quarta-feira, 23 de junho de 2010

GP da Europa, 1985

A décima quarta etapa do mundial de Fórmula-1 de 1985 foi realizado na belíssimo circuito de Brands Hatch, entitulado como Grande Prêmio da Europa. Para aquela prova, as atenções estavam voltadas para o possível desfecho do mundial pró Alain Prost (Mclaren- TAG Porsche) contra Michele Alboreto (Ferrari). O piloto francês tinha 16 pontos de vantagem para o italiano e este último precisava mais do que nunca da vitória para empurrar a disputa para as duas últimas provas restantes, em Kyalami (África do Sul) e Adelaide (Austrália).
Enquanto os dois contendores ao título colocariam seus nervos à prova, os demais ficaram relaxados para tentar beliscar uma vitória no GP europeu.
Senna (pole) e Piquet (2º) marcaram a primeira dobradinha brasileira numa primeira fila de uma corrida, com Ayrton a quebrar o recorde da pole em mais de dois segundos. Na segunda fila, o duo da Williams com Mansell aparecendo em terceiro e Rosberg em quarto. Prost estava confortável com a sua quinta colocação, já que Alboreto aparecia dez posições atrás e isso o ajudava e muito.
Senna saiu bem e conseguiu se manter na frente de Mansell, que o pressionou na Paddock após ter passado por Piquet na largada. Nigel erraria o trajeto na curva Druids e assim caiu para quarto, após ser ultrapassado por Rosberg e Piquet.
Agora a briga era de Senna e Rosberg, que resultou numa rodada do finlandês que tentou ultrapassar o brasileiro por dentro na curva Surtees. Keke rodou e foi acertado por Piquet que abandonou ali mesmo. Rosberg ainda foi aos boxes, trocou o pneu estourado, voltou em 23º com quase uma volta de atraso e conseguiu terminar em terceiro após grande recuperação.
Mansell voltou a atacar Senna após o incidente entre Rosberg e Piquet com força total. Na oitava volta Ayrton se encontrava logo atrás de Keke e este o bloqueou. Mansell aproveitou o descuido de Senna e o ultrapassou na curva Surtees. Dai e diante o inglês abriu vantagem e se encaminhou para a sua primeira vitória na F1. Foi a primeira vitória de um britânico na categoria desde a conquista de Hunt no GP do Japão de 1977.
Para Alain Prost, que havia caído várias posições após a largada quando desviou do carro de Rosberg, conseguiu superar Alboreto na pista e no campeonato. O francês chegou em quarto e conquistou o seu primeiro mundial. Alboreto abandonou a corrida na 13ª volta com problemas no turbo do seu carro e assim terminou o sonho de um piloto italiano vencer o mundial pela Ferrari após 32 anos.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

E os Peugeots tropeçaram na sua arrogância, mais uma vez

De vez em quando uma boa rasteira na autoconfiança vem a calhar. Nas 24 Horas de Le Mans deste ano, disputada nos últimos dias 12 e 13 de junho, a comunidade automobilística viu como perder uma prova ganha por total ignorância de uma equipe.
A Peugeot tinha feito um estrago. Havia posicionado seus quatro carros (três oficiais e um semi) nas duas primeiras filas e o pole tinha colocado no melhor Audi, que aparecia em quinto, mais de 3.5 de vantagem.
A vitória da inteligência: os Audi vencem as 24 horas de Le Mans 2010
Na corrida um ritmo alucinante que fez a maioria crer que os Audi não teriam a menor chance. Por volta, os carros franceses viravam entre 1 à 2 segundos e meio mais veloz que os alemães e isso deixava claro o tamanho da superiodade que eles tinham naquele momento. Não se abalaram nem quando o carro nº3 de Bourdais/ Lamy/ Pagenaud saíram da corrida com a suspensão traseira quebrada. O conserto foi descartado e assim a Peugeot ficava alijada de um carro.
Pedir para os outros dosarem o ritmo? Que nada. Continuaram a mandar bala e virando voltas extremamente velozes. O preço de tanta correria desnecessária aconteceu quando os Peugeots foram abandonando um a um e na altura que faltavam 2 horas para o fim da prova, apenas um Peugeot permanecia na prova e era o semi-oficial do Team Oreca pilotado por Panis/Lapierre/Duval.
Talvez a ganância do time oficial da Peugeot tenha afetado a equipe Oreca, que também não controlou o ímpeto de seus pilotos e os deixou mandar o sapato perto do fim da corrida tanto que haviam feito a melhor volta em 3min19s074 (0''637 décimos mais rápido que a pole) faltando apenas 1h30 para o término. Estavam próximos do Audi #7 de Kristensen/Capello/Mcnish quando o motor Peugeot estourou. Foi o canto do cisne para os franceses, que almejavam, pelo menos, o terceiro lugar no pódio.
Foi uma derrota burramente vergonhosa comparada, talvez, com o Grande Prêmio do ACF (Automóvel Clube da França) de 1914.
Lautenschlager à caminho da vitória no GP do ACF de 1914
A Peugeot se encontrava como a maior fábrica de carros daquele tempo e também a maior equipe de corridas do mundo. No ano de 1913 havia vencido as principais provas: GP do ACF, 500 Milhas de Indianápolis entre outras. Para a corrida francesa de 1914 a Peugeot havia preparado seu novo carro: o L-45 que foi destinado aos melhores pilotos franceses daquela época Georges Boillot, Jules Goux (que havia vencido em Indianápolis para a marca no ano anterior) e Victor Rigal. Entre tanta outras equipes a ameaça vinha da crescente Mercedes, que levou 5 carros confiando-lhes aos pilotos Christian Lautenschlager, Max Sailer, Otto Salzer, Théodore Pillette e Louis Wagner.
A corrida deveria ser um domínio dos Peugeots, mas a Mercedes comandou o inicio da prova com Sailer que imprimia um ritmo violentíssimo durante as cinco voltas que permaneceu na prova. No intuito de não deixar a Mercedes vencer a prova, a Peugeot liberou Boillot e Goux para perseguirem Max no mesmo ritmo. O piloto alemão abandonou a prova com problemas de rolamento e Boillot assumiu a ponta, liderando por 13 voltas com um ritmo ainda mais absurdo. Assim os pneus de seu Peugeot não aguentaram e ele teve que fazer um pit stop quando faltava duas voltas para o fim. Quando voltou, tinha o Mercedes de Lautenschlager no seu encalço. O piloto alemão, com um carro mais inteiro, forçou o ritmo e Boillot, na tentativa natural de defender a sua posição, acabou tendo problemas numa válvula do seu carro forçando abandonar a prova e deixar caminho aberto para a trinca da Mercedes vencer, com Lautenschlager em primeiro, Wagner em segundo e Salzer em terceiro. Goux, com o outro Peugeot, teve que abrandar o ritmo por problemas e terminou em quarto. Tinha sido arrasador o desempenho dos Mercedes que colocaram os franceses em seus devidos lugares.
Passados 96 anos a Peugeot não aprendeu com o passado e tropeçou novamente na sua arrogância exagerada.
O trio da Mercedes da esquerda para direita: Lautenschlager, Wagner e Salzer.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Análise dos dez primeiros- GP do Canadá

Lewis Hamilton- Uma bela pole no sábado e uma corrida magnífica no domingo deram ao inglês uma vitória maiúscula, conseguida no braço e com grande duelos contra Vettel e Alonso, com quem teve que a companhia durante todo GP.Com a conquista assumiu a liderança do mundial de pilotos.


Jenson Button- Parecia uma prova apagada do inglês, mas como sempre poupou pneus e se aproveitou do erro de Alonso para subir à segunda posição na classificação já perto do fim da corrida. Tinha carro para tentar chegar em Hamilton, mas acabou desistindo. Está em segundo no mundial de pilotos.

Fernando Alonso- Grande corrida do espanhol, mas seus erros na tentativa de de ficar á frente das Mclarens lhe custaram, talvez, até mesmo a vitória. Fora isso mostrou uma boa evolução da Ferrari ao andar no encalço de Hamilton a corrida inteira. Pode ter uma boa jornada em Valência, próxima etapa.

Sebastian Vettel- Mais uma vez errou na classificação, mas com a perda de cinco posições de Webber no grid, saiu em segundo e duelou com Hamilton no início da prova. Depois da sua primeira roca de pneus ficou em quarto e não ameaçou mais ninguém na prova.


Mark Webber- A perda de cinco posições no grid pela troca do câmbio o prejudicou e talvez pudesse discutir a vitória com Lewis durante a corrida. Até tentou arriscando ficar na pista por mais de vinte voltas com pneus duros, na esperança que os demais fizessem uma terceira parada que não aconteceu. Ele fez seu segundo pit e voltou em quinto, onde terminou a prova.


Nico Rosberg- Prova tranquila do alemão. De bom mesmo foi se classificar mais uma vez na frente de Schumi com total tranquilidade.


Robert Kubica- Assim como Rosberg fez uma corrida tranquila e a única vez que teve trabalho, fora com Schumi, quando este saía dos boxes e brigaram forte pela sexta posição.


Sebastien Buemi- Helmut Marko, chefe de recrutamento de novos talentos da Red Bull, tinha cobrado bons resultados do suíço e ele não decepcionou: fez uma bela corrida e conseguiu grande ultrapassagem contra Schumi e melhor, não tomou tempo de Alguersuari de quem vinha levando uma surra a algumas provas.


Vitantonio Liuzzi- Largou em sexto, bateu rodas com Massa na largada, duelou com o brasileiro em outra fase da prova e teve uma briga de sair lascas com Shumi pela nona posição que acabou ganhando. Uma corrida e tanto do italiano que precisava de um bom resultado.


Adrian Sutil- Boas brigas no pelotão intermediário contra Buemi, Massa, Liuzzi e Schumi. Terminou em décimo após se aproveitar da ultrapassagem de Liuzzi em Schumacher.

domingo, 13 de junho de 2010

Mclaren faz 1-2 em Montreal, Red Bulls decepcionan e Ferrari mostra força

Senti falta do belo circuito Gilles Villeneuve na última temporada da F1. Circuito de média para alta velocidade que tradicionalmente nos traz belas provas e disputas, que são causadas normalmente por entradas do Safety-Car ou por graves problemas de freios. Hoje não foi isso que deu o ar de emoção na corrida mas sim os pneus, que antes que fosse completada dez voltas de provas já estava a mandar os ponteiros para os boxes.
Belas batalhas, principalmente pela liderança. Até a volta 17, quando as coisas se acalmaram, a ponta da corrida tinha passado pelas mãos de Hamilton, Vettel e Webber que tiveram que trocar os pneus pelo forte desgaste. Mas o inícío já era movimentado, pelos menos no meio do pelotão, quando Massa tocou rodas com Liuzzi na disputa pela sexta posição. O brasileiro levou a pior e caiu para último quando teve que ir aos boxes para trocar o bico. Foi uma pena, pois tinha um carro formidável e mesmo andando lá trás, virava tempos idênticos aos dos ponteiros Hamilton, Alonso, Button e isso indicava que poderia que pelo menos poderia brigar por um lugar no pódio. Perto do fim da prova, numa disputa com Schumi pelo nono lugar, levou um toque do alemão que acabou quebrando o bico de seu carro novamente. Assim acabou terminando em 15º.
Voltando ao pelotão dianteiro, faltando 20 voltas para o término da corrida, a vitória ainda estava em jogo para Webber, Hamilton, Alonso, Button e Vettel que ocupavam as cinco primeiras posições nessa ordem. O piloto australiano acreditava que os dois carros da Mclaren e o da Ferrari teriam que fazer uma terceira parada e assim se manteve na pista com um jogo de pneus duros por mais de vinte voltas, mas isso acabou saindo caro. Hamilton se aproximou cada vez mais rápido fez bela ultrapassagem sobre o Red Bull de Webber na entrada do "S" após reta dos boxes e assumiu a liderança. Fernando perdeu tempo e só assumiu o segundo posto quando Mark foi para os boxes para efetuar a troca. Voltou em quinto e ai ficou até o fim da corrida. Foi uma apresentação bem abaixo do que se esperava dos Red Bulls na pista canadense.
Hamilton e Alonso travaram bons duelos pela primeira posição durante boa parte da prova, mas o espanhol falhou durante uma ultrapassagem sobre Chandhok e deixou que Button o ultrapassasse quando faltavam 12 voltas. Foi uma prova interessante da Ferrari em Montreal que depois do vexame na Turquia, 15 dias antes, parecia que as coisas ia decer ladeira abaixo. Alonso foi constante e Massa, mesmo andando no fundo, foi rápido.
Mesmo com os pneus desgastados, Hamilton conseguiu se manter à frente de Button que tinha esboçado uma reação e assim pode chegar a sua segunda vitória no ano de forma consecutiva.
Belas disputas no pelotão intermediário que na maioria viu Schumi ser atacado por vários pilotos. Após a saída do pit encontrou Kubica e com pneus frios tentou e conseguiu segurar sua posição, mesmo com ambos passando pela grama. Já no final da prova, teve o ataque de Massa e na tentativa de segurar o nono lugar tocou a roda traseira esquerda na asa do carro de Felipe que teve que ir aos boxes. Em outro lance, foi ultrapassado por Buemi. A melhor batalha dele foi contra Liuzzi. Ambos tocaram rodas, usaram pista e grama como se fosse um só durante a disputa pela nona colocação. No fim Schumi perdeu para Liuzzi e Sutil, que vinha logo atrás, terminando a prova em 11º.
Barrichello chegou a trocar o bico danificado durante uma disputa e ficou em 14º; Di Grassi ficou o tempo em último e por lá terminou, em 19º e Senna, que havia feito boa largada pulando para décimo sétimo na largada, abandonou antes da primeira metade da corrida.
Montreal voltou e com estilo ao calendário da F1.



Petrov e De La Rosa batem após a largada: o piloto russo teve uma mal jornada e levou duas punições por este acidente e por ter queimado a largada. Já o espanhol abandonou a prova mais tarde por problemas no motor Ferrari.


Massa e Liuzzi se tocam na disputa pela quinta posição depois da largada: o brasileiro levou a pior e caiu várias posições e terminou em 15º. O italiano ainda marcou dois pontos ao vencer Schumi na briga pela nona posição.


Webber ainda tinha chances de vencer, mas teve que parar e trocar os pneus perto do fim da corrida. Fechou em quinto na prova e é terceiro no mundial.

Hamilton e Button festejam no pódio em Montreal: dobradinha na corrida e no campeonato, com Lewis que lidera com três pontos a mais que Button.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio do Canadá- Circuito Gilles Villeneuve- Montreal
13/06/2010
8ª Etapa



1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1h33min53s456
2. Jenson Button (ING/McLaren) - a 2s254
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 9s214
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 37s817
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 39s291
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 56s084
7. Robert Kubica (POL/Renault) - a 57s300
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
9. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 1 volta
10. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
12. Jaime Alguersuari (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 1 volta
14. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta
16. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 2 voltas
17. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 2 voltas
18. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 4 voltas
19. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - a 5 voltas

Não completaram a prova:

Timo Glock (ALE/Virgin)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)
Bruno Senna (BRA/Hispania)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)

Melhor Volta: Robert Kubica (Renault) 1min16s972

sábado, 12 de junho de 2010

24 Horas de Le Mans- 78ª edição

Bela corrida em Le Mans. Até este momento, a liderança cabe a Peugeot do trio Alexander Wurz/Marc Gené/Anthony Davidson. Em seguida vem os outros dois Peugeots. O outro carro francês, pole da corrida, saiu da prova quando após 2 horas e meia com a supensão traseira danificada.
Os Audi continuam vem logo a seguir dos Peugeot, mas o multi campeão de Le Mans, Tom Kristensen, teve um pequeno acidente quando tentou passar um BMW mais lento. Ele escapou e bateu de leve na barreira de pneus, danificando a asa traseira. Foi aos boxes e voltou para a prova.
Nas categorias seguintes, liderança tranquila: LMP2- liderança para o trio da Strakka Racing Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane; LMGT1- liderança para o trio da Matech Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane; LMGT2- liderança para o trio da Risi Competizione Jaime Melo Jr./Gianmaria Bruni/Pierre Kaffer.
Diga-se de passagem a GT2 é a categoria mais disputada, com a Risi travando um duelo memorável contra o Corvete. É o grande destaque da prova.
Mansell foi levado para o hospital após um acidente no início da prova. Seu carro teve um pneu furado e o piloto inglês bateu forte da reta Mulsanne. Ele bateu a cabeça, com força, no cockpit do seu Ginetta-Zytek e foi levado para o hospital. O leão passa bem.

Segue abaixo os links do live timing e da transmissão ao vivo*:
http://www.lemans.org/fr/courses/24h-chrono-en-direct-2010.html

http://www.ustream.tv/channel/le-mans2010

* A transmissão pode ir até as 19:00 de Brasilia. Mas torço para que isso não aconteça.

Hamilton sai na pole no Canadá

Estou meio que na correria, acompanhando as 24 Horas de Le Mans e vi e li algumas coisas do treino de agora pouco.
O Hamilton foi excelente em sua volta e assim marcou a sua primeira pole no ano, acabando com o domínio das Red Bulls nesse quesito. Os touros vermelhos vem à seguir com Webber (2º) e Vettel (3º).
As Ferraris se apresentaram bem, com Alonso marcando o quarto tempo e Massa o sétimo.
Surpresa foram as duas Force India em sexto com Liuzzi e nono com Sutil. A negativa foi o décimo terceiro lugra de Schumi com a Mercedes. Acreditava que ele poderia ter ficado entre os dez. Rosberg sai em décimo.
Os demais brasileiros: Barrichello 11º; Senna 22º e Di Grassi 23º.
Estou curioso para ver essa prova de amanhã. Os três primeiros vão dominar a prova, mas quero ver se os freios da Red Bull, que já os deixaram na mão este ano algumas vezes, vai aguentar o exigente circuito Gilles Villeneuve que tradicionalmente castiga os freios dos F1.

GRID DE LARGADA PARA GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 8ª ETAPA

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min15s105
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min15s373
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min15s420
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min15s435
5. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min15s520
6. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min15s648
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min15s688
8. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min15s715
9. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min15s881
10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min16s071

Q2
11. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min16s434
12. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min16s438
13. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s492
14. Vitaly Petrov (ALE/Renault) - 1min16s844
15. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min16s928
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min17s029
17. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min17s384

Q1
18. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) -1min18s019
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min18s237
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus) -1min18s698
21. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min18s941
22. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min19s484
23. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min19s675
24. Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min27s757

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Peugeots arrasadores em Le Mans

Os leões franceses marcaram as 4 primeiras posições para o grida de largada das 24 Horas de Le Mans. A pole foi marcada por Sebastian Bourdais, que corre junto de Lamy e Pagenaud, com a marca de 3'19''711, 0''606 mais rápido que o trio Wurz/Davidson/Gene que estão no outro Peugeot.
O melhor Audi aparece em quinto com o trio Bernhard/Dumas/Rockenfeller com a marca de 3'23''578, mais de 3''8 de desvantagem para o pole.
Na LMP2 pole para Brabham/Franquiti/Werner; LMGT1 a pole ficou com o trio da Aston Martin Enge/Nygaard/Kox; LMGT2 o trio da Corvete, Gavin/Beretta/Collard, marcou o melhor tempo mas a pole seria do trio da Ferrari, formado por Bruni/Melo/Kaffer que foram desclassificados por irregularidades na traseira do F430 do Team Risi Competizione. Eles largaram da última posição.

GRID DE LARGADA PARA AS 24 HORAS DE LE MANS 2010

1. Lamy/Bourdais/Pagenaud P1 Peugeot 908 3:19.711
2. Wurz/Davidson/Gene P1 Peugeot 908 3:20.317
3. Montagny/Sarrazin/Minassian P1 Peugeot 908 3:20.325
4. Panis/Lapierre/Duval P1 ORECA Peugeot 908 3:21.192
5. Bernhard/Dumas/Rockenfeller P1 Audi R15 3:23.578
6. Fassler/Lotterer/Treluyer P1 Audi R15 3:24.430
7. Kristensen/McNish/Capello P1 Audi R15 3:24.688
8. Mucke/Fernandez/Primat P1 Lola-Aston Martin 3:26.680
9. Turner/Hancock/Barazi P1 Lola-Aston Martin 3:26.747
10. Mailleux/Ragues/Ickx P1 Signature Aston 3:29.774
11. Ayari/Andre/Meyrick P1 ORECA 01-AIM 3:30.056
12. Bouchut/Tucker/Rodrigues P1 Kolles Audi R10 3:30.907
13. Jarvis/Albers/Bakkerud P1 Kolles Audi R10 3:31.661
14. Brabham/Franchitti/Werner P2 Highcroft HPD 3:34.537
15. Watts/Kane/Leventis P2 Strakka HPD ARX-01 3:36.168
16. Pirro/Cocker/Drayson P1 Drayson Lola 3:36.634
17. Mansell/Mansell/Mansell P1 Beechdean Ginetta 3:36.897
18. Belicchi/Boullion/Smith P1 Rebellion Lola 3:37.093
19. Jani/Andretti/Prost P1 Rebellion Lola 3:41.007
20. Hughes/Amaral/Pla P2 ASM Ginetta-Zytek 3:41.968
21. Moreau/Charouz/Lahaye P2 Oak Pescarolo 3:42.399
22. Lewis/Burgess/Willman P1 Autocon Lola-AER 3:43.167
23. Erdos/Newton/Wallace P2 RML Lola HPD 3:44.598
24. Pirri/Cioci/Perrazzini P2 Racing Box Lola 3:47.971
25. Hein/Nicolet/Yvon P2 Oak Pescarolo 3:52.730
26. Schell/da Rocha/Zollinger P2 Pegasus Norma 3:52.837
27. Noda/Pourtales/Kennard P2 KSM Lola-Judd 3:52.972
28. Enge/Nygaard/Kox GT1 YD Aston 3:55.025
29. Leinders/Palttala/de Doncker GT1 Marc VDS Ford GT 3:55.356
30. Greaves/Ojjeh/Chalandon P2 Bruichladdich 3:55.680
31. Salini/Salini/Gommendy P2 WR/Salini WR 3:55.818
32. Rostan/Meichtry/Bruneau P2 Race Perf Radical 3:56.679
33. Grosjean/Mutsch/Hirschi GT1 Matech Ford GT 3:57.296
34. Jousse/Gouselard/Massen GT1 Alphand Corvette 3:58.810
35. Policand/Gregoire/Hart GT1 Alphand Corvette 3:58.906
36. Gavin/Beretta/Collard GT2 Corvette 4:01.012
37. O'Connell/Magnussen/Garcia GT2 Corvette 4:00.097
38. Alesi/Fisichella/Vilander GT2 AF Corse Ferrari 3:59.837
39. Lieb/Lietz/Henzler GT2 Felbermayr Porsche 4:01.640
40. Pilet/Narac/Long GT2 IMSA Porsche 4:01.755
41. Farfus/J Muller/Alzen GT2 BMW M3 4:01.893
42. Westbrook/Scheider/Holzer GT2 BMS Porsche 4:02.014
43. Bergmeister/Law/Neiman GT2 Fl. Lizard Porsche 4:02.685
44. Gardel/Berville/Canal GT1 Larbre Saleen 4:03.175
45. Priaulx/D Muller/Werner GT2 BMW M3 4:03.215
46. Farnbacher/Simonsen/Keen GT2 Hankook Ferrari 4:03.886
47. Krohn/Jonsson/van de Poele GT2 Risi Ferrari 4:03.959
48. Coronel/Dumbreck/Bleekemolen GT2 Spyker 4:04.057
49. Yogo/Iiri/Yamanishi GT1 JLOC Lamborghini 4:05.796
50. Allemann/Gachnang/Frey GT1 Matech Ford GT 4:06.286
51. Bell/Sugden/Miller GT2 JMW Aston Martin 4:06.391
52. Felbermayr/Felbermayr/Konopka GT2 Felbermayr Porsche 4:10.054
53. v.Splunteren/Hommerson/MachielGT2 Prospeed Porsche 4:11.161
54. Goossens/Dalziel/Gentilozzi GT2 Jaguar XKR 4:13.537
55. Salo/Russo/Companc GT2 AF Corse Ferrari withdrawn
56. Bruni/Melo/Kaffer GT2 Risi Ferrari- punidos

OBS: LMP1; LMP2; LMGT1; LMGT2

Vettel é o melhor da sexta em Montreal

Sebastian Vettel marcou o melhor tempo do dia em Montreal durante os treinos livres para o GP do Canadá, oitava etapa do mundial. O piloto alemão marcou 1'16''877 ficando 0''086 à frente de Fernando Alonso, que colocou a Ferrari no segundo posto. Massa aparece em quinto com o outro carro o que mostra uma boa melhora após o pavoroso desempenho na Turquia.
A outra Red Bull, de Webber, ficou em quarto. Rosberg terminou em terceiro enquanto Schumi marcou apenas o nono tempo.
As Mclarens que conseguiram bons tempos pela manhã, tanto que Button foi o mais rápido, ficou em sétimo  com Hamilton e Jenson terminou em 11º.
Rubens Barrichello ficou logo a seguir do seu ex-companheiro de BrawnGP e acabou em 12º; Senna foi o 21º e Di Grassi o 24º.

TREINO LIVRE PARA O GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 8º ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) -1m16s877
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m16s963
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m17s151
4 - Mark Webber (ALE/RBR-Renault) - 1m17s273
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m17s401
6 - Adrian Sutil (ALE/Force Indian-Mercedes) - 1m17s415
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s522
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m17s529
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m17s688
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m17s903
11 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s961
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m18s385
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m18s447
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m18s582
15 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m18s658
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m19s142
17 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m19s168
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m19s274
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m19s969
20 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m20s879
21 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m21s097
22 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m21s346
23 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m21s488
24 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m21s577

quinta-feira, 10 de junho de 2010

GP do Canadá, 1991

Quando as Mclarens abandonaram a prova antes da metade e com Patrese tendo que fazer uma parada longa para substituir um pneu furado, Mansell viu a grande chance para vencer o GP do Canadá quinta etapa. Ele havia liderado a prova toda, tomando na largada a primeira posição do seu companheiro de Williams Ricardo Patrese e abrindo grande vantagem que o deixou tranquilo para vencer sua primeira prova no ano e acabar com a invencibilidade de Senna, que havia vencido as quatro primeiras etapas do mundial com a Mclaren-Honda.

Mais atrás estava Piquet, com a sofrível Benetton-Ford. Ele tinha lutado contra as Ferraris de Prost e Alesi e vencido ambos e com os abandonos das Mclarens e após o problema de Ricardo, ele se encontrava em segundo com mais de 40 segundos de desvantagem para Nigel. Já era um ótimo resultado para ele, mas o inesperado estava a seguir.
Mansell abriu a última volta dando tchauzinhos para a câmera e a fez com todo cuidado. Quando saiu do hairpin do Cassino, encostou lentamente seu Williams-Renault com problemas no câmbio. Ele tinha feito a volta com as rotações do motor muito baixa e isso desativou o programa eletrônico do câmbio semi-automático do seu carro, assim o sistema não pôde ler mais as trocas de marcha.

Nelson Piquet acabou agradecendo a mancada do seu rival e passou para vencer a sua última prova na F1 e da Pirelli. Stefano Modena também subiu ao pódio, em segundo e Patrese completou em terceiro.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Foto 2: Porsche 917L, Le Mans 1970

Num tom psicodélico, a Martini International Racing Team inscreveu este Porsche 917L e o entregou nas mãos de Gerard Larrousse e Willy Kahusen (o outro Porsche 908/02 foi entregue à dupla Helmut Marko e Rudi Lins). A vitória ficou com o outro Porsche 917L da equipe Porsche Salzburg que tinham como dupla Richard Attwood e Hans Hermann. Larousse e Kahusen fecharam em segundo, 5 voltas atrás dos vencedores. A terceira posição ficou com Marko e Lins, com oito voltas de atrás dos vencedores.

domingo, 6 de junho de 2010

O trio da Matech


Natacha Gachnang (22 anos), Cyndie Allemann (24 anos) e Rahel Frey (24 anos) vão dividir o volante do Ford GT #61 da equipe suissa Matech, que corre regurlamente o FIA GT, durante as 24 Horas de Le Mans.
As três suissas vão correr pela primeira vez a tradicional prova, mas apenas Natacha é quem conhece o traçado de Le Mans adquirido ano passado após a sua participação na corrida da Fórmula Le Mans.
Mesmo sem experiência alguma, Cyndie acredita que pode aprender com sua companheira de equipe: "Claro que a experiência é fundamental para se conseguir andar rápido o mais cedo possível. Irei aprender o mais que puder e ouvir os conselhos da minha colega de equipe. Como trabalhamos em conjunto, a experiência dela será uma importante ajuda." 
Esta será a sexta vez que uma equipe 100% feminina disputará a prova. Boa sorte à elas.


Fonte: Site Le Mans Portugal

sábado, 5 de junho de 2010

Um pouco de nostalgia em Le Mans

O sistema de largada para as 24 Horas de Le Mans deste ano terá um toque do passado: a volta da tradicional "Largada Le Mans". Não será na partida oficial, mas a imagem trará de volta a lembrança dos velhos tempos da corrida.
O procedimento deste ano começará uma hora antes da largada oficial. Fiz um pequeno cronograma para que vocês entedam, porque é um tanto complicado:
13:55- A foto oficial será tirada dos 168 pilotos que participaram da prova. Em seguida todos eles ficarão do lado oposto dos seus respectivos carros no pit lane, sendo que o piloto que iniciará a prova, tem que estar totalmente trajado e com seus outros dois companheiros ao seu lado. Os carros, como antigamente, devem ficar no pit lane parados em 45°.
14:05- O troféu ganho pela Peugeot ano passado, será entregue no início do pit lane e será passado (não sei como será feito isso) e conforme isso for feito, os pilotos que não vão largar deverão atravessar a pista e se posicionar atrás dos seus carros junto aos mecânicos.
14:15- Com o troféu chegando às mãos do presidente do ACO (Automovel Clube do Oeste) Jean-Claude Passart, será dado a ordem pelo diretor da prova para que o piloto que for largar se dirija ao seu carro e se instale em 7 minutos.
14:22- O diretor da prova acionará a luz verde para que os carros se dirijam, um a um, até o grid. Este procedimento deve ir até as 14:37, aproximadamente. Após todos estes passos e com a passagem dos caças da Força Aérea Francesa, a largada será autorizada às 15:00.
É um tanto maluco, mas será interessante. Mas as equipes ainda não foram avisadas sobre esta cerimônia. 
A largada Le Mans em 1969: último ano da tradicional partida

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Foto 1:Foto & Video: 24 de Le Mans de 1968



A foto acima retrata a largada das 24 Horas de Le Mans de 1968 que foi disputada em setembro nos dias 28 e 29. Inicialmente marcada para os dias 15 e 16 de junho, a prova teve que ser remarcada devido a greve dos trabalhadores que parou a França.


O carro a frente é o Porshe 908, da Porshe System Engineering, conduzido pela dupla americana Joe Buzzeta e Scooter Patrick. Eles abandonaram após 115 voltas devido a um problema no alternador. A vitória ficou com a dupla Pedro Rodriguez/ Lucien Bianchi que pilotaram um Ford GT40 MK I da equipe John Wyer Automotive Engineering, completando as 24 horas após 331 voltas.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...