sábado, 15 de março de 2014

GP da Austrália - Classificação -1ª Etapa

Foi a 32ª pole de Hamilton, igualando a marca de Nigel Mansell
(Foto: Getty Images)
Apesar da minha torcida para que a chuva não caísse durante a classificação, não há como negar que ela tenha contribuído para deixar a tomada de tempos mais interessante e caótica. Lewis Hamilton cravou uma pole que era certeira, mas ao seu lado apareceu a grande estrela do dia Daniel Ricciardo que conduziu de forma imaculada o seu RB10 rumo a um segundo lugar que, até semanas atrás, era totalmente descartável. Ok, a marca foi alcançada numa situação que mais parecia uma loteria, mas isso não tira de forma alguma o mérito do piloto local que levou a torcida a loucura. Esta mesma torcida que minutos antes havia delirado com o fato de Sebastian Vettel, que lutava com um carro quase inguiável, não ter conseguido passar para o Q3 (algo que não acontecia com o quatro vezes campeão mundial desde a classificação para o GP da Bélgica de 2012). Imagino o quanto que os australianos devam estar ansiosos pela prova de logo mais.
Além da bela performance de Ricciardo, também façamos justiça ao trabalho primoroso de Kevin Magnussen e Danil Kvyat que marcaram a 4ª e 8ª posições respectivamente, ficando bem à frente de seus parceiros de equipe Button e Vergne.
A Ferrari teve Fernando Alonso conquistando um quinto tempo, mas poderia ter ido mais à frente se ambos não tivessem optado por pneus intermediários quando a chuva estava mais forte no Q3. Quando pôs os de pista molhada Fernando conseguiu uma melhora, mas era tarde para conseguir um lugar entre os quatro primeiros. Kimi Raikkonen teve trabalho com a sua F14T  durante as duas primeiras partes do treino e quando procurava melhorar o seu tempo, achou o muro. Sairá em 11º.
Para os que apostavam numa boa qualificação da Williams, o desempenho dos dois carros foram bem abaixo do esperado com a pista molhada. Devido o fato de não conseguirem achar aderência com os pneus intermediários, Massa e Bottas tiveram dificuldades no Q3 e o resultado foi a dupla conquistando a nona e décima colocações. Mas Valtteri ainda seria punido com a perda de cinco posições e sairá em 15º.

O que esperar da corrida? Devido a dificuldade que foi vista por quase todos os pilotos em controlar os carros, devido o maior torque do V6 Turbo (segundo Hamilton, foi o carro mais difícil de pilotar no molhado que ele já teve), não será surpresa se alguém rodar já na largada e causar uma carambola já na primeira curva. Também não será surpreendente se alguém ficar pregado na linha de partida assim que as luzes vermelhas se apagarem...
Por outro lado as apostas estão na Mercedes, em especial sobre Hamilton, para quem a maioria aposta numa conquista em Melbourne. De fato até eu apostaria, mas existe um velho fantasma por aqueles lados que ainda repousa sobre os pneus e tanto Lewis, quanto Rosberg, reclamaram sobre o desgaste já no terceiro treino livre. É algo que devemos ficar de olho, assim como no consumo de combustível. Se a prova for feita com chuva, os motores "beberão" menos. Se for em pista seca, aí os cuidados devem ser redobrados.
As nuances do que pode vir a ser o desempenho dos Mercedes, a luta de Raikkonen, Vettel, Button, Massa e Bottas em tentar escalar o pelotão, a impetuosidade dos novatos Magnussen e Kvyat e mais a virtuosidade já conhecida de Alonso, já é convite para ficar acordado e assistir essa abertura de mundial.

Grid de Largada para o Grande Prêmio da Austrália - 1ª Etapa

1. Lewis Hamilton (Mercedes): 1m44s231
2. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): 1m44s548
3. Nico Rosberg (Mercedes-Mercedes): 1m44s595
4. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): 1m45s745
5. Fernando Alonso (Ferrari-Ferrari): 1m45s819
6. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari): 1m45s864
7. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): 1m46s030
8. Daniil Kvyat (STR-Ferrari): 1m47s368
9. Felipe Massa (Williams-Mercedes): 1m48s079
10. Jenson Button (McLaren-Mercedes): 1m44s437
11. Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m44s494
12. Sebastian Vettel (RBR-Renault): 1m44s668
13. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): 1m45s655
14. Kamui Kobayashi (Caterham-Renault): 1m45s867
15. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): 1m48s147*
16. Sergio Pérez (Force India-Mercedes): 1m47s293
17. Max Chilton (Marussia-Ferrari): 1m34s293
18. Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): 1m34s794
19. Marcus Ericsson (Caterham-Renault): 1m35s157
20. Romain Grosjean (Lotus-Renault): 1m36s993
21. Pastor Maldonado (Lotus-Renault): sem tempo
22. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari): 1m35s117*

 
* Punidos com cinco posições no grid em razão da troca do câmbio

sexta-feira, 14 de março de 2014

Vídeo: A classificação do GP da Austrália... de 1987

Ano passado, nessa mesma altura, havia colocado um vídeo da classificação para o GP da Austrália de 1986. Pois bem, passado um ano, coloco o de 1987. Divirtam-se!

GP da Austrália - Treinos Livres - 1ª Etapa

Lewis Hamilton: "Acho que montamos uma premissa importante no TL2 e posso partir dela para o TL3 e, então, a classificação. Teria sido ótimo voltar à pista no TL1, mas consegui compensar no treino seguinte, e me sinto bem confortável com o carro"
Apesar de os dois primeiros treinos livres não revelarem a real força das equipes - o que fica restrito ao terceiro treino livre, classificação e corrida -, o primeiro dia em Melbourne foi importante para que as equipes continuassem a sua "Pré-Temporada" na pista australiana. E isso mostrou-se de grande valia para as equipes Renault, que não enfrentaram problemas crônicos: Lotus e Caterham tiveram contratempos na parte elétrica, tanto que, somando a saída dos dois times para a pista de Albert Park, eles fizeram dezessete voltas ao todo nas suas sessões. Toro Rosso e Red Bull não tiveram nenhum problema e conseguiram um bom número de voltas. Vettel foi o melhor da Red Bull, ao se colocar em quarto no geral e Jean Éric-Vergne o melhor da Toro Rosso, fechando em 11º.
A Mercedes, apesar do do susto com a parada de Hamilton na sua primeira saída para a pista, fez o que dela se esperava ao conseguir cravar a primeira fila com Lewis e Nico Rosberg. Mais de meio segundo depois, apareceu Alonso -  que foi o melhor pela manhã - com a sua Ferrari. A Williams teve um bom trabalho com Bottas e Massa na primeira parte ao dominar a segunda fila, mas na segunda o desempenho caiu um pouco e Valtteri conseguiu o oitavo lugar e Felipe o 12º.
Interessante foi ver que o melhor tempo alcançado por Lewis Hamilton neste primeiro dia foi 3.717 segundos mais lento que a marca feita por Vettel no primeiro dia do ano passado em Melbourne. Com relação a pole de 2013, que foi feita por Sebastian, a diferença fica em 2.218 segundos. Levando em conta que os pilotos este ano utilizarão pneus mais macios no Q3, pode ser que eles se aproximem mais da marca de 2013 na disputa pela pole.

Resultado dos treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália - 1ª Etapa

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 1m29s625 
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1m29s782
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1m30s132
4. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): 1m30s381
5. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1m30s510
6. Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault): 1m30s538
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari-Ferrari): 1m30s898
8. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): 1m30s920
9. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): 1m31s031
10. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): 1m31s054
11. Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari): 1m31s060
12. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes): 1m31s119
13. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes): 1m31s283 
14. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): 1m32s355
15. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari): 1m32s468
16. Daniil Kvyat (RUS/STR-Ferrari): 1m32s495
17. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari): 1m33s489
18. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 1m33s646
19. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): 1m34m757
20. Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault): sem tempo
21. Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault): sem tempo
22. Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault): sem tempo

Nico Rosberg: “Foi um dia positivo. Ainda estou otimista para o fim de semana, mas tudo está no limite. A confiabilidade, como vocês viram com meu companheiro de equipe na pista, e o consumo de combustível são muito difíceis”

Fernando Alonso: “A pista melhorou da primeira para a segunda sessão, com mais aderência comparado com esta manhã e também tinha mais vento“Rodar com o pneu macio certamente ajudou, já que a aderência extra representou a queda nos tempos, mas é impossível ter uma ideia clara do quão competitivos nós somos, pois, como sempre, os resultados de sexta-feira não significam muita coisa. Para saber mais, teremos de esperar até que todos estejam rodando de forma equilibrada”

Sebastian Vettel: “Foi muito bom. É um grande alívio. Muito trabalho foi dedicado a isso. Nenhum de nós teve grandes problemas hoje, os carros estavam andando e o equilíbrio estava bom“No fim da sexta-feira, os tempos não contam muito, mas é muito melhor estar mais perto do topo do que perdido em algum lugar lá atrás“Em termos de velocidade, sabemos que há mais por vir, mas, até aqui, parece bom”

Jenson Button: "Não acho que nosso ritmo seja tão forte quanto parece no treino, mas estamos OK. Nosso balanço ainda não é o ideal. Não estamos perto dos mais rápidos, já sabíamos, mas é surpreedente que a Mercedes seja tão mais rápida que todo mundo, incluindo a Williams - que parece com dificuldades para fazer curvas em alta velocidade, o que também é uma surpresa"

quinta-feira, 13 de março de 2014

Foto 313: Ímola 500

Os 500 Km de Ímola de 1969. Na foto o Gulf Mirage Ford de Jacky Ickx liderando o pelotão durante a volta de apresentação, seguido por Andrea De Adamich no Alfa Romeo T33/3 da Autodelta, Arturo Merzario no FIAT Abarth 3000 e pelo Porsche 908/02 do Team Salzburg Porsche conduzido por Kurt Ahreins Jr.
A prova, que fechou o campeonato italiano para carros sport naquele ano, foi vencida por Ickx que teve a companhia de Ignazio Giunti (Alfa Romeo T33/3) e de Gijs Van Lennep/ Johannes Ortner (FIAT Abarth Cuneo) no pódio.

Vídeo: 64 anos

Já havia visto este vídeo no início do ano (e creio que a maioria tenha visto também), mas achei propício colocá-lo agora no blog. Afinal de contas, a bagaça está para começar!

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quarta-feira, 12 de março de 2014

Foto 312: Pobre Toleman

Brian Henton deve ter abusado um pouco durante os treinos para o GP da Grã-Bretanha de 1981 e moeu a lateral do Toleman TG181. O piloto inglês não classificou-se para a corrida, que foi vencida por John Watson com a Mclaren marcando, assim, a primeira vitória de um carro com monocoque de fibra de carbono. Completaram o pódio Carlos Reutemann (Williams) e Jacques Laffite (Ligier).

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...