Apesar de ter sido a década da Porsche nas 24 Horas de Le Mans, aquele período começou com a surpreendente vitória do Rondeu M379-Ford Cosworth com seu criador Jean Rondeu e Jean-Pierre Jaussand ao volante deste, na edição de 1980. A terceira colocação ficou com o segundo Rondeu, pilotado por Gordon Spice, Phillippe Martin e Jean Michel Martin.
A Porsche, que havia ficado de fora com a sua equipe oficial em 1980, voltou em 1981 e tirou o então aposentado Jacky Ickx do seu descanso para correr novamente para eles com o modelo 936 com o novo motor 2.6 Litros Turbo. O resultado foi a vitória em Sarthe, a quinta conquista de Ickx que dividiu o comando do Porsche 936 com Derek Sino. Essa vitória de Ickx deu início a uma sequência de sete vitórias da Porsche em Le Mans, que foi conquistada com os míticos modelos 956 (4 vitórias) e 962 (2 vitórias).
Em 1988 a Jaguar conseguira, enfim, vencer em Sarthe após 31 anos. A fábrica tinha voltado as competições no início daquela década correndo na IMSA (International Motor Sports Association) com o modelo XJR-5, que foi base para os lendários modelos XJR-8 (Campeão do Mundo em 1987 com Raul Boesel); XJK-9 (Vencedor em Le Mans com Lammers, Dumfries e Wallace e Campeão do Mundo com Martin Brundle) e o XJR-12 (Vencedor em Le Mans com Nielsen, Cobb e Brundle em 1990)
Outro retorno festejado - e com vitória - foi da Mercedes, que se associou com Peter Sauber e ajudou a desenvolver outra lenda do SportsCars que foi o modelo C9, vencedor em Le Mans no ano de 1989.
|
1980
- Jean Rondeau - Jean-Pierre Jaussaud - (Ronda M379B)
|
|
1981
- Jacky Ickx - Derek Bell - (Porsche 936)
|
|
1982
- Jacky Ickx - Derek Bell - (Porsche 956)
|
|
1983
- Vern Schuppan - Al Holbert / Hurley Haywood - (Porsche 956)
|
|
1984 - Klaus Ludwig - Henri
Pescarolo - (Porsche 956)
|
|
1985
- Klaus Ludwig - Paolo Barilla - John Winter - (Porsche 956)
|
|
1986
- Derek Bell - Hans-Joachim Stuck - Al Holbert - (Porsche 962)
|
|
1987
- Derek Bell - Hans-Joachim Stuck - Al Holbert - (Porsche 962)
|
|
1988
- Jan Lammers - Johnny Dumfries - Andy Wallace - (Jaguar XJR-9)
|
|
1989
- Jochen Mass - Manuel Reuter - Stanley
Dickens - (Sauber Mercedes-Benz C9)
|