terça-feira, 10 de agosto de 2010

Spa-Francorchamps, 1970


O vídeo acima mostra algumas imagens da última prova de F1 no velho traçado do circuito das Ardenas. A prova foi vencida por Pedro Rodriguez com uma BRM.
O circuito de Spa foi retirado do calendário da categoria por pressão dos pilotos liderados por Jackie Stewart que em 1966, havia sofrido um forte acidente durante a prova daquele ano e partir dali começou sua cruzada pela segurança nos autódromos.
A corrida voltou ao seu lar habitual em 1983, com a pista de Spa totalmente reformulada e ainda muito desafiadora.

Seja você também um bandeirinha!
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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Garotas da F1- GP da Hungria


Estaria sorrindo com as trapalhadas no box entre Mercedes, Renault e Force India?

Análise dos dez primeiros- GP da Hungria

Mark Webber- A perda da segunda posição para Alonso na largada, tinha minado qualquer chanc dele na prova. Mas a entrada do safety car e o erro de Vettel somado a punição que tomaria mais tarde, o ajudou muito e ele teve só o trabalho de abrir grande vantagem para fazer sua parada e voltar na frente de Alonso para garantir uma vitória até então distante. E de quebra, saiu com liderança do campeonato no bolso.


Fernando Alonso- Bela largada mas nada podia fazer contra o poderio da Red Bull em Hungaroring. Por algum momento teve até uma pequena chance de vencer a corrida caso Webber não abrisse grande vantagem, mas o australiano estava implacável.


Sebastian Vettel- A julgar pelo seu início de prova, após boa largada e com ritmo alucinante, a sua vitória já estava garantida. Mas acabou cometendo outro dos seus inúmeros erros nesta temporada, ao abrir uma distância muito maior que dez carros para o safety. Isso acabou gerando uma punição que o tirou da briga pela vitória. Se ele queria ajudar Webber naquela manobra, conseguiu com perfeição.


Felipe Massa- Corrida discreta após uma semana conturbada. Saiu em quarto e perdeu a posição para Hamilton após o seu pit stop. Com o abandono do inglês, recuperou a posição e por á ficou tranqüilo, sem ameaçar ninguém e sem ser ameaçado.


Vitaly Petrov- Largou na frente de Kubica pela primeira vez no ano e conseguiu se manter entre os dez primeiros a prova inteira. Ótima disputa com Hamilton na primeira volta e seu conhecimento de outras visitas ao circuito húngaro, o ajudou muito. É melhor dos estreantes até agora.


Nico Hulkenberg- Saiu à frente de Barrichello no grid, mas quando virou a primeira curva estava atrás do brasileiro. Fez boa prova e simplesmente levou o carro com segurança num circuito complicado para passar.


Pedro De La Rosa- Conseguiu levar seu carro ao Q3, o que culminou na oitava posição no grid que foi crucial para conseguir chegar na casa dos pontos pela primeira vez no ano.


Jenson Button- O seu mal desempenho no treino de ontem saiu caro, pois com o abandono de Hamilton podia ter saído da Hungria com a liderança do mundial ou na pior das hipóteses, continuaria na vice liderança. O carro da Mclaren não está no mesmo nível dos Red Bulls e nem das Ferraris neste momento.


Kamui Kobayashi- Levou uma punição por não ter pesado seu carro na classificação, o que lhe custou a perda de cinco posições, jogando-o de 18º para 23ª. Nas primeiras voltas já aprecia em 15ª pressionando Button e ficou atrás do inglês até o final da corrida. É o grande mestre das recuperações em prova este ano.


Rubens Barrichello- A entrada do safety acabou com suas chances na prova, pois tinha largado com pneus duros e faria uma trecho muito longo com aqueles pneus. Mas o carro de segurança o jogou de nono para quinto quando parou, perdeu várias posições. No duelo com Schumi pela décima posição foi fantástico e ficou evidente que não era só um ponto que estava em jogo naquele momento, mas sim seis temporadas de ressentimentos entre os dois rivais.

domingo, 1 de agosto de 2010

Zonta vence em Spa no FIA GT1

 Em Spa-Francorchamps Ricardo Zonta/ Frank Kechele, pilotando um Lamborghini Murcielago 670 do Team R-S, venceram a quinta etapa do campeonato FIA GT1. Zonta voltou a vencer na categoria após doze anos, quando foi campeão da categoria (quando ainda se chamava apenas FIA GT) pilotando um Mercedes CLR GTR em parceria com Klaus Ludwig.
A dupla completou a prova com o tempo de 1h01min02s. Bernoldi, que corre com um Maserati MC12 em parceria com Miguel Ramos, fechou em quarto.
A próxima etapa será realizada em Portugal, na pista de Algarve, nos dias 17, 18 e 19 de setembro.
Fica aqui link para quem quiser ver os melhores momentos da prova de hoje. Quando abrir a janela e aparecer o monitor, é só clicar em uma das barras que ficam abaixo. Numa delas é highlights da prova em Spa.

Patrick Depailler, trinta anos atrás

"Tudo que se podia ver do carro era o motor". A frase foi dita por um funcionário do Comitê organizador do GP da Alemanha de 1980 ao ver o estado no qual se encontrava o Alfa-Romeo de Patrick Depailler em Hockenheim.
Patrick testava seu carro no circuito alemão se preparando para o GP alemão, que seria disputado ali mesmo, uma semana depois. Ao entrar na curva Este, seu Alfa passou direto e embateu com violência nos guard-rails, que com o impacto, foram deslocados cerca de 50cm para dentro.
O carro foi resvalando pela proteção metálica por quase 100 metros. Quando chegaram ao local, Depailler ainda estava no que havia restado do carro. Pedais do freio, acelerador e embreagem ficaram à 20cm do volante e o motor foi arrancado e o chassi ficou pendurado encima do guard-rail.
Com várias fraturas nas pernas, ombro esquerdo e graves ferimentos na cabeça, Depailler foi resgatado e levado para o hospital da Universidade de Heidelberg, onde já chegou morto às 12:10 (horário local) como divulgou os médicos.
Patrick Depailler disputou 95 GPs entre 1974 e 1980, pilotando por Tyrrel (1974-78), Ligier (1979) e Alfa-Romeo (1980). Venceu apenas duas corridas: Mônaco (1978) e Espanha (1979).
No vídeo abaixo as fotos do que restou do Alfa de Depailler:

Com sorte e competência, Webber vence na Hungria

Até a décima quarta volta a prova, de um modo prematuro, já parecia estar resolvida. Sebastian Vettel tinha largado bem e até esta volta tinha uma vantagem de mais de dez segundos para Alonso, que aparecia em segundo com Webber logo em terceiro. Mas um pedaço da asa dianteira do carro de Liuzzi ficara na pista e assim a entrada do Safety Car foi solicitada. Vettel, Alonso, Massa, Hamilton e outros aproveitaram para fazer suas paradas. Mark seguiu em frente assumindo a ponta da corrida. Quando a relargada foi dada na volta 17, Vettel (2º) cometeu mais umas das suas. Ele, ao segurar o pelotão para que Webber fosse embora, acabou excedendo o limite-distância de dez carros entre ele e o Safety. Algumas voltas depois Sebastian foi punido com um Drive & Trough por esta atitude, o que lhe custou a perda da segunda posição para Alonso e posteriormente a chance de vencer a prova hungara. Para Webber foi o que ele precisava. Conseguiu fazer 44 voltas com pneus macios marcando sempre tempos de voltas quase 1s mais rápido que Alonso e quando fez sua troca de pneus, saiu ainda em primeiro com seis segundos de vantagem sobre o espanhol que era pressionado por Vettel. Para completar o belo fim de semana de Mark, Lewis Hamilton abandonou a prova com problemas no Mclaren na volta 24 e isso deu ao australiano da Red Bull a liderança do mundial de pilotos. A equipe dos touros vermelhos também assumiu a liderança do mundial de construtores.
Além disso, o Safety Car, de alguma forma, também deu uma mãozinha para que os boxes também fossem movimentados. Durante as paragens os mecânicos da Mercedes não apertaram a roda traseira direita do carro de Rosberg, que se soltou no meio dos boxes indo parar nos boxes de Renault e Force India. No meio dessa confusão, a Renault acabou liberando Kubica que em seguida acertou o carro de Sutil que vinha para fazer sua parada. Os carros ficaram grudados, mas o alemão levou a pior naquele momento com a quebra da suspensão dianteira direita. Kubica prosseguiu, mas após a relargada levou um Stop and Go pelo incidente nos boxes. Cumpriu a punição mas abandonou uma volta depois.
Num todo foi o que a prova hungara nos proporcionou até a 62ª volta, quando Barrichello e Schumi travaram um duelo pela décima posição. O alemão sofria com problemas de freios desde a nona volta e Rubens, que esteve em quinto por boa parte da prova, havia feito sua troca de pneus na passagem 60 e estava com pneus macios. A briga durou por quatro voltas até que Barrichello ultrapassou-o na volta 66, após ter sido expremido no muro dos boxes (no melhor estilo Senna-Prost em Estoril, 1988) por Schumi. Por pouco não houve um acidente que poderia ter sido de grandes proporções. O brasileiro esbravejou, pelo rádio, que Michael deveria tomar uma bandeira preta pelo acontecido. Após a corrida Schumi recebeu a punição: na corrida da Bélgica, dia 29 deste mês, ele perderá dez posições no grid.
Foi uma corrida normal, porém a entrada do Safety mudou a cena da prova à favor de Webber que soube aproveitar e muito bem. Com o campeonato embolado a F1 terá um recesso de três semanas e voltará em Spa-Francorchamps para a 13ª etapa, o GP da Bélgica, onde, teoricamente, os Red Bulls terão grande vantagem.


Os trapalhões: Na foto acima, o pneu que soltou do carro de Rosbreg fica quicando no pit lane e acaba acertando um mecânico da Williams. Na foto abaixo, o enrosco de Sutil e Kubica nos boxes. A Renault acabou sendo multada em 50 mil doletas pela confusão nos boxes. Se é assim a Mercedes também deveria ter levado multa semelhante...


O duelo do fim de semana: Schumi expreme Barrichello no muro em Hungaroring, relembrando seus "grandes dias". Na próxima corrida perderá dez posições no grid.

Resultado Final
Grande Prêmio da Hungria- 12ª etapa
Hungaroring- 1/8/2010

1. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault): 1h41min05s571 (70 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +17s8
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault): +19s2
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +27s4
5. Vitaly Petrov (RUS/Renault): +1min13s1
6. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth): +1min16s7
7. Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber-Ferrari): +1 volta
8. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +1 volta
9. Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber-Ferrari): +1 volta
10. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth): +1 volta
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP): +1 volta
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari): +1 volta
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes): +1 volta
14. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth): +3 voltas
15. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth): +3 voltas
16. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth): +3 voltas
17. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth): +3 voltas
18. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth): +4 voltas
19. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth): +4 voltas

Não completaram a prova:
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
Robert Kubica (POL/Renault)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)

Melhor Volta: Sebastian Vettel (Red Bull) 1min22s362

sábado, 31 de julho de 2010

Vettel faz volta recorde em Hungaroring e sai na frente

Sebastian Vettel simplesmente sobrou no treino classicatório. Seu tempo para a pole foi feito em 1'18''773, 0''411 mais veloz que Webber que discutiu a posição de honra com ele até o último minuto. A Ferrari de Alonso aparece em terceiro, 1''214 atrás de Vettel, o que mostra o domínuio absoluto do Team Red Bull. Caso não haja surpresas amanhã, a vitória com direito a dobradinha já está no bolso.
Massa sai em 4° e assim como Alonso, não pode fazer nada contra o poderio da Red Bull mostrando que a Ferrari, neste momento do campeonato, é a segunda força. Para a Mclaren restou apenas o quinto posto de Hamilton, já que Button ficou pelo caminho na Q2 ao marcar o 11° lugar. As melhorias introduzidas no carro no GP da Inglaterra não surtiram efeito algum, e assim o time de Woking terá que rezar por problemas dos adversários.
Vitally Petrov conseguiu, pela primeira vez na temporada, ficar à frente de Kubica na classificação. O russo sai em sétimo enquanto o polonês larga em oitavo.
Barrichello sai em 12° após ter pegado tráfego em sua volta veloz e Schumi, mais uma vez tomando sova de Rosberg (6°), ficou apenas em 14°. Di Grassi larga em 21° e Senna em 22°. Kamui Kobayashi sairia em 18°, mas por ter desrespeitado a ordem de ir para a pesagem, perdeu cinco posições no grid como punição e sai em 23°.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA- 12ª ETAPA

Q3
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault): 1min18s773*
2. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault): 1min19s184
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min19s987
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min20s331
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes): 1min20s499
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP): 1min21s082
7. Vitaly Petrov (RUS/Renault): 1min21s229
8. Robert Kubica (POL/Renault): 1min21s328
9. Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber-Ferrari): 1min21s411
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth): 1min21s710

Q2
11. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1min21s292
12. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth): 1min21s331
13. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes): 1min21s517
14. Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP): 1min21s630
15. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari): 1min21s897
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes): 1min21s927
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari): 1min21s998

Q1
18. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth): 1min24s050
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth): 1min24s120
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth): 1min24s199
21. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth): 1min26s391
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth): 1min25s118
23. Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber-Ferrari): 1min22s222**
24. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth): 1min26s453

*Novo recorde do circuito hungaro.
**O piloto japonês Kamui Kobayashi foi punido por não pesar seu carro após o treino classificatório e caiu da 18ª posição para a 23ª.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...