domingo, 13 de junho de 2010

Mclaren faz 1-2 em Montreal, Red Bulls decepcionan e Ferrari mostra força

Senti falta do belo circuito Gilles Villeneuve na última temporada da F1. Circuito de média para alta velocidade que tradicionalmente nos traz belas provas e disputas, que são causadas normalmente por entradas do Safety-Car ou por graves problemas de freios. Hoje não foi isso que deu o ar de emoção na corrida mas sim os pneus, que antes que fosse completada dez voltas de provas já estava a mandar os ponteiros para os boxes.
Belas batalhas, principalmente pela liderança. Até a volta 17, quando as coisas se acalmaram, a ponta da corrida tinha passado pelas mãos de Hamilton, Vettel e Webber que tiveram que trocar os pneus pelo forte desgaste. Mas o inícío já era movimentado, pelos menos no meio do pelotão, quando Massa tocou rodas com Liuzzi na disputa pela sexta posição. O brasileiro levou a pior e caiu para último quando teve que ir aos boxes para trocar o bico. Foi uma pena, pois tinha um carro formidável e mesmo andando lá trás, virava tempos idênticos aos dos ponteiros Hamilton, Alonso, Button e isso indicava que poderia que pelo menos poderia brigar por um lugar no pódio. Perto do fim da prova, numa disputa com Schumi pelo nono lugar, levou um toque do alemão que acabou quebrando o bico de seu carro novamente. Assim acabou terminando em 15º.
Voltando ao pelotão dianteiro, faltando 20 voltas para o término da corrida, a vitória ainda estava em jogo para Webber, Hamilton, Alonso, Button e Vettel que ocupavam as cinco primeiras posições nessa ordem. O piloto australiano acreditava que os dois carros da Mclaren e o da Ferrari teriam que fazer uma terceira parada e assim se manteve na pista com um jogo de pneus duros por mais de vinte voltas, mas isso acabou saindo caro. Hamilton se aproximou cada vez mais rápido fez bela ultrapassagem sobre o Red Bull de Webber na entrada do "S" após reta dos boxes e assumiu a liderança. Fernando perdeu tempo e só assumiu o segundo posto quando Mark foi para os boxes para efetuar a troca. Voltou em quinto e ai ficou até o fim da corrida. Foi uma apresentação bem abaixo do que se esperava dos Red Bulls na pista canadense.
Hamilton e Alonso travaram bons duelos pela primeira posição durante boa parte da prova, mas o espanhol falhou durante uma ultrapassagem sobre Chandhok e deixou que Button o ultrapassasse quando faltavam 12 voltas. Foi uma prova interessante da Ferrari em Montreal que depois do vexame na Turquia, 15 dias antes, parecia que as coisas ia decer ladeira abaixo. Alonso foi constante e Massa, mesmo andando no fundo, foi rápido.
Mesmo com os pneus desgastados, Hamilton conseguiu se manter à frente de Button que tinha esboçado uma reação e assim pode chegar a sua segunda vitória no ano de forma consecutiva.
Belas disputas no pelotão intermediário que na maioria viu Schumi ser atacado por vários pilotos. Após a saída do pit encontrou Kubica e com pneus frios tentou e conseguiu segurar sua posição, mesmo com ambos passando pela grama. Já no final da prova, teve o ataque de Massa e na tentativa de segurar o nono lugar tocou a roda traseira esquerda na asa do carro de Felipe que teve que ir aos boxes. Em outro lance, foi ultrapassado por Buemi. A melhor batalha dele foi contra Liuzzi. Ambos tocaram rodas, usaram pista e grama como se fosse um só durante a disputa pela nona colocação. No fim Schumi perdeu para Liuzzi e Sutil, que vinha logo atrás, terminando a prova em 11º.
Barrichello chegou a trocar o bico danificado durante uma disputa e ficou em 14º; Di Grassi ficou o tempo em último e por lá terminou, em 19º e Senna, que havia feito boa largada pulando para décimo sétimo na largada, abandonou antes da primeira metade da corrida.
Montreal voltou e com estilo ao calendário da F1.



Petrov e De La Rosa batem após a largada: o piloto russo teve uma mal jornada e levou duas punições por este acidente e por ter queimado a largada. Já o espanhol abandonou a prova mais tarde por problemas no motor Ferrari.


Massa e Liuzzi se tocam na disputa pela quinta posição depois da largada: o brasileiro levou a pior e caiu várias posições e terminou em 15º. O italiano ainda marcou dois pontos ao vencer Schumi na briga pela nona posição.


Webber ainda tinha chances de vencer, mas teve que parar e trocar os pneus perto do fim da corrida. Fechou em quinto na prova e é terceiro no mundial.

Hamilton e Button festejam no pódio em Montreal: dobradinha na corrida e no campeonato, com Lewis que lidera com três pontos a mais que Button.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio do Canadá- Circuito Gilles Villeneuve- Montreal
13/06/2010
8ª Etapa



1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1h33min53s456
2. Jenson Button (ING/McLaren) - a 2s254
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 9s214
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 37s817
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 39s291
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 56s084
7. Robert Kubica (POL/Renault) - a 57s300
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
9. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 1 volta
10. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
12. Jaime Alguersuari (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 1 volta
14. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta
16. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 2 voltas
17. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 2 voltas
18. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 4 voltas
19. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - a 5 voltas

Não completaram a prova:

Timo Glock (ALE/Virgin)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)
Bruno Senna (BRA/Hispania)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)

Melhor Volta: Robert Kubica (Renault) 1min16s972

sábado, 12 de junho de 2010

24 Horas de Le Mans- 78ª edição

Bela corrida em Le Mans. Até este momento, a liderança cabe a Peugeot do trio Alexander Wurz/Marc Gené/Anthony Davidson. Em seguida vem os outros dois Peugeots. O outro carro francês, pole da corrida, saiu da prova quando após 2 horas e meia com a supensão traseira danificada.
Os Audi continuam vem logo a seguir dos Peugeot, mas o multi campeão de Le Mans, Tom Kristensen, teve um pequeno acidente quando tentou passar um BMW mais lento. Ele escapou e bateu de leve na barreira de pneus, danificando a asa traseira. Foi aos boxes e voltou para a prova.
Nas categorias seguintes, liderança tranquila: LMP2- liderança para o trio da Strakka Racing Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane; LMGT1- liderança para o trio da Matech Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane; LMGT2- liderança para o trio da Risi Competizione Jaime Melo Jr./Gianmaria Bruni/Pierre Kaffer.
Diga-se de passagem a GT2 é a categoria mais disputada, com a Risi travando um duelo memorável contra o Corvete. É o grande destaque da prova.
Mansell foi levado para o hospital após um acidente no início da prova. Seu carro teve um pneu furado e o piloto inglês bateu forte da reta Mulsanne. Ele bateu a cabeça, com força, no cockpit do seu Ginetta-Zytek e foi levado para o hospital. O leão passa bem.

Segue abaixo os links do live timing e da transmissão ao vivo*:
http://www.lemans.org/fr/courses/24h-chrono-en-direct-2010.html

http://www.ustream.tv/channel/le-mans2010

* A transmissão pode ir até as 19:00 de Brasilia. Mas torço para que isso não aconteça.

Hamilton sai na pole no Canadá

Estou meio que na correria, acompanhando as 24 Horas de Le Mans e vi e li algumas coisas do treino de agora pouco.
O Hamilton foi excelente em sua volta e assim marcou a sua primeira pole no ano, acabando com o domínio das Red Bulls nesse quesito. Os touros vermelhos vem à seguir com Webber (2º) e Vettel (3º).
As Ferraris se apresentaram bem, com Alonso marcando o quarto tempo e Massa o sétimo.
Surpresa foram as duas Force India em sexto com Liuzzi e nono com Sutil. A negativa foi o décimo terceiro lugra de Schumi com a Mercedes. Acreditava que ele poderia ter ficado entre os dez. Rosberg sai em décimo.
Os demais brasileiros: Barrichello 11º; Senna 22º e Di Grassi 23º.
Estou curioso para ver essa prova de amanhã. Os três primeiros vão dominar a prova, mas quero ver se os freios da Red Bull, que já os deixaram na mão este ano algumas vezes, vai aguentar o exigente circuito Gilles Villeneuve que tradicionalmente castiga os freios dos F1.

GRID DE LARGADA PARA GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 8ª ETAPA

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min15s105
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min15s373
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min15s420
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min15s435
5. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min15s520
6. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min15s648
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min15s688
8. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min15s715
9. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min15s881
10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min16s071

Q2
11. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min16s434
12. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min16s438
13. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s492
14. Vitaly Petrov (ALE/Renault) - 1min16s844
15. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min16s928
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min17s029
17. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min17s384

Q1
18. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) -1min18s019
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min18s237
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus) -1min18s698
21. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min18s941
22. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min19s484
23. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min19s675
24. Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min27s757

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Peugeots arrasadores em Le Mans

Os leões franceses marcaram as 4 primeiras posições para o grida de largada das 24 Horas de Le Mans. A pole foi marcada por Sebastian Bourdais, que corre junto de Lamy e Pagenaud, com a marca de 3'19''711, 0''606 mais rápido que o trio Wurz/Davidson/Gene que estão no outro Peugeot.
O melhor Audi aparece em quinto com o trio Bernhard/Dumas/Rockenfeller com a marca de 3'23''578, mais de 3''8 de desvantagem para o pole.
Na LMP2 pole para Brabham/Franquiti/Werner; LMGT1 a pole ficou com o trio da Aston Martin Enge/Nygaard/Kox; LMGT2 o trio da Corvete, Gavin/Beretta/Collard, marcou o melhor tempo mas a pole seria do trio da Ferrari, formado por Bruni/Melo/Kaffer que foram desclassificados por irregularidades na traseira do F430 do Team Risi Competizione. Eles largaram da última posição.

GRID DE LARGADA PARA AS 24 HORAS DE LE MANS 2010

1. Lamy/Bourdais/Pagenaud P1 Peugeot 908 3:19.711
2. Wurz/Davidson/Gene P1 Peugeot 908 3:20.317
3. Montagny/Sarrazin/Minassian P1 Peugeot 908 3:20.325
4. Panis/Lapierre/Duval P1 ORECA Peugeot 908 3:21.192
5. Bernhard/Dumas/Rockenfeller P1 Audi R15 3:23.578
6. Fassler/Lotterer/Treluyer P1 Audi R15 3:24.430
7. Kristensen/McNish/Capello P1 Audi R15 3:24.688
8. Mucke/Fernandez/Primat P1 Lola-Aston Martin 3:26.680
9. Turner/Hancock/Barazi P1 Lola-Aston Martin 3:26.747
10. Mailleux/Ragues/Ickx P1 Signature Aston 3:29.774
11. Ayari/Andre/Meyrick P1 ORECA 01-AIM 3:30.056
12. Bouchut/Tucker/Rodrigues P1 Kolles Audi R10 3:30.907
13. Jarvis/Albers/Bakkerud P1 Kolles Audi R10 3:31.661
14. Brabham/Franchitti/Werner P2 Highcroft HPD 3:34.537
15. Watts/Kane/Leventis P2 Strakka HPD ARX-01 3:36.168
16. Pirro/Cocker/Drayson P1 Drayson Lola 3:36.634
17. Mansell/Mansell/Mansell P1 Beechdean Ginetta 3:36.897
18. Belicchi/Boullion/Smith P1 Rebellion Lola 3:37.093
19. Jani/Andretti/Prost P1 Rebellion Lola 3:41.007
20. Hughes/Amaral/Pla P2 ASM Ginetta-Zytek 3:41.968
21. Moreau/Charouz/Lahaye P2 Oak Pescarolo 3:42.399
22. Lewis/Burgess/Willman P1 Autocon Lola-AER 3:43.167
23. Erdos/Newton/Wallace P2 RML Lola HPD 3:44.598
24. Pirri/Cioci/Perrazzini P2 Racing Box Lola 3:47.971
25. Hein/Nicolet/Yvon P2 Oak Pescarolo 3:52.730
26. Schell/da Rocha/Zollinger P2 Pegasus Norma 3:52.837
27. Noda/Pourtales/Kennard P2 KSM Lola-Judd 3:52.972
28. Enge/Nygaard/Kox GT1 YD Aston 3:55.025
29. Leinders/Palttala/de Doncker GT1 Marc VDS Ford GT 3:55.356
30. Greaves/Ojjeh/Chalandon P2 Bruichladdich 3:55.680
31. Salini/Salini/Gommendy P2 WR/Salini WR 3:55.818
32. Rostan/Meichtry/Bruneau P2 Race Perf Radical 3:56.679
33. Grosjean/Mutsch/Hirschi GT1 Matech Ford GT 3:57.296
34. Jousse/Gouselard/Massen GT1 Alphand Corvette 3:58.810
35. Policand/Gregoire/Hart GT1 Alphand Corvette 3:58.906
36. Gavin/Beretta/Collard GT2 Corvette 4:01.012
37. O'Connell/Magnussen/Garcia GT2 Corvette 4:00.097
38. Alesi/Fisichella/Vilander GT2 AF Corse Ferrari 3:59.837
39. Lieb/Lietz/Henzler GT2 Felbermayr Porsche 4:01.640
40. Pilet/Narac/Long GT2 IMSA Porsche 4:01.755
41. Farfus/J Muller/Alzen GT2 BMW M3 4:01.893
42. Westbrook/Scheider/Holzer GT2 BMS Porsche 4:02.014
43. Bergmeister/Law/Neiman GT2 Fl. Lizard Porsche 4:02.685
44. Gardel/Berville/Canal GT1 Larbre Saleen 4:03.175
45. Priaulx/D Muller/Werner GT2 BMW M3 4:03.215
46. Farnbacher/Simonsen/Keen GT2 Hankook Ferrari 4:03.886
47. Krohn/Jonsson/van de Poele GT2 Risi Ferrari 4:03.959
48. Coronel/Dumbreck/Bleekemolen GT2 Spyker 4:04.057
49. Yogo/Iiri/Yamanishi GT1 JLOC Lamborghini 4:05.796
50. Allemann/Gachnang/Frey GT1 Matech Ford GT 4:06.286
51. Bell/Sugden/Miller GT2 JMW Aston Martin 4:06.391
52. Felbermayr/Felbermayr/Konopka GT2 Felbermayr Porsche 4:10.054
53. v.Splunteren/Hommerson/MachielGT2 Prospeed Porsche 4:11.161
54. Goossens/Dalziel/Gentilozzi GT2 Jaguar XKR 4:13.537
55. Salo/Russo/Companc GT2 AF Corse Ferrari withdrawn
56. Bruni/Melo/Kaffer GT2 Risi Ferrari- punidos

OBS: LMP1; LMP2; LMGT1; LMGT2

Vettel é o melhor da sexta em Montreal

Sebastian Vettel marcou o melhor tempo do dia em Montreal durante os treinos livres para o GP do Canadá, oitava etapa do mundial. O piloto alemão marcou 1'16''877 ficando 0''086 à frente de Fernando Alonso, que colocou a Ferrari no segundo posto. Massa aparece em quinto com o outro carro o que mostra uma boa melhora após o pavoroso desempenho na Turquia.
A outra Red Bull, de Webber, ficou em quarto. Rosberg terminou em terceiro enquanto Schumi marcou apenas o nono tempo.
As Mclarens que conseguiram bons tempos pela manhã, tanto que Button foi o mais rápido, ficou em sétimo  com Hamilton e Jenson terminou em 11º.
Rubens Barrichello ficou logo a seguir do seu ex-companheiro de BrawnGP e acabou em 12º; Senna foi o 21º e Di Grassi o 24º.

TREINO LIVRE PARA O GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 8º ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) -1m16s877
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m16s963
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m17s151
4 - Mark Webber (ALE/RBR-Renault) - 1m17s273
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m17s401
6 - Adrian Sutil (ALE/Force Indian-Mercedes) - 1m17s415
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s522
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m17s529
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m17s688
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m17s903
11 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s961
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m18s385
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m18s447
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m18s582
15 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m18s658
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m19s142
17 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m19s168
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m19s274
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m19s969
20 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m20s879
21 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m21s097
22 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m21s346
23 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m21s488
24 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m21s577

quinta-feira, 10 de junho de 2010

GP do Canadá, 1991

Quando as Mclarens abandonaram a prova antes da metade e com Patrese tendo que fazer uma parada longa para substituir um pneu furado, Mansell viu a grande chance para vencer o GP do Canadá quinta etapa. Ele havia liderado a prova toda, tomando na largada a primeira posição do seu companheiro de Williams Ricardo Patrese e abrindo grande vantagem que o deixou tranquilo para vencer sua primeira prova no ano e acabar com a invencibilidade de Senna, que havia vencido as quatro primeiras etapas do mundial com a Mclaren-Honda.

Mais atrás estava Piquet, com a sofrível Benetton-Ford. Ele tinha lutado contra as Ferraris de Prost e Alesi e vencido ambos e com os abandonos das Mclarens e após o problema de Ricardo, ele se encontrava em segundo com mais de 40 segundos de desvantagem para Nigel. Já era um ótimo resultado para ele, mas o inesperado estava a seguir.
Mansell abriu a última volta dando tchauzinhos para a câmera e a fez com todo cuidado. Quando saiu do hairpin do Cassino, encostou lentamente seu Williams-Renault com problemas no câmbio. Ele tinha feito a volta com as rotações do motor muito baixa e isso desativou o programa eletrônico do câmbio semi-automático do seu carro, assim o sistema não pôde ler mais as trocas de marcha.

Nelson Piquet acabou agradecendo a mancada do seu rival e passou para vencer a sua última prova na F1 e da Pirelli. Stefano Modena também subiu ao pódio, em segundo e Patrese completou em terceiro.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Foto 2: Porsche 917L, Le Mans 1970

Num tom psicodélico, a Martini International Racing Team inscreveu este Porsche 917L e o entregou nas mãos de Gerard Larrousse e Willy Kahusen (o outro Porsche 908/02 foi entregue à dupla Helmut Marko e Rudi Lins). A vitória ficou com o outro Porsche 917L da equipe Porsche Salzburg que tinham como dupla Richard Attwood e Hans Hermann. Larousse e Kahusen fecharam em segundo, 5 voltas atrás dos vencedores. A terceira posição ficou com Marko e Lins, com oito voltas de atrás dos vencedores.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...