sábado, 11 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - 3ª Hora

 



-          Toyota #7 nos boxes para a sua parada. Sai Mike Conway e entra Jose Maria Lopez

-          Toyota #8 nos boxes para a sua parada. Entra Brendon Hartley.

-          Glickenhaus #708 também em sua para de box, assumindo Romain Dumas neste momento

-          Destaque para o ótimo trabalho da Penske que não figurou entre os primeiros em nenhum dos treinos e desde o inicio da corrida, tem figurado entre os cinco primeiros. Neste momento se encontram na segunda posição da LMP2 com Dane Cameron no comando.

-          Ferrari #52 da AF Corse acossando o Porsche #92 pela quarta posição neste momento na PRO

-          #3 da DKR Engineering rodou e bateu na Arnage e danificou bem a dianteira. Conseguiu chegar aos boxes.

-          Glickenhaus #709 em trabalho de box neste momento.

-          #30 da Duqueine nos boxes para a sua parada.

-          Faltando cerca de 15 minutos para o fim da terceira hora, a prova está em momento bem tranquilo em todas as classes, com os líderes com uma larga diferença para os respectivos segundos girando em torno de 30 a 40 segundos.

-          Parada de box em massa para os LMP2, especialmente para o #9 da Prema e #5 da Penske.

-          Porsche #91 e Ferrari #52 em parada de box

-          Toyota #7, Porsche #92 e Corvette #64 em trabalho de box

-          Ferrari #51 em parada de box, com Daniel Serra no comando. Piloto brasileiro se encontra na sexta colocação da classe PRO

-          Agora é a vez do Toyota #8 fazer a sua parada de box.

-          Ferrari #57 da Kessel Racing teve uma forte escapada antes da Tertre Rouge, mas sem consequências.

-          Líderes no final desta segunda hora:

 

-          Hypercar:

-          Toyota #7

-          Toyota #8

-          #Glickenhaus #708

-           

-          LMP2

-          Jota #38

-          Team Penske #5

-          Prema Orlen Team #9

-           

-          LMGTE-PRO

-          Corvette #63

-          Corvette #64

-          Porsche #92

-           

-          LMGTE-AM

-          Porsche #79 Weathertech Racing

-          Porsche #77 Dempsey Proton Racing

-          Aston Martin #98 Northwest AMR


90ª 24 Horas de Le Mans - 2ª Hora

 



- #9 da Prema em trabalho de box

- Alpine #36 em batalha contra o Glickenhaus #709 pelo quarto lugar

- Batalha na LMP2 entre o #9 da Prema vs o #23 da United Autosports pela segunda posição

- #23 da United Autorsports nos boxes para seu pit-stop

- Toyota #7 leva treze segundos de vantagem sobre o gêmeo #8. Glickenhaus #708 aparece em terceiro com mais de 30 segundos de atraso

- Toyota #7 nos boxes para a sua parada de box

- Toyota #8 nos boxes agora. Glickenhaus #708 também em trabalho de box

- Ferrari #60 da Iron Lynx rodando na Indianápolis e voltando em seguida

- Batalha pela liderança da AM entre o Porsche #99 da Hardpoint e o #79 da Weathertech – com este último vencendo a disputa e assumindo a ponta

- #31 da WRT Team fez a sua parada de box. Ocupa a 20ª posição na classe.

- Uma série de LMP2 nos boxes, como o #38 da Jota, #5 da Penske todos em trabalho de pit-stop

- Ferrari #60 da Iron Lynx rodado novamente, desta vez na chicane Daytona.

- #23 da United Autosports nos boxes para a sua parada. Voltando em 13º.

- Jota #38 e WRT #32 em batalha pela liderança da LMP2

- Glickenhaus #709 nos boxes, sendo recolhido para a garagem. Slow Zone na Chicane Dunlop.

- Outro Ferrari da Iron Lynx, agora o de #75, levando um toque de um P2 e indo parar na gravilha. Retornou.

Líderes no final desta segunda hora:

Hypercar:

Toyota #7

Toyota #8

Glickenhaus #708

 

LMP2

Jota #38

Team WRT #32

Prema Orlen Team #9

 

LMGTE-PRO

Corvette #63

Porsche #91

Corvette #64

 

LMGTE-AM

Porsche #79

Porsche #77

Porsche #46


90ª 24 Horas de Le Mans - 1ª Hora

 

A largada em Sarthe
(Foto: 24 hours of le mans/ Twitter)


- Largada em Sarthe com os Toyota liderando o pelotão, mesmo com um deles escapando na chicane Dunlop. Foram acompanhados por um dos Glickenhaus, que ocupam a terceira e quarta posições. Na LMP2 o #22 da United Autosports e o #47 da Algarve acabaram se enroscando

- Corvette lidera na PRO

- #22 foi prensado por outros dois LMP2, por isso a escapada. O carros está sendo retirado da brita. O #47 da Algarve está lento pelo circuito.

- O #9 da Prema Orlen Team, pilotado neste momento por Robert Kubica, lidera na LMP2


- Problemas para o Ferrari #85 da Iron Dames, que se encontra lento próximo da Porsche Curves

- Toyota #8 liderando com quase dois segundos sobre o Toyota #7. Glickenhaus #708 aparece em terceiro sete segundos depois.

- Na LMP2 #9 da Prema continua na liderança com 1 segundo de vantagem sobre #31 da WRT, que está sendo conduzido por Rene Rast.

- A Penske, que pouco apareceu nos treinos, se beneficiou da confusão a frente e aparece em quarto com Felipe Nasr ao volante do #5

- Porsche monopoliza as seis primeiras posição na LMGTE-AM, liderado pelo #46 do Team Project 1 conduzido por Matteo Cairoli

- #31 da WRT nos boxes com apenas 6 voltas de prova. #3 da DKR Engineering também foi aos boxes.

- #31 da WRT recebeu 1 minuto de stpo & go pelo incidente na largada com o carro da United Autosport e Algarve Pro Racing

- Um dos Toyota quase foi para brita na entrada da Curva Porsche

- Algumas paradas de box para os carros da LMP2, incluindo a punição do #31

- Toyota #8, que quase foi para a brita, agora é acossado pelo Toyota #7.

- Os Corvette #64 e #63 continuam nas duas primeiras posições e próximos. O Porsche #92 aparece em terceiro, 2 segundos depois

- #31 do WRT pagando a punição de 1 minuto pelo incidente na largada

- Toyota #7 nos boxes para a sua parada. É o primeiro da classe Hypercar a fazer seu pit-stop.

- Glickenhaus #709 e Alpine #36 também foram para as suas paradas

- Toyota #8 e Glickenhaus #709 e seus trabalhos de box

- As paradas de box continuam, com todos os carros da PRO tendo feito o trabalho de pit-stop.

- A liderança na Hypercar segue com o Toyota #7, seguido pelo #8 e pelo Glickenhaus #708; Na LMP2 liderança para o #38 da Jota, em segundo aparece o #9 da Prema e em terceiro o #5 da Penske; Na LMGTE PRO liderança para o Corvette #64, seguido pelo Corvette #63 e pelo Porsche #92; Na LMGTE AM  Porsche #99 da Hardpoint é a líder, seguido pelo #46 do Team Project 1 e pelo Porsche #79 da Wheatertech Racing


quinta-feira, 9 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - Toyota continua na frente na última sessão

 

(Foto: 24 Horas de Le Mans/ Twitter)

A última atividade para encontrar o melhor ritmo para as 24 Horas de Le Mans foi encerrada. Para a Toyota, foi mais um passeio ao colocar o #7 na ponta da tabela de tempos através de Jose Maria Lopez que cravou 3'28''322, colocando três décimos de vantagem sobre Brendon Hartley no #8. Os dois Glickenhaus #708 e #709 vieram a seguir e a quinta posição para o Alpine #36. A diferença dos Toyotas para os demais ficou entre 1 a 2 segundos de média. 

Na LMP2 Alex Lynn levou o #23 da United Autosport ao topo dos tempos dessa classe anotando 3'32''226, um décimo mais veloz que o #65 da Panis Racing que foi conduzido por Job Van Uitert. A terceira posição ficou para o #28 da JOTA com Jonathan Aberdein assinalando o tempo. 

Na LMGTE PRO as Corvettes continuam a ditar o ritmo com uma dobradinha: o #63 ficou na ponta com Nicky Catsburg fazendo 3'52''710 e o #64, pilotando por Tommy Milner, ficando dois centésimos da marca. Gianmaria Bruni fez o terceiro tempo para o Porsche #91.

Na LMGT AM a Dempsey-Proton Racing colocou dois de seus Porsches nas duas primeiras posições: Harry Thincknell foi o responsável pela melhor volta do #77 (3'55''067) e Jan Heylen fazendo o melho tempo para o #88. O Ferrari #61 da AF Corse, que é o pole dessa classe, ficou com o terceiro tempo através de Louis Prete. 

Apareceu uma situação onde Philippe Cimadono, de 62 anos, e que se acidentou fortemente no terceiro treino livre após bater o #13 da TDS x Vaillante, foi impedido de continuar a jornada nesta 24 Horas de Le Mans. O que pesou contra foi alguns incidentes onde esteve envolvido, como um no primeiro treino livre e outro assim que estava para acabar a sessão quando rumava para os boxes. Apesar da alegação do piloto que corre sob a bandeira de classificação Bronze de que já havia corrido por algum tempo de LMP2 no European Le Mans Series e sem causar incidentes, os comissários e o consultor de pilotos Yannick Dalmas - quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans - acharam melhor, por precaução, deixar Cimadono de fora para preservar a segurança dos demais pilotos. Mesmo com Cimadono articulando que havia ganho experiência durante as atividades, o comissários não mudaram a posição. 

Para agora, além de procurar substituir o cockpit do LMP2 #13, a TDS x Vaillante precisará achar um terceiro piloto para formar trio com Mathias Beche e Tijmen van der Helm. 

Os carros voltam à pista para o Warm-up, que será realizado às 05:30 da manhã com duração de 15 minutos, e depois, às 11:00, a largada para 90ª Edição das 24 Horas de Le Mans. 

Resultado - 4ª Treino Livre

90ª 24 Horas de Le Mans - Numa emocionante Hiperpole, Brendon Hartley é quem marca a pole


 


Antes de tudo é preciso ser dito que a batalha por essa pole na geral foi brilhante e mostrou a classe que Brendon Hartley, Kamui Kobayashi e Nicolas Lapierre se encontram. Não é novidade alguma que eles são grandes velocistas desde a época da LMP1 e esta Hiperpole apenas ratificou a qualidade destes três. Mas apenas um é que teria a primazia de levar a pole para a sua tripulação: a magnifica volta de Brendon Hartley na sua última passagem fechou uma eletrizante Hiperpole que viu uma disputa visceral. Hartley chegou a marca de 3'24''408 quando a bandeira quadriculada já havia sido baixada e com isso desalojou Kamui Kobayashi que havia tomado a pole de uma surpreendente Alpine, que chegou liderar por algum tempo a tabela de tempos - inicialmente Kamui havia perdido a volta após ultrapassar os limites da ultima curva, mas recuperado a seguir. Com isso, Hartley batalhou pela pole contra o Toyota #7 de Kobayashi que vinha logo atrás, mas não conseguiu melhorar o seu tempo. Foi a sexta pole consecutiva da Toyota em Sarthe. 


A Alpine achou a velocidade na hora certa após o BOP que lhe deu mais potência que tirou a equipe francesa do ostracismo, tamanha desvantagem que eles vinham colecionando desde os primeiros treinos livres. A volta de Nicolas Lapierre fez aumentar o suspense de uma possível surpresa, mas essa terceira colocação para eles significa muito e podem dizer que estão de volta a briga. 

Os Glickenhaus tiveram suas hipóteses de pegar pelo menos um segundo lugar, mas parecia não ter fôlego suficiente para pegar a pole. Mesmo assim, o ritmo apresentado nos treinos livres até aqui, joga os dois carros na batalha pela vitória. 

Na LMP2 a pole acabou ficando o #31 do Team WRT com o tempo de 3'28''394 alcançado por Robin Frijns, mas por um certo momento parecia que a pole poderia ser do #38 da JOTA até que Antonio Felix Da Costa acabou cometendo um erro e deixando o caminho para os demais e fechando em quarto. A segunda posição ficou para o outro carro da WRT, #41, e a terceira posição para o #22 da United Autosports. Apesar dos treinos sugerirem uma batalha, o tempo da pole foi mais de 1 segundo melhor que o do segundo colocado. 

Na LMGTE-PRO a batalha entre Corvette e Porsche aconteceu, mas foram os americanos quem sairam sorrindo ao anotar as duas primeiras posições: Nicky Tandy colocou o #64 na pole com o tempo de 3'49''985, um décimo melhor que o gêmeo #63 que esteve aos cuidados de Antonio Garcia. A Porsche apareceu em seguida com seus #91 e #92 e para fechar a tabela, os dois Ferrari da AF Corse com os #52 e #51 levando quase dois segundos de desvantagem - para eles, o BOP feito para esta quinta feira, foi bem desastroso. 

Na LMGTE-AM a pole ficou para a Ferrari #61 da AF Corse que ficou ao comando de Vicent Abril com o tempo de 3'52''594. A segunda posição ficou para o Ferrari #57 da Kessel Racing e a terceira para o Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing. 

Resultado - Hyperpole







90ª 24 Horas de Le Mans - Toyota #7 continua a dar as cartas no terceiro treino livre

 


Essa terceira prática, que antecede a Hiperpole, foi um misto de sentimentos para a Toyota: primeiramente a parte positiva, onde o #7, com Kamui Kobayashi ao volante, determinou um passo muito bom ao realizar a marca de 3'26''796. Foi três décimos mais veloz que o gêmeo #8, mas este é traz uma certa preocupação para equipe japonesa já que ele parou na pista quando Ryo Hirakawa estava no comando - ao que tudo indica, foi por um problema elétrico. A terceira posição na Hypercar pertenceu ao Glickenhaus #708 que ficou a seis décimos de desvantagem. 

Para a Alpine, que estava em sérias dificuldades nas atividades de quarta feira, sendo o carro mais lento dessa classe a cerca de dois segundos, eles tiveram um ganho de potência 7Kw e 11 megajoules de energia para esta edição - anteriormente, para a realização do Test Day no domingo, já haviam passado por um BOP que você pode ler aqui. Mesmo assim, ainda ficaram dois segundos do melhor tempo dessa classe. 

Na LMP2 o melhor tempo ficou para a United Autosports que monopolizou as duas primeiras posições: o #22, conduzido por Filipe Albuquerque, fez 3'30''964 enquanto que o #31 - pilotado por Alex Lynn, ficou seis centésimos da marca. A terceira posição ficou para o #31 do Team WRT. 

Essa classe ainda presenciou um baita acidente que envolveu o #13 da TDS Racing Vaillante quando Philipe Cimadino acabou tocando o #31 do Team WRT - que no momento era pilotado por Sean Gelael - e foi de encontro na barreira de pneus da Curva Porsche. O piloto saiu ok, mas o chassi pode ter sido bem danificado e isso trará um trabalho imenso para a equipe. 

Na LMGTE-PRO a batalha entre Corvette e Porsche é que tem dado o tom até aqui. A equipe Porsche recuperou desempenho ontem, mas a briga com a Corvette é que se espera para essa Hiperpole. Hoje o #64 da Corvette fez o melhor tempo com Nicky Tandy ao volante, alcançando 3'52''307. A Porsche, com o #91 pilotado por Ricahrd Lietz, ficou com a segunda posição a cerca de quatro décimos  e em terceiro apareceu o outro Corvette #63. 

Os Ferrari receberam ajustes nas duas classes com mudanças na pressão do turbo, capacidade máxima de combustível e asa. Nos PRO a pressão do turbo teve uma redução de 0,07 bar; capacidade de combustível reduziu em 3 litros (87 para 84) e ajuste da asa abaixo dos 5,3 graus. Para os Ferrari da AM a redução da pressão do turbo sofreu redução de 0,06; capacidade de combustível de 87 para 84 litros e a redução do ângulo da asa é idêntica aos da PRO.

Na LMGTE AM o Porsche #46 da Project 1 voltou a marcar o primeiro tempo, chegando aos 3'54''386.

A Hiperpole começará às 15:00 e com duração de trinta minutos. 


Resultado - 3º Treino Livre 

quarta-feira, 8 de junho de 2022

90ª 24 Horas de Le Mans - Glickenhaus lidera o segundo treino livre

 

(Foto: 24 Hours of Le Mans/ Twitter)

Os treinos até aqui foram bem apertados, diga-se, e era apenas uma questão de tempo para que algum dos carros da Scuderia Glickenhaus assumisse o posto de mais rápida e isso aconteceu nesta segunda prática que privilegiou a parte noturna, que é tão importante e que costuma abrir o caminho para a definição da clássica francesa. O #708 da Glickenhaus, conduzido pelo veterano Romain Dumas, fez o melhor tempo com 3'20''900 e foi três décimos mais veloz qe o Toyota #8 de Sebastien Buemi. A terceira posição, com três décimos de atraso, ficou para o Toyota #7 de Kamui Kobayashi. O Glickenhaus #709 e o Alpine #36 não forçaram tanto o ritmo nessa prática noturna, ficando em quarto e quinto respectivamente - #709 cerca de dois segundos e o #36 com três segundos. 

Na LMP2 nada mais que nove carros se encontraram no mesmo segundo nesta prática. Destaque, mais uma vez, para o Team WRT que teve Rene Rast no comando do #31 ao fazer 3'31''149 . A segunda posição ficou para o #22 da United Autosports - com Filipe Albuquerque no comando - e a terceira para o #37 da Cool Racing que foi conduzido por Ricky Taylor. 

Na LMGTE-PRO a Corvette voltou a se destacar com #63 fazendo o tempo de 3'53''492 pilotado por Nicky Catsburg, mas a Porsche, através do #91 conduzido por Fred Mackowiecki, esteve por perto ao ficar apenas 1 décimo de desvantagem. Em terceiro apareceu o Corvette #64 pilotado por Alexander Sims. Os Ferrari, especialmente os da AF Corse, estão fora do ritmo o que sugere um mega trabalho para eles até amanhã para encontrar o ritmo adequado. O #74 da Riley Motorsport ficou com o quarto melhor tempo com Felipe Fraga ao volante. 

Na LMGTE-AM a Porsche deu as cartas nessa sessão tendo o #46 do Team Project 1 na frente com a marca de 3'55''629 feita por Mikkel Pedersen e a segunda posição com o Porsche #88 da Dempsey-Proton Racing pilotado Jan Heylen. A terceira posição ficou para o Aston Martin #98 da Northwest AMR que foi pilotada por Nicki Thiim. Destaque para a quarta posição do Ferrari #85 da Iron Dames que teve a melhor volta feita por Rahel Frey. 

Doze carros estiveram no mesmo segundo nessa classe. 

As atividade continuam amanhã, com o terceiro treino livre às 10:00; Hiperpole às 15:00; e o quarto treino livre às 17:00.

Resultado - 2º Treino Livre

93ª 24 Horas de Le Mans - Horas 23 e 24