sábado, 13 de junho de 2015

83ª 24 Horas de Le Mans 2015: 1ª Hora

Após uma largada que sucedeu a várias disputas bem acirradas nas quatro categorias, as coisas parecem mais calmas em Sarthe.
Depois da primeira rodada de pit-stops, a prova continua sob o comando do Porsche #17 seguido de perto pelo #18. A Audi, que fez um ataque maciço no início com seus três carros, ocupa a terceira, quarta e quinta colocações - #8, #7 e #9 respectivamente.
Na LMP2, batalha interessante no início entre os ponteiros e neste momento o comando está com o Oreca #46 da Thiriet, seguido pelo #47 da KCMG.
Na LMGTE-PRO, a disputa ficou polarizada entre o Aston Martin #99 e o Ferrari #51 no inicio e após algumas inversões de posições, o Aston Martin #95 é quem assumiu a liderança e o Ferrari #51 continua na cola, em segundo.
Na LMGTE-AM, a liderança é da Ferrari #72 da SMP Racing seguida pelo Aston Martin #98 e Ferrari #55.
Neste momento a prova está sob regime de Safety Car, devido o estouro do motor - seguido de incêndio, que foi logo controlado - no Porsche #92 na Mulsanne. O Rebellion #13, que vinha logo atrás, acabou pegando o oléo e rodou ficando encalhado na brita da primeira chicane. Já está de volta à prova. 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

24 Horas de Le Mans: Pole para a Porsche na 83ª edição

Após aquele tempo espetacular de Neel Jani ontem, na primeira classificação, a única coisa que esperávamos mesmo é se este tempo ficaria intactato ou baixado. A perspectiva de chuva não confirmou-se, portanto havia uma possibilidade, mas a própria Porsche, horas antes de começar os trabalhos, tinha dito que estes dois treinos serviriam para eles treinarem o ritmo de prova. E foi o que aconteceu: poucos melhoraram as suas marcas no LMP1 e a Porsche acabou confirmando a sua pole e a trinca da equipe em Sarthe. A Audi manteve a três posições seguintes, assim como a Toyota e a Rebellion. A Nissan continuou com o seu passo de tartaruga e o melhor carro da marca, o #22, ficou a mais de vinte segundos do pole.
Na LMP2, o Oreca #47 da KCMG manteve o melhor tempo da divisão. O Ligier #26 da G-Drive Racing é quem melhorou consideravelmente a sua colocação e subiu para segundo, 0''208 pior que o #47. Em terceiro aparece o Gibson #41 da Greaves Motorsports.
Na LMGTE-PRO, uma trinca da Aston Martin era a mais provável, mas as Ferraris da AF Corse conseguiram desfragmentar essa possível formação ao posicionarem em segundo e quarto (#51 e #71). A pole ficou para o Aston Martin #99, com o tempo de 3'54''928.
Na LMGTE-AM, nenhuma mudança em relação a ontem: a primeira colocação foi do Aston Martin #98, seguido pela Ferrari #83 da AF Corse e a outra Ferrari #72 da SMP Racing.

Atualizando: Devido o acidente de hoje a tarde com Jan Magnussen, a Corvette acabou por retirar o #63 da prova devido os sérios danos que o chassi teve por causa da batida lateral, que danificou a dianteira e traseira. Magnussen passou pelo posto médico e foi logo liberado. Foi uma pena, pois essa era a chance dele, Antonio Garcia e Ryan Briscoe de fazer a trinca das grandes provas de Endurance, após o trio ter vencido em as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.
Abaixo as colocações e tempos:

LMP1


LMP2


LMGTE-PRO


LMGTE-AM

Foto 520: Imagina sem as chicanes...

(Foto: fiawec.com)
Olhando a marca alcançada por Neel Jani com a Porsche durante a primeira classificação, você já fica impressionado. Ao olhar para o tempo feito pela Sauber Mercedes em 1989, último ano em que as 24 Horas de Le Mans foi realizada sem as chicanes, você fica ainda mais assustado: com o #62, Jean Louis Schlesser cravou a pole com o tempo de 3'15''04, enquanto que Jani fez 3'16''887. E ambos com a média de 249Km/h (249.8 para Schelesser e 249.2 para Jani). O recorde absoluto para Le Mans, independente dos layouts usados no circuito, pertence à Pedro Rodriguez com o Porsche 917 LH em 1971 com o tempo de 3'13''09. A segunda melhor marca é de Joachim Hans Stuck, em 1985 com o Porsche 962C, com o tempo de 3'14''80.
Se a chuva realmente atrapalhar as duas classificações, talvez não vejamos este tempo de Neel cair ainda mais.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

24 Horas de Le Mans: Pole provisória para a Porsche e quebra de recorde

(Foto: fiawec.com)
Se a Porsche, com o #17, já havia feito um bom tempo no treino livre, esqueçam: a marca feita pelo #18 da Porsche, com Neel Jani ainda no início das atividades, simplesmente quebrou o recorde para os LMP1 em Sarthe que resistia desde 2008: naquele ano Stéphane Sarrazin, com o Peugeot 908 HDi FAP, cravou 3'18''513 para a obtenção da pole. Neel Jani reduziu a pó essa marca ao fazer 3'16''887. Uma monstruosidade de tempo numa altura em que a FIA e a ACO estudam seriamente reduzir as velocidades dos LMP1 para 2016.
Além desse tempo espetacular de Jani, a Porsche ainda posicionou seus outros dois carros em terceiro e quarto, com o #17 ficando oito décimos e o #19 a dois segundos e quatro atrás. Nem mesmo os outros dois "irmãos gêmeos" foram páreo para o #18.
O resto ficou para trinca da Audi que posicionou o #8 em quarto, seguido pelo #7 e #9. A melhor marca do #8 foi 2.9 segundos pior que o pole provisório.
Quem terá que remar bastante é a Toyota, que teve seus carros ficando em sétimo e oitavo com o #2 e #1. Ambos ficaram mais de seis segundos atrás do melhor tempo.
A Rebellion ficou com a nona e décima posições (#12 e #13), enquanto que a Nissan teve um carro na 12ª colocação (#23), outro em 21º (#22) e o #21 em 31º.
Na LMP2, melhor tempo para o #47 da KCMG com a marca de 3'38''032, seguido pelo #41 da Greaves Motorsport e o #38 da Jota Sport.
Na LMGTE-PRO, o Aston Martin #99 ficou em primeiro ao marcar 3'54'928, seguido pela Ferrari #51 da AF Corse e do Aston Martin #97.
Na LMGTE-AM, a Aston Martin também deu as cartas ao fazer o melhor tempo com o #98: 4'14''297. A Ferrari #83 da AF Corse ficou em segundo e o terceiro lugar para a Ferrari #72 da SMP Racing.
Os treinos continuam amanhã, com as duas sessões de classificação sendo realizadas às 14 horas (19 h em Le Mans) e 17 horas (22 horas em Le Mans). E o tempo deve ser bem instável.

24 Horas de Le Mans: A Porsche dita o ritmo

O Porsche #17 conduzido por Brendon Hartley/ Mark Webber/ Timo Bernhard foram os melhores na primeira sessão de treinos livres em Le Mans cravando o tempo de 3'21"362, cerca de quatro décimos melhor que o tempo feito por Nakajima na obtenção da pole ano passado. É uma idéia bem clara que os tempos podem cair durante a classificação.
A segunda posição foi do Audi #8 (Lucas Di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis), com uma desvantagem de 0''588. Em terceiro e quarto fecharam os demais Porsches, #18 e #19, seguidos pelos Audis #7 e #9. Os Toyota ficaram longe cerca de três segundos e quatro décimos, no caso do #1. O #2 da fábrica japonesa ficou quatro segundos atrás e fechou em oitavo.
Os Nissans tiveram uma melhora bem tímida: o melhor deles, o #21, marcou um tempo dezoito segundos pior que o Porsche. Os outros Nissans, #23 e #22, terminaram com 19 segundos de atraso.
Entre os LMP2, a melhor marca foi do #47 da KCMG com o tempo de 3'39''897, 1.4 segundos melhor que o Ligier #34 da OAK Racing.
Na LMGTE-PRO, melhor marca para o Aston Martin #99 com 3'55''895. Foi seguido pelo Corvette #64 e o Aston Martin #97.
Na LMGTE-AM, o Aston Martin #98 é quem ficou com o melhor tempo ao fazer 3'58''783.
Daqui a pouco inicia o primeiro classificatório.  

terça-feira, 9 de junho de 2015

Vídeo: Os 30 anos da Toyota em Le Mans

Vídeo bem legal da Toyota onde é mostrado a evolução dos protótipos da marca desde a sua primeira participação em 1985, com o modelo 85C, até os dias atuais com o TS040 Hybrid.
A Toyota teve boas oportunidades de vencer em Le Mans, como em 1998, 1999 e 2014, onde problemas acabaram aparecendo e tirando a equipe de combate.
Este ano as coisas parecem bem complicadas para que a marca nipônica se torne a segunda fábrica japonesa a vencer as 24 Horas de Le Mans.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Foto 519: Um GP anormal

Os senhores da prova: enquanto que Massa arrancava uma ultrapassagem na marra contra Ericsson...

... Sebastian Vettel travava um rápido, mas intenso duelo com Fernando Alonso.
Tem sido normal assistirmos as últimas corridas em Montreal e depararmos com provas totalmente caóticas e de resultados definidos quase que nas últimas voltas. Ora isso acontecia por uma estratégia bem feita pela equipe e piloto, deixando para atacar apenas na parte final, ou até por condições climáticas que mudavam a todo o momento. Os altos desgastes dos pneus também contribuíram bastante nos últimos anos para tivéssemos provas bem doidas, principalmente após a adoção dos Pirelli. Chegamos a ver alguns GPs do Canadá em que os pilotos começavam a parar para o pit-stop ainda nas primeiras voltas, coisa de três, cinco voltas após a largada. E sempre que isso acontecia, era sinal que teríamos uma prova bem imprevisível. A corrida de ontem foi “anormal” para os padrões de GPs canadianos que acostumamos a ver, mas ainda sim foi uma boa prova.
Sebastian Vettel e Felipe Massa salvaram a corrida exatamente por terem largado lá de trás e consequentemente, com dois carros bem superiores aos que iam à frente, a esperança é que fizessem o que era de se esperar. E conseguiram: Sebastian e Felipe terminaram respectivamente em quinto e sexto depois de travarem boas disputas para conseguir chegar a essas colocações. Enquanto que Vettel teve trabalho para ultrapassar Alonso e Hulkenberg, Massa ralou para tentar superar Ericsson ainda no início da prova. Mas mostrando uma velocidade um pouco maior que o brasileiro – e aparentemente uma estratégia mais eficaz – deu à Vettel a oportunidade de terminar à frente após ter largado em 18º. Juntando o desempenho deles mais os de Bottas e Raikkonen, podemos dizer que foi o primeiro embate real entre a Ferrari e Williams na temporada onde o resultado desta vez pendeu para o lado da equipe britânica com Valtteri conseguindo quebrar pela primeira vez no ano, a sequência de pódios que tinha apenas reunido os dois pilotos da Mercedes e um da Ferrari até aqui. O erro de Kimi Raikkonen após uma de suas paradas acabou dando ao seu compatriota a chance de subir para terceiro e ficar ali até o fim.
Em relação às Mercedes, uma prova solitária que viu Hamilton cravar mais uma conquista neste ano e abrandar uma possível ameaça por conta de Rosberg, que andou próximo dele durante toda a corrida e que se intensificou na última parte. Mas a reservas guardadas por Lewis e mais os problemas de freios de Nico, ajudaram a afastar qualquer possibilidade de ataque por conta do alemão. E fica cada vez mais que claro que, apesar da Ferrari ter mostrado uma melhora em Montreal com a evolução do motor, a Mercedes ainda tem a resposta em seguida.

A eterna história em ter que economizar combustível e pneus mais duradouros, talvez tenham sido os grandes “vilões” para tornar este GP do Canadá o mais “anormal” das últimas edições. Mas não foi uma corrida de todo mal.   

93ª 24 Horas de Le Mans - Horas 23 e 24