sexta-feira, 23 de março de 2012

Vídeo: Documentário dos testes da Williams, em novembro de 1992

Foi a grande época dos carros eletrônicos e a Williams estava na frente dessa vanguarda. O documentário, produzido pela BBC, é sobre o dia a dia na fábrica até os primeiros testes na pista do Estoril em novembro de 1992. Inicialmente com o FW15, que fora campeão com Mansell naquele ano e depois com o novo bólido que seria usado na temporada de 1993: o FW15C. 


quarta-feira, 21 de março de 2012

Ayrton Senna, 52 anos

Ayrton conduzindo a bela Mclaren MP4/8 em Monte Carlo 1993, prova que viria vencer pela sexta vez. O "Rei de Mônaco" faria 52 anos hoje.

Foto 72: Em três rodas


Nuvolari e sua Alfa Romeo 12C-36 em Brno, 1937
E não era apenas Gilles Villeneuve que tinha o dom de correr em três rodas. Tazio Nuvolari havia mostrado como fazer isso em Brno, 1937, durante o GP da Tchecoslováquia.
O piloto italiano chegou em quinto, com uma volta de atraso para o vencedor Rudolf Caracciola

terça-feira, 20 de março de 2012

Pace, 35 anos atrás

"A ambição de um piloto deveria ser retirar-se no topo, quando campeão, e o mais cedo possível. Jovem, poderá ainda fazer outras coisas na vida. Isto porque esta vida de piloto é francamente desgastante e absorvente, não nos deixando tempo e atenção para fazermos tanta outra coisa interessante que o mundo nos reserva. Claro que gosto de ser piloto porque senão não o seria. Isto de me retirar não é uma intenção, mas apenas uma ambição para o futuro. Não gostaria de continuar sempre a perder tanta coisa maravilhosa fora dos automóveis.
"Até quando penso correr? Julgo que posso ir até aos 34 ou 35 anos e então retirar-me. Essa é uma idade em que ainda se podem fazer muitas coisas. Será naturalmente uma decisão muito difícil. Por que esta é uma profissão de que gosto profundamente. Sabe, nesta atividade, como em tudo na vida, o importante é ser feliz e gostar do trabalho que se faz" 
Este é um pequeno trecho de uma entrevista concedida ao jornalista português Francisco Santos, do qual já extraí outras duas partes, originalmente publicada no anuário "Motores 75/76".
Francisco perguntou à Pace sobre a suas ambições após aquela temporada de 1975, onde ele terminou na sexta posição com 24 pontos assinalados e uma vitória conquistada no GP do Brasil, à 26 de janeiro.
Infelizmente o "Moco" não pode desfrutar da sua vida como tanto queria e planejava. Desapareceu em 18 de março de 1977 num acidente de helicóptero na Serra da Cantareira, num momento que estava iniciando a sua temporada como principal piloto na Brabham, após a saída de Carlos Reutemann para a Ferrari.

Vídeo: A epopéia da Triumph nas 24 Horas de Le Mans de 1961

A fábrica britânica levou três de seus novos Standard Triumph TR4 para competir nas 24 Horas de Le Mans de 1961. Marcel Becquart (Fra)/ Michael Rotschild (EUA) no carro #25; Les Leston (GB)/ Rob Stolemaker (Hol) no #26 e Peter Bolton (GB)/ Keith Ballisat (GB) no #27 representaram o time britânico nesta prova.
Apesar de não ter vencido a prova (esta honra ficou com a dupla da Ferrari Olivier Gendenbien/ Phil Hill), os três Triumph chegaram ao final: Bolton/ Ballisat terminaram em nono; Leston/ Stolemaker em 11º e Becquart/ Rotschild na 15º posição no geral. Na categoria em que competiam, a S 2.0, foram 4º, 5º e 6º. A vitória nessa classe foi da Porsche com a dupla americana Masten Gregory/ Bob Holbert com um modelo 718 RS61/4 Spyder.
Os Triumph brilharam mais tarde nos EUA, onde conquistaram vitórias na classe GT das 12 Horas de Sebring e 24 Horas de Daytona.

Desempenho das duplas - Grande Prêmio da Austrália

McLaren – Button e Hamilton estiveram muito próximos desde os primeiros treinos, mostrando que a McLaren estava um degrau acima das demais em Melbourne. O erro de cálculo do time privou Lewis de atacar Jenson e por a equipe deixou fazer uma dobradinha nesta primeira etapa.

Treino Livre 1:
1. Jenson Button: 1min27s560
2. Lewis Hamilton: 1min27s805

TL 2:
15. Jenson Button: 1min33s039
16. Lewis Hamilton: 1min33s252

TL 3:
1. Lewis Hamilton: 1min25s681
4. Jenson Button: 1min25s906

Treino classificatório:
1. Lewis Hamilton: 1min24s922
2. Jenson Button: 1min25s074

Melhor Volta:
1. Jenson Button: 1:29.187
4. Lewis Hamilton: 1:29.538

Velocidade de reta:
1. Lewis Hamilton: 313.8
17. Jenson Button: 300,7


Red Bull – Nos treinos Webber esteve melhor que Sebastian, mas como diz o ditado treino é treino, e o alemão virou a mesa no domingo durante a prova. Mesmo assim foi equilibrado o duelo destoando apenas no TL 1, onde Mark foi 1.323s mais veloz que Sebastian.

Treino Livre 1:
5. Mark Webber: 1min28s467
11. Sebastian Vettel: 1min29s790

TL 2:
10. Sebastian Vettel: 1min32s194
11. Mark Webber: 1min32s296

TL 3:
3. Mark Webber: 1min25s900
7. Sebastian Vettel: 1min26s211

Treino classificatório:
5. Mark Webber: 1min25s651
6. Sebastian Vettel: 1min25s668

Melhor Volta:
2. Sebastian Vettel: 1min29s417
3. Mark Webber: 1min29s438

Velocidade de Reta:
15. Sebastian Vettel: 303.4
16. Mark Webber: 303.1


Ferrari – Foi uma lavada impiedosa de Alonso frente Massa. Talvez a maior desde que os dois dividem o mesmo espaço na Ferrari. Em média Fernando foi 1.5 mais rápido que Felipe desde a sexta. Ou seja, a Scuderia pareceu correr com apenas um carro na pista.

Treino Livre 1:
4. Fernando Alonso: 1min28s360
18. Felipe Massa: 1min30s743

TL 2:
4. Fernando Alonso: 1min30s341
7. Felipe Massa: 1min31s505

TL3:
16. Fernando Alonso: 1min27s323
18. Felipe Massa: 1min28s023

Treino Classificatório:
12. Fernando Alonso: 1min26s494
16. Felipe Massa: 1min27s497

Melhor Volta:
7. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min30s277
15. Felipe Massa: 1min31s940

Velocidade de Reta:
13. Felipe Massa: 305.8
14. Fernando Alonso: 304.0


Sauber – Kobayashi e Perez dispõem-se de um carro muito bom, pelo menos é a impressão que ficou nesta primeira etapa. Poderiam ter levado a Sauber até o Q3, mas falharam. Foi bem equilibrado a disputa entre eles.

Treino Livre
1: 10. Kamui Kobayashi: 1min29s722
15. Sergio Perez: 1min30s124

TL 2:
3. Sergio Perez: 1min30s199
5. Kamui Kobayashi: 1min30s709

TL 3:
9. Sergio Perez: 1min26s632
13. Kamui Kobayashi: 1min26s755

Treino Classificatório:
13. Kamui Kobayashi: 1min26s590
22. Sergio Perez: 1min26s596

Melhor Volta:
10. Kamui Kobayashi: 1min30s620
12. Sergio Perez: 1min30s843

Velocidade de Reta:
2. Kamui Kobayashi: 313.6
3. Sergio Perez: 311,9


Lotus - Assim como a Sauber, a Lotus apresentou um carro muito bom Melbourne e deu è Grosjean e Raikkonen a possibilidade de marcar pontos. Romain foi mais rápido que Kimi, como era de se esperar e isso foi comprovado com excelente 3º lugar conquistado por ele na classificação. Raikkonen foi bem durante a corrida, e marcou pontos e teve a 11ª melhor volta.

Treino Livre 1:
9. Kimi Raikkonen: 1min29s565
16. Romain Grosjean: 1min30s515

TL 2:
14. Romain Grosjean: 1min32s822
18. Kimi Räikkönen: 1min34s275

TL 3:
2. Romain Grosjean: 1min25s758
12. Kimi Räikkönen: 1min26s737

Treino Classificatório:
3. Romain Grosjean: 1min25s302
17. Kimi Räikkönen: 1min27s758

Melhor Volta:
11. Kimi Raikkonen: 1min30s759
21. Romain Grosjean: Sem tempo

Velocidade de Reta:
5. Kimi Raikkonen: 310.2 21.
Romain Grosjean: 291.4


Toro Rosso – Ricciardo pode até ter conseguido marcar seus primeiros, o que dá um certo destaque, mas Vergne esteve no seu encalço desde o TL2. A disputa entre os dois novatos da Toro Rosso deve ser bem interessante pela temporada.

Treino Livre 1:
7. Daniel Ricciardo: 1min28s908
19. Jean-Eric Vergne: 1min31s178

TL 2:
20. Jean-Eric Vergne: 1min34s485
21. Daniel Ricciardo: 1min34s604

TL 3:
10. Daniel Ricciardo: 1min26s723
11. Jean-Eric Vergne: 1min26s733

Treino Classificatório:
10. Daniel Ricciardo: Sem tempo
11. Jean-Eric Vergne: 1min26s429

Melhor Volta:
6. Jean-Eric Vergne: 1min30s274
8. Daniel Ricciardo: 1min30s592

Velocidade de Reta:
7. Daniel Ricciardo: 308.4
8. Jean-Eric Vergne: 308.4


Force India – Confesso que quando vi a tabela do TL1 na quinta, acreditava que a disputa entre Hulkenberg e Di Resta seria apertadíssima durante o fim de semana. Foi apenas uma ilusão. Nico dominou totalmente o piloto escocês com uma margem de 0.5s de vantagem nas melhores voltas. Di Resta, no fim, foi o piloto que levou o time aos pontos, mas esteve sumido desde a sexta.

Treino Livre 1:
12. Nico Hulkenberg: 1min29s865
13. Paul di Resta: 1min29s881

TL 2:
2. Nico Hulkenberg: 1min29s292
6. Paul di Resta: 1min31s466

TL 3:
14. Nico Hulkenberg: 1min27s029
17. Paul di Resta: 1min27s428

Treino Classificatório:
9. Nico Hulkenberg: 1min26s451
15. Paul di Resta: 1min27s086

Melhor Volta:
9. Paul di Resta: 1min30s605
22. Nico Hulkenberg: Sem tempo

Velocidade de Reta:
11. Paul di Resta: 306.8
22. Nico Hulkenberg: 239.3


Mercedes – Michael esteve em grande forma e talvez tenha sido o primeiro fim de semana que andou mais tempo na frente de Rosberg. A saída prematura de Schumi na prova privou a Mercedes de conquista um pódio, já que Nico esteve abaixo do esperado em Melbourne.

Treino Livre 1:
3. Michael Schumacher: 1min28s235
6. Nico Rosberg: 1min28s683

TL 2:
1.Michael Schumacher: 1min29s183
9. Nico Rosberg: 1min32s184

TL 3:
5. Nico Rosberg: 1min25s929
6. Michael Schumacher: 1min26s078

Treino Classificatório:
4. Michael Schumacher: 1min25s336
7. Nico Rosberg: 1min28s686

Melhor Volta:
14. Nico Rosberg: 1min30s931
18. Michael Schumacher: 1min33s693

Velocidade de Reta:
4. Nico Rosberg: 311.0
18. Michael Schumacher: 297.6


Williams – Assim como Alonso x Massa, Maldonado massacrou Bruno neste primeiro confronto entre eles. Apesar de que em alguns treinos Senna tenha ficado com tempos bem próximos ao de Pastor, o venezuelano esteve sempre entre os dez primeiros e o brasileiro vagueando entre a décima e a décima quinta posição.

Treino Livre 1:
8. Pastor Maldonado: 1min29s415
14. Bruno Senna: 1min29s953

TL 2:
17. Pastor Maldonado: 1min34s108
19. Bruno Senna: 1min34s312

TL 3:
8. Pastor Maldonado: 1min26s470
15. Bruno Senna: 1min27s119

Treino Classificatório:
8. Pastor Maldonado: 1min25s908
15. Bruno Senna: 1min26s663

Melhor Volta:
5. Pastor Maldonado: 1min30s254
13. Bruno Senna: 1min30s855

Velocidade de Reta:
6. Pastor Maldonado: 308.9
10. Bruno Senna: 307.2


Marussia – Pelo fato de ser estreante, era normal que Pic tomasse tempo de Glock. E foi o que aconteceu. Em média Timo quase, ou mais, de 2 segundos melhor que Charles. E a diferença deve se manter nisso, até que a F1 chegue na Europa onde terá pistas que o piloto francês já conhece.

Treino Livre 1:
21. Timo Glock: 1min34s730
22. Charles Pic: 1min40s256

TL 2:
12. Timo Glock: 1min32s632
22. Charles Pic: 1min34s770

TL 3:
21. Timo Glock: 1min30s728
22. Charles Pic: 1min31s225

Treino Classificatório:
20. Timo Glock: 1min30s923
21. Charles Pic: 1min31s670

Melhor Volta:
19. Timo Glock: 1min34s253
20. Charles Pic: 1min35s011

Velocidade de Reta:
19. Charles Pic: 295.8
20. Timo Glock: 294.5

Caterham – Heikki esteve na frente e em algumas situações, chegou a colocar mais de 1.4 de vantagem sobre Vitaly. Com o passar dos treinos, o russo foi sentindo-se melhor no carro e melhorou sua performance a ponto de fazer volta mais rápida que Kovalainen durante a corrida. É outro duelo que promete ser legal.

Treino Livre 1:
17. Heikki Kovalaine: 1min30s586
20. Vitaly Petrov: 1min31s983

TL 2:
8. Heikki Kovalainen: 1min31s932
13. Vitaly Petrov: 1min32s767

TL 3:
19. Heikki Kovalainen: 1min28s341
20. Vitaly Petrov: 1min28s702

Treino Classificatório:
18. Heikki Kovalainen: 1min28s679
19. Vitaly Petrov: 1min29s018

Melhor Volta:
16. Vitaly Petrov: 1min33s214
17. Heikki Kovalainen: 1min33s693

Velocidade de Reta:
9. Heikki Kovalainen: 307.4
12. Vitaly Petrov: 306.7


Hispania – Nem tem o que dizer muito de uma equipe que terminou de montar o carro de De La Rosa na sexta, fazendo-o perder os dois treinos livres. No pouco que andaram o espanhol foi melhor que Karthikeyan, mas ficaram de fora da prova.

Treino Livre 1:
23. Narain Karthikeyan: sem tempo
24. Pedro de La Rosa: sem tempo

TL 2:
23. Narain Karthikeyan: 1min42s627
24. Pedro de La Rosa: sem tempo

TL 3:
23. Pedro de la Rosa: 1min33s114
24. Narain Karthikeyan: 1min33s261

Treino Classificatório:
23. Pedro de la Rosa: 1min33s495
24. Narain Karthikeyan: 1min33s643

segunda-feira, 19 de março de 2012

Análise dos dez primeiros - Grande Prêmio da Austrália - 1ª Etapa

1. Jenson Button – Apesar de não ter marcado a pole, fez uma bela largada e controlou bem ao seu modo. Não teve nenhum tipo de incômodo na liderança e sempre tinha a resposta pronta quando Hamilton ameaçava uma reação, cravando tempos melhores. Nem a perda da sua vantagem de dez segundos quando o Safety Car apareceu lhe tirou a tranquilidade.

2. Sebastian Vettel – Após um treino nada satisfatório, esperava-se maior dificuldade para o Bi-campeão. Mas a boa largada que ele fez, pulando de sexto para quarto, lhe facilitou a vida. Mesmo após um erro durante sua perseguição a Schumacher, recuperou-se e herdou a posição quando este abandonou. Apesar de estar andando no mesmo ritmo de Lewis, dificilmente ultrapassá-lo-ia na pista. Mas contou com a sorte da entrada do SC e da competência do time que o devolveu em segundo após a parada de box.

3. Lewis Hamilton – A pole de sábado foi fenomenal e indicava que ele poderia ter um domínio absoluto na corrida. Mas não foi o que aconteceu após patinar na largada e virar a curva em segundo, atrás de Button. Estranhamente não acompanhou o ritmo de seu companheiro e teve a companhia de Vettel até antes do SC. Perdeu o segundo posto e não me pareceu animado em brigar com o alemão para recuperá-lo. Aparentemente parece ter adotado um estilo mais conservador, mas esteve apático ao não tentar lutar pela vitória.

4. Mark Webber – Largou mal e teve que batalhar por posições contra Rosberg e Alonso. Em certo momento da prova era o mais rápido da pista, mas ficou nisso. No final da corrida ameaçou a terceira posição de Hamilton.

5. Fernando Alonso – O erro na classificação lhe custou uma boa posição no grid, forçando-o largar da 12ª posição. Largou bem e já estava em oitavo no término da primeira volta. Não baixou os braços em nenhum momento da prova e sempre esteve na briga contra Rosberg e Webber por posições. Nas últimas voltas teve que segurar a pressão de Maldonado. Tirou o que não podia do carro, mais uma vez.

6. Kamui Kobayashi – Esperava-se dele mais na classificação, mas compensou durante a prova ao disputar posições contra Ricciardo, Massa, Perez e principalmente Raikkonen, com que teve boas disputas. Em velocidade de reta perdeu apenas para Hamilton. Esteve num grande final semana em Melbourne.

7. Kimi Räikkönen – Foi um bom desempenho neste seu retorno, mas a classificação foi o seu ponto fraco ao largar apenas na 17ª colocação enquanto seu companheiro de Lotus, Romain Grosjean, se classificou em terceiro. O enrosco de alguns carros na primeira curva lhe facilitou a vida e ele pode disputar posições na casa dos pontos desde o início.

8. Sergio Perez – Largaria em 14º, mas a troca de câmbio obrigou-o a sair em último. Isso não foi empecilho algum para o jovem mexicano fizesse uma bela corrida de recuperação, ficando momentaneamente entre os três primeiros. Fez apenas uma troca de pneus e acabou em oitavo.

9. Daniel Ricciardo – Pilotando um carro mais competitivo, o piloto da casa obteve seus dois primeiros na F1. Saiu em décimo, enfrentou problemas na primeira volta após os incidentes, recuperou-se e terminou em nono.

10. Paul Di Resta – Foi dominado de forma ampla por Hulkenberg nesta primeira corrida. Dos treinos livres ao classificatório, ele não ficou na frente do alemão em nenhum momento. Tanto que ele ficou no Q2 com a 15ª posição, enquanto Hulk posicionava-se em nono para a corrida. Sem ele na corrida, que abandonara logo no início, passou a ser a referência da Force India na pista e conseguiu a décima posição graças aos problemas enfrentados por Rosberg na última volta. Não terá vida fácil neste ano.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...