sábado, 21 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: 3ª Hora

 


Terceira hora de prova e as coisas não foram nada bem para JOTA Sport ao final dela; após um stint impressionante de Antonio Felix Da Costa, com o português mantendo-se bem na liderança, o comando do carro #38 passou para Anthony Davidson que foi parar na brita da primeira curva após - provavelmente - se assustar com a saída de pista do Porsche #18 que tinha Andrew Haryanto ao volante. O antigo líder da LMP2 foi resgatado, mas está caindo na classificação. A liderança desta classe é do G-Drive #26, com o #29 da Racing Team Nederland em segundo e o outro carro da JOTA, o #28, em terceiro. 

A liderança na geral da Hypercar pertence ainda ao Toyota #7 que tem oito segundos de vantagem sobre o gêmeo #8. A terceira posição é do Alpine #36 que tem mais de um minuto de atraso. 

Na LMGTE-PRO a Ferrari continua a comandar, agora com #52 na dianteira e o 351 em segundo. A terceira posição é do Porsche #79 .

Na LMGTE-AM a liderança continua com o Aston Martin #33 com o outro Aston Martin #98 - com Marcos Gomes ao volante - em segundo e o Ferrari #47 da Cetilar em terceiro. 

A chuva caiu de forma moderada entre a reta dos boxes até o início da Tertre Rouge, causando algumas escapadas como foi o caso do #84 da Association SRT41 que rodou e bateu fraco na barreira de pneus da Dunlop. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 2ª Hora

 


 Após uma primeira hora tão movimentada por conta da pista molhada, que ocasionou alguns incidentes até mesmo com os favoritos de cada classe, essa segunda hora em Le Mans foi bem tranquila. 

Essa tranquilidade pode ser vista com a liderança isolada do Toyota #7 que continua solitário, mas o seu gêmeo #8 recuperou-se do incidente da largada e agora está em segundo com mais de 30 segundos de atraso. O Alpine #36 consegue subir para segundo, mas isso é por conta das paradas de box e agora ocupa o terceiro lugar. O Glinckenhaus 708 ocupa o nono lugar na geral e o 708 o 14º lugar. 

Na LMP2 a liderança continua com o #38 da JOTA Sport seguido pelo G-Drive #26 em segundo e o #29 do Racing Team Nederland em terceiro. A exemplo dos Hypercar, também teve uma maior tranquilidade nesta hora. 

A LMGTE-PRO teve suas batalhas pela liderança, chegando a ser uma disputa tripla pela liderança com o Ferrari #52 acossando e conseguindo mais adiante a liderança do Corvette #64. O carro americano ainda seria superado pela Porsche #79. Com as paradas de box, a liderança passou para o Ferrari #52 - que tem neste momento Daniel Serra ao volante - com o outro Ferrari #51 da AF Corse em segundo e o Porsche #79 da Weathertech em terceiro. Os três estão separados por menos de dez segundos. 

Na LMGTE-AM a Ferrari #83 da AF Corse é o primeiro, seguido pelo Aston Martin #33 da TF Sport - com Felipe Fraga ao volante agora - e em terceiro o Ferrari #388 da Rinaldi Racing em terceiro.  

89ª 24 Horas de Le Mans: 1ª Hora

 


A edição 89 das 24 Horas de Le Mans começou da forma mais atribulada possivel. Primeiramente, por conta de uma chuva que caiu momentos antes da largada, esta foi feita sob safety car, mas assim que o Porsche deixou a pista e os carros entraram para a formação da largada, o Toyota #7 ficou com a primeira posição e o Alpine #36 de Nicolas Lapierre acabou pegando o segundo lugar. Azar para o Toyota #8 que ficou em terceiro e que acabou levando uma batida por trás do Glickenhaus #708 na freada da primeira perna da chicane Dunlop. O Toyota #8 ainda teve dois contratempos: ficou parado por alguns segundos após a primeira chicane e escapou mais adiante na freada para a cruva Mulsanne, quando também teve a companhia de um LMP2. 

O Alpine #36 estava em segundo quando teve uma rodada na Indianapolis após sair da Slow Zone, fazendo que despencasse na classificação. O Glickenhaus 708 teve uma penalização de 10 segundos pelo incidente na largada - e depois voltaria para trocar a dianteira do carro que foi danificada no acidente. A liderança neste momento nos Hypercar - e geral - é do Toyota #7, seguido pelo Toyota #8 que aparece em segundo na classe e em terceiro na geral e o terceiro lugar para o Alpine #36 - que aparece em quarto na geral. 

Esses incidentes foram bons para os carros da LMP2: Antonio Felix Da Costa está em grande forma e ocupa a segunda posição na geral e está em primeiro na sua classe. O piloto português já virou em algum momento da prova a melhor volta. A segunda posição é do #26 da G-Drive, que chegou travar uma bela batalha contra o #41 da WRT pela segunda posição. Em terceiro aparece o #29 do Racing Team Nederland.

Na LMGTE-PRO também teve o status quo mexido por conta da chuva. Os Porsche caíram e os Corvettes chegaram assumir a liderança. Os Porsche oficiais conseguiram se recuperar dos erros iniciais, assim como os particulares e neste momento a liderança é do Corvette #64, seguido pelo Ferrari #52 e pelo Porsche #79. 

Na LMGTE-AM a disputa tem sido bem acirrada nesta primeira hora com algumas trocas na liderança. Neste momento a dianteira cabe ao Ferrari #83, com o Porsche #88 em segundo e o Ferrari #80 em terceiro. 

Vídeo: 24 Horas de Le Mans 1989 - Documentário

 

(Foto: Daimler Media)

Um mini documentário sobre as 24 Horas de Le Mans de 1989 feito pela Espo Corporation. Foi a prova onde a Mercedes, em parceria com a Sauber, levou o Sauber C9 para uma histórica vitória frente a rivais de peso como a Jaguar e Porsche numa das melhores edições da clássica francesa.


 

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: O que esperar da grande prova

 

 


Tradicionalmente eu escrevo sobre as expectativas para as 24 Horas de Le Mans aqui no blog, mas desta vez optei por falar um pouco sobre a clássica corrida de endurance lá no canal do Volta Rápida no Youtube. 

Pois bem, espero que gostem.

 

Vídeo: As 24 Horas de Le Mans de 1969 - Melhores momentos

 


A maior chegada da história das 24 Horas de Le Mans onde Jacky Ickx, com o seu Ford GT40 #6 (que dividiu com Jackie Oliver) perseguiu de forma alucinada o Porsche 908 #64 de Hans Hermann (que teve como parceiro Gerard Larousse) nas últimas horas da prova para travar uma batalha épica pela primeira posição, com os pilotos a trocarem de posição constantemente.
Ickx conseguiu superar Hermann, que vinha com problemas nos freios, faltando 5 Km para receberem a quadriculada. Jacky venceu por míseros 120 metros de vantagem sobre Hans.
E pensar que o piloto belga quase morreu na semana da corrida, quando seu Porsche 911 de passeio bateu em um poste ficando totalmente destruído. Ickx saiu ileso.

A transmissão é da ABC com Keith Jackson narrando, Phil Hill nos comentários e Chris Economaki na reportagem.


quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Foto 1012: Mark Donohue, 24 Horas de Le Mans 1971

 


 Os estilosos Mark Donohue e Roger Penske no grid de largada para as 24 Horas de Le Mans de 1971, captados pela lente de Bernard Cahier. Mark dividiu o Ferrari 512M do North American Racing Team com David Hobbs, mas eles não completaram a prova tendo abandonado na sexta hora de prova com problemas no motor. 

Donohue já havia competido outras duas vezes em Le Mans: em 1966 ele dividiu o comando de um Ford GT40 com Paul Hawkins, mas abandonou após 12 voltas por problemas no diferencial. Um pouco antes da provas, ele sofrera uma grande perda pessoal: seu amigo e parceiro de Ford, Walt Hansgen, acabou falecendo durante um teste preparatório para aquela edição de 1966 das 24 Horas de Le Mans. Porém, exatamente no velório de Hansgen, é que ele acabaria por conhecer Roger Penske que o convidou para integrar a sua equipe. 

A segunda aparição de Mark foi em 1967 quando ele esteve mais uma vez a serviço da Ford, e dividiu o comando do Ford GT40 MK IV com Bruce Mclaren - com quem teve algumas divergências em torno do acerto do carro. Eles terminaram em 4º na geral e em segundo na classe Protótipo +5000 (perdendo para os vencedores da geral, e seus companheiros de Shelby American, Dan Gurney/ A.J.Foyt).

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...