segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Foto 176: Skoal Bandit

Thierry Boutsen com o Porsche 956B do Team Skoal Bandit durante os treinos para os 1000Km de Sandown, disputado em 2 de dezembro de 1984. O destaque nessa foto é a asa usada sobre o capô do 956B, que servia para melhorar o downforce e diminuir o arrasto.
A prova foi vencida por Stefan Bellof e Derek Bell, que estavam ao volante do Porsche 956 do Team Rothmans Porsche. Jochen Mass e Jack Ickx (Team Rothmans Porsche) terminaram em segundo e Jonathan Palmer, juntamente com Jan Lammers, dividindo um Porsche 956 da GTI Engineering, acabaram em terceiro.
Os carros da Skoal Bandit não foram tão bem: Franz Konrad e Ruppert Keegan terminaram em nono e o outro carro, pilotado por Thierry Boutsen e David Hobbs, abandonaram na volta 171 por problemas mecânicos.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

WEC: O novo Porsche 991 GTE revelado em Sebring

E nos testes coletivos que acontece hoje em Sebring, onde várias equipes do ALMS estão a testar, a Porsche colocou na pista do famoso aeródromo a sua nova estrela: O Porsche 991 GTE.
Segundo fontes o carro foi para a pista ainda pela manhã, por volta das 9 horas, onde realizou primeiramente 5 voltas e depois voltou para os boxes. Mas para esta tarde o carro passaria por uma intensa bateria de voltas pela pista com o intuito dar durabilidade ao novo carro, que será usado pela Porsche AG Team Manthey durante o certame 2013 do WEC como parte do programa de desenvolvimento. Patrick Pilet e Richard Lietz são pilotos responsáveis por conduzir o carro neste teste.
Com relação à ALMS, ainda não existe um plano para que ele corra toda a temporada, ou uma prova inteira, até 2014.
Algumas fotos do novo Porsche 991 GTE:

(Fotos: Nick Busato/Lendurance.co.uk)
Fonte: auto-racing.speedtv.com

Michéle Dubosc - (1933 - 2005)

Numa época em que poucas mulheres apareciam no pit lane das corridas, a não ser para estar do lado dos maridos ou namorados, ou então misses e garotas contratadas por patrocinadores para congratular os vencedores das corridas com beijos calorosos no pódio, Michéle Dubsoc apareceu no mundo dos Grande Prêmios e logo se destacou numa função que era dominada por homens: a cronometragem.
Nascida em 1933 na cidade de Pointe-à-Pitre, na ilha de Guadalupe, situada no Mar do Caribe, e teve ligação com o automobilismo ainda jovem devido ao seu tio Robert Brunet, que foi piloto antes da Segunda Guerra.
Já em solo francês no começo dos anos 60, ela participou de vários eventos automobilísticos, em especial os Rallies, onde ela foi co-piloto de grandes nomes do automobilismo local como Henri Pescarolo, Marie-Claude Beaumont, Annie Soisbault  e Bernard Consten. Em 1961 ela conheceu José Rosinski (1936-2011), um dos melhores jornalistas franceses e que também era piloto, que na ocasião havia comprado um Cooper de Fórmula Júnior e precisava de um cronometrista. Ken Tyrrell e o jornalista suiço Gérard Crombac deram a Michéle esta tarefa que foi rapidamente dominada por ela.
Dubsoc mudou-se para a Alpine alguns anos depois, acompanhando Rosinski e em 1965 ela ingressou na Matra quando a fábrica passou a se envolver nas competições. Com a Matra subindo de categoria na segunda parte dos anos 60, Michéle chegou com a fábrica à F1 em 1968 trabalhando ao lado de senhores do naipe de Ken Tyrrell - com quem havia trabalhado na Fórmula Júnior - e Jackie Stewart. Além da F1, Dubsoc também esteve envolvida na fase vitoriosa da Matra no Mundial de Marcas dos anos 70, que rendeu três vitórias à fábrica nas 24 Horas de Le Mans (1972, 73 e 74) onde cronometrava todas as voltas, sendo que em algumas ocasiões nem fazia uma pausa sequer. Michéle ficou reconhecida, principalmente, pela sua dedicação e amor ao esporte.
A Matra saiu da F1 na segunda metade dos anos 70, mas Michéle continuou a trabalhar em equipes como Tecno, Hesketh e Ligier. O reconhecimento do trabalho de Michéle aconteceu em uma das edições do GP de Long Beach, onde os organizadores não apresentaram a lista de classificação após o treino. Isso levou Bernie Ecclestone a procurar Dubsoc e formar o grid de largada à partir da sua lista de tempos. 
Michéle Dubsoc morreu em agosto 2005, aos 72 anos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Foto 175: Mclaren MP4-5 nas cores dos Teams de 2013

O Mclaren MP4-5 de 1989, que levou o título de pilotos com Alain Prost e o de Construtores, recebeu um novo layout que imita as cores dos carros que correrão a temporada deste ano na F1. Antony Butler postou as fotos no seu Tumblr. Ele se inspirou no fato da Caterham e Williams reproduzirem cores que já foram usadas no passado (o verde e amarelo da Lotus dos anos 60 e o azul e branco dos cigarros Rothmans, utilizados pela Williams entre 1994 e 1997).
Claro que os carros são todos virtuais, mas Antony trabalhou bem no photoshop e o resultado ficou sensacional. E de quebra vocês poderão ver outros trabalhos do cara aqui no seu Tumblr, o Antony Butler - Video and SFX.
Quantos às fotos, elas estão aí:











terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Revista Speed - Edição 8

A edição número oito da Revista Speed foi ao ar agora pouco e com 64 páginas, ela aborda o Rally de Monte Carlo; as apresentações dos carros para a temporada 2013 da F1; as 24 Horas de Daytona; MotoGP e mais outros assuntos.
O carro-chefe desta edição é o Rally de Monte Carlo que foi dominado pelo aposentado, mas presente, Sebastien Loeb. Ricardo Batista esteve presente na competição e nos trouxe uma belo resumo daqueles dias gelados no principado.
Paulo Alexandre Teixeira assina o "Grande Circo", onde ele fala sobre o futuro negro da F1. Ele também fala sobre o Rally Dakar e a biografia de Guido Forti, ex-dono da Forti Corse, que faleceu no início de janeiro deste ano.  E ele também fala do GP do Brasil de 1973, vencido por Emerson Fittipaldi.
Felipe Maciel e Fábio Andrade estream duas colunas nesta edição, que abordará a F1. Fábio Andrade, no seu "Bus Stop", aborda o desafio que cada um dos principais nomes da categoria terá neste ano e Felipe Maciel, no "Fire Up", fala sobre o aparecimento em grande escala dos pilotos pagantes na categoria.
Daniel Machado fala sobre Eric Granado que disputará a Moto 3 neste ano. Bruno Mendoça apresenta a segunda parte dos campeões de 2012 pelo mundo dos motorsports. Pedro Luiz Perez nos mostra outro belo Diorama, agora abordando um teste, na chuva, com Patrick Depailler ao volante da Alfa-Romeo 179 de 1980, num trabalho de box. Rafael Ligeiro, com o seu "Papo Ligeiro", fala sobre o Rally Dakar. E ainda tem os carros da F1 para esta temporada.
Já este mortal que vos escreve, assinou o texto sobre as 24 Horas de Daytona deste ano e ainda fez uma "viagem" no tempo para relembrar a vitória de Nuvolari no GP da Alemanha de 1935 desbancando as Flechas de Prata em Nurburgring.
Espero que gostem. Boa leitura!

Revista Speed - Edição 8: http://speedrevista.wordpress.com/2013/02/19/speed-fevereiro-2013/

WEC: E a Toyota apresenta o repaginado TS030 Hybrid

Dois carros na pista e três desejos certos: vencer em Sarthe, ganhar o mundial do World Endurance Championship e destronar a Audi do seu reinado, que já dura mais de dez anos na ponta das provas de resistência.
Com estes ideais na mente, a Toyota apresentou o seu repaginado TS030 Hybrid que deu uma canseira na fábrica das quatro argolas na parte final do ano passado. A máquina deste ano ainda contará com o seu sistema híbrido, o THS-R (Toyota Hybrid System - Racing) que dá ao motor V8 de 530cv, mais 300cv de potência devido a um capacitador.
E além do vídeo que será postado aqui, ficará também o link de uma entrevista com os seis pilotos que conduziram os carros  #7 e #8 nesta temporada, que foi publicada no sempre sensacional Le Mans Portugal.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Coluna: The Aussie GP - Por Allan Alves

E hoje estréia aqui no blog uma coluna interessantíssima que será escrita pelo meu camarada de bandeiradas Allan Alves, que trabalhará este ano na prova de abertura do Mundial de F1 em Melbourne.
Ele nos trará informações sobre os bastidores, desde os eventos pré, durante e pós-GP.
Com a palavra, Allan Alves:
Allan Alves, na sua hipotética "vitória" no GP australiano.
É conhecido como "Schumi" entre os amigos.



Olá pessoal!

            Aqui quem escreve é o Allan Alves. Em parceria com o Paulo, vou escrever no blog sobre a etapa de abertura do Mundial de F-1 2013. Estou em Melbourne, Austrália e vou acompanhar o Grande Prêmio de perto, bem como todos os eventos promocionais possíveis.

Falando rapidamente sobre mim, tenho o prazer de estar próximo do automobilismo desde 2006 quando iniciei como comissário de pista em Interlagos. Estou morando em Melbourne desde dezembro de 2012 e trabalharei na prova justamente como comissário.

Em primeiro lugar, Melbourne. É a capital do estado de Victoria, localizada na costa sul do continente.  Uma cidade muito organizada, bem estruturada e ideal para recepcionar diversos eventos esportivos. Recentemente a cidade estava voltada para o Australian Open, tive a oportunidade de assistir alguns jogos da fase de classificação e conhecer as arenas, deixando qualquer um impressionado sobre como a organização trabalha bem, como os transportes são preparados para receber os espectadores, um show de organização!

A cidade possui uma agenda cultural muito agitada e fevereiro será um mês repleto de festivais e em seguida o clima da F-1 já tomará o ambiente. Mesmo como tantos eventos acontecendo em datas próximas, nenhum fica esquecido e a F-1 já esta fazendo sua promoção desde janeiro.

Entre os dia 19 e 28 de janeiro uma ação promocional foi preparada na Queensbridge Square, uma praça próximo ao Crown Cassino na região central da cidade. Fui até o local em um sábado e estava bem movimentado, mesmo fixando datas juntamente com o Australian Open já na fase decisiva. No local havia exposição de carros, equipamentos diversos, sorteio de ingressos e até atividades para crianças. Muito bem preparado e com um material bem interessante, celebrando 60 anos desde o primeiro GP em Albert Park, ocorrido em 1953.

Confirma a galeria de imagens do evento promocional:




 Fotos: Allan Alves

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...