sábado, 15 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - 4ª Hora

(Foto: Team Manthey)

- Ferrari #83 fez sua parada de box no inicio desta quarta hora e continua em primeiro

- Toyota #7 em box

- Toyota #8 assume a liderança sobre o Ferrari #83 na Hunaudiéres

- Ferrari #51 em box; retornando à pista

- Ferrari #51 pegou parte de terra na Tertre Rouge

- A liderança neste momento voltou para o Ferrari #83 com a parada de box do Toyota #8, que caiu para sexto; na LMP2 a liderança está com o #10 da Vector; na LMGT3 o #46 do WRT liderando

- Inicio de chance chuva na reta principal em Le Mans

- Disputa entre o Cadillac #311 vs o Porsche #6 pela 13ª posição, com o #311 assumindo a posição treze na corrida

- #34 da InterEuropool perdeu a roda dianteira esquerda. Full Course Yellow na pista toda, que foi logo retirada; #34 chegou aos boxes, o que prejudica bastante a sua ótima corrida até então

- Um dos LMP2 lento na saída da segunda chicane da Mulsanne

- Batalha pela segunda posição entre o Porsche #5 e o Ferrari #50

- #22 da United Autosports rodou e voltou na chicane Ford, após toque com o #33 que também saiu da pista

- Ferrari #50 assumiu a segunda posição

- Full Course Yellow 

- Porsche #5 pressionando fortemente o Ferrari #50 pela segunda posição. Ferrari #83 com 15 segundos de vantagem

- Ferrari #50 em sua parada de box

- #12 do Team Jota escapando na segunda chicane da Mulsanne

- Porsche #5 em sua parada de box, assim como o BMW #46 com a entrada de Valentino Rossi; 

- Ferrari #83 fez a sua parada de box e retorna em primeiro ainda. Bom trabalho de Robert Schwartzman

- #23 da United Autosports rodou na chicane Dunlop e retornou

- Toyota #7 em seu trabalho de box neste momento, entrando Lopez

- Ferrari #50 assumindo a quinta posição sobre o Porsche #5

- Toyota #8 em trabalho de box, assim como o #12 e o #51. Neste momento o Porsche #6 também em trabalho de box

- Final de quarta hora com o Ferrari #83 liderando na Hypercar, seguido pelo Ferrari #50 e Porsche #5; Na LMP2 liderança do #10 da Vector, seguido pelo #37 da Cool Racing e pelo #22 da United; na LMGT3 #46 do Team WRT liderando, #66 da JMW em segundo e o #91 da Manthey em terceiro.

92ª 24 Horas de Le Mans - 3ª Hora

#54 da AF Corse foi o primeiro carro a abandonar de vez a corrida 
(Foto: AF Corse)

- Problemas com o retrovisor interno do Ferrari #50; foi para os boxes e o retrovisor não foi reparado

- Batida do Ferrari #54 na freada para a Dunlop; bandeira amarela no local

- Slow Zone na Dunlop

- Lamborghini #19 em terceiro neste momento. Se beneficiou da chuva momentanea, seguido dos erros de estratégia dos demais. 

- Ferrari #83 nos boxes. Saindo Kubica e entrando Schwartzman; voltou na ponta ainda

- Lamborghini #19 em sua parada

- Liderança continua com #83 da AF Corse da Hypercar; na LMP2 #10 da Vector; na LMGT3 #83 da Akkodis

- Toyota #8 escalando o pelotão, assumindo a quarta posição neste momento

- BMW Art Car batendo na Chicane Ford; voltou para a pista com a parte traseira arrebentada

-  Toyota #8 em sua parada de box, assim como #12 da Jota; Ferrari #51 também em seu trabalho de box

- Toyota #7 em box também, assim como o Porsche #6; Cadillac #311 fez sua parada e está de volta; Alpine #35 também realizou sua parada de box

- BMW Art Car #20 conseguiu chegar em box e foi recolhido para a garagem

- Disputa pela quinta posição entre o Toyota #8 e o #38 do Team Jota; #38 assumiu a quinta posição

- Toyota #7 alertado por track limits

- Peugeot #93 em seu trabalho de box

- Liderança confortável do #83 com 21 segundos de avanço sobre o Porsche #5

- Em todas as categorias os líderes conseguem uma boa diferença sobre os respectivos segundos colocados

- Ferrari #54 declarado oficialmente fora da prova

- Alpine #35 em box, assim como o Ferrari da GR Racing; Cadillac #2 fez sua parada e retornou

- #34 da Inter Europool na liderança da LMP2

- Ferrari #50 em sua parada de box; retornando

- Lexus #87 em sua parada de box

- Ferrari #50 sendo pressionado pela Porsche #12 da Jota pela quinta posição

- Final de terceira hora. Liderança na Hypercar do Ferrari #83, seguido pelo Toyota #8 e pelo Porsche #5; na LMP2 liderança do #34 da InterEuropool, seguido pelo #10 da Vector e #37 da Cool Racing; na LMGT3 #91 da Manthey liderando, com o #46 do Team WRT em segundo e #87 da Akkodis em terceiro


92ª 24 Horas de Le Mans - 2ª Hora

 


- Disputa entre o Cadillac #3 e o Toyota #8 pela quarta posição

- #47 em box

- Toyota #8 assumindo a quarta posição neste momento

- Escapada do Alpine #35 na Dunlop

- #47 da Cool Racing rodou e voltou na Dunlop

- #12 da Jota fez sua parada de box e retornou

- Agora é a vez do #14 da AO by TF em sua parada

- Toyota #8 em segundo, com o Ferrari #50 na sua cola

- Chuva próxima do circuito

- Liderança na Hypercar do #51; LMP2 #37 da Cool Racing; LMGT3 #66 da JMW

- Pista considerada em condição de chuva

- Bom andamento da Alpine neste momento, ocupando a quarta colocação com #35

- Porsche Curve com chuva. Restante da pista ok

- Toyota #8 nos boxes, assim como o Alpine #35. As Ferrari continuaram; Cadillac #3 também em box para colocarem os pneus de chuva

- Com as paradas de box, os três Ferrari Hypercar fazendo a trinca

- Boa disputa entre o Ferrari #83 vs o Porsche #6

- Ferrari #51 em sua parada

- Cadillac #311 em box, assim como o Toyota #7

- Chuva pesada na Dunlop Curve

- Boa parte do circuito já em pista molhada, incluindo a Hunaudiéres

- Porsche #6 pressionando o Ferrari #50; Porsche #6 assume a liderança

- Ferrari #50 cai para terceiro com o Ferrari #83 em segundo

- Chuva intensa antes da Indianapolis

- Porsche #6 nos boxes

- Boa disputa entre os Ferrari #83 e #51 pela liderança. E ambos com pneus slick na pista que, em várias partes, está molhada

- Ferrari #54 na gravilha da Porsche Curve; um dos Corvette da TF parou e retornou.

- Ferrari #54 acabou batendo com um P2 quando estava prestes a entrar na Porsche Curve, o que acarretou a sua parada na brita 

- Grande disputa entre as duas Ferrari, com o #83 continuando na ponta

- Toyota #8 e Ferrari #51 voltaram para os boxes para colocarem os slicks novamente

- Vários carros foram para o pit recolocar os slicks. Isso ajuda bastante os atuais ponteiros nas respectivas classes. 

- Toque entre o Ferrari #50 e o Ferrari #83 em plena Hunaudieres, com o #50 assumindo a ponta no final da hora 2





92ª 24 Horas de Le Mans - 1ª Hora

 


-Largada limpa em Le Mans, com a Ferrari #50 pulando para segundo. Liderando a Porsche #6. 

- Batalha intensa entre os demais Hypercar. 

- Toyota #7 abrindo caminho 

- Bom inicio do Cadillac com Pipo Derani no comando, abrindo espaço

- Ferrari #50 assume a liderança antes da Indianapolis

- Dos 5 primeiros, três são da Ferrari 

- Problemas com o carro #47 da Cool Racing, lento em uma das retas 

- Na LMP2, liderança do #14 da AO by TF

- O Mclaren #70 da Inception sustentou bem a primeira posição na LMGT3

- Toyota #8 subindo na classificação. É o oitavo neste momento

- #47 da Cool Racing consegue chegar aos boxes; recolhido para a garagem

- Grande pega na classe LMGT3. Das mais interessantes, diga-se

- Toyota #8 investigado por limites de pista

- Pressão do Ferrari #51 sobre o Porsche #6, efetuando a ultrapassagem na segunda chicane da Mulsanne; neste momento, doblete da equipe italiana na geral

- Derani relata problemas com o Cadillac #311 em altas velocidades. Ele ocupa a 16ª na geral

- Disputa entre o Alpine #35 e o BMW #15 pela sétima posição. 

- BMW #15, com Marco Whittman ao volante, rodando e retornando na Tertre Rouge

- Disputa pela segunda posição na LMP2 entre o #28 da IDEC e o #65 da Panis

- Os Hypercars começam a pegar tráfego pesado com os GT3 em grandes blocos de disputa; tanto que o #50 precisou a pegar o encostamento para passar os GTs

- #59 sobe para oitavo na GT3; belo inicio de Daniel Serra com o Ferrari da GR Racing, já é o 13º na classe

- O tráfego pesado deixa os Hypercar extremamente próximos, ocasionando grandes disputas em todas as classes

- Bom andamento dos brasileiros, com o #311 em 12º; #4 em 14º e #86 em 12º

- Ferraris Hypercar em disputa pela liderança, com Nielsen no #50 tendo um pequeno erro. Foi ultrapassado pelo #51, mas recuperou. 

- Cadillac #311 nos boxes para a sua parada. É o primeiro dos Hypercar a realizar seu pit-stop

- Paradas de box se intensificam

- Disputa pela liderança na LMT3 entre o #70 e o #77

- Parada de box para Toyota #7, assim como o Porsche #4. BMW Art Car também em sua parada. 

- Os 4 primeiros da Hypercar em trabalho de box, Ferraris #50 e #51, Porsche #6 e Cadillac #3; Toyota #8 em box; dois carros da Jota também em box

- Porsche #6 consegue a liderança na parada de box

- Parada de box bem interessante, já que o Porsche #6 retomou a liderança, com o Ferrari #50 em segundo. O #51 caiu para quinto e o Toyota #8 subiu para quarto

- Baita pega entre o #65 da Panis vs o #22 da United; o #23 da United na gravilha em Dunlop

- Slow Zone em Dunlop para retirar o #23

- Porsche #99 da Proton indo para a garagem

- Continua a perseguição do Mustang da Proton sobre o Mclaren da Iception na LMGT3

- #23 retorna à prova após ser resgatado; Dunlop livre da Slow Zone

- Ferrari #50 na caça ao Porsche #6

- #Ferrari #50 retoma a liderança no final da primeira hora.

- Agora é a vez do Cadillac #3 pressionar o Porsche #6 pela segunda posição

- Toyota #8 na cola do Cadillac #3

- Ótima batalha pelas primeiras posições na Hypercar, exceto a liderança

- Porsche #6 pressiona o Ferrai #50. Os quatro primeiros separados por 1 segundo. 

- Ferrari #50 com 10 segundos de punição por saída perigosa sobre o Cadillac #3 nos boxes






sexta-feira, 14 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Os escolhidos para largarem em Le Mans

 

 

O grid de largada foi definido com a realização da Hyperpole ontem, onde Kevin Estre garantiu a 19ª pole para a Porsche em Le Mans, assim como a primeira do Team Porsche - que fechou uma interessante trinca de poles neste ano, juntando esta em La Sarthe com as Daytona 500 (NASCAR) e Indy 500 (Indycar) - e a primeira da própria Porsche após o retorno em 2023 ao solo sagrado. 

E ainda tivemos as definições dos poles da LMP2 e LMGT3, assim como as demais posições restantes. 

Abaixo, o grid de largada com os respectivos pilotos que vão abrir a jornada nesta tão esperada edição. 


HIPERCARRO

(Foto: Porsche Motorsport)



  • 1. Laurens Vanthoor (Porsche n°6 - Porsche Penske) / 2. Sébastien Bourdais (Cadillac n°3 - Cadillac Racing)

  • 3. Antonio Giovinazzi (Ferrari n°51 - Ferrari AF Corse) / 4. Nicklas Nielsen (Ferrari n°50 - Ferrari AF Corse)

  • 5. Charles Milesi (Alpine n°35 - Alpine Endurance Team) / 6. Marco Wittmann (BMW n°15 - BMW M Team WRT)

  • 7. Alex Lynn (Cadillac n°2 - Cadillac Racing) / 8. Will Stevens (Porsche n°12 - Hertz Team JOTA)

  • 9. Nicolas Lapierre (Alpine n°36 - Alpine Endurance Team) / 10. Frédéric Makowiecki (Porsche n°5 - Porsche Penske)

  • 11. Sébastien Buemi (Toyota n°8 - Toyota Gazoo Racing) / 12. Robert Kubica (Ferrari n°83 - AF Corse)

  • 13.Edoardo Mortara (Lamborghini n°63 - Lamborghini Iron Lynx) / 14. Neel Jani (Porsche n°99 - Proton Competition)

  • 15. Nico Müller (Peugeot n°93 - Team Peugeot TotalEnergies) / 16. René Rast (BMW n°20 - BMW M Team WRT)

  • 17. Phil Hanson (Porsche n°38 - Hertz Team JOTA) / 18. Pipo Derani (Cadillac n°311 - Whelen Cadillac Racing)

  • 19. Felipe Nasr (Porsche n°4 - Porsche Penske) / 20. Paul di Resta (Peugeot n°94 - Team Peugeot TotalEnergies)

  • 21. Andrea Caldarelli (Lamborghini n°19 - Lamborghini Iron Lynx) / 22. Jean-Karl Vernay (Isotta n°11 - Isotta Fraschini)

  • 23. Nyck de Vries (Toyota nº 7 – Toyota Gazoo Racing)

LMP2

 

(Foto: TF Sports/ X)

  • 24. Louis Delétraz (Oreca n°14 - AO por TF) / 25. Job van Uitert (n°28 - IDEC Sport)

  • 26. Mathias Beche (n°65 - Panis Racing) / 27. Filipe Albuquerque (n°23 - United Autosports USA)

  • 28. Oliver Jarvis (n°22 - United Autosports) / 29. Malthe Jakobsen (n°37 - COOL Racing)

  • 30. Laurents Hörr (n°33 - DKR Engineering) / 31. Patrick Pilet (n°10 - Vector Sport)

  • 32. Ben Barnicoat (n°183 - AF Corse) / 33. Fabio Scherer (n°24 - Nielsen Racing)

  • 34. Vladislav Lomko (n°34 - Competição Inter Europol) / 35. Bent Viscaal (n°9 - Competição Proton)

  • 36. James Allen (n°30 - Duqueine Team) / 37. Matt Bell (n°47 - COOL Racing)

  • 38. Olli Caldwell (n°25 - Algarve Pro Racing) / 39. Colin Braun (n°45 - Crowdstrike Racing por APR)

LMGT3

 

(Foto: Dailysportscar)

  • 40. Frederik Schandorff (McLaren n°70 - Inception Racing) / 41. Alex Malykhin (Porsche n°92 - Manthey Pure Rxcing)

  • 42. Larry ten Voorde (Ferrari n°66 - JMW Motorsport) / 43. Ben Barker (Ford n°77 - Proton Competition)

  • 44. Alex Riberas (Aston Martin n°27 - O Coração das Corridas) / 45. Marco Sorensen (Aston Martin n°777 - D'station Racing)

  • 46. ​​​​Dani Juncadella (Corvette n°82 - TF Sport) / 47. Matteo Cressoni (Lamborghini n°60 - Iron Lynx)

  • 48. Rahel Frey (Lamborghini n°85 - Iron Dames) / 49. Jack Hawksworth (Lexus n°87 - Akkodis-ASP)

  • 50. Grégoire Saucy (McLaren n°59 - United Autosports) / 51. Maxime Martin (BMW n°46 - Team WRT)

  • 52. Francesco Castellacci (Ferrari n°54 - Vista AF Corse) / 53. Christopher Mies (Ford n°44 - Proton Competition)

  • 54. Augusto Farfus (BMW n°31 - Team WRT) / 55. Yasser Shahin (Porsche n°91 - Manthey EMA)

  • 56. Dennis Olsen (Ford n°88 - Proton Competition) / 57. Tom van Rompuy (Corvette n°81 - TF Sport)

  • 58. Marino Sato (McLaren n°95 - United Autosports) / 59. Johnny Laursen (Ferrari n°155 - Spirit of Race)

  • 60. Kelvin van der Linde (Lexus n°78 - Akkodis-ASP) / 61. Simon Mann (Ferrari n°55 - Vista AF Corse)

  • 62. Daniel Serra (Ferrari n°86 – GR Racing).

quinta-feira, 13 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Toyota volta ao topo no último treino livre

 

(Foto: Toyota Gazoo Racing/ X)

A última atividade oficial, visando buscar algum desempenho para a prova, fechou a noite em La Sarthe com a Toyota cravando o melhor tempo desse quarto treino livre. O protótipo nipônico, com Brendon Hartley no comando, fez o tempo de 3''29''451 e foi cinco décimos melhor que o Ferrari 499P #50. A terceira posição foi do BMW #20. 

De se destacar a presença da Peugeot entre os dez primeiros, tendo o #93 alcançado o quarto lugar - um bom resultado para eles no apagar das luzes. A Alpine, que tem andado bem nos últimos treinos, incluindo a ida ao Hyperpole, teve os dois carros no top 10: #35 ficou sexto e o #36 em nono. 

Na LMP2, o #23 da United Autosports fez a melhor marca ao atingir 3'37''121. Foi dois décimos melhor que o #24 da Nielsen Racing e sete décimos à frente do outro carro da United Autosports, o #22. 

Na LMGT3 o Lexus #87 da Akkodis da ASP Team fez o primeiro lugar com o tempo de 3'58''755. Foi seguido pelo #95 da United Autosports e pelo Mustang #77 da Proton Competition. 

Os carros voltam apenas no sábado, onde será realizado o warm-up e depois a largada para 92ª Edição das 24 Horas de Le Mans.

Abaixo os dez melhores de cada classe.





92ª 24 Horas de Le Mans - Kevin Estre, para a Porsche

(Foto: Porsche Motorsport/ X)

 Não tínhamos dúvida que essa Hyperpole seria algo impressionante, justamente pelas boas performances que estamos acompanhando desde o Test Day do último final de semana até o último terceiro treino livre. A ausência da Toyota nessa disputa pela pole foi sentida, mas apenas abrilhantaria ainda mais o que vimos em pista. Foi algo que beirou o sobrenatural em La Sarthe. 

As duas Ferrari 499P apareceram bem ocupando as duas primeiras posições no início, sempre com o pé de chumbo Antonio Fuoco comando as ações. Mas o filho pródigo de Le Mans, com o Cadillac #3 da Chip Ganassi, Sebastian Bourdais, estava inspirado ao elevar a brincadeira com uma bela volta na casa de 3'24''816 e ficando em primeiro. Parecia que a pole estava destinada ao francês, principalmente quando um dos favoritos à pole, Dries Vanthoor, acabou indo para a gravilha de Indianapolis - assim como acontecera no segundo treino de ontem. Flashes, aplausos foram dados à Seb. Mas ainda faltavam sete minuto.

Nesse curto espaço de tempo é que a mágica aconteceu: as duas Ferrari voltaram à pista com a proposta de, até mesmo, tomar de assalto a primeira fila, mas o poleman da equipe, Fuoco, escorregou na primeira chicane e abortou. Restou torcer para que Pierguidi pegasse essa posição, mas ele estava longe de conseguir a tal proeza e pegara naquele momento a segunda posição, desalojando o #50 para terceiro. Ainda tinha algo para acontecer? Com certeza...

A volta de Alex Lynn para tentar minimizar a punição de 5 colocações por conta do mega acidente em Spa, o colocou na "pole", mas em seguida Kevin Estre apareceu feito um raio para pegar aquela pole position: o tempo de 3'24''364 foi o suficiente para desbancar os Cadillac da pole position e dar a Porsche Penske Motorsport uma pole que a marca alemã não conquistava desde 2016. Em segundo aparece o Cadillac #3 e em terceiro o Ferrari #51.

Na LMP2  apole ficou para o #14 da AO by TF com Louis Deletraz confirmando a velocidade com o tempo de 3'33''217, seis décimos melhor que o #28 da IDEC Sport e oito décimos à frente do #65 da Panis Racing. 

Na LMGT3 a Mclaren pode festejar a pole com o #70 da Inceptiion onde Brendan Iribe fez o tempo de 3'58''120 - e ainda com direito a rodar na penultima chicane quando tentava melhorar ainda mais o tempo. A segunda posição foi para o Porsche #92 da Manthey PureRxcing, que passou todas atividades "escondidos", esperando apenas o momento certo para aparecer, e em terceiro o Ferrari #66 da JMW Motorsport. 

Abaixo os oito melhores de cada classe: 

*Com a punição de cinco posições, o Cadillac #3 sairá de oitavo




Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...