sábado, 17 de junho de 2017

85ª 24 Horas de Le Mans - 5ª Hora

Descontando o fato do #47 da Cetillar Villorba Corse ter ficado encalhado na brita, acionando a slow zone da entrada da reta dos boxes até o final da Dunlop, nenhum outro fato que pudesse interferir na classificação.
O Porsche #2, após longas 19 voltas nos boxes, retornou à corrida e agora ocupa a 55ª posição na classificação geral.

Classificação de cada classe:



85ª 24 Horas de Le Mans - 4ª Hora

Se as horas passadas foram mais tranquilas, nesta quarta hora de corrida alguns lances deram uma agitada: começando pelo furo no pneu traseiro esquerdo do Aston Martin #95 que liderava bem a classe PRO e com isso, o outro Aston Martin #97 - pilotado por Daniel Serra - assumiu a ponta. Automaticamente o Ford GT #67 passou a pressiná-lo na luta pela liderança. Daniel fez bom trabalho ao resistir os ataques do Ford. Com as paradas de box, o Ford GT #66 é líder no momento.
Os azares começaram a passear pela LMP1 com o problema enfrentado pelo Porsche #2. Ele foi recolhido para a garagem, exatamente para tentar descobrir o que fez o protótipo soltar fumaça após a saída da Mulsanne. Já leva seis voltas de desvantagem para o líder #7.
Na LMGTE-AM a liderança é do Ferrari #84, seguido pelo outro Ferrari #62 e do Aston Martin #98.


85ª 24 Horas de Le Mans - 3ª Hora

Momento bem tranquilo até aqui. Nenhuma grande mudança ou acontecimento que pudesse embaralhar as coisas em Sarthe.
A Toyota continua soberana com as duas primeiras posições na LMP1, sempre com o #7 na liderança. A Porsche aparece na terceira posição, com o #1.
LMP2 - liderança e dobradinha até aqui da Rebellion, com o #31 liderando o #13. A terceira colocação era do #38, mas problemas o jogaram para sexto nesta classe. A terceira colocação e ocupada pelo #24 da Manor.
LMGTE-PRO - Aston Martin continua no comando da classe com seus dois carros, sendo o #95 a liderar o #97. Porém, nesta terceira hora, os Ford GT coseguiram avançar na classificação aparecendo, agora, em terceiro e quarto (#66 e #67).
LMGTE-AM - A Aston Martin também lidera nesta classe com o #98, seguido pelos Ferrari #84 e #62 

85ª 24 Horas de Le Mans - 2ª Hora

Uma segunda hora bem tranquila, no que diz respeito a trocas de posições. Nas quatro categorias, as posições se manteram quase que inalteradas. Neste exato momento, as equipes estão em trabalho de pit-stop.
A grande movimentação se deu na curva Porsche, onde o #26 da G-Drive, pilotado por Roman Rusinov, acabou acertando o Porsche #88 da Proton Competition que era pilotado por Khaled Al Qubaisi. O Porsche destruiu bem a dianteira após bater no guard rail e por mais que o piloto tenha levado o carro para os boxes, este acabou por abandonar devido os sérios danos na dianteira. O #26 ainda conseguiu chegar aos boxes, trocar a dianteira e acabar voltando para os boxes em seguida, após problemas no pneu traseiro direito.
Os três primeiros de cada classe
LMP1: #7; #8; #1

LMP2: #31; #13; #38

LMGTE-PRO: #95; #66 #92

LMGTE-AM: #62; #98: #90

85ª 24 Horas de Le Mans - 1ª Hora

Uma largada bem tranquila em Sarthe para esta 85ª 24 Horas de Le Mans. Descontando o fato do By Kolles #4 ter a dianteira arrebentada no contorno da Dunlop, o restante dos participantes passaram incólumes.
O Toyota #7 tratou de abrir vantagem sobre o #1 da Porsche, que ganhara a posição do #8 da Toyota após este ter destracionado na Dunlop. Com as paradas de box, a Toyota lidera com o #8 após um breve duelo com o então líder #7.
Na LMP2, duelo dos bons neste momento entre Nelson Piquet Jr. (#13) e Jean Eric Vergne (#24) pela terceira posição. Ainda tivemos uma slow zone, por conta da escapada do Signatech Alpine #36 de Gustavo Menezes no final da Mulsanne, mas sem consequencias para o carro e piloto. A liderança é do #31 da Rebellion, pilotado por Bruno Senna neste momento.
Na LMGTE-PRO a disputa é intensa, mas a liderança continua nas mãos da Aston Martin que agora está com a dobradinha #95 e #97. Em terceiro aparece o Ferrari #51.
Na LMGTE-AM liderança para o Ferrari #39, seguido pelo Aston Martin #90 e pelo Ferrari #55.

85a 24 Horas de Le Mans: Duelos

Descontando o fato do Toyota #7 ter destoado dos demais com aquela volta espetacular, os demais carros de Toyota e Porsche estão bem próximas na tabela de tempo e isso sugere, por si próprio, que a disputa será pra lá de acirrada por todas as 24 horas de prova. Se a Toyota fez um Journey Test onde priorizou a velocidade, a Porsche focou no desempenho de corrida. Mas isso não faz dos alemães totais favoritos: o desempenho da Toyota nas duas provas iniciais do WEC foi muito bom e importante para mostrar em que passo está o TS050 Hybrid que estreou ano passado e que está em sua segunda geração. A forma como encararam de igual para igual a Porsche ano passado em Sarthe, num momento que o carro parecia ainda não ter potencial para duelar pela vitória, impressionou. Desta vez eles estão bem preparados e um dos maiores erros da equipe neste período - na visão deste que vos escreve - foi resolvido com a adoção do terceiro carro. Tirar o escorpião do bolso pode render algo muito bom a eles neste final de semana.
A Porsche conhece bem os atalhos que podem levá-la ao 19o triunfo em Sarthe, só que desta vez terão que lutar contra um contigente maior da Toyota. A quarta geração do 919 Hybrid não dá sinais de cansaço, e ainda pode muito bem dar combate a um TS050 que parece estar em melhor forma.
O equilíbrio será bem interessante neste certame todo. Com o ritmo alucinante que foi apresentado na classificação, fica quase que descarado que o Toyota #7 deve ditar o ritmo deixando que os gêmeos #8 e #9 dêem combate aos #1 e #2 da Porsche.
Se os japoneses se inspirarem na estratégia adotada pela Porsche em 2015, talvez venham a sorrir no final do domingo.
Na LMP2, se nada de anormal acontecer, alguma das equipes que utilizam o conjunto Oreca - Gibson deve sair vencedora. Será bem complicada a vida dos Signatech Alpine, que tentam a sua terceira conquista consecutiva nesta classe. Mas como bem sabemos, corrida só acaba na quadriculada.
Na LMGTE-PRO, a disputa, como sempre, promete ser das boas. Aston Martin e Corvette certamente vão tentar reverter a péssima apresentação de 2016 e podem muito bem fazer frente aos Ferraris e Ford GT. Estes últimos não foram tão brilhantes na classificação, mas não se pode duvidar da capacidade deles. A Porsche também não fez grande trabalho na classificação, mas no BOP feito neste sábado conseguiram perder oito quilos de lastro após verificarem que estavam perdendo 9 km/h nas retas para os demais carros da classe. Espera - se ao menos que com essa mudança, os Porsches possam dar combate aos seus rivais. Outras mudanças podem acontecer até amanhã.
E ficaremos de olho, também, nos possíveis recordes de melhor volta nas quatro classes.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

85a 24 Horas de Le Mans: Uma volta canhão e alguns desencontros

Foi uma volta de outro planeta, se assim podemos dizer sobre a marca conquistada por Kamui Kobayashi em Sarthe quando o segundo classificatório estava a caminhar. Foi algo sublime ver o Toyota TS050 HYBRID voar pelo fabuloso circuito francês para atingir tal marca de 3'14"791. É daqueles momentos especiais do motorsport.
Porém a confusão que tomou conta das redes sociais devido aos comentários, repouso sobre o recorde estabelecido: em que situação este recorde de Kobayashi se encaixava? Para este que vos escreve, a marca feita pelo simpático japonês estava na segunda colocação das melhores já feitas em Sarthe, perdendo apenas para a que foi feita em 1971 por Pedro Rodriguez com o Porsche 917 LH da J.W Engineering com a marca de 3'13"9. Kobayashi superaria apenas o tempo feito por Hans Stuck em 1985 com o Porsche 962C que foi de 3'14"843.
Mas por aqui temos o hábito de vermos apenas o tempo de volta como recorde e foi aí que me perdi: numa rápida olhada nas estatísticas ficou claro que a volta de Kobayashi, em média horária, era a mais veloz da história de Le Mans ao superar a média de Stuck feita em 1985. Na ocasião, o alemão fez 251.815km/h e hoje Kobayashi fez a volta em 251.888 de média. A terceira marca é de Pedro Rodriguez em 1971 com 250.069km/h.
Quando Neel Jani cravou a pole para a Porsche em 2015 na casa de 3'16, já havia deixado o duo ACO/FIA de olhos arregalados, imagino que agora os cabelos devam ter ficado em pé. Com uma regulares ainda mais fina, o tempo de volta podia ter caído hoje. Mas isso para o próximo ano. Agora, o de melhor volta em corrida, pode cair também neste fim de semana.
O tempo alcançado hoje pelos japoneses mostra o quanto que a engenharia automobilistica tem evoluído mesmo que haja intervenções, nas pistas ou nos carros para que as velocidades caiam, os engenheiros estarão prontos para responder e os pilotos rápidos para realizarem obras primas como foi o caso de Kobayashi em Sarthe.
E nós agradecemos

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...