quinta-feira, 20 de junho de 2013

Foto 216: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 8

Com a saída da Porsche no final dos anos 90 do cenário das provas Endurance com sua equipe oficial, a disputa era em saber quem poderia ocupar o lugar da mais vitoriosa fábrica nas 24 Horas de Le Mans.
Mercedes e Toyota encerraram as suas atividades nas corridas de longa duração após os desaires nos últimos anos em Le Mans e o que parecia e que a BMW, então vencedora de 1999, pudesse dominar este cenário. Mas quem tomou de assalto as provas de Endurance, em nível mundial, foi a fábrica de Ingolstadt: a Audi.
Com um corpo técnico fortissímo e contando com os trabalhos de pilotos do naipe de Tom Kristensen, Rinaldo "Dindo" Capello, Frank Biela, Michele Alboreto, Emanuele Pirro e Allan McNish, a fábrica que ressurgiu do restou na lendária Auto Union dos anos 30 e que teve sucesso nos Ralies dos anos 80 com o seu Audi Quattro, dominou amplamente a prova de Sarthe. Das dez corridas disputadas na década passada, eles venceram oito (5 com o modelo R8 e outras três com o modelo R10 TDi movido a diesel, que tornou-se o primeiro carro a vencer em Le Mans com este tipo de combustível logo na sua estréia, em 2006). Um domínio tão brutal quanto ao da Porsche nos anos 80.
Os anos 2000 foram de retornos de dois gigantes à Sarthe: a Bentley voltou em 2002 e venceu em 2003, 73 anos depois da sua última conquista, com o seu modelo Speed 8. Outro retorno festejado, e que deu trabalho ao poderio da Audi na segunda metade da década, foi o da Peugeot com o seu belo 908HDi FAP movido a diesel que venceu a edição de 2009.
Outros dois acontecimentos notáveis no mundo do Endurance tiveram espaço naquela época: a volta de um campeonato para os protótipos que era comandada pelo Automovel L'Oueste, chamada Le Mans Series, que teve ramifcações espalhadas nos EUA, Europa e Ásia. A outra foi a quebra do recorde de vitórias de um piloto nas 24 Horas de Le Mans com Tom Kristensen chegando a oito triunfos, superando as seis conquistas de Jacky Ickx entre 1969 e 1982.


2000 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2001 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2002 - Frank Biela - Tom Kristensen - Emanuele Pirro - (Audi R8 Race Car)


2003 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Guy Smith - (Bentley Speed 8)


2004 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Seiji Ara - (Audi R8 Race Car)


2005 - Tom Kristensen - JJ Lehto - Marco Werner - (Audi R8 Race Car)


2006 - Frank Biela - Emanuele Pirro - Marco Werner (Audi R10 TDI)


2007 - Emanuele Pirro - Frank Biela - Marco Werner (Audi R10 TDI)


2008 - Tom Kristensen - Rinaldo Capello - Allan McNish (Audi R10 TDI)


2009 - David Brabham - Marc Gené - Alexander Wurz (Peugeot 908 HDi FAP)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Crash: O acidente de Tracy Krohn em Le Mans

E os ensaios livres para as 24 Horas de Le Mans tiveram seu início hoje cedo em Sarthe, com o domínio absoluto da Audi colocando seus três carros nas primeiras posições. O melhor tempo foi de Loïc Duval com o #2 (3:25.415), seguido por Benoit Tréluyer com #1 e por Gené com o #3 no LMP1.
Na LMP2 o melhor tempo ficou com o #35 da OAK Racing (3:42.813), seguido pelo #46 da Thiriet By TDS Racing e pelo #26 da G-Drive Racing. Entre os LMGTE-PRO melhor tempo para o #92 da Porsche AG Team Manthey (3:58.347), com a Ferrari 458 #71 da AF Corse em segundo e o Porsche 911 RSR da Porsche AG Team Manthey em terceiro. Na LMGTE-AM a melhor marca foi para o #95 da Aston Martin Racing (4:00.650), seguido pela Ferrari 458 #61 da AF Corse e pelo Porsche 911 GT3 #88 da Proton Competition.
Mas os treinos foram marcados por dois acidentes que darão trabalho para os mecânicos das suas respectivas equipes: Tracy Krohn, dono e piloto da equipe que leva o seu nome, bateu a Ferrari 458 #57 na saída dos esses Dunlop e espatifou a traseira desta, causando a bandeira vermelha que acabou por encerrar o treino. O outro acidente aconteceu com o Zytec #41 da Greaves Motorsport, com Eric Lux ao volante, que deixou o carro bem destruído.
Trabalho pesado para ambas equipes.
O carro da Greaves Motorsport, destruído durante os ensaios livres
(Foto: AUTOhebdo)

Foto 215: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 7

Se os anos oitenta foram sensacionais para o mundo dos SportsCars, os anos 90 foi melancólico com a extinção do Campeonato Mundial de Esporte Protótipos em 1992. Dessa forma, os grandes construtores ficaram de fora das 24 Horas de Le Mans e o que se viu foram grid magros, como bem ficou registrado na edição de 1992 quando apenas 28 carros alinharam para aquela prova.
A década de noventa ainda teve a despedida da poderosa Porsche que, antes de se retirar das pistas com sua equipe oficial ou semi-oficial, ainda venceu mais outras quatro vezes em Sarthe aumentando seu recorde para 16 conquistas.
A Jaguar ainda beliscou uma vitória em 1990 (a sétima da marca em Le Mans) e a Mazda tornou-se a primeira - e única - fábrica japonesa a vencer as 24 Horas de Le Mans. A Peugeot teve um breve domínio com os eu modelo 905 que foi venceu no biênio 92/93. A Mclaren, com o seu belo e eficiente F1 GTR com motor BMW, conquistou a edição de 1995 assim como a própria BMW com o seu V12 LMR no ano de 1999, quando duelou com a Toyota pela conquista em Le Mans.
Foi nessa mesma década que começou a trajetória de Tom Kristensen para tomar o recorde de Jacky Ickx nessa prova: ele venceria a edição de 1997 junto de Michele Alboreto e Stefan Johansson, no comando do Porsche WSC-95.


1990 - John Nielsen - Price Cobb - Martin Brundle - (Jaguar XJR-12)


1991 - Volker Weidler - Johnny Herbert - Bertrand Gachot - (Mazda 787B)


1992 - Derek Warwick - Yannick Dalmas - Mark Blundell - (Peugeot 905)


1993 - Gary Brabham - Christophe Bouchut - Eric Hélary - (Peugeot 905)


1994 - Yannick Dalmas - Hurley Haywood - Mauro Baldi - (Dauer 962 Le Mans)


1995 - Yannick Dalmas - JJ Lehto -Masanori Sekiya - (McLaren F1 GTR)


1996 - Manuel Reuter - Davy Jones - Alexander Wurz - (Porsche WSC-95)


1997 - Michele Alboreto - Stefan Johansson - Tom Kristensen - (Porsche WSC-95)


1998 - Laurent Aïello - Allan McNish - Stéphane Ortelli - (Porsche 911 GT1)


1999 - Pierluigi Martini - Yannick Dalmas - Joachim Winkelhock - (BMW V12 LMR)

terça-feira, 18 de junho de 2013

Foto 214: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 6

Apesar de ter sido a década da Porsche nas 24 Horas de Le Mans, aquele período começou com a surpreendente vitória do Rondeu M379-Ford Cosworth com seu criador Jean Rondeu e Jean-Pierre Jaussand ao volante deste, na edição de 1980. A terceira colocação ficou com o segundo Rondeu, pilotado por Gordon Spice, Phillippe Martin e Jean Michel Martin.
A Porsche, que havia ficado de fora com a sua equipe oficial em 1980, voltou em 1981 e tirou o então aposentado Jacky Ickx do seu descanso para correr novamente para eles com o modelo 936 com o novo motor 2.6 Litros Turbo. O resultado foi a vitória em Sarthe, a quinta conquista de Ickx que dividiu o comando do Porsche 936 com Derek Sino. Essa vitória de Ickx deu início a uma sequência de sete vitórias da Porsche em Le Mans, que foi conquistada com os míticos modelos 956 (4 vitórias) e 962 (2 vitórias).
Em 1988 a Jaguar conseguira, enfim, vencer em Sarthe após 31 anos. A fábrica tinha voltado as competições no início daquela década correndo na IMSA (International Motor Sports Association) com o modelo XJR-5, que foi base para os lendários modelos XJR-8 (Campeão do Mundo em 1987 com Raul Boesel); XJK-9 (Vencedor em Le Mans com Lammers, Dumfries e Wallace e Campeão do Mundo com Martin Brundle) e o XJR-12 (Vencedor em Le Mans com Nielsen, Cobb e Brundle em 1990)
Outro retorno festejado - e com vitória - foi da Mercedes, que se associou com Peter Sauber e ajudou a desenvolver outra lenda do SportsCars que foi o modelo C9, vencedor em Le Mans no ano de 1989.

1980 - Jean Rondeau - Jean-Pierre Jaussaud - (Ronda M379B)

1981 - Jacky Ickx - Derek Bell - (Porsche 936)

1982 - Jacky Ickx - Derek Bell - (Porsche 956)

1983 - Vern Schuppan - Al Holbert / Hurley Haywood - (Porsche 956)

1984 - Klaus Ludwig - Henri Pescarolo - (Porsche 956)

1985 - Klaus Ludwig - Paolo Barilla - John Winter - (Porsche 956)

1986 - Derek Bell - Hans-Joachim Stuck - Al Holbert - (Porsche 962)

1987 - Derek Bell - Hans-Joachim Stuck - Al Holbert - (Porsche 962)

1988 - Jan Lammers - Johnny Dumfries - Andy Wallace - (Jaguar XJR-9)

1989 - Jochen Mass - Manuel Reuter - Stanley Dickens - (Sauber Mercedes-Benz C9)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Foto 213: Os vencedores das 24 Horas de Le Mans – Parte 5

Os anos 70 foi a época que iniciou o domínio da Porsche em Sarthe, com a conquista de cinco vitórias naquele circuito e ampliação do recorde de conquistas de Jacky Ickx chegando a quatro vitórias, tornando desde já o piloto mais vitorioso daquela prova.
Mas após dois anos de domínio da Porsche, foi a vez dos franceses sorrirem com o tri-campeonato da Matra no triênio 1972/73 e 74, sempre com Henri Pescarolo ao volante dos belos e eficientes Matras MS670, MS670B e MS670C. Foi nesse período que Graham Hill fechou a Tríplice Coroa, ao vencer a edição de 1972 com Pescarolo, e tornar-se o único piloto a vencer as três corridas mais importantes do motorsport desde então: Grande Prêmio de Mônaco (por cinco vezes), 500 Milhas de Indianápolis (1966) e 24 Horas de Le Mans (1972). Outra vitória francesa que seria muito comemorada em Sarthe aconteceria quatro anos depois, com a conquista da Renault com seu protótipo Renault Alpine A442B em 1978.

1970 - Hans Herrmann - Richard Attwood - (Porsche 917K)

1971 - Helmut Marko - Gijs van Lennep - (Porsche 917)

1972 - Henri Pescarolo - Graham Hill - (Matra MS670)

1973 - Henri Pescarolo - Gérard Larrousse - (Matra MS670B)

1974 - Henri Pescarolo - Gérard Larrousse - (Matra MS670C)

1975 - Jacky Ickx - Derek Bell - (Mirage GR8)

1976 - Jacky Ickx - Gijs van Lennep - (Porsche 936)


1977 - Jacky Ickx - Hurley Haywood - Jürgen Barth - (Porsche 936)

1978 - Jean-Pierre Jaussaud - Didier Pironi - (Renault Alpine A442B)

1979 - Klaus Ludwig -Bill Whittington-Don Whittington - (Porsche 935 K3)

sábado, 15 de junho de 2013

Foto 212: Jose Froilán Gonzalez (1923-2013)


"Pepe" e suas vitórias em Silverstone
E o homem que levou a Ferrari ao seu primeiro triunfo no Campeonato Mundial de Fórmula-1, há 62 anos, deixou de viver hoje. José Froilán Gonzalez morreu aos 90 anos neste sábado, Argentina.  
O "Touro dos Pampas", apelido que foi lhe dado devido a sua robustez, correu por nove temporadas na F1 entre 1950-57 e depois em 1960. Estreou no GP de Mônaco de 1950 a bordo de Maserati 4CLT-50, largando em quarto e abandonando na primeira volta.
Estreou pela Ferrari em 1951 e no GP da Grã-Bretanha - disputado em Silverstone - daquele ano, levou a Scuderia a primeira vitória na F1. Ele conquistaria mais uma vitória na categoria, lá mesmo em Silverstone, em 1954 pilotando pela Ferrari ano que foi vice-campeão. E naquele ano ele conquistaria outra vitória significativa para ele a Ferrari, só que fora da Fórmula-1: Froilán Gonzalez dividia os louros da vitória com o francês Maurice Trintignant ao levar o Ferrari 375 à vitória nas 24 Horas de Le Mans, que foi, também, a segunda conquista da Rossa em Sarthe.

Gonzalez ainda correu o GP da Argentina de 1960, após três anos afastado da F1. Largou em 11º e terminou em 10º. Depois disso, abandonou de vez as competições em nível internacional.
E aqui fica o link de outras duas conquistas de José Froilan Gonzalez conquistadas na Argentina no ano de 1951, onde ele derrotou as temíveis Mercedes, Hermann Lang e Juan Manuel Fangio.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...