Hoje é a vez de Hiram Rondello Guidorizzi, que trabalha comigo na Speed Fever e que trabalhou do GP de 1991 até o de 2008, a escrever suas lembranças do Grande Prêmio de 1991 vencido por Ayrton Senna.
Com a palavra, Hiram:
"Assistindo a vários GPs pela arquibancada, sempre tive vontade de estar participando do lado de dentro da pista, até que me tornei um membro da equipe Speed Feever e com o retorno da F1 para Interlagos, finalmente tive a oportunidade de participar de um GP.
Grande Prêmio do Brasil, 1991
"Assistindo a vários GPs pela arquibancada, sempre tive vontade de estar participando do lado de dentro da pista, até que me tornei um membro da equipe Speed Feever e com o retorno da F1 para Interlagos, finalmente tive a oportunidade de participar de um GP.
Fui escalado para trabalhar no Resgate à
Pé, com o grupo posicionado entre a curva depois do Lago e o Laranjinha e fomos os primeiros a trabalhar naquele GP,
pois logo que iniciou o pré qualifying uma Fondmetal saiu de box e ao fazer a
curva do lago escapou e foi para na grama. Como havia chovido e haviam feito
uma obra de recuo do muro do lago, com a compactação recente, ao fazer o
resgate do carro, atolamos na lama até o joelho. Quando o carro foi removido
para o asfalto, verificamos que todos os
parafusos de fixação da suspensão traseira do lado direito tinham caído e o
assoalho ficou encostando no chão. Mesmo assim o piloto (Olivier Grouillard,que seria substituido por Gabrielle Tarquini no decorrer da temporada), muito nervoso, pedia para empurrar o carro para que retornasse
ao treino que teve que ser interrompido para resgate do carro aos boxes.
O primeiro treino livre daquela
sexta-feira foi com chuva e lá pela
metade o Mansell perdeu o controle de sua Williams ao fazer a curva após a
descida do lago e foi “roçar” a grama, danificando o carro e ficando em local
perigoso. Tivemos que remover o carro para o outro lado da pista, na agulha
junto ao muro. Pudemos perceber a disciplina e consciência do perigo que tem um
piloto de ponta, no caso o Mansell, que aceitou as orientações nossas para
posicionar o carro em local seguro, ao contrario do piloto da Fondmetal que não
aceitou nossas orientações querendo continuar no treino.
Nosso trabalho terminou aí, pois não fomos
mais acionados em todo o restante do final de semana.
Pudemos então assistir a prova e acompanhar
a dificuldade do Senna com a perda de marchas nas últimas voltas da corrida na
liderança e a ameaça de Patrese que se aproximava perigosamente, mas finalmente
pude assistir a primeira vitória de Senna em Interlagos e o tumulto que se
formou quando o carro parou no final da reta oposta após a bandeirada.
O primeiro GP, por si só é inesquecível,
mas o GP de 1991 foi muito marcante pelos acontecimentos, culminando com uma
vitória épica de um brasileiro no GP Brasil."
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