Podemos comparar o GP da Hungria de 1997 a uma estória do conto de fadas
onde a abóbora virou carruagem e voltou ao seu formato ao bater da meia noite.
Mais ou menos foi assim a corrida de Damon Hill naquela tarde de 10 de agosto
em Hungaroring, onde o seu desempenho, ajudado pela ótima performance dos pneus
Bridgestone, foi um dos melhores da sua carreira. Mas o problema hidráulico nas
últimas voltas lhe tirou uma vitória praticamente garantida.
Damon assinou o contrato com a Arrows em setembro de 1996, ainda quando
estava na luta pelo mundial de 1996 pela Williams: sabendo que não ficaria no
time de Frank e tendo as equipes grandes todas com sua dupla de pilotos
definidas para 1997, restou a ele assinar com o time de Jackie Oliver e Tom
Walkinshaw, que havia comprado parte do team em março daquele ano. Já ao final
de 96, Hill estava ao volante de um Ligier JS41 comprado pela Bridgestone
testando os novos compostos da marca nipônica que estrearia no ano seguinte. Os
técnicos da Arrows, mais Walkinshaw, estiveram presentes durante os testes
colhendo informações sobre o desempenho dos pneus e as opiniões de Damon, que ao final foram positivas. Nesse caminho de tentar levar a Arrows ao nível das
equipes médio-grandes, além da contratação de Hill e do fornecimento da
Bridgestone, onde ela receberia todas as atualizações antes das demais,
Walkinshaw ainda arrendou um contrato com a Danka, que era uma empresa
especializada em produtos para escritório e trouxe Pedro Paulo Diniz com seus
cheques polpudos. Mas além da Danka outras tantas tiveram suas marcas estampadas
na asa traseira do carro como a Power Horse, REMUS e outras mais durante o ano
de 97.
A temporada em si não foi a das mais fáceis: foram vários os problemas
enfrentados por Damon naquele ano. Quando não era o motor Yamaha que quebrava,
uma colisão dava cabo da sua corrida. As classificações também não eram as
melhores. Ele e Pedro Paulo Diniz tiveram uma primeira parte do cão, ao
conseguir alinhar aquele Arrows A18 em posições intermediárias. As coisas
pareceram melhorar quando Hill marcou o primeiro ponto da equipe ao chegar em
sexto no GP da Grã-Bretanha e terminar em oitavo em Hockenheim, completando uma
seqüência de quatro corridas sem quebras.
Ao se apresentarem para o GP da Hungria, eles se depararam com o primeiro
confronto real entre os pneus Goodyear e Bridgestone. A temperatura do asfalto
em Hungaroring era absurdamente quente naquela ocasião, o que levou Trulli
(Prost) Hill e Barrichello (Stewart) a conseguirem bons tempos na sexta-feira
ao marcarem a 3ª, 5ª e 7ª colocações. Detalhe especial neste treino foi Damon,
que marcou o seu tempo em uma única tentativa.
Para a qualificação a temperatura do asfalto estava em torno dos
60° graus, o que ajudaria bastante os compostos japoneses. Mas rapidamente esta
temperatura despencou. Michael Schumacher e Jacques Villeneuve dominaram as
ações em Hungaroring conquistando a primeira fila. A surpresa era Damon, que
colocara sua Arrows em terceiro nos segundos finais do treino, suplantando
duas Mclarens, duas Benettons, uma Ferrari e uma Sauber. Mesmo com a
temperatura não estando ideal para a performance dos pneus Bridgestone, Hill
conseguiu uma volta brilhante ficando a 0’’372 da pole de Schumi. Assim como a
maioria que estava presente naquele treino, Damon ficou surpreso. Mas à tarde
do dia seguinte ainda reservaria muito mais a ele e a equipe.
O domingo começou com o warm-up que teve como surpresa a quinta marca
alcançada pelo Arrows de Diniz, mostrando que o carro do time inglês estava bem
acertado para aquele circuito. Os pilotos que estavam calçados com Goodyear
preferiram, em sua maioria, largar com pneus macios e os pilotos Bridgestone,
em especial o duo da Arrows, optaram pelo composto mais duro. Debaixo do forte
calor que estava fazendo em Hungaroring, aquela escolha acabou por ser a mais
certa.
A largada foi tranqüila, mas Villeneuve saiu mal e quando contornou a
primeira curva estava em quinto. Damon, por muito pouco, já não conquistou a liderança
na primeira curva.
Após seis voltas de corrida, Schumi e Hill já estavam distantes de Irvine
que vinha terceiro. Foi neste momento que o piloto alemão, que havia largado
com os macios, passou a ter problemas com os pneus que estavam criando bolhas.
Hill percebeu o problema enfrentado pelo seu rival e partiu com tudo,
pressionando-o pelas cinco voltas seguintes. Neste momento, mais precisamente
na sétima volta, Irvine já havia parado para trocar seus pneus que haviam
criado... bolhas rapidamente.
Ao abrir da 11ª volta, Hill colocou por dentro na tomada da primeira curva e
mesmo com Schumacher a lhe deixar pouco espaço, ele conseguiu a primeira
colocação. Como era de se esperar, devido ao melhor desempenho mostrado até
ali, Hill abriu vantagem sobre Michael que só parou nos boxes na volta catorze
para trocar os pneus.
Damon continuou bem na dianteira da prova, aumentando a
diferença para os demais. Ele parou para a troca de pneus na volta 25, uma
depois de Villeneuve que vinha em segundo. Jacques, após a corrida, disse que
os Goodyear estavam tão péssimos naquela prova, que após a sua primeira troca
eles empolaram com menos de duas voltas de uso. O piloto inglês fez a sua
segunda e última parada de box na 51ª passagem, e nesta altura ele já se encontrava
com mais de 30 segundos à frente de Villeneuve.
Quando parecia que a Arrows, enfim, entraria para círculo
das equipes vencedoras de Grandes Prêmios, o câmbio do A18 apresentou problemas
na saída da chicane na penúltima volta. Hill relatou o acontecido e quando a
equipe lhe pediu para passar a rodar com o carro na quinta marcha, a pressão
hidráulica só o deixava engatar até a segunda. Durante a 75ª e antepenúltima
volta, Hill perdeu em torno de nove segundos e a conta aumentou na penúltima
passagem quando caiu mais vinte. Foi nesta ocasião que o acelerador também o
deixou na mão. Jacques o passou alguns metros depois para garantir uma vitória
que não deveria ter sido dele, mas sim de Damon. O piloto da Arrows ainda
arrastou-se até fechar em segundo. Até o final daquele ano a Arrows voltou a
marcar apenas mais dois pontos com Diniz, quando este terminou em quinto no GP
de Luxemburgo. Hill ainda teve como melhor colocação, depois da Hungria, um
oitavo lugar em Monza.
Damon Hill teve que esperar até o GP da Bélgica de 1998 para voltar a sentir o gosto da vitória, assim como a Bridgestone, que venceu o seu primeiro
GP na Austrália com a McLaren além do primeiro título conquistado com a mesma.
Para a Arrows a chance de vencer nunca mais apareceu e a equipe fechou as portas
durante a temporada de 2002.