sexta-feira, 5 de setembro de 2014

GP da Itália - Treinos Livres - 13ª Etapa

Nico Rosberg: “Parece que somos rápidos em uma volta, mas no long-run, os outros foram muito rápidos. Não me senti 100% confiante no carro, então não posso ficar feliz com hoje e tenho muito trabalho para fazer estar noite com os rapazes.
É realmente ótimo estar de volta a uma pista tão tradicional como Monza, com toda sua história. Estar aqui agora com esta rápida Flecha de Prata é muito especial para mim”

Lewis Hamilton: “Eu vou tentar entender o que Nico aprendeu na sessão dele e vou tentar aprender através daquela telemetria. Temos um estilo de pilotagem parecido. Há algumas diferenças, mas, em geral, é similar. Haverá pontos em que ele encontrou tempo e, em termos de acerto, o que eu não pude ganhar nesta sessão.
É sempre difícil, mas estou tranquilo quanto a isso porque não é a primeira vez que estive nessa situação, então eu me sinto capaz de lidar com isso. Os caras fizeram um bom trabalho para colocar o carro na pista. Eu me senti muito bem depois da primeira sessão. Fiz uma pequena mudança, saí, não tive muitas voltas, mas o carro estava bem acertado. Esperançosamente vamos ter a chance de trabalhar em mais algumas coisas amanhã”

Kimi Raikkonen: “Foi um dia muito agitado, mas positivo. Aproveitamos ao máximo cada minuto disponível nas duas sessões, tentando gerenciar tudo o que tínhamos no nosso programa.
Pela manhã, concentramo-nos em avaliar diferentes configurações, buscando o melhor nível de downforce. Então, à tarde, optamos por uma solução intermediária que pareceu produzir os melhores resultados nos dois compostos
A diferença entre os pneus médios e os pneus duros é mais ou menos o que esperávamos. Os mais macios se comportam bem, mas, em termos de dirigibilidade, não achei que os duros estavam ruins também”

Fernando Alonso: “No geral, estou feliz com o trabalho que fizemos no setup e nos pneus, especialmente, com o que fiz com bastante combustível. Perto do fim, nós estávamos preocupados se tínhamos um problema, mas, para eliminar qualquer dúvida, saímos para mais uma volta e tudo voltou ao normal”

Sebastian Vettel: “Eu me senti um pouco mais no comando do carro hoje.
A pista estava bem escorregadia. Neste ano, os carros têm pouca aderência e temos muito pouco downforce em Monza. Foi um bom dia para nós, não tivemos nenhum problema e fomos capazes de dar muitas voltas e testar algumas coisas. É importante chegar à sexta-feira à noite com tudo no lugar para poder melhorar para o resto do fim de semana.
Deve ter uma parada no domingo, mas veremos. Eu acho que alguns tiveram dificuldade para fazê-los trabalhar. Não há muita diferença entre os médios e os duros aqui. Acho que amanhã deve ser melhor, pois deve estar mais quente e a pista vai estar mais emborrachada”

Felipe Massa: “Acho que tudo funcionou muito bem, então foi um bom dia para a gente. Ainda tem algumas coisas para trabalhar para amanhã. Mas acho que foi um dia positivo e espero que a gente consiga ficar na luta aqui nesta pista.
Eu acho que amanhã Red Bull e Ferrari são as equipes que podem estar mais competitivas. E que podem estar na luta com a gente. Mas tomara que a gente consiga ficar na frente. Quanto à McLaren, pode ser. Mas é difícil entender a sexta-feira. Temos de esperar e ver.
A gente sempre tem uma tradição de usar a sexta-feira para entender o balanço do carro, pensando em entender o equilíbrio para a corrida. E desde a primeira corrida tem sido assim. Mas eu estou bastante confiante de que a gente pode melhorar amanhã e estar mais competitivo”

Roberto Merhi: “Foi sim uma grande experiência. Pilotar um carro de F1 pela primeira vez é muito incrível, especialmente em uma pista rápida. Depois, eu pude usar toda a força e foi rápido, muito bom de andar.
Realmente, gostei muito disso tudo. Mas, para ser honesto, eu comecei bem cauteloso, por causa dos pneus e dos freios.
Eu não estava dando 100%, já que era importante não cometer um erro e também aprender o máximo possível com o carro. Freando e em alta velocidade, você não pode forçar, já que você não sabe como o carro vai se comportar, mas o importante era fazer voltas e aprender como funciona."
Resultado dos dois treinos livres para o Grande Prêmio da Itália - 13ª Etapa

Treino Livre 1:
1Nico RosbergMercedes1m26.225s- 41
2Lewis HamiltonMercedes1m26.286s- 0.061s 16
3Kimi RaikkonenFerrari1m26.331s- 0.106s 31
4Fernando AlonsoFerrari1m26.565s- 0.340s 26
5Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m26.758s- 0.533s 34
6Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m26.762s- 0.537s 34
7Sebastian VettelRed Bull/Renault1m26.762s- 0.537s 27
8Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m26.881s- 0.656s 44
9Felipe MassaWilliams/Mercedes1m26.935s- 0.710s 33
10Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m26.992s- 0.767s 37
11Sergio PerezForce India/Mercedes1m27.079s- 0.854s 42
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m27.227s- 1.002s 39
13Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m27.476s- 1.251s 37
14Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m27.840s- 1.615s 33
15Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m27.929s- 1.704s 33
16Adrian SutilSauber/Ferrari1m28.029s- 1.804s 35
17Jules BianchiMarussia/Ferrari1m28.659s- 2.434s 34
18Pastor MaldonadoLotus/Renault1m28.700s- 2.475s 42
19Max ChiltonMarussia/Ferrari1m28.786s- 2.561s 29
20Romain GrosjeanLotus/Renault1m29.085s- 2.860s 29
21Kamui KobayashiCaterham/Renault1m29.178s- 2.953s 32
22Marcus EricssonCaterham/Renault1m29.275s- 3.050s 37

Treino Livre 2:
1Lewis HamiltonMercedes1m26.187s- 25
2Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m26.810s 0.623s 27
3Nico RosbergMercedes1m26.995s 0.808s 26
4Fernando AlonsoFerrari1m27.169s 0.982s 23
5Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m27.228s 1.041s 30
6Sebastian VettelRed Bull/Renault1m27.271s 1.084s 27
7Kimi RaikkonenFerrari1m27.493s 1.306s 27
8Sergio PerezForce India/Mercedes1m27.687s 1.500s 13
9Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m27.741s 1.554s 33
10Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m28.112s 1.925s 23
11Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m28.114s 1.927s 21
12Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m28.148s 1.961s 20
13Felipe MassaWilliams/Mercedes1m28.150s 1.963s 21
14Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m28.300s 2.113s 30
15Giedo van der GardeSauber/Ferrari1m28.429s 2.242s 19
16Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m28.487s 2.300s 12
17Daniel JuncadellaForce India/Mercedes1m29.192s 3.005s 10
18Pastor MaldonadoLotus/Renault1m29.512s 3.325s 24
19Max ChiltonMarussia/Ferrari1m30.017s 3.830s 25
20Jules BianchiMarussia/Ferrari1m30.081s 3.894s 27
21Charles PicLotus/Renault1m30.125s 3.938s 23
22Roberto MerhiCaterham/Renault1m30.704s 4.517s 29
23Marcus EricssonCaterham/Renault1m30.948s 4.761s 16

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Foto 390: Bancada

Fangio (#18) e Moss (#16) conduzindo as jóias da Mercedes, os W196 em sua versão para pistas velozes, numa das bancadas do lendário oval de Monza durante o GP da Itália de 1955.
Estes carros, que foram utilizados apenas por Fangio e Moss nesta etapa - Piero Taruffi e Karl Kling utilizaram a carroceria com rodas descobertas -, apresentaram problemas durante os treinos ao levantar a dianteira. O problema foi solucionado com a criação de apêndices que forçavam a dianteira contra o solo, mesmo quando estivesse em alta velocidade.
A corrida foi um duelo a parte entre Fangio e Moss, até que o inglês abandonasse na volta 27 por problemas no motor.
Fangio venceu, seguido por Taruffi e Eugenio Castellotti com a Ferrari.
Aquela ocasião marcou a última corrida da Mercedes na F1.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Foto 389: Black Day

A famosa decolagem de Emerson Fittipaldi com o seu Lotus durante os treinos para o GP da Itália de 1970, quando foi abrir passagem para Jack Brabham e acertou o Ferrari de Ignazio Giunti que estava começando a contornar a Parabólica. O carro vôou para fora da pista, após atravessar a área de escape, indo cair nas árvores. Milagrosamente não sofreu nada, porém o carro, que era de Rindt e que Emerson estava "amaciando", ficou destruído.
No sábado Rindt, em posse do carro que seria de Fittipaldi, veio a falecer quando acidentou-se após um problema nos travões quando foi frear para a tomada da Parabólica.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Foto 388: E se...

Em mais um ano que é lembrado do seu desaparecimento - o 29º -, é impossível não fazer uma reflexão do que teria sido de Stefan Bellof no automobilismo, em especial na F1, onde a sua carreira começava a alçar vôos mais altos.
 
Stefan é mais daqueles que teve a vida interrompida abruptamente no certo momento em que ela aflorava aos olhos dos homens do motorsport e fãs. Assim como outros pilotos do naipe de Roger Williamson, Tony Brise, Tom Pryce, Gunnar Nilsson, Gilles Villeneuve, Lorenzo Bandini e outros tantos, o falecimento precoce fez com que todos que o admiravam pensar o que poderia ter alcançado. Teria vencido corridas, duelado contra os grandes daquela época e até mesmo chegado a títulos.

Tomando partido de que ele pudesse já correr pela Ferrari em 1986 e do que a equipe italiana fez nos anos seguintes, creio que Bellof teria ganho corridas, mas dificilmente teria chances reais de títulos devido a instabilidade técnica da Ferrari - o que é historicamente normal naqueles lados. 

Mas ao mesmo tempo teria conquistado os Tiffosi - e até mesmo os não torcedores da Ferrari - devido a sua pilotagem agressiva e vistosa, o que faria os torcedores adotarem-no como o "novo" Gilles Villeneuve. E isso também teria conquistado o velho Commendatore, que tinha apreço por pilotos destemidos como aqueles de épocas heróicas de Nuvolari, Varzi, Moll... Talvez Bellof, caso extendesse a sua relação com a Ferrari, poderia ter discutido o título de 1990. Quem sabe...

Se não conseguisse o sucesso na F1, no Endurance teria sido um dos reis - como ele era antes e durante a sua estadia na F1 - e poderia ter colecionado mais vitórias e títulos.
 
A verdade é que onde Bellof tivesse corrido, teria feito sucesso. E certamente teria sido um dos gigantes da história do motorsport.
Mas infelizmente ficaremos apenas com essas hipóteses para sempre.

sábado, 30 de agosto de 2014

Foto 387: Roggia

São muito belas estas fotos feitas após a saída da curva Grande em direção a Variante della Roggia, em Monza. Aqui, Gerhard Berger durante o fim de semana do GP da Itália de 1990 e mais atrás, aparentemente, uma Lotus.
Berger largou em terceiro e chegou na mesma posição na classificação final, há sete segundos de Ayrton Senna. Com relação a Lotus, esta ficou marcada pelo impressionante acidente de Derek Warwick na primeira volta daquele GP após escapar, bater e capotar seu carro na Parabolica.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vídeo: Bjorn Waldegaard com o Lancia Stratos, Robin Hood Rally 2008

Um breve vídeo de Bjorn Waldegaard, o primeiro campeão mundial oficial do WRC em 1979, testando o lendário Lancia Stratos no traçado que foi usado no Robin Hood Rally, na Grã-Bretanha.
Bjorn veio a falecer hoje pela manhã na Suécia após um longo período doente. Tinha 70 anos.

Foto 386: Hecatombe

E amanhã completará 16 anos daquela que foi uma das mais caóticas largadas da história da F1, quando nada mais que treze carros se enroscaram na descida da La Source após uma rodada de David Coulthard.
Apesar do pedido da Mclaren para que a largada fosse feita atrás do Safety Car, exatamente para evitar um acidente por causa do forte spray d'água, isso foi ignorado pelos comissários.
Irônicamente, algum tempo depois, a FIA passou a usar este procedimento mesmo que as condições de pista estivessem melhores do que aquele dia em Spa.
A prova foi marcada, também, pelo famoso acidente entre Coulthard e Michael Schumacher, onde o piloto alemão, que voltara aos boxes em três rodas, queria socar a cara do piloto escocês. E foi também o GP que deu à Eddie Jordan a possibilidade de entrar para o grupo de donos de equipes que venceram corridas na F1. Para Damon Hill, o autor do feito para o Team Jordan, foi o último triunfo dele na categoria.
De fato, um GP memorável.

92ª 24 Horas de Le Mans - Uma Epopéia em La Sarthe

A segunda da Ferrari após o seu retorno à La Sarthe (Foto: Ferrari Hypercar/ X) Começar um texto sobre algo tão fantástico não é das melhore...