terça-feira, 20 de março de 2012

Desempenho das duplas - Grande Prêmio da Austrália

McLaren – Button e Hamilton estiveram muito próximos desde os primeiros treinos, mostrando que a McLaren estava um degrau acima das demais em Melbourne. O erro de cálculo do time privou Lewis de atacar Jenson e por a equipe deixou fazer uma dobradinha nesta primeira etapa.

Treino Livre 1:
1. Jenson Button: 1min27s560
2. Lewis Hamilton: 1min27s805

TL 2:
15. Jenson Button: 1min33s039
16. Lewis Hamilton: 1min33s252

TL 3:
1. Lewis Hamilton: 1min25s681
4. Jenson Button: 1min25s906

Treino classificatório:
1. Lewis Hamilton: 1min24s922
2. Jenson Button: 1min25s074

Melhor Volta:
1. Jenson Button: 1:29.187
4. Lewis Hamilton: 1:29.538

Velocidade de reta:
1. Lewis Hamilton: 313.8
17. Jenson Button: 300,7


Red Bull – Nos treinos Webber esteve melhor que Sebastian, mas como diz o ditado treino é treino, e o alemão virou a mesa no domingo durante a prova. Mesmo assim foi equilibrado o duelo destoando apenas no TL 1, onde Mark foi 1.323s mais veloz que Sebastian.

Treino Livre 1:
5. Mark Webber: 1min28s467
11. Sebastian Vettel: 1min29s790

TL 2:
10. Sebastian Vettel: 1min32s194
11. Mark Webber: 1min32s296

TL 3:
3. Mark Webber: 1min25s900
7. Sebastian Vettel: 1min26s211

Treino classificatório:
5. Mark Webber: 1min25s651
6. Sebastian Vettel: 1min25s668

Melhor Volta:
2. Sebastian Vettel: 1min29s417
3. Mark Webber: 1min29s438

Velocidade de Reta:
15. Sebastian Vettel: 303.4
16. Mark Webber: 303.1


Ferrari – Foi uma lavada impiedosa de Alonso frente Massa. Talvez a maior desde que os dois dividem o mesmo espaço na Ferrari. Em média Fernando foi 1.5 mais rápido que Felipe desde a sexta. Ou seja, a Scuderia pareceu correr com apenas um carro na pista.

Treino Livre 1:
4. Fernando Alonso: 1min28s360
18. Felipe Massa: 1min30s743

TL 2:
4. Fernando Alonso: 1min30s341
7. Felipe Massa: 1min31s505

TL3:
16. Fernando Alonso: 1min27s323
18. Felipe Massa: 1min28s023

Treino Classificatório:
12. Fernando Alonso: 1min26s494
16. Felipe Massa: 1min27s497

Melhor Volta:
7. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min30s277
15. Felipe Massa: 1min31s940

Velocidade de Reta:
13. Felipe Massa: 305.8
14. Fernando Alonso: 304.0


Sauber – Kobayashi e Perez dispõem-se de um carro muito bom, pelo menos é a impressão que ficou nesta primeira etapa. Poderiam ter levado a Sauber até o Q3, mas falharam. Foi bem equilibrado a disputa entre eles.

Treino Livre
1: 10. Kamui Kobayashi: 1min29s722
15. Sergio Perez: 1min30s124

TL 2:
3. Sergio Perez: 1min30s199
5. Kamui Kobayashi: 1min30s709

TL 3:
9. Sergio Perez: 1min26s632
13. Kamui Kobayashi: 1min26s755

Treino Classificatório:
13. Kamui Kobayashi: 1min26s590
22. Sergio Perez: 1min26s596

Melhor Volta:
10. Kamui Kobayashi: 1min30s620
12. Sergio Perez: 1min30s843

Velocidade de Reta:
2. Kamui Kobayashi: 313.6
3. Sergio Perez: 311,9


Lotus - Assim como a Sauber, a Lotus apresentou um carro muito bom Melbourne e deu è Grosjean e Raikkonen a possibilidade de marcar pontos. Romain foi mais rápido que Kimi, como era de se esperar e isso foi comprovado com excelente 3º lugar conquistado por ele na classificação. Raikkonen foi bem durante a corrida, e marcou pontos e teve a 11ª melhor volta.

Treino Livre 1:
9. Kimi Raikkonen: 1min29s565
16. Romain Grosjean: 1min30s515

TL 2:
14. Romain Grosjean: 1min32s822
18. Kimi Räikkönen: 1min34s275

TL 3:
2. Romain Grosjean: 1min25s758
12. Kimi Räikkönen: 1min26s737

Treino Classificatório:
3. Romain Grosjean: 1min25s302
17. Kimi Räikkönen: 1min27s758

Melhor Volta:
11. Kimi Raikkonen: 1min30s759
21. Romain Grosjean: Sem tempo

Velocidade de Reta:
5. Kimi Raikkonen: 310.2 21.
Romain Grosjean: 291.4


Toro Rosso – Ricciardo pode até ter conseguido marcar seus primeiros, o que dá um certo destaque, mas Vergne esteve no seu encalço desde o TL2. A disputa entre os dois novatos da Toro Rosso deve ser bem interessante pela temporada.

Treino Livre 1:
7. Daniel Ricciardo: 1min28s908
19. Jean-Eric Vergne: 1min31s178

TL 2:
20. Jean-Eric Vergne: 1min34s485
21. Daniel Ricciardo: 1min34s604

TL 3:
10. Daniel Ricciardo: 1min26s723
11. Jean-Eric Vergne: 1min26s733

Treino Classificatório:
10. Daniel Ricciardo: Sem tempo
11. Jean-Eric Vergne: 1min26s429

Melhor Volta:
6. Jean-Eric Vergne: 1min30s274
8. Daniel Ricciardo: 1min30s592

Velocidade de Reta:
7. Daniel Ricciardo: 308.4
8. Jean-Eric Vergne: 308.4


Force India – Confesso que quando vi a tabela do TL1 na quinta, acreditava que a disputa entre Hulkenberg e Di Resta seria apertadíssima durante o fim de semana. Foi apenas uma ilusão. Nico dominou totalmente o piloto escocês com uma margem de 0.5s de vantagem nas melhores voltas. Di Resta, no fim, foi o piloto que levou o time aos pontos, mas esteve sumido desde a sexta.

Treino Livre 1:
12. Nico Hulkenberg: 1min29s865
13. Paul di Resta: 1min29s881

TL 2:
2. Nico Hulkenberg: 1min29s292
6. Paul di Resta: 1min31s466

TL 3:
14. Nico Hulkenberg: 1min27s029
17. Paul di Resta: 1min27s428

Treino Classificatório:
9. Nico Hulkenberg: 1min26s451
15. Paul di Resta: 1min27s086

Melhor Volta:
9. Paul di Resta: 1min30s605
22. Nico Hulkenberg: Sem tempo

Velocidade de Reta:
11. Paul di Resta: 306.8
22. Nico Hulkenberg: 239.3


Mercedes – Michael esteve em grande forma e talvez tenha sido o primeiro fim de semana que andou mais tempo na frente de Rosberg. A saída prematura de Schumi na prova privou a Mercedes de conquista um pódio, já que Nico esteve abaixo do esperado em Melbourne.

Treino Livre 1:
3. Michael Schumacher: 1min28s235
6. Nico Rosberg: 1min28s683

TL 2:
1.Michael Schumacher: 1min29s183
9. Nico Rosberg: 1min32s184

TL 3:
5. Nico Rosberg: 1min25s929
6. Michael Schumacher: 1min26s078

Treino Classificatório:
4. Michael Schumacher: 1min25s336
7. Nico Rosberg: 1min28s686

Melhor Volta:
14. Nico Rosberg: 1min30s931
18. Michael Schumacher: 1min33s693

Velocidade de Reta:
4. Nico Rosberg: 311.0
18. Michael Schumacher: 297.6


Williams – Assim como Alonso x Massa, Maldonado massacrou Bruno neste primeiro confronto entre eles. Apesar de que em alguns treinos Senna tenha ficado com tempos bem próximos ao de Pastor, o venezuelano esteve sempre entre os dez primeiros e o brasileiro vagueando entre a décima e a décima quinta posição.

Treino Livre 1:
8. Pastor Maldonado: 1min29s415
14. Bruno Senna: 1min29s953

TL 2:
17. Pastor Maldonado: 1min34s108
19. Bruno Senna: 1min34s312

TL 3:
8. Pastor Maldonado: 1min26s470
15. Bruno Senna: 1min27s119

Treino Classificatório:
8. Pastor Maldonado: 1min25s908
15. Bruno Senna: 1min26s663

Melhor Volta:
5. Pastor Maldonado: 1min30s254
13. Bruno Senna: 1min30s855

Velocidade de Reta:
6. Pastor Maldonado: 308.9
10. Bruno Senna: 307.2


Marussia – Pelo fato de ser estreante, era normal que Pic tomasse tempo de Glock. E foi o que aconteceu. Em média Timo quase, ou mais, de 2 segundos melhor que Charles. E a diferença deve se manter nisso, até que a F1 chegue na Europa onde terá pistas que o piloto francês já conhece.

Treino Livre 1:
21. Timo Glock: 1min34s730
22. Charles Pic: 1min40s256

TL 2:
12. Timo Glock: 1min32s632
22. Charles Pic: 1min34s770

TL 3:
21. Timo Glock: 1min30s728
22. Charles Pic: 1min31s225

Treino Classificatório:
20. Timo Glock: 1min30s923
21. Charles Pic: 1min31s670

Melhor Volta:
19. Timo Glock: 1min34s253
20. Charles Pic: 1min35s011

Velocidade de Reta:
19. Charles Pic: 295.8
20. Timo Glock: 294.5

Caterham – Heikki esteve na frente e em algumas situações, chegou a colocar mais de 1.4 de vantagem sobre Vitaly. Com o passar dos treinos, o russo foi sentindo-se melhor no carro e melhorou sua performance a ponto de fazer volta mais rápida que Kovalainen durante a corrida. É outro duelo que promete ser legal.

Treino Livre 1:
17. Heikki Kovalaine: 1min30s586
20. Vitaly Petrov: 1min31s983

TL 2:
8. Heikki Kovalainen: 1min31s932
13. Vitaly Petrov: 1min32s767

TL 3:
19. Heikki Kovalainen: 1min28s341
20. Vitaly Petrov: 1min28s702

Treino Classificatório:
18. Heikki Kovalainen: 1min28s679
19. Vitaly Petrov: 1min29s018

Melhor Volta:
16. Vitaly Petrov: 1min33s214
17. Heikki Kovalainen: 1min33s693

Velocidade de Reta:
9. Heikki Kovalainen: 307.4
12. Vitaly Petrov: 306.7


Hispania – Nem tem o que dizer muito de uma equipe que terminou de montar o carro de De La Rosa na sexta, fazendo-o perder os dois treinos livres. No pouco que andaram o espanhol foi melhor que Karthikeyan, mas ficaram de fora da prova.

Treino Livre 1:
23. Narain Karthikeyan: sem tempo
24. Pedro de La Rosa: sem tempo

TL 2:
23. Narain Karthikeyan: 1min42s627
24. Pedro de La Rosa: sem tempo

TL 3:
23. Pedro de la Rosa: 1min33s114
24. Narain Karthikeyan: 1min33s261

Treino Classificatório:
23. Pedro de la Rosa: 1min33s495
24. Narain Karthikeyan: 1min33s643

segunda-feira, 19 de março de 2012

Análise dos dez primeiros - Grande Prêmio da Austrália - 1ª Etapa

1. Jenson Button – Apesar de não ter marcado a pole, fez uma bela largada e controlou bem ao seu modo. Não teve nenhum tipo de incômodo na liderança e sempre tinha a resposta pronta quando Hamilton ameaçava uma reação, cravando tempos melhores. Nem a perda da sua vantagem de dez segundos quando o Safety Car apareceu lhe tirou a tranquilidade.

2. Sebastian Vettel – Após um treino nada satisfatório, esperava-se maior dificuldade para o Bi-campeão. Mas a boa largada que ele fez, pulando de sexto para quarto, lhe facilitou a vida. Mesmo após um erro durante sua perseguição a Schumacher, recuperou-se e herdou a posição quando este abandonou. Apesar de estar andando no mesmo ritmo de Lewis, dificilmente ultrapassá-lo-ia na pista. Mas contou com a sorte da entrada do SC e da competência do time que o devolveu em segundo após a parada de box.

3. Lewis Hamilton – A pole de sábado foi fenomenal e indicava que ele poderia ter um domínio absoluto na corrida. Mas não foi o que aconteceu após patinar na largada e virar a curva em segundo, atrás de Button. Estranhamente não acompanhou o ritmo de seu companheiro e teve a companhia de Vettel até antes do SC. Perdeu o segundo posto e não me pareceu animado em brigar com o alemão para recuperá-lo. Aparentemente parece ter adotado um estilo mais conservador, mas esteve apático ao não tentar lutar pela vitória.

4. Mark Webber – Largou mal e teve que batalhar por posições contra Rosberg e Alonso. Em certo momento da prova era o mais rápido da pista, mas ficou nisso. No final da corrida ameaçou a terceira posição de Hamilton.

5. Fernando Alonso – O erro na classificação lhe custou uma boa posição no grid, forçando-o largar da 12ª posição. Largou bem e já estava em oitavo no término da primeira volta. Não baixou os braços em nenhum momento da prova e sempre esteve na briga contra Rosberg e Webber por posições. Nas últimas voltas teve que segurar a pressão de Maldonado. Tirou o que não podia do carro, mais uma vez.

6. Kamui Kobayashi – Esperava-se dele mais na classificação, mas compensou durante a prova ao disputar posições contra Ricciardo, Massa, Perez e principalmente Raikkonen, com que teve boas disputas. Em velocidade de reta perdeu apenas para Hamilton. Esteve num grande final semana em Melbourne.

7. Kimi Räikkönen – Foi um bom desempenho neste seu retorno, mas a classificação foi o seu ponto fraco ao largar apenas na 17ª colocação enquanto seu companheiro de Lotus, Romain Grosjean, se classificou em terceiro. O enrosco de alguns carros na primeira curva lhe facilitou a vida e ele pode disputar posições na casa dos pontos desde o início.

8. Sergio Perez – Largaria em 14º, mas a troca de câmbio obrigou-o a sair em último. Isso não foi empecilho algum para o jovem mexicano fizesse uma bela corrida de recuperação, ficando momentaneamente entre os três primeiros. Fez apenas uma troca de pneus e acabou em oitavo.

9. Daniel Ricciardo – Pilotando um carro mais competitivo, o piloto da casa obteve seus dois primeiros na F1. Saiu em décimo, enfrentou problemas na primeira volta após os incidentes, recuperou-se e terminou em nono.

10. Paul Di Resta – Foi dominado de forma ampla por Hulkenberg nesta primeira corrida. Dos treinos livres ao classificatório, ele não ficou na frente do alemão em nenhum momento. Tanto que ele ficou no Q2 com a 15ª posição, enquanto Hulk posicionava-se em nono para a corrida. Sem ele na corrida, que abandonara logo no início, passou a ser a referência da Force India na pista e conseguiu a décima posição graças aos problemas enfrentados por Rosberg na última volta. Não terá vida fácil neste ano.

Grande Prêmio da Austrália - Corrida - 1ª Etapa

Foto (Reuters)
Lewis tinha motivos de sobra para sorrir no sábado. Tinha feito um volta perfeita, desbancando Button por 0’’152 décimos. Um tempo de respeito. Jenson Button, ao seu lado, sorria também, pois o bom desempenho da McLaren naquele classificatório indicava uma prova de domínio total do time de Woking. Lewis do lado mais limpo levava vantagem, claro. Button, a parte mais suja, tinha que tomar cuidado com o Grosjean que havia levado, de modo soberbo, a Lotus a um excelente terceiro lugar no grid. Cenário mais do que perfeito para que Hamilton pudesse colocar seu ritmo tranquilamente. Carros alinhados, as luzes vermelhas se apagam uma por uma. Largada. Hamilton patina, assim como Grosjean, Webber e outros que largaram na parte mais limpa. Button pula na frente e começa a construir uma boa vantagem sobre Lewis. E assim começou o reinado de Jenson tarde à dentro no parque de Melbourne.
A cara amarrada de Hamilton no pódio, contrastando com o seu sorriso aberto de um dia antes, não foi apenas pelo fato de ter perdido um segundo lugar garantido para Vettel durante o Safety Car, mas sim pelo que foi apresentado por Button. Uma largada simples, tracionando melhor, Jenson colocou-se à frente após a primeira curva e após cinco, seis voltas, já estava com mais de três segundo na conta. E após a primeira parada de box, essa vantagem subiu para onze. Button administrou de forma imaculada e mesmo quando Hamilton dava um jeito de cravar o melhor tempo em voltas seguidas, ele dava a resposta e mantinha a diferença congelada nos mesmos dez segundos. Magistral. Apesar de achar que Hamilton tenha adotado uma postura mais conservadora nessa corrida, o que é louvável pelo que andou a fazer nos últimos dois anos, dificilmente bateria seu companheiro nessa corrida.
A McLaren tem um bom carro, mas ainda não podemos chamá-lo de “o carro a ser batido”. O bólido é bom, principalmente em treinos e no ritmo de corrida a Red Bull está bem próxima, ou igual, como bem mostrou Vettel e Webber. A Mercedes também figura nesse quesito, mas foi decepcionante. Schumacher quebrou logo e Rosberg ficou batalhando posições contra Webber e Alonso. O espanhol esteve numa tarde brilhante com um carro tão pavoroso que é este F2012 e o levou no braço até uma inesperada quinta posição. Outro que fez uma bela corrida, a melhor da sua carreira até aqui, mas não teve resultado algum, foi Maldonado que infernizou o pelotão intermediário travando boas disputas contra Alonso, Perez, Webber e Raikkonen. Mas acabou batendo na última volta quando perseguia de perto o espanhol da Ferrari. Ao menos esse bom trabalho do venezuelano na corrida serviu para mostrar que o carro da Williams é decente e que pode render alguns pontos nessa temporada. Por último, a Sauber que colocou seus dois carros na zona de pontos por obra de Kobayashi e Perez. O primeiro trabalhou pesado em vários duelos e venceu todos, enquanto que o segundo, após largar em último por causa de uma troca de câmbio, conseguiu fechar em oitavo com apenas uma parada de box.
A corrida foi boa, principalmente no meio do pelotão onde a diferença entre forças esteve muito próxima. E assim deverá ser na Malásia, semana que vem. Como não dá para mudar nada em uma semana, acredito que tenhamos um cenário parecido com o que vimos nesta primeira etapa. E por lá, ainda tem o agravante que pode aparecer chuva a qualquer momento da corrida. Vai ser interessante. 
Alonso e Kimi foram alguns dos destaques desta primeira etapa. Foto (Getty Images)

Button saiu melhor que Hamilton em Melbourne e não teve trabalho durante a corrida. Mais atrás a Toro Rosso de Ricciardo pronta para espalhar e causar o entrevero na primeira curva. Foto (Getty Images)


Alonso deu mais uma vez provas do seu excepcional talento ao levar a carroça da Ferrari a quinto lugar, até então impensável. Mais atrás Maldonado, que fez a melhor corrida da sua carreira e mostrou que a Williams terá mais chances de pontos neste ano. Mas o acidente na última volta acabou com a possibilidade dos primeiros pontos. Foto (Reuters)

Schumacher esteve em grande forma no fim de semana, e se não fosse o problema de câmbio poderia ter disputado um lugar no pódio.   Foto (Reuters)


O aluno e o professor: Vettel teve um breve confronto com Schumi na prova. Foto (Getty Images)



Resultado Final
Grande Prêmio da Austrália
Circuito de Melbourne – 58 Voltas – 1ª Etapa 18/03/2012

1. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes)
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): +2s1
3. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): +4s0
4. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +4s5
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +21s5
6. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): +36s7
7. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus Renault): +38s0
8. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): +39s4
9. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): +39s5
10. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): +39s7
11. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): +39s8
12. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): +57s6
13. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): +1 volta
14. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): +1 volta
15. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): +5 voltas
16. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): +6 voltas

Não completaram
Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 12 voltas
Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): a 20 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): a 24 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 46 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): a 55 voltas
Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): a 58 voltas
Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth): não largou
Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): não largou

sábado, 17 de março de 2012

Grande Prêmio da Austrália - Classificação - 1ª Etapa

Lewis a caminho da pole em Melbourne
Foto: Getty Images
O bom desempenho mostrado durante os treinos livres de sexta e pela manhã deste sábado pela Mclaren foi confirmado pela ótima pole de Lewis Hamilton que foi acompanhada pela segunda posição de Jenson Button, mostrando que o time de Woking, por enquanto, é o time a ser batido nesta primeira etapa. E a julgar pelo que foi visto até aqui, um dos dois sairá vencendor de Melbourne.
Ao todo foi um bom treino, com surpresas na parte final ficando por conta do belo terceiro lugar conquistado por Romain Grosjean com a Lotus. Foi um grande trabalho do francês, já que Raikkonen, sofrendo naturalmente para readaptar-se à F1, ficou apenas na 18ª posição. Poderia até ter passado para a Q2 se não fosse um erro na sua última volta. As Mercedes estiveram bem durante os treinos, sempre com Schumi e Rosberg a incomodar o duo da McLaren. No Q3 Michael conseguiu um bom quarto lugar e Rosberg aparentou estar mais nervoso, errando em suas voltas, e terminou o dia em sexto.
A Red Bull foi mediana e apesar dos seus pilotos não terem tido dificuldade de passar as fases seguintes do treino, eles jamais estiveram em pé de igualdade com a McLaren. Webber e Vettel cometeram alguns erros ao tentar tirar tudo do RB8 B, mas isso não foi o suficiente e sairão em quinto e sexto respectivamente. Maldonado mostrou que o carro da Williams, ao menos, é decente e fez um grande oitavo lugar. Hulkenberg também foi muito bem nesta sua volta à F1 e conseguiu passar para Q3, enquanto seu companheiro Di Resta ficou na segunda parte qualificando-se em 15º. Hulk sai em nono ao, lado de Daniel Ricciardo que levou a Toro Rosso ao 10º lugar mostrando boas qualidades.
A Ferrari foi mal, muito mal. Alonso, que parecia tentar, e estava conseguindo, tirar leite de pedra, rodou ainda no início da Q2 quando ocupava a quarta posição e acabou atolado na brita. Massa, que penou para passar para a segunda parte, não fez nada e ficou pela 16ª posição, quatro abaixo do espanhol. Bruno até conseguiu um bom desempenho na Q1, mas ficou pelo caminho na segunda parte ao não conseguir extrair o máximo do seu Williams e sairá na 14ª posição. As Hispania não conseguiram um tempo abaixo dos 107% regulamentar e ficarão de fora desta primeira etapa. Algo normal, já que terminaram de montar os carros na sexta à noite.
A única coisa que dá para dizer é que a briga de amanhã será caseira, com as duas Mclarens a disputar ferrenhamente essa vitória. Hamilton terá a grande chance de mostrar se aprendeu com os erros do passado. Para os demais, só resta saber se o ritmo de corrida é melhor, porque em classificação já ficou claro quem manda por enquanto.

GRID DE LARGADA - GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA - 1ª ETAPA

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): 1min24s922
2. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): 1min25s074
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): 1min25s302
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min25s336
5. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min25s651
6. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 1min25s668
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min25s686
8. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): 1min25s908
9. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): 1min26s451
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): sem tempo
11. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): 1min26s429
12. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min26s494
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): 1min26s590
14. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): 1min26s663
15. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): 1min27s086
16. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min27s497
17. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus Renault): 1min27s758
18. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): 1min28s679
19. Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): 1min29s018
20. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): 1min30s923
21. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): 1min31s670
22. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): 1min26s596
* Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth): 1min33s4954**
Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): 1min33s643**

* Foi punido com perda de cinco posições por precisar trocar o câmbio para a corrida
** Estouraram o limite de 107% do tempo e ficaram fora do grid

sexta-feira, 16 de março de 2012

A carta dos extemistas barenitas à Bernie Ecclestone

Confrontos em Manama
Foto: Reuters
Sabe-se de algum tempo que os confrontos no Bahrein estão à toda desde o ano passado, tanto que Bernie teve que, na marra, cancelar a corrida de 2011.
O velho Ecclestone anunciou este ano que, independentemente como esteja a situação por aquelas bandas, a corrida deste ano será realizada. Um grupo extremista nomeada como Jovens da Revolução de 14 de Fevereiro, pediu para que Ecclestone cancele a corrida que está marcada para 22 de abril. Este mesmo grupo, que se intitula como um dos mais ativos em termos de organização de protestos, enviou para Bernie uma carta no último dia 28 de fevereiro, mas que só chegou em mãos da imprensa na sexta passada. Segue a carta:
"Senhor Ecclestone, estamos muito decepcionados com sua recente declaração confirmando a organização da corrida de F1 no Bahrein, apesar da agitação política predominante, a insegurança, as violações generalizadas dos direitos humanos mais básicos e os crimes atrozes cometidos todos os dias contra o pessoas do Bahrein.
"Essas razões foram as mesmas que o levou a cancelar a corrida do ano passado, uma situação que não diminuiu, mas está exacerbada. Sua declaração foi muita errada e deu uma má impressão que as corridas de F1 é sobre tudo dinheiro e ganância .
"Organizar uma corrida de F1 no Bahrein em um momento quando as crianças estão sendo mortas nas ruas nas mãos dos mercenários do regime, vai manchar a reputação F1 para sempre e vai imprimí-la com a imagem da morte e violações dos direitos humanos .
"Exigimos que reveja sua decisão e cancele a corrida de F1 no Bahrein, isso será o mais sábio, ou não teremos escolha a não ser fazer de tudo para garantir o fracasso da corrida, em vez de vê-lo manchado com sangue e vergonha."
Na última quinta, a polícia entrou em confronto com os manifestantes usando bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e bombas de efeito sonoro para dispersar os rebeldes que usaram bombas de gasolina nas proximidades de Manama. No dia seguinte, outra manifestação reunindo milhares de pessoas tomaram as ruas protestando pela democracia no Bahrein.
O grande problema de Bernie, como os próprios extremistas disseram, é a sua ganância pelo dinheiro importando-se muito pouco pela segurança de todos da categoria, incluíndo desde mecânicos até o pessoal da imprensa. O que resta mesmo é que as equipes se unam para convencer o velho para que a prova não seja realizada por lá, pois o que depender de Ecclestone, a F1 viverá dias negros por aquelas bandas em abril.

*Só lhes peço descupa pela minha tradução que não é tão boa assim. Mas espero que tenha ficado bem esclarecido.

Fonte: Press Association Sport http://www.google.com/hostednews/ukpress/article/ALeqM5g2Sj9fZ_Q4lEFZ3FGp7p3U0m2U9Q?docId=N1147991331900599268A

12 Horas de Sebring: Audi de Lotterer na pole

Com o tempo de 1'45''820 Andre Lotterer cravou a pole para 60ª edição das 12 Horas de Sebring, na Flórida, que marca também a abretura do Mundial de Endurance. Na segunda e terceira posições, aparecem os outros Audis #2 e #3 que foram conduzidos, respectivamente, por Tom Kristensen e Romain Dumas durante o classificatório. Talvez Dumas pudesse ter roubado a segunda posiçõe de Kristensen, caso não tivesse danificado um dos pneus após uma rodada. Na quarta posição aparece o HPD ARX-03a da Muscle Milk Racing, que foi pilotado por Klaus Graff, neste que foi o melhor LMP1 a gasolina na classificação.
Na LMP2 Olivier Pla colocou o Morgan 2012 LMP2 da OAK Racing na frente, seguido por Stéphane Sarrazin (HPD ARX/ Starworks Motorsports). Cristophe Bouchut (HPD ARX/ Level 5 Motorsports)bateu forte durante a sessão classificatória e a preocupação do Team, para agora, são as peças de reposição do carro.
Na LMPC, Bruno Junqueira (RSR) fez o melhor tempo deste grupo ao superar EJ Viso (CORE Autosport); na LMGT/GTE-PRO Gian Maria Bruni (Ferrari F458/ AF Corse) tirou o melhor tempo de Jaime Mello (Ferrari F458/ Luxury Racing) nos minutos finais do treino, e sai na frente desta classe que deveremos ter uma bela batalha, já que os Corvetes de fábrica saem na segunda fila; na LMGTE-Am Dominik Farnbacher colocou a Ferrari da Luxury Racing na frente, seguido pela outra Ferrari 458 de Nic Jöhnson (Krhon Racing); e por último, na LMGTC, a categoria das Porsches, Henrique Cisneros marcou o melhor tempo para a NGT.
Sem a presença de carros mais fortes (Peugeot desistiu de competir este ano e a Toyota só estréia em Spa), a Audi não terá grandes problemas para conseguir mais uma vitória. Apenas um azar, e dos grandes, para tirar essa conquista da fábrica de Ingostadt.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vídeo: Indy 500, 1946

Correndo com máquinas antigas as 500 Milhas de Indianápolis de 1946 - a primeira após o término da 2ª Guerra Mundial - teve a sua realização em 30 de maio. Os treinos forma dominados por Ralph Hepburn, que fez a pole ao alcançar a marca de 217Km/h a bordo de um Novi Governor. Luigi Villoresi foi um dos pilotos da época dos Grand Prix a participar desta prova e ele conseguiu um bom resultado na sua primeira corrida em Indianápolis: largou em 28º e terminou em 7º pilotando um Maserati. Outro piloto renomado que deveria ter corrido as 500 Milhas, era Rudolf Caracciola. Inicialmente ele pilotaria uma das Mercedes W165, mas estes foram retidos na Suíça onde estavam desde o início da Guerra. Ele qualificou-se num Thorne Special com a média de 191Km/h, mas um pássaro bateu em sua cabeça sofrendo forte concussão. Caracciola escapou por estar usando capacete, que ele mesmo relutou a usar antes de entrar no carro. A vitória da Indy 500 ficou com George Robson (Thorne Engineering) que completou as 200 voltas no tempo de 4h21min16s70 sendo que o foi o piloto que mais liderou, num total de 138 voltas.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...