sexta-feira, 11 de junho de 2010

Peugeots arrasadores em Le Mans

Os leões franceses marcaram as 4 primeiras posições para o grida de largada das 24 Horas de Le Mans. A pole foi marcada por Sebastian Bourdais, que corre junto de Lamy e Pagenaud, com a marca de 3'19''711, 0''606 mais rápido que o trio Wurz/Davidson/Gene que estão no outro Peugeot.
O melhor Audi aparece em quinto com o trio Bernhard/Dumas/Rockenfeller com a marca de 3'23''578, mais de 3''8 de desvantagem para o pole.
Na LMP2 pole para Brabham/Franquiti/Werner; LMGT1 a pole ficou com o trio da Aston Martin Enge/Nygaard/Kox; LMGT2 o trio da Corvete, Gavin/Beretta/Collard, marcou o melhor tempo mas a pole seria do trio da Ferrari, formado por Bruni/Melo/Kaffer que foram desclassificados por irregularidades na traseira do F430 do Team Risi Competizione. Eles largaram da última posição.

GRID DE LARGADA PARA AS 24 HORAS DE LE MANS 2010

1. Lamy/Bourdais/Pagenaud P1 Peugeot 908 3:19.711
2. Wurz/Davidson/Gene P1 Peugeot 908 3:20.317
3. Montagny/Sarrazin/Minassian P1 Peugeot 908 3:20.325
4. Panis/Lapierre/Duval P1 ORECA Peugeot 908 3:21.192
5. Bernhard/Dumas/Rockenfeller P1 Audi R15 3:23.578
6. Fassler/Lotterer/Treluyer P1 Audi R15 3:24.430
7. Kristensen/McNish/Capello P1 Audi R15 3:24.688
8. Mucke/Fernandez/Primat P1 Lola-Aston Martin 3:26.680
9. Turner/Hancock/Barazi P1 Lola-Aston Martin 3:26.747
10. Mailleux/Ragues/Ickx P1 Signature Aston 3:29.774
11. Ayari/Andre/Meyrick P1 ORECA 01-AIM 3:30.056
12. Bouchut/Tucker/Rodrigues P1 Kolles Audi R10 3:30.907
13. Jarvis/Albers/Bakkerud P1 Kolles Audi R10 3:31.661
14. Brabham/Franchitti/Werner P2 Highcroft HPD 3:34.537
15. Watts/Kane/Leventis P2 Strakka HPD ARX-01 3:36.168
16. Pirro/Cocker/Drayson P1 Drayson Lola 3:36.634
17. Mansell/Mansell/Mansell P1 Beechdean Ginetta 3:36.897
18. Belicchi/Boullion/Smith P1 Rebellion Lola 3:37.093
19. Jani/Andretti/Prost P1 Rebellion Lola 3:41.007
20. Hughes/Amaral/Pla P2 ASM Ginetta-Zytek 3:41.968
21. Moreau/Charouz/Lahaye P2 Oak Pescarolo 3:42.399
22. Lewis/Burgess/Willman P1 Autocon Lola-AER 3:43.167
23. Erdos/Newton/Wallace P2 RML Lola HPD 3:44.598
24. Pirri/Cioci/Perrazzini P2 Racing Box Lola 3:47.971
25. Hein/Nicolet/Yvon P2 Oak Pescarolo 3:52.730
26. Schell/da Rocha/Zollinger P2 Pegasus Norma 3:52.837
27. Noda/Pourtales/Kennard P2 KSM Lola-Judd 3:52.972
28. Enge/Nygaard/Kox GT1 YD Aston 3:55.025
29. Leinders/Palttala/de Doncker GT1 Marc VDS Ford GT 3:55.356
30. Greaves/Ojjeh/Chalandon P2 Bruichladdich 3:55.680
31. Salini/Salini/Gommendy P2 WR/Salini WR 3:55.818
32. Rostan/Meichtry/Bruneau P2 Race Perf Radical 3:56.679
33. Grosjean/Mutsch/Hirschi GT1 Matech Ford GT 3:57.296
34. Jousse/Gouselard/Massen GT1 Alphand Corvette 3:58.810
35. Policand/Gregoire/Hart GT1 Alphand Corvette 3:58.906
36. Gavin/Beretta/Collard GT2 Corvette 4:01.012
37. O'Connell/Magnussen/Garcia GT2 Corvette 4:00.097
38. Alesi/Fisichella/Vilander GT2 AF Corse Ferrari 3:59.837
39. Lieb/Lietz/Henzler GT2 Felbermayr Porsche 4:01.640
40. Pilet/Narac/Long GT2 IMSA Porsche 4:01.755
41. Farfus/J Muller/Alzen GT2 BMW M3 4:01.893
42. Westbrook/Scheider/Holzer GT2 BMS Porsche 4:02.014
43. Bergmeister/Law/Neiman GT2 Fl. Lizard Porsche 4:02.685
44. Gardel/Berville/Canal GT1 Larbre Saleen 4:03.175
45. Priaulx/D Muller/Werner GT2 BMW M3 4:03.215
46. Farnbacher/Simonsen/Keen GT2 Hankook Ferrari 4:03.886
47. Krohn/Jonsson/van de Poele GT2 Risi Ferrari 4:03.959
48. Coronel/Dumbreck/Bleekemolen GT2 Spyker 4:04.057
49. Yogo/Iiri/Yamanishi GT1 JLOC Lamborghini 4:05.796
50. Allemann/Gachnang/Frey GT1 Matech Ford GT 4:06.286
51. Bell/Sugden/Miller GT2 JMW Aston Martin 4:06.391
52. Felbermayr/Felbermayr/Konopka GT2 Felbermayr Porsche 4:10.054
53. v.Splunteren/Hommerson/MachielGT2 Prospeed Porsche 4:11.161
54. Goossens/Dalziel/Gentilozzi GT2 Jaguar XKR 4:13.537
55. Salo/Russo/Companc GT2 AF Corse Ferrari withdrawn
56. Bruni/Melo/Kaffer GT2 Risi Ferrari- punidos

OBS: LMP1; LMP2; LMGT1; LMGT2

Vettel é o melhor da sexta em Montreal

Sebastian Vettel marcou o melhor tempo do dia em Montreal durante os treinos livres para o GP do Canadá, oitava etapa do mundial. O piloto alemão marcou 1'16''877 ficando 0''086 à frente de Fernando Alonso, que colocou a Ferrari no segundo posto. Massa aparece em quinto com o outro carro o que mostra uma boa melhora após o pavoroso desempenho na Turquia.
A outra Red Bull, de Webber, ficou em quarto. Rosberg terminou em terceiro enquanto Schumi marcou apenas o nono tempo.
As Mclarens que conseguiram bons tempos pela manhã, tanto que Button foi o mais rápido, ficou em sétimo  com Hamilton e Jenson terminou em 11º.
Rubens Barrichello ficou logo a seguir do seu ex-companheiro de BrawnGP e acabou em 12º; Senna foi o 21º e Di Grassi o 24º.

TREINO LIVRE PARA O GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 8º ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) -1m16s877
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m16s963
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m17s151
4 - Mark Webber (ALE/RBR-Renault) - 1m17s273
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m17s401
6 - Adrian Sutil (ALE/Force Indian-Mercedes) - 1m17s415
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s522
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m17s529
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m17s688
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m17s903
11 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s961
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m18s385
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m18s447
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m18s582
15 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m18s658
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m19s142
17 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m19s168
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m19s274
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m19s969
20 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m20s879
21 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m21s097
22 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m21s346
23 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m21s488
24 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m21s577

quinta-feira, 10 de junho de 2010

GP do Canadá, 1991

Quando as Mclarens abandonaram a prova antes da metade e com Patrese tendo que fazer uma parada longa para substituir um pneu furado, Mansell viu a grande chance para vencer o GP do Canadá quinta etapa. Ele havia liderado a prova toda, tomando na largada a primeira posição do seu companheiro de Williams Ricardo Patrese e abrindo grande vantagem que o deixou tranquilo para vencer sua primeira prova no ano e acabar com a invencibilidade de Senna, que havia vencido as quatro primeiras etapas do mundial com a Mclaren-Honda.

Mais atrás estava Piquet, com a sofrível Benetton-Ford. Ele tinha lutado contra as Ferraris de Prost e Alesi e vencido ambos e com os abandonos das Mclarens e após o problema de Ricardo, ele se encontrava em segundo com mais de 40 segundos de desvantagem para Nigel. Já era um ótimo resultado para ele, mas o inesperado estava a seguir.
Mansell abriu a última volta dando tchauzinhos para a câmera e a fez com todo cuidado. Quando saiu do hairpin do Cassino, encostou lentamente seu Williams-Renault com problemas no câmbio. Ele tinha feito a volta com as rotações do motor muito baixa e isso desativou o programa eletrônico do câmbio semi-automático do seu carro, assim o sistema não pôde ler mais as trocas de marcha.

Nelson Piquet acabou agradecendo a mancada do seu rival e passou para vencer a sua última prova na F1 e da Pirelli. Stefano Modena também subiu ao pódio, em segundo e Patrese completou em terceiro.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Foto 2: Porsche 917L, Le Mans 1970

Num tom psicodélico, a Martini International Racing Team inscreveu este Porsche 917L e o entregou nas mãos de Gerard Larrousse e Willy Kahusen (o outro Porsche 908/02 foi entregue à dupla Helmut Marko e Rudi Lins). A vitória ficou com o outro Porsche 917L da equipe Porsche Salzburg que tinham como dupla Richard Attwood e Hans Hermann. Larousse e Kahusen fecharam em segundo, 5 voltas atrás dos vencedores. A terceira posição ficou com Marko e Lins, com oito voltas de atrás dos vencedores.

domingo, 6 de junho de 2010

O trio da Matech


Natacha Gachnang (22 anos), Cyndie Allemann (24 anos) e Rahel Frey (24 anos) vão dividir o volante do Ford GT #61 da equipe suissa Matech, que corre regurlamente o FIA GT, durante as 24 Horas de Le Mans.
As três suissas vão correr pela primeira vez a tradicional prova, mas apenas Natacha é quem conhece o traçado de Le Mans adquirido ano passado após a sua participação na corrida da Fórmula Le Mans.
Mesmo sem experiência alguma, Cyndie acredita que pode aprender com sua companheira de equipe: "Claro que a experiência é fundamental para se conseguir andar rápido o mais cedo possível. Irei aprender o mais que puder e ouvir os conselhos da minha colega de equipe. Como trabalhamos em conjunto, a experiência dela será uma importante ajuda." 
Esta será a sexta vez que uma equipe 100% feminina disputará a prova. Boa sorte à elas.


Fonte: Site Le Mans Portugal

sábado, 5 de junho de 2010

Um pouco de nostalgia em Le Mans

O sistema de largada para as 24 Horas de Le Mans deste ano terá um toque do passado: a volta da tradicional "Largada Le Mans". Não será na partida oficial, mas a imagem trará de volta a lembrança dos velhos tempos da corrida.
O procedimento deste ano começará uma hora antes da largada oficial. Fiz um pequeno cronograma para que vocês entedam, porque é um tanto complicado:
13:55- A foto oficial será tirada dos 168 pilotos que participaram da prova. Em seguida todos eles ficarão do lado oposto dos seus respectivos carros no pit lane, sendo que o piloto que iniciará a prova, tem que estar totalmente trajado e com seus outros dois companheiros ao seu lado. Os carros, como antigamente, devem ficar no pit lane parados em 45°.
14:05- O troféu ganho pela Peugeot ano passado, será entregue no início do pit lane e será passado (não sei como será feito isso) e conforme isso for feito, os pilotos que não vão largar deverão atravessar a pista e se posicionar atrás dos seus carros junto aos mecânicos.
14:15- Com o troféu chegando às mãos do presidente do ACO (Automovel Clube do Oeste) Jean-Claude Passart, será dado a ordem pelo diretor da prova para que o piloto que for largar se dirija ao seu carro e se instale em 7 minutos.
14:22- O diretor da prova acionará a luz verde para que os carros se dirijam, um a um, até o grid. Este procedimento deve ir até as 14:37, aproximadamente. Após todos estes passos e com a passagem dos caças da Força Aérea Francesa, a largada será autorizada às 15:00.
É um tanto maluco, mas será interessante. Mas as equipes ainda não foram avisadas sobre esta cerimônia. 
A largada Le Mans em 1969: último ano da tradicional partida

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Foto 1:Foto & Video: 24 de Le Mans de 1968



A foto acima retrata a largada das 24 Horas de Le Mans de 1968 que foi disputada em setembro nos dias 28 e 29. Inicialmente marcada para os dias 15 e 16 de junho, a prova teve que ser remarcada devido a greve dos trabalhadores que parou a França.


O carro a frente é o Porshe 908, da Porshe System Engineering, conduzido pela dupla americana Joe Buzzeta e Scooter Patrick. Eles abandonaram após 115 voltas devido a um problema no alternador. A vitória ficou com a dupla Pedro Rodriguez/ Lucien Bianchi que pilotaram um Ford GT40 MK I da equipe John Wyer Automotive Engineering, completando as 24 horas após 331 voltas.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...