domingo, 12 de janeiro de 2020

Foto 818: Fittipaldi, Óscar Galvez 1975


Um dos momentos mais importantes do motorsport brasileiro na Fórmula 1. Wilson Fittipaldi Jr. no comando do Fittipaldi FD-01 no final de semana do GP da Argentina , que marcou o início do campeonato de 1975 da F1.
Um final de semana onde se viu que muita coisa ainda estava por melhorar num carro que foi testado a exaustão em 1974, mas que agora era posto a prova contra os melhores do mundo. Apesar das dificuldades encontradas por conta da juventude do FD-01, Wilsinho ainda teve o prazer de duelar contra Graham Hill pela 17a colocação daquele GP argentino. Infelizmente a corrida durou apenas 13 voltas, com Wilsinho rodando e batendo no guard rail por conta de uma quebra de suspensão traseira. O acidente ainda foi acompanhado de incêndio, que consumiu o FD-01 após a saída de Fittipaldi. Apesar do desaire, a história já havia sido feita: um Fórmula 1 brasileiro havia largado num GP do Mundial. Pessoas como o próprio Wilson Fittipaldi Jr., passando por Ricardo Divila, Yoshiatsu Itoh, Darci Medeiros, Odilon Costa Franco Jr. e tantos outros que contribuíram para aquele sonho viesse a realidade, merecem toda reverência pela eternidade.
Aquela aventura de uma Equipe Brasileira na Fórmula 1 teve início há exatos 45 anos, no já distante e quente verão de Buenos Aires de 12 de janeiro de 1975.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Foto 817: Ignazio Giunti, Spa Francorchamps 1970


A estréia de uma promessa. Ignazio Giunti já era conhecido no meio dos Sportscar exatamente pelos serviços prestados a Ferrari no Mundial de Marcas.
Na foto a sua estréia no Campeonato Mundial de Fórmula 1 no GP da Bélgica em Spa-Francorchamps. Foi um início promissor, onde Giunti conseguiu colocar a Ferrari 312B #28 na oitava colocação do grid e terminar a corrida em quarto - sem contar que ainda houve um erro da direção de prova ao mostrar a bandeira preta para ele, acreditando que era o Ferrari de Giunti que espalhara óleo pelo circuito, mas que depois verificaram que o vazamento vinha do BRM de Jackie Oliver que acabou por abandonar. A prova, a última da F1 no antigo traçado de Spa Francorchamps, foi vencida por Pedro Rodríguez com a BRM.
Hoje completa 49 anos do acidente que tirou a vida do piloto italiano, durante os 1000km de Buenos Aires válidos pelo Mundial de Marcas de 1971.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Foto 816: Ferrari, Targa Florio 1972


Arturo Merzario em ação com a Ferrari 312PB durante a 56a Edição da Targa Florio de 1972, na qual ele dividiu o comando da protótipo com Sandro Munari.
Foi a ocasião em que a Ferrari levou apenas este protótipo para a clássica corrida em Madonie, enfrentando uma horda de Alfa Romeo T33 (Ninno Vaccarella/ Rolf Stommelen; Vic Elford/ Gijs Van Lennep; Andrea De Adamich/ Tony Hezemans; Nanni Gali/ Helmut Marko). O ponto alto foi a perseguição de Marko a Merzario na última volta, conseguindo descontar uma desvantagem de mais de um minuto para dezoito segundos nos quilômetros finais. Mas Arturo conseguiu administrar a vantagem e vencer aquela edição em parceria com Munari. Para consolo de Marko, este conseguiu fazer a melhor volta da prova em 33min41s000 exatamente na derradeira volta que realizou essa caçada ao Ferrari de Merzario/ Munari.
Foi a última vitória da Ferrari na Targa Florio.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Foto 815: McLaren, Spa Francorchamps 1968

A foto de um dos grandes momentos da McLaren. Bruce conduzindo a sua cria, o McLaren M7A Cosworth #5, a frente de Pedro Rodríguez (BRM P133 #11) e de Jacky Ickx (Ferrari 312 #23) no GP da Bélgica de 1968.
Bruce estava em segundo até duas voltas do fim, quando o Matra Cosworth de Jackie Stewart ficou sem gasolina. Com isso o caminho ficou aberto para que o neozelandês desse a McLaren a sua primeira vitória e, consequentemente, tornar-se o segundo piloto a vencer um GP na categoria pilotando o próprio carro - igualando a marca de Jack Brabham.
Rodriguez e Ickx completaram o pódio, num dia que o belo McLaren M7A e seu criador, passaram para a história da categoria.

sábado, 4 de janeiro de 2020

Foto 814: Mercedes, GP do ACF 1914


A foto da grande vitória da Mercedes no GP do ACF (Automóvel Clube da França) de 1914, disputado em Lyon. Derrotar a Peugeot – a maior equipe de corrida daquela época – não era tarefa das mais fáceis, mas a estratégia usada pela Mercedes para forçar o ritmo dos carros franceses até que estes chegassem a exaustão mecânica, foi executada com perfeição e deu a fábrica alemã a sua segunda conquista de relevância no automobilismo e com direito a trinca. Christian Lautenschlager (#28) venceu a prova, seguido por  Louis Wagner (#40) e Otto Salzer (#39)  levando os Mercedes 18/100 aos três primeiros lugares – para Lautenschlager foi a segunda vitória no GP francês, já que havia vencido a edição de 1908 também pela Mercedes. De se destacar que a diretores técnicos da fábrica alemã estiveram presentes em Lyon para estudarem sobre o traçado que foi usado naquela edição, o que deu uma vantagem de conhecimentos a seus pilotos que também testaram nesta pista duas semanas antes da corrida. P
Um pouco mais sobre esta vitória da Mercedes no GP do ACF de 1914, foi retratada neste texto escrito ainda em 2010.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Foto 813: Michael Schumacher - DTM 1991



Antes que o Kaiser se aventurasse na Fórmula-1, ele teve passagens na DTM sempre a serviço da Mercedes. Em 1990 teve a famigerada prova de Hockenheim, onde acabou acertando o azarado do Johnny Cecotto que estava na disputa do título daquele ano contra Hans Joachim Stuck, que acabou por venceu o campeonato. Mas em 1991, pouco antes de estrear na F1, Schumacher ainda teve outras duas oportunidades no DTM.
Tomando partido do Mercedes 190E EVO II da Zakspeed Racing, Schumacher esteve presente na sexta etapa do DTM disputado em Norisring. Na corrida de classificação, destinada para definição das posições restantes a partir do 17º colocado, Michael terminou na 3ª colocação. A prova foi vencida por Altrid Heger com o BMW M3 Sport EVO da equipe Linder M Team. Na corrida 1, Schumacher enfrentou alguns problemas e terminou apenas na 25ª posição com três voltas de desvantagem para o vencedor Kurt Thiim (que estava a bordo do Mercedes 190E EVO II da equipe AMG Motorenbau GmbH). A sorte de Michael na corrida dois foi ainda menor, ao abandonar a corrida na volta 18 por problemas no motor. A vitória nesta segunda corrida ficou para o Audi V8 Quattro de Hans Stuck (SMS Schmidt Motorsport). Apesar desses maus resultados nas corridas oficiais, tem que se registrar que Schumacher precisou correr com um lastro de 50kg, que era a regra da época para pilotos que estreassem com o campeonato em andamento.
No aeródromo de Diepholz, disputado em agosto, Schumacher voltou alinhar com o Mercedes da Zakspeed. A exemplo da prova em Norisring, ele participou da corrida de classificação onde terminou em quinto com vitória de Steve Soper (BMW M3 Sport EVO do Team Bigazzi). Na corrida 1, não teve melhor sorte ao abandonar com problemas no motor – como acontecera na corrida dois de Norisring. Stuck acabou por vencer essa primeira corrida. Michael terminou em 14º na corrida dois, ficando uma volta atrás do vencedor Steve Soper. Foi a sua última aparição no DTM e no final daquele mês de agosto ele estava pronto para fazer a sua estréia na Fórmula-1 pela equipe Jordan, ao substituir o encarcerado Bertrand Gachot. Bom, o resto da história todos conhecem bem...
Hoje o grande Michael Schumacher completa 51 anos.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Foto 812: Jacky Ickx e Hans Stuck, 1000 km de Nurburgring 1974



Jacky Ickx e Hans Stuck, com o BMW 3.0 CSL #71 da BMW Motorsport,  em ação no final de semana dos 1000km de Nurburgring de 1974.
Abandonaram na volta 3 por problemas no câmbio. A vitória ficou para o Matra MS670C #1 de Jean Pierre Beltoise/ Jean Pierre Jarier.
Ickx e Stuck completam mais um aniversário: o belga chega aos 75 anos e o alemão aos 69.

Fotos: Motorsport Images

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...