domingo, 22 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: 19ª Hora

 


As fotos do amanhecer em Le Mans são sempre as melhores... Existe uma pequena esperança de batalha na LMGTE-PRO, onde o Corvette #63 está com 19 segundos de atraso para o líder #51 - que foi aos boxes para reparos, mas sem perder a liderança. Enquanto que na mesma classe, os Porsche da GT Team estavam próximos de entrar numa disputa pela terceira posição. 

Na LMGTE-AM, que ainda tem as três primeiras posições sem alterações, houve dois contratempos para para participantes dessa classe: o #88 da Dempsey-Proton Racing teve mais uma vez o pneu furado e o #71 da Inception Racing ficou encalhado na brita da Dunlop após escapar. 

As demais posições nas outras classes não tiveram mudanças. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 18ª Hora

 

O #34 da Inter Europol Competition que ocupa a quinta posição na LMP2

Esta hora parecia bem mais sonolenta que o normal até que o Toyota #8 teve um apagão que o fez andar lento por alguns metros após a curva Mulsanne. O carro foi reiniciado e voltou a velocidade normal. Apenas mais um susto para a Toyota em Sarthe, onde ela tem o #7 na liderança e o #8 agora quase uma volta atrás na classe Hypercar. Essa classe ainda teve um duelo muito bom entre o Glickenhaus #708 de Olivier Pla e o Alpine #36 de André Negrão. O brasileiro conseguiu a terceira posição após algumas voltas bem interessantes contra Pla, que defendeu-se bem dos ataques. 

Na LMP2 as posições na dianteira se mantém as mesmas de horas anteriores com os dois carros da WRT na dianteira e o JOTA Sport #28 em terceiro. 

Na LMGTE-PRO o Ferrari #52 teve o pneu dianteiro direito estourado e Sam Bird levou o carro lentamente para os boxes. Ocupava a quinta posição na classe. A liderança segue com o #51 da AF Corse, com o Corvette #63 em segundo e o Porsche #92 em terceiro. 

Na LMGTE-AM as três primeiras posições continuam inalteradas: o #83 da AF Corse em primeiro, o #33 da TF Sport em segundo e o #80 da Iron Lynx em terceiro. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 17ª Hora

 

O Ferrari #80 da Iron Lynx que ocupa a 3ª posição na LMGTE-AM

A única novidade desta 17ª hora foi o retorno da batalha entre o #65 da Panis Racing vs o #28 da JOTA Sport, mas desta vem com o #65 ocupando o terceiro posto. O #28 da JOTA Sport, que tinha desta vez Tom Blonqvist ao volante, chegou vencer a disputa, mas acabou sendo ultrapassado novamente por Will Stevens mais adiante. Os dois carros (#31 e #41) continuam na liderança da LMP2.

O Porsche #72 da Hub Auto Racing, então pilotado por Dries Vanthoor, acabou escapando e estacionando na Dunlop e abandonando em seguida. Na LMGTE-PRO a liderança segue para o #51 da AF Corse, assim como a segunda posição para #63 da Corvette e o terceiro para o #92 da Porsche. 

Nos Hypercar a novidade foi que a Alpine perdeu o terceiro lugar para o Glickenhaus #708 de Olivier Pla e agora terá um belo desafio para recuperar este posto com André Negrão ao volante. As duas posições continuam para o #7 e #8 da Toyota.

Na LMGTE-AM liderança para o #83 da AF Corse, com o #33 da TF Sport em segundo e o #80 da Iron Lynx na terceira posição. Essa classe é única que não sofreu mudança nas últimas horas nas três primeiras posições.

89ª 24 Horas de Le Mans: 16ª Hora

 


Com uma prova tão tranquila até aqui, a batalha de pelo terceiro lugar na LMP2 entre o #28 da JOTA Sport (pilotado por Sean Gelael) contra o #65 da Panis Racing (pilotado por Will Stevens) foi a grande atração em Sarthe assim que amanheceu. Por uma bom par de voltas eles estiveram numa batalha de gato e rato na busca pelo terceiro lugar, onde Sean Gelael conseguiu sobreviver a pressão exercida por Stevens e sustentar a terceira posição na classe. A liderança e segunda posição ainda está sob o controle do Team WRT com #31 na liderança e o #41 em segundo. 

As coisas continuam inalteradas nos Hypercar com a Toyota ficando com as duas primeiras posições (#7 e #8) e Alpine em terceiro. A Glickenhaus continua com a quarta posição para #708 e a sétima posição na geral para o #709. 

Posições inalteradas na LMGTE-PRO, que ainda tem o #51 da AF Corse em primeiro, o #63 da Corvette em segundo e o Porsche #92 em terceiro. 

Da mesma forma segue a LMGTE-PRO, que tem sempre o Ferrari #83 da AF Corse em primeiro, o Aston Martin #33 da TF Sport em segundo e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 15ª Hora

 

O #29 do Racing Team Nederland que ocupa a 13ª posição na LMP2

A esta altura começa o amanhecer em Sarthe e ao mesmo as equipes começam a trabalhar mais para fazer os devidos reparos, como troca de freios e conjuntos ópticos. 

Carros como o Porsche #86 da GR Racing, o Ferrari #52 da AF Corse, o Porsche #88 da Dempsey-Proton Racing e o Glickenhaus #709 foram recolhidos para os boxes para os devidos reparos e devolvidos em seguida. O Toyota #8 teve a dianteira trocada em uma de suas paradas no box, mas sem necessidade de ser levada para a garagem. 

Nos Hypercar a Toyota segue com as duas primeiras posições, sempre com #7 liderando e o #8 em segundo com 22 segundos de desantagem. O Alpine #36 é o terceiro. 

Na LMP2 o Team WRT continua forte com as duas primeiras posições com o #31 sempre a liderar o #41. A terceira posição é do 328 da JOTA Sport neste momento.

Na LMGTE-PRO a liderança do Ferrari #51 é a mais tranquila, com o Corvette #63 aparecendo quase que uma volta atrás e depois a terceira posição ficando para o Porsche #92. 

Na LMGTE-AM nenhuma modificação em relação as horas anteriores: liderança do #83 da AF Corse, com #33 da TF Sport em segundo e o #80 da Iron Lynx em terceiro. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 14ª Hora

 

O Glickenhaus #708 em trabalho de box: ocupa a quarta posição nos Hypercar

O único momento mais complicado desta 14ª hora reomonta ao #71 da Inception Racing que teve o pneu dianteiro esquerdo mal colocado e caiu logo após deixar os pits. Ben Barnicoat completou toda volta em três pneus. A liderança na classe LMGTE-AM segue com o Ferrari #83 da AF Corse, seguido pelo Aston Martin #33 da TF Sport e pelo Ferrari #80 da Iron Lynx. 

Na LMP2 o #82 da Risi Competizione foi para os boxe foram feitos reparos e depois devolvido para prova e agora se encontra na 16ª posição. As duas primeiras posições seguem nas mãos do Team WRT com o #31 liderando e o #41 em segundo. A terceira posição é do #65 da Panis Racing. O #22 da United Autosport foi recolhido para os boxes para resolver problemas no alternador.

Nos Hypercar a liderança e segunda posições são dos Toyota #7 e #8, com o Alpine #36 na terceira posição com 3 voltas de atraso. O Glickenhaus #708 é o quarto - e tem neste momento Pipo Derani ao volante - e o #709 em oitavo.

A liderança da LMGTE-PRO é do Ferrari #51 da AF Corse, a segunda posição para o Corvette #63 e a terceira para o Porsche #92.

89ª 24 Horas de Le Mans: 13ª Hora

 

O Aston Martin #33 da TF Sport é o segundo na LMGTE-AM

Como bem dito que a 12ª hora havia sido uma das mais tranquilas, essa 13ª não podemos dizer o mesmo. Para a Corvette o #64 foi recolhido para os boxes e a equipe passou a trabalhar na sessão traseira, depois que este chegou ficar parado na pista; o Ferrari #388 da Rinaldi Racing ficou na gravilha da primeira chicane e foi devolvido a pista; neste mesmo momento em que o Ferrari #388 estava na gravilha, a Toyota teve o seu segundo susto na corrida quando Kamui Kobayashi escapou forte e quase bateo o #7 de frente na Indianapolis. Ele conseguiu voltar e continuar na prova sem a necessidade de ir aos boxes. 

Apesar desse percalço, o Toyota #7 segue na prova e agora em segundo após a sua parada de box, com o #8 liderando A Hypercar. A terceira posição é sempre da Alpine #36.

Na LMP2 o Team WRT segue sem incômodo, mas agora com o#41 liderando o #31. A terceira posição pertence ao #22 da United Autosport. Nessa classe houve um enrosco entre o #49 da High Class e o #26 da G-Drive, quando Roman Rusinov acabou batendo na traseira do #49 pilotado por Jan Magnussen. O #26 continuou e o #49 ficou parado por algumas voltas, até retornar de forma lenta para os boxes.

Na LMGTE-PRO a liderança é do Ferrari #51 da AF Corse, mas agora com o Corvette #63 em segundo e o outro Ferrari da AF Corse (#52) em terceiro. 

Na LMGTE-PRO as coisas continuam inalteradas: o #83 da AF Corse continua na liderança, o Aston Martin #33 é o segundo e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro.  

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...