molhada e a sorte sorriu para Fernando.
O pit-stop desastroso da Red Bull de Vettel aliado ao fato de não ter sido preciso o uso do pneu duro, ajudou bastante Alonso que esteve num tarde de velocidade pura com sua Ferrari. Discutir se Vettel teria alcançado-o, é uma outra história. Ele teve um breve duelo com Hamilton pela segunda posição, com o piloto inglês a defender-se como podia dos ataques. Sebastian mostrou certo nervosismo com essa situação de ter que atacar e por um momento lhe pediram calma, já que o alemão havia atravessado em duas curvas. Sebastian acabou por conquistar a posição nos boxes, mas teve que agüentar o assédio de Webber, que estava em melhor forma nas últimas voltas. Mas a Red Bull interveio e disse ao australiano para manter a distância. Isso não soou bem e Mark acabou não gostando, mas Horner tratou de defender a atitude ao dizer que corriam risco de se tocarem e acabar jogando pontos preciosos no lixo. É discutível essa atitude, mas por um lado Christian tem razão afinal a lição que eles aprenderam na corrida da Turquia do ano passado ainda deve soar forte para aqueles lados. Mais atrás outro belo duelo, e com toques, foi a disputa de Hamilton com Massa para a definição da quarta colocação. O inglês levou a melhor sobre o brasileiro que mostrou alguma raça, enfim, nessa disputa.
A Ferrari levou algumas mudanças para Silverstone e, aparentemente, surtiram algum efeito. Mas o não uso dos pneus duros camuflou isso e não nos deu a real idéia do quanto melhoraram. A proibição dos difusores soprados nesta etapa prejudicou muito mais a Mclaren do que a Red Bull, já que em condições normais, Hamilton não foi tão competitivo e Button parecia estar numa situação um pouco melhor quando o pneu dianteiro direito mal colocado arruinou sua prova forçando seu abandono. Já a Red Bull, se perdeu algo, foi muito pouco. Teve um bom desempenho nos treinos e na corrida venceria caso não tivessem errado com Vettel.
Em Nurburgring, daqui duas semanas, as coisas serão diferentes. Os até então proibidos difusores soprados, ou aquecidos, como queiram, voltarão numa decisão estranha por parte da FERRARI e Sauber que voltaram atrás em suas decisões de não apoiar o uso desta na prova britânica. Será um ganho a mais para a Red Bull e para Mclaren, que sofreu bastante neste fim de semana. Para a Ferrari resta o entusiasmo ganho com a vitória de ontem e com o uso de pneus médios e macios para a corrida alemã, sugere-se que ainda estarão no páreo pela vitória.
Será interessante a prova em solo de Vettel.
As Red Bulls pareciam caminhar para mais uma vitória, em especial com Vettel. Mas o erro nos boxes tirou-lhe essa oportunidade


Kobayashi e Maldonado travaram um bom duelo por meia volta durante a corrida. O japonês venceu a batalha, mas abandonou em seguida por problemas mecânicos. Maldonado completou a na 14ª colocação


Mais um dia ruim para Hamilton que chegou a ter alguma chance de vitória nesta corrida. Com a pista secando, o seu Mclaren não estava no nível de Ferrari e Red Bull e assim acabou sucumbindo as pressões de Vettel e Webber, despencando para quarto. Economizando combustível, teve que travar uma batalha e tanto com Massa nas últimas curvas para garantir a quarta posição.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Grã Bretanha- Circuito de Silverstone
52 voltas- 9ª Etapa- 10/7/2011


1º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h28min41s194
2º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 16s511
3º) Mark Webber (AUS)/Red Bull) - a 16s947
4º) Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 28s986
5º) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 29s010
6º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1min00s665
7º) Sergio Perez (MEX/Sauber) - a 1min05s590
8º) Nick Heidfeld (ALE/Renault) - a 1min15s542
9º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1min17s912
10º) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1min19s108
11º) Adrian Sutil (Force India) - a 1min19s712
12º) Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1min20s600
13º) Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a uma volta
14º) Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a uma volta
15º) Paul di Resta (ESC/Force India) - a uma volta
16º) Timo Glock (ALE/Virgin) - a duas voltas
17º) Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - a duas voltas
18º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - a duas voltas
19º) Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - a três voltas

Não completaram

Jenson Button (ING/McLaren)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)

FOTOS: REUTERS; ITV.COM

3 comentários:

  1. Eu mesmo não tenho opinião nenhuma da corrida, ainda, acho que o Alonso ganhou por estar no lugar certo e na hora certa, e contar com muito azar dos outros...Mas parabens á Ferrari, é sempre bonito de ver uma Ferrari lá no topo.. Sei que a festa lá na ilha e na bota ainda não terminou... O "amigo" nosso tá falando que vai até amanhã cedo ainda....
    Agora vamos falar de história, 60 anos no "Silvastone" e lá vem "aquela Rossa" pro Alonso pilotar... Foi esse carro que deu a história toda pra Ferrari....Foi esse carro que levou a F-1 aonde está.. Esse carro é tão importante pra F-1 que o dono dele é nada menos do que o Tio Bernie...
    Que carrão !!! Conta pra nos a história desse carro e dos 60 anos.....

    GP to

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto do Alonso quanto gosto de dor de barriga, mas vi na vitória dele uma lance mais verdadeiro que as duas da mclata...

    Ele trabalha e sabe fazer com que trabalhem pra ele.

    ResponderExcluir
  3. A vitória do espanhol, que acho o melhor piloto da atualidade, veio pelo erro dos outros. Mas só tem sorte quem trabalha muito!

    ResponderExcluir

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...