domingo, 11 de julho de 2010

Análise dos dez primeiros- GP da Inglaterra

Mark Webber- Grande largada e respondeu na pista ao desrespeito da equipe com ele no sábado. Tinha um senhor carro na mão, que o possibilitou a fazer uma corrida controlada contra Hamilton. A sua vibração no pódio diz tudo.

Lewis Hamilton- Aparentemente sua prova seria complicada tendo as duas Red Bulls na frente e Alonso ao seu lado em terceiro, mas conseguiu uma bela largada e quando virou a Copse estava em terceiro e com o erro de Vettel acabou subindo para segundo. Chegou a pressionar Webber, mas não tinha carro suficiente para acompanhá-lo. Ainda é líder do mundial.

Nico Rosberg- Boa largada, mas o caos entre os primeiros o ajudou bastante para subir até a quarta posição. Brigou com Kubica pela terceira posição que foi conquistada nos boxes. No final da prova teve uma pequena pressão de Button, que não chegou a incomodá-lo. Um prêmio após a péssima prova de Valência. 

Jenson Button- Quetinho conseguiu sair de 14º e virar a segunda volta em oitavo após bela largada e depois adiou sua parada nos boxes por algumas voltas quando era terceiro. Voltou e sexto e foi beneficiado com o abandono de Kubica  e a punição de Alonso para subir para a quarta posição. Talvez tenha sido o piloto mais feliz do dia depois de Webber. 

Rubens Barrichello- Ótimo final de semana dele. Oitavo no grid e na corrida, apesar de não ter ultrapassado ninguém, teve um bom ritmo de prova que o possibilitou chegar mais uma vez nos pontos. 

Kamui Kobayashi- A exemplo de Barrichello, o japonês teve outra bela exibição e conseguiu marcar pontos pela segunda vez consecutiva este ano. Aos poucos vai se destacando na F1.

Sebastian Vettel- Errou aos montes nos primeiros metros do GP e acabou detonando sua corrida inteira. Tem que agardecer o safety, caso não tivesse entrado e reagrupado o pessoal na pista, não teria marcado pontos. De bom mesmo foi sua disputa contra Sutil pelo sétimo posto, quando ultrapassou seu conterrâneo na marra. 

Adrian Sutil- Outra boa prova dele. Boas batalhas contra Schumi  e Vettel, na qual ganhou uma e perdeu a outra.

Michael Schumacher- Tem suado o macacão em disputas nas posições intermediárias nas últimas provas e hoje não foi diferente. Foi o primeiro a fazer a parada para trocar de pneus, que na verdade acabou atrapalhando ele que perdeu uma posição. Contra Rosberg, outra sova à favor do jovem Nico.

Nico Hulkenberg- Boa corrida. Chegou a pressionar até Schumi na disputa pelo nono posto, onde não obteve sucesso. Mostra que em circuitos de alta, com cuvas do mesmo estilo, o carro da Williams, empurrado pelo Cosworth, tem bom desempenho.

Webber vence o GP inglês e Vettel

Ontem tinha escrevido sobre as duas primeiras filas no final do texto sobre o classicatório. Achava que a tensões entre Vettel-Webber na primeira e Alonso-Hamilton na segunda fila, poderia garantir um início de prova eletrizante. E realmente foi o que aconteceu, apesar de não haver disputas diretas e constantes, Vettel acabou largando mal, tentou fechar Webber, perdeu a primeira posição na Copse e na entrada da Maggots, escapa caindo assim para último sem contar, claro, com o pneu furado que o atrasou e muito. Alonso também largou mal, mas conseguiu ficar em quinto após ter tocado no pneu traseiro direito de Massa que disputava a posição com ele. Assim o piloto brasileiro também ficou com o pneu furado e teve que ir aos boxes trocá-lo, arruinando a sua corrida.
Até a 29ª volta a corrida se manteve tranquila, com Webber administrando bem a diferença para Hamilton ao virar voltas muito rápidas. Neste momento houve a entrada do Safety Car para retirar detritos da asa traseiro do Sauber de De La Rosa que se soltou na reta de largada e na Hangar Straight. Após duas voltas, o Safety saiu e deu chance para Vettel arrancar de 11º para terminar em sétimo, após bela briga com Sutil por essa posição. Para Massa o final de semana foi complicado e além de ter tido o furo do pneu no início da prova, acabou rodando na Woodcote quando estava em 11º. Aproveitou e foi aos boxes, mas Ferrari não estava pronta e sua parada foi extremamente demorada. Acabou em 15º logo atrás de Alonso que foi punido por cortar caminho no "S" após a Club, na disputa pela 5ª posição com Kubica quando ultrapassou o polonês. Cumpriu o Drive&Through após a saída do Safety e com isso caiu para o fim do pelotão. Final de semana terrível para a Ferrari que imaginava chegar no pódio com o espanhol.
A Mclaren ainda pode festejar algo, afinal Hamilton saiu bem na largada e pulou de quarto para segundo, onde terminou e Button, que saiu em 14º, conseguiu levar seu carro até a quarta posição o que se pode considerar um vitória para ele após o péssimo treino de ontem.
A corrida em si foi boa mas a partir, somente, da 31ª volta quando o Safety havia saído. Desse modo várias disputas por posições ocorreram e corrida ganhou algum interesse.
Sobre o novo traçado de Silverstone, este me agradou bastante mantendo o espiríto veloz que é característica do grande circuito inglês. Mas para o próximo ano terão que rever o asfalto que é cheio de ondulações e isso foi alvo de críticas dos pilotos, que mesmo assim elogiaram a nova parte do circuito. Não gosto de mudanças em pistas tradicionais, que acabam, as vezes, matando o seu layout. Em Silverstone foi bem feito e eles não cometeram o erro de Hockenheim, quando este foi reformulado para 2003 e acabou perdendo as grandes retas que invadiam a Floresta Negra deixando-o como um circuito qualquer.
Para a Red Bull essa corrida marca uma nova fase que não será muito fácil de se controlar. O mal estar entre seus dois pilotos, instalada desde o GP da Turquia, se agravou ainda mais após o acontecido de sábado sobre a asa retirada do carro de Webber e colocada no de Vettel e ainda mais após a largada do dois hoje. Chega a hora da equipe decidir quem vai para as cabeças.
Webber à frente de Vettel na Copse após a largada: o jovem alemão largou mal e perdeu a primeira posição e na segunda curva jogou sua corrida no lixo após uma escapada. Hamilton, que está logo atrás de Webber, seguio o australiano mas não teve velocidade suficiente para ameaçar a vitória de Mark.


Vettel e Massa com pneus furados na primeira volta em Silverstone: o alemão dechapou o pneu após a escapada na curva Maggots e Massa teve um furo proveniente da disputa com Alonso na mesma curva. Ambos cairam para o fundo do pelotão, mas Sebastian terminou a corrida em sétimo enquanto Felipe acabou em 15º

Cortando caminho hein Alonso!: o piloto espanhol tomou um Drive&Through, mas só pode cumpri-lo após a saída do safety o que arruinou sua prova totalmente. Mais um erros dos comissários que demoraram em dar a punição, assim como foi com Hamilton em Valência.


RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Inglaterra- 10ª Etapa
Silverstone- 11/7/2010


1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1h24min38s200
2. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - a 1s360
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 21s307
4. Jenson Button (GBR/McLaren) - a 21s986
5. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 31s456
6. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber) - a 32s171
7. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 36s734
8. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 40s932
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 41s599
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 42s012
11. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 42s459
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 47s627
13. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 59s374
14. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1min02s385
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1min07s489
16. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 1 volta
19. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 voltas
20. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania) - a 2 voltas

Não completaram:
21. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - volta 45
22. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - volta 30
23. Robert Kubica (POL/Renault) - volta 20
24. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - volta 10

Melhor volta da prova:
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min30s874

sábado, 10 de julho de 2010

Sem surpresas, Red Bull comanda o treino e marca a primeira fila

O resultado do treino classificatório da F1 em Silverstone foi, talvez, o mais fácil de se prever. Sem nenhuma dificuldade, a Red Bull marcou a primeira fila com Vettel em primeiro e Webber em segundo com uma diferença de mais de sete décimos para Fernando Alonso, que aparece com a Ferrari em terceiro. Este domínio absoluto dos touros vermelhos em Silverstone faz prever uma corrida bem sem sal amanhã, a não ser que Alonso ou Hamilton, que sai em quarto, pule na frente de uma ou das duas Red Bulls para que a prova ganhe em emoção. Caso contrário, preparem-se para 52 voltas bem modorrentas.
Felipe Massa mais uma vez teve problemas com o aquecimento correto dos pneus e fechou em sétimo. Não ficou satisfeito afinal Alonso terminou em terceiro e ele, na Q2, havia terminado em 4º logo à seguir do espanhol. Ele divide a quarta fila com Barrichello que fez ótimo trabalho ao levar sua Williams até a Q3.
A Mclaren ficou de fora da briga pela pole e nenhum momento mostrou estar no mesmo nível da Red Bull, o que me espantou um tanto, pois acreditava que a briga entre ambas seria apertadissíma. Hamilton sai em quarto, numa volta que concerteza foi feita no braço e Button sai em 14º após pífia apresentação.Di Grassi terminou o treino em 22º.
Será interessante observar as duas primeiras filas amanhã na hora da largada. Vettel e Webber dividem pela primeira a fila um após o acidente de ambos na Turquia, e aquele acontecido não foi totalmente digerido por ambos e Mark não gostou muito da Red Bull ter dado á Sebastian o privilégio de usar a nova asa dianteira nesta prova de Silverstone. Portanto acredito que Webber, mesmo largando do lado sujo da pista, não vai aliviar para Vettel afinal ambos estão na briga direta pelo título. Na segunda fila os desafetos declarados Alonso e Hamilton, que voltara a trocar farpas pelo acontecido em Valência, quinze dias atrás.
Não aposto em acidentes ou incidentes na primeira curva ou em algum outro ponto de Silverstone entre estes personagens, mas concerteza será uma atração vermos o comportamento destes quatro arqui-rivais.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA- 10ª ETAPA

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min29s615
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min29s758
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min30s426
4. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min30s556
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min30s625
6. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min31s040
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min31s172
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min31s175
9. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min31s274
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min31s430

Confira os eliminados no Q2:
11. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min31s399
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min31s421
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min31s635
14. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min31s699
15. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min31s796
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min32s012

Confira os que ficaram no Q1:
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) 1min32s430
18. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) 1min34s405
19. Timo Glock (ALE/Virgin) 1min34s775
20. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min31s708*
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1min34s864
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) 1min35s212
23. Karun Chandhok (IND/HRT) 1min35s576
24. Sakon Yamamoto (JAP/HRT) 1min36s968

* Foi punido com a perda de 5 posições por obstruir perigosamente Hulkenberg durante a volta veloz deste na Q2.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Red Bull na frente em Silverstone

Mark Webber fechou o dia de treinos em Silverstone com o melhor tempo, superando assim seu companheiro Vettel que havia feito a melhor marca pela manhã. O australiano marcou o tempo de 1m31s234. Seguiu-o na classificação Alonso, Vettel, Massa, Rosberg, Schumi, Petrov, Hamilton, Sutil e Barrichello. Di Grassi ficou em 20º. Bruno Senna será substituído por Sakon Yamamoto na Hispania, mas, segundo seu assessor, ele voltará ao volante na prova da Alemanha, próxima etapa.
Os pilotos elogiaram a nova parte do circuito de Silverstone, denominada "Arena", mas reclamaram das zebras que são altas naquele setor.

TREINOS LIVRES- GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA- 10ª ETAPA

1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min31s234 (15 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min31s626 (26)
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min31s875 (24)
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min32s099 (25)
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min32s166 (29)
6. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min32s660 (27)
7. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min32s745 (28)
8. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min32s757 (22)
9. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min32s787 (27)
10. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min32s967 (32)
11. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min33s019 (30)
12. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min33s164 (28)
13. Jeson Button (GBR/McLaren) - 1min33s200 (24)
14. Kamui Kobayashi (JPN/Sauber) - 1min33s402 (23)
15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min33s728 (27)
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min33s836 (36)
17. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min34s051 (29)
18. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min34s643 (36)
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min35s465 (25)
20. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min36s237 (24)
21. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min36s553 (21)
22. Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min37s019 (27)
23. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania) - 1min38s303 (32)
24. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min42s901 (3)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O novo Silverstone

Domingo, dia 11 de julho, a F1 realizará sua décima etapa num Silverstone totalmente reformulado e talvez, apresentará aos fãs, o traçado mais veloz da categoria atualmente.
Silverstone, como todos sabem, era um antigo aeródromo usado durante a Segunda Guerra mundial e após o término desta, foi usado como circuito permanente. Tinha um traçado espetacularmente veloz, com curvas em ângulos de, aproximadamente, 90° graus. Em 1975 sofreu a sua primeira modificação ao fazer na veloz e desafiadora curva Woodcote, uma chicane que "amansou" a fabulosa curva.
No final do anos 80 mais outra alteração com a adição de duas curvas lentas que "quebravam ainda mais a velocidade de entrada para a Woodcote, assim a antiga chicane deixava de existir.
Para o ano de 1991 a pista foi totalmente reformulada. As curvas Maggots, Beckets e Chapel viraram três esses bem velozes; antes da curva Club foi feito um "S"; e a outra grande reforma foi na Woodcote que enfim deixou de ser veloz, quando foi criado um pequeno estádio após a saída da Bridge. Anos mais tarde, a curva Stowe também recebeu um "S".
Agora em 2010 Silverstone apresentará seu novo traçado. Os trechos da Farm Straight, Bridge e Priory deixam de existir (ao menos para a F1) e foram substituídas por um traçado veloz que sai da curva Stowe. Neste novo desenho a pista ganhou dois pontos velozes: um "S" super rápido que vai até um ponto menos veloz, constituído por três curvas que desembocam em outra longa reta (que é usada nas provas nacionais da Inglaterra) até chegar na curva Brooklands. Dai em diante o traçado ainda é o atual.
Traçado original de Silverstone


Traçado de 1987 com a adição da curva Bridge


Traçado usado de 1991 até 2009


E o novo circuito que talvez seja o mais veloz da atual Fórmula-1

sábado, 3 de julho de 2010

Uma volta com Mark Webber em Silverstone

Uma palinha do novo traçado de Silverstone com Mark Webber ao volante do simulador da Red Bull Racing.

Leão em ação

Duas belissímas poles de Nigel Mansell em Silverstone. A primeira com Ferrari em 1990, cravando um tempo 0''643 superior ao de Ayrton Senna.


A segunda dele com a Williams FW15B quando truscidou seu companheiro Patrese na luta pela pole do GP da Inglaterra de 1992. Sua marca foi de 1min18s965, colocando assim 1'919 de vantagem sobre Ricardo. Uma volta genial, se lembrarmos que ambos tinham o mesmo carro.

Foto 1043 - Stefan Bellof, Sandown Park 1984

  Stefan Bellof: o primeiro alemão Campeão Mundial (Foto: Facebook) Uma das principais lembranças quando é falado o nome de Stefan Bellof é ...