sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Foto 400: Targa Florio, 1973

E assim como nos Ralis, a galera se arriscava por uma boa foto durante a Targa Florio. Aliás, a foto retrata o Porsche 911 RSR de Herbert Muller e Gijs Van Lennep que venceriam aquela edição de 1973 que foi a última a contar pontos para o Mundial de Marcas.
Tratou-se da 11ª vitória da Porsche no Targa Florio.

GP do Japão - Treinos Livres - 15ª Etapa

Lewis Hamilton: "Não entendo. Muda de pista para pista, eu não entendo. É incrível o que esse time tem feito, estando apto a vir a um dos circuitos mais exigentes para o downforce e ser fantástico, tão competitivo.
O carro não estava espetacular pela manhã, mas com os pneus mais macios estava bastante bom"

Nico Rosberg: "O carro é bom em todos os lugares - uma única volta, situação de corrida, tudo. A equipe realmente trouxe um excelente carro para cá, é ótimo de ver. Acho que essa pista se encaixa com nosso carro.
Estou um pouco surpreso pela vantagem, mas o carro está muito bom. Me sinto confortável na pista, e é muito bom de guiar. Tudo é positivo"

Fernando Alonso: "É sempre legal andar em Suzuka, já que é um dos circuitos que provém  o maior prazer e entusiasmo para os fãs. Apesar das interrupções do TL2, conseguimos completar nosso programa sem problemas, trabalhar nos ajustes em condições secas e molhadas. No momento, a incerteza do clima faz impossível tomar muitas decisões, ainda que sobre os pneus. Aqui, comparado às outras pistas, a diferença entre os compostos é mínima e sua performance é similar."

Valtteri Bottas: "Desde a primeira volta, o equilíbrio do carro estava bom, então demos um bom passo para a frente. As atualizações que trouxemos funcionaram bem, o que é positivo de ver.
Vai ser interessante ver onde estaremos amanhã quando as pessoas começarem e tirar mais de seus carros. Ainda que a Mercedes ainda pareça forte, terá uma boa luta com as Ferrari e as Red Bull"

Jenson Button: "Tradicionalmente, ficamos atrás dos nossos rivais na sexta, então é legal ter esse desempenho. Naturalmente, ainda tem mais no que trabalhar, mas o carro funcionou bem. A primeira sessão não foi ruim, mas nós pudemos fazer algumas mudanças produtivas no carro conforme a pista ganhava mais aderência e a temperatura aumentava. A maior parte das mudanças foi em relação ao ritmo de corrida. 
 
Ainda há muita degradação, muita mudança de direção em alta velocidade, o que é típico de Suzuka e muito duro sobre os pneus. Já esperávamos isso. Certamente estamos chegando, o que é bom de ver. Espero que o clima fique seco, só quero vencer a corrida."

Sebastian Vettel: "Acho que, definitivamente, podemos fazer mais do que um quinto lugar, mas talvez atinjamos o limite quando chegarmos ao terceiro posto! A Mercedes parece ser muito rápida aqui, mas acho que podemos melhorar, especialmente nos short-runs. Seria bom lutar com a Mercedesn na corrida. Quem sabe, se chover. Do contrário, será contra a Williams e a McLaren, que parecem mais fortes aqui, e a Ferrari."

Daniel Ricciardo: "Eu cometi um erro. Eu dei a minha primeira volta rápida e todo mundo tira o pé depois disso. Dá uma volta rápida, uma volta devagar e depois vai rápido de novo. Na minha volta lenta, havia uma bandeira amarela, então fui mais devagar ainda, para que, quando começasse minha volta rápida, a bandeira amarela tivesse sido recolhida e eu pudesse forçar.
Os pneus provavelmente esfriaram muito e, saindo da última chicane, eu acelerei, deu uma balançada e não consegui segurar.
Fizemos algumas mudanças entre o TL1 e o TL2, e definitivamente elas pareceram ter funcionado. Seria bom se tivesse continuado andando, mas estamos bem"

Max Verstappen: "Eu estava bem relaxado. Apenas fiz o que tinha de fazer. Não estava perto do limite, apenas guiando com cuidado sem fazer nenhuma loucura e tentando dar muitas voltas.
O grande desafio foi me adaptar ao carro. Os sistemas, os botões do volante...
Ele só me disse para ir ganhando confiança volta após volta e que o dia não era sobre os meus tempos de volta. Ele pareceu bem contente"
Resultado dos dois treinos livres para o Grande Prêmio do Japão - 15ª Etapa

TL1

PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Nico RosbergMercedes1m35.461s- 27
2Lewis HamiltonMercedes1m35.612s 0.151s 26
3Fernando AlonsoFerrari1m36.037s 0.576s 19
4Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.576s 1.115s 25
5Kimi RaikkonenFerrari1m37.187s 1.726s 19
6Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m37.327s 1.866s 24
7Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.466s 2.005s 27
8Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m37.649s 2.188s 24
9Sebastian VettelRed Bull/Renault1m37.686s 2.225s 26
10Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m37.714s 2.253s 26
11Felipe MassaWilliams/Mercedes1m38.012s 2.551s 22
12Max VerstappenToro Rosso/Renault1m38.157s 2.696s 22
13Sergio PerezForce India/Mercedes1m38.324s 2.863s 10
14Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m38.582s 3.121s 9
15Romain GrosjeanLotus/Renault1m38.851s 3.390s 21
16Adrian SutilSauber/Ferrari1m39.046s 3.585s 19
17Pastor MaldonadoLotus/Renault1m39.097s 3.636s 26
18Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m39.318s 3.857s 18
19Marcus EricssonCaterham/Renault1m40.031s 4.570s 18
20Roberto MerhiCaterham/Renault1m41.472s 6.011s 24
21Jules BianchiMarussia/Ferrari1m41.580s 6.119s 10
22Max ChiltonMarussia/Ferrari1m41.757s 6.296s 15

TL2
 
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m35.078s- 28
2Nico RosbergMercedes1m35.318s 0.240s 27
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.279s 1.201s 24
4Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m36.409s 1.331s 28
5Sebastian VettelRed Bull/Renault1m36.436s 1.358s 24
6Kimi RaikkonenFerrari1m36.529s 1.451s 19
7Fernando AlonsoFerrari1m36.637s 1.559s 26
8Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m36.714s 1.636s 31
9Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m36.943s 1.865s 27
10Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.186s 2.108s 3
11Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m37.219s 2.141s 19
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m37.504s 2.426s 16
13Romain GrosjeanLotus/Renault1m37.563s 2.485s 31
14Felipe MassaWilliams/Mercedes1m37.700s 2.622s 18
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m37.786s 2.708s 8
16Pastor MaldonadoLotus/Renault1m37.798s 2.720s 27
17Adrian SutilSauber/Ferrari1m38.010s 2.932s 25
18Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m38.365s 3.287s 9
19Marcus EricssonCaterham/Renault1m39.069s 3.991s 22
20Jules BianchiMarussia/Ferrari1m39.306s 4.228s 20
21Max ChiltonMarussia/Ferrari1m39.333s 4.255s 24
22Kamui KobayashiCaterham/Renault1m42.760s 7.682s 3

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Foto 399: Coca-Cola

A cada esquina, uma Coca-Cola geladinha...
O traçado de Laguna Seca, que recebeu a nona etapa do Campeonato da Can-Am de 1971.
A vitória foi de Peter Revson, com um Mclaren M8F.

Foto 398: Sliding


E a galera ia a loucura com estas correções.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Funk, sim. Automobilismo, não!

Acho engraçado algumas coisas que acontecem aqui na cidade de São Paulo, em especial no Autódromo José Carlos Pace. Os caras fecham a pista para uma reforma que inclui a troca do asfalto, alargamento da entrada dos boxes, reforma do pit-lane e outras coisas mais. Até aí tudo bem: tem sido de prache nos últimos anos fechar o autódromo por dois, três meses para atender as exigências da FIA, e enquanto isso categorias que deveriam manter as suas provas por lá se vêem obrigados a interromper as suas atividades ou mudar o seu calendário para não ficar sem a sua etapa naquela pista.
Pois bem, as corridas não podem acontecer devido a reforma. Ok, mas transferir os pancadões de funk para lá pode e pior, exatamente num período onde os últimos retoques para receber a prova da F1 estarão sendo concluídos. Vão transferir isso para porque o barulho e o consumo de drogas - fora outras coisas mais que devem acontecer nestes encontros - estão incomodando a vizinhança nos bairros da Capela do Socorro e Parelheiros, todos na zona sul da cidade.
O que eles esquecem é que ao redor do autódromo também existe uma vizinhança, essa qual que, quando tem o GP do Brasil de F1, reclama do barulho dos carros - este ano eles estarão livres disso. Creio que a prefeitura não pensou nisso.
No dia 13 de julho, quando aconteceu o último evento no autódromo antes de seu fechamento para a reforma - a etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto - houve um desses pancadões e o barulho era ensurdecedor e podia-se ouvir há quilometros. Não sei se houve alguma reclamação por parte da vizinhança, mas certamente, com a frequência que houver nestes bailes, as reclamações serão frequentes. Isto será acompanhado pela Polícia Civil Metropolitana e Polícia Civil. Mas será que mesmo assim, haverá organização suficiente? Afinal, como tudo nessa vida, começa bonito, nos conformes, organizado... mas depois vira uma várzea. E daí pra bagunça, é um pulo.
Não tenho nada contra, mas creio que há outros locais para tal realização. O sambódromo seria uma boa para isso. Não entendo porque não transferiram isso para lá. Se a questão for distância, não tem problema: é uma turma que consegue fácil transporte. Mas claro, o autódromo é perto e facilita bem a vida...
Enquanto isso o automobilismo regional continua impossibilitado de continuar o seu certame. Afinal de contas, o funk pode. O automobilismo, não.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vídeo: Largada do GP da Áustria, 1979

Claro que o vídeo chamará a atenção pelo saudoso e belo traçado do Osterreichring que sediou o GP da Áustria de 1978 e por outros tantos anos, mas digo a vocês que olhem a largada de Gilles Villeneuve (partindo da quinta posição) e depois o seu duelo contra Alan Jones naquela primeira volta.

Foto 397: Nelson

"Vamo logo com essa merda aí? Tá pra começar, porra!" É apenas uma das inúmeras coisas que dá para pensar nesta foto de Nelson Piquet já no cockpit de sua Brabham BT49 de 1982.

Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972

  (Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...