terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Foto 161: Ciano

O sensacional Mercedes W154 de Rudolf Caracciola em uma das vielas do circuito de Montenero (Livorno) na Itália, durante a Coppa Ciano de 1938.
(Foto: Günther Molter)


Foram 20 edições dessa prova, sendo que sete foram realizadas sob o nome de Circuito de Montenero. Em 1927 a prova foi feita em conjunto com a Coppa Ciano, que era nada mais que um troféu - idealizado pelo político local Constanzo Ciano - entregue ao piloto vencedor do Circuito de Montenero. A partir de 1928 a prova passou a chamar-se Coppa Ciano. O maior vencedor dessa prova foi Tazio Nuvolari com cinco conquistas - 1931, 32, 33, 35 e 36 quando venceu em parceria com Carlo Pintacuda. Antes disso, Emilio Materassi havia vencido quatro vezes em seguidamente nos anos 20 (1925, 26, 27 e 28). O GP da Itália, que era realizado de forma ininterrupta em Monza desde 1922, foi transferido para este circuito em 1937 devido ao grande desempenho de Nuvolari no ano anterior, que conseguira derrotar os carros alemães quando estava ao volante da Alfa Romeo 8C-35. Mas desta vez não teve papo e Caracciola com a Mercedes W125 venceu com folga.
Como foi dito, a última edição da Coppa Ciano foi realizada em 1939 e teve como vencedor Giuseppe Farina com a Alfa Romeo 158.
A prova voltou a ser a realizada, com o nome de Circuito de Montenero, em 1947 quando Franco Venturi, com uma Cisitalia D46-FIAT, foi o vencedor.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Vídeo: Apenas um pequeno susto

E derrepente você, descendo de pé cravado uma das daquelas longas retas do antigo Silverstone, dá de cara com uma ambulância cortando o seu caminho. Talvez Alain Prost tenha passado um pequeno susto quando viu o furgão branco atravessar a sua frente na zona de "Chapel", que transportava um acidentado Nelson Piquet durante o GP da Grã-Bretanha de 1981.

WEC: RAC Tourist Trophy para o vencedor das 6 Horas de Silverstone

(Foto: WEC/ RAC)
A lendária prova de resistência, que teve a sua primeira edição em 1905 disputada nas ruas da Ilha de Man, na Irlanda, fará parte agora do Mundial de Endurance. Numa parceria firmada entre o FIA WEC e o RAC (Royal Automobile Club), o mítico troféu do Tourist Trophy será entregue a equipe vencedora das 6 Horas de Silverstone, que fará a abertura do Mundial de Endurance deste ano em 14 de abril.
A prova voltou a ser disputada em Silverstone em 2005, no ano de seu centenário, quando a clássica corrida contou pontos para o Mundial de FIA GT que foi vencida por Peter Kox (HOL) e Pedro Lamy (POR) a bordo de um Aston Martin. E a partir deste ano a prova fará parte do Mundial de Endurance.
Pierre Fillon, presidente do Automobile Club L'Ouest, falou sobre a chegada dessa lendária: “É com grande prazer que anunciamos esta parceria com o Royal Automobile Club para presentear com o prestigiado Tourist Trophy os vencedores da prova de abertura do Campeonato Mundial de Resistência em Silverstone. 2013 é um ano muito importante para o Automobile Club de l’Ouest visto que marca o 90º aniversário da primeira edição das 24 Horas de Le Mans, em 1923. Poder entregar o Tourist Trophy, que está recheado de história e tradição, é uma grande honra para nós neste ano tão importante e irá dar o sinal de partida em grande para a temporada 2013. Estamos ansiosos por ver quais os nomes da grelha do WEC que se irão juntar à lista de honra, lado-a-lado com nomes do passado como Caracciola, Shelby, Moss, Hill e Bell, nomes esses que estiveram também ligados a Le Mans.”
O presidente do RAC, Ben Cussons, também se mostrou entusiasmado por essa nova fase do Tourist Trophy: “O Royal Automobile Club está orgulhoso por atribuir o Tourist Trophy ao vencedor das 6 Horas de Silverstone em Abril. O Tourist Trophy tem celebrado o melhor das corridas de endurance e é totalmente apropriado que este esteja em disputa na prova de abertura do Campeonato Mundial de Resistência num ano tão importante para os promotores do campeonato. A primeira corrida de sempre, em 1905, teve a duração de 6 horas e é justo que mais de 100 anos depois regressemos com uma prova de 6 Horas em 2013. Mal podemos esperar pela corrida de Silverstone a 14 de Abril e ver o Tourist Trophy ser erguido de novo no pódio.”  
O primeiro Tourist Trophy, que foi realizado em 14 de setembro de 1905 nas ruas da Ilha de Man, teve como vencedor John Napier, pilotando um Arrol-Johnston, após completar quatro voltas num percurso de 83Km. A prova teve duração de seis horas. 

Fonte: Le Mans Portugal

Foto 160: Podium

Ron Dennis e David Coulthard congratulando os garotos no pódio de uma prova de Kart, no Reino Unido. O garoto do meio é o menino de ouro que viria a brilhar anos mais tarde na Mclaren do senhor Dennis. Seu nome? Um tal de Lewis...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Foto 159: Audi Quattro 4WD, por Hannu Mikkola

"Ele exigiu uma técnica de condução totalmente diferente do que eu estava acostumado. Na primeira, foi undriveable (?). O motor não tinha potência enquanto estava abaixo dos 4.000 rpm. Acima desse ponto era extremamente poderoso."
Hannu Mikkola sobre as suas primeiras impressões do Audi Quattro 4WD, que estreou nos Rallys em 1981. Com esta máquina, Mikkola venceu quatro ralis entre 1981-82 e em 83 arrematou outros quatro com os modelos A1 e A2, uma evolução do Audi Quattro e de quebra o título do Mundial de Rally.
Mikkola ficou na Audi até 1987, quando venceu pela última vez no Rally do Safari. Ele seguiu para Mazda, onde veio a encerrar a carreira em 1991. 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Foto 158: Piscina

(Foto: Motorsport Golden Age)
E nestes dias de chuvas quase que frenquentes aqui em São Paulo, nada mais justo que uma foto sobre o tema. Aqui Emmanuel de Granfferied com sua Maserati 4CLT-48 durante acorrida do International Trophy de 1951.
Granfferied terminou a prova 1 na oitava colocação e abandonou na terceira. A primeira prova foi vencida por Fangio (Alfa 158 #1) e a segunda por Giuseppe Farina (Alfa 158 #2). Na terceira e última bateria, que reunia todos os participantes das duas primeiras, Reg Parnell, na outra Alfa 158 #35, venceu a corrida que foi interrompida devido a forte chuva que caiu em Silverstone.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Foto 157: Espaciais

(Foto: Motorsport Golden Age/ Facebook)
Parecendo ter saído de algum filme de ficção científica dirigido por George Lucas, o Porsche Turbo 908/80 #5 de Jochen Mass/ Reinhold Joest/ Volkert Merl ao lado do Lola T600 Ford #1 de Guy Edwards/ Emilio de Villota na primeira fila das 6 Horas de Silverstone de 1981, válida para o World Sports Car Championship de 1981
O Porsche não completou nenhuma volta, abandonando após a largada devido um acidente. O Lola de Edwards/ Villota foi a até a 94ª volta quando teve que deixar a prova devido uma pane seca.
A vitória foi do Posrche 935J #22 da Vegla Racing, conduzida pelo trio Walter Röhrl / Harald Grohs / Dieter Schornstein.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...