domingo, 8 de novembro de 2009

Belos e malditos

Alguns carros de F1 marcaram época por serem bonitos e vitoriosos, mas, por acaso do destino, acabaram também por levar no seu histórico a marca da tragédia. Aqui alguns exemplos de carros vencedores, e outros nem tanto, que ficaram marcados negativamente:

1970- LOTUS 72 (JOCHEN RINDT- TREINOS PARA O GP DA ITÁLIA)- A grande obra de Chapman estava arrasando no mundial daquele ano quando desembarcaram para a disputa do GP da Itália, 10ª etapa. Jochen Rindt era o líder do campeonato e a vitória em Monza o deixaria mais próximo da conquista. Durante os treinos de sábado o piloto austríaco foi para a pista sem usar a asa traseira em seu Lotus 72 e também sem a parte de baixo do cinto de segurança, que segundo ele tinham sido o responsável da morte de seu amigo Piers Courage em Zandvoort quando este morreu carbonizado ao não conseguir se soltar dos cintos. Assim Rindt foi para a pista, mas seu destino estava marcado. Ao frear na entrada da curva parabólica os freios in-board do Lotus falharam, arremessando seu carro contra o guard-rail que destruiu de imediato. Rindt, com o impacto, escorregou para frente sendo degolado pela aresta do cockpit. Jochen morreu instantaneamente. Ele ainda venceu o campeonato postumamente quando Emerson Fittipaldi garantiu a vitória no GP dos EUA, última etapa do campeonato mundial, tirando assim as chances de Ickx ganhar o titulo.



1977- SHADOW DN8 (TOM PRYCE- GP DA ÁFRICA DO SUL) A Shadow tinha mudado as cores dos seus carros do preto para o branco naquela temporada, mas ainda, nas duas primeiras etapas, Argentina e Brasil, usaram as cores negras. Na terceira corrida, em Kyalami, eles estrearam os novos DN8 que foram entregues a Tom Pryce e Renzo Zorzi. Durante a corrida, Zorzi teve um principio de incêndio no seu carro, que parou na beirada da reta principal de Kyalami. Dois comissários, com extintores, correram para tentar evitar o incêndio. O primeiro passou, mas o segundo foi acertado em cheio pelo carro de... Pryce que descia reta em perseguição à Stuck. O extintor que o azarado do comissário levava, acertou a cabeça de Tom que morreu de imediato. Ele ainda completou toda a reta dos boxes acertando o Ligier de Jacques Laffite. Quando o socorro chegou não tinham mais nada que pudessem fazer, Pryce estava morto.




1978- LOTUS 78 (RONNIE PETERSON- GP DA ITÁLIA) Os carros asa da Lotus estavam fabulosos e seus dois pilotos, Mario Andretti e Ronnie Peterson, eram o únicos que poderiam vencer aquele mundial. Na prova da Itália, Andretti largava da pole e Peterson, na outra Lotus 78, já que havia batido a 79 no warm-up, largava em 5º. Na largada, Peterson largou mal caindo algumas posições e ao chegar à freada da primeira chicane, foi tocado pelo carro de Hunt que tinha sido espremido pela Arrows de Patrese. O carro de Peterson foi lançado contra o guard-rail e incendiou-se de imediato. A prova foi paralisada e o fogo do carro de Peterson foi controlado. O piloto sueco foi tirado vivo do carro, mas suas pernas estavam totalmente esmagadas. Foi levado ao hospital e operado. Na manhã de segunda-feira ele teve uma embolia múltipla que o matou.

 



1982- FERRARI 126C (GILLES VILLENEUVE- TREINOS PARA O GP DA BÉLGICA) A briga entre a FISA e a FOCA estava no seu auge e algumas equipes não tinham comparecido na prova de San Marino, 4ª etapa. A briga tinha sido entre Ferrari e Renault no ínicio da prova, mas o motor turbo do carro de Arnoux não agüentou e estourou, deixando caminho livre para a dupla da Ferarri, Villeneuve e Pironi, fazerem o espetáculo junto do tiffosi. Mas Pironi quebrou um acordo que ele e Villeneuve tinham feito de não ultrapassar quem estivesse na frente do outro na última volta. O francês ignorou e tomou a posição de Gilles, que ainda tentou de todas as formas reconquistar a posição que foi fracassada. Villeneuve reclamou com os dirigentes da Ferrari que deram de ombros aos reclames de sua estrela. No pódio a expressão de Gilles era de ódio.
Quinze dias depois, nos treinos para o GP da Bélgica disputado em Zolder, Villeneuve tentava superar Pironi que tinha o melhor tempo até então naquele treino. Ao se aproximar do March de Mass, que estava lento no circuito, Gilles tentou ultrapassa-lo pelo lado direito, mas o piloto alemão mudou para o mesmo local. A Ferrari de Villeneuve tocou na trseira do March e foi catapultada para fora da pista, batendo contra o solo e depois rodopiando no ar aos pedaços. Gilles foi arremessado para longe, caindo junto de uma cerca de arame. Ele foi socorrido e levado ao hospital, mas o valente canadense tinha morrido por estrangulamento do cinto de segurança. Mas o calvário do 126C não tinha terminado e nos treinos do GP da Alemanha, 12ª etapa disputada em Hockenheim, Pironi já tinha a pole no bolso quando colidiu na traseira do Renault de Prost que voltava lentamente para os boxes. Estava chovendo e Pironi não viu o carro de seu compatriota. O acidente foi idêntico ao que tirou a vida de Gilles, mas desta vez ele quebrara as duas pernas e não voltaria mais a pilotar um carro de F1 numa corrida. O consolo da Ferrari foi o título de construtores, mas a tragédia tinha tirado muito mais deles.




1986- BRABHAM BT55 (ELIO DE ANGELIS- TESTES EM PAUL RICARD) Gordon Murray tinha projetado o carro mais baixo de toda a F1, o Brabham BT55 que foi batizado, também , de “SKATE” por causa de sua baixa estatura. O conceito do carro era bom. Ao ser baixo o carro ganharia mais alguns Hps e melhoraria sua estabilidade em curvas, mas acabou sendo um fracasso. Mas antes do final daquela temporada, em testes privados no circuito de Paul Ricard, Elio de Angelis encontrou a morte quando seu carro perdeu a asa traseira ao se aproximar dos esses de “ La Verriere”. O Brabham foi projetado ao ar, voando para fora da pista e batendo contra os barrancos. Incendiou-se de imediato e alguns pilotos que estavam presentes, entre eles Prost, ajudaram a apagar o incêndio, mas o jovem italiano não agüentou os ferimentos e veio morrer horas depois num hospital local.




1994- WILLIAMS FW16 (AYRTON SENNA- GP DE SAN MARINO) A Williams ainda era o carro a ser batido naquela nova temporada, mas agora sem os recursos eletrônicos que tinham feito dela imbatível nos últimos anos. Senna tinha se juntado a equipe e mais do que nunca eram favoritos disparados, mas o brasileiro reclamava aos montes do novo carro que era instável. Mesmo marcando as poles nas provas do Brasil e Pacifico Senna não completara nenhuma e via Schumacher e sua Benetton vencer ambas as corridas. Para a terceira etapa, disputada em Ímola, o ar de tragédia era pesado. Barrichello escapara da morte na sexta e Ratzenberger não teve sorte idêntica ao falecer quando sua Simtek espatifou na curva Villeneuve no sábado, durante os treinos de classificação. A prova começou complicada com um acidente entre Lamy e Lehto que tinha ficado parado no grid e acertado pelo lotus do português. O safety ficou na pista por 6 voltas e quando saiu, Senna abriu a sétima passagem. Ao se aproximar da curva Tamburelo, o Williams de Ayrton passou direto e acertou o muro. Seu carro destruiu por quase inteiro e parou quase perto da pista com Senna desacordado. O atendimento médico demorou a aparecer. O piloto foi levado ao hospital e lá foi feita a tentativa de ressuscitamento, mas sem sucesso e assim foi declarada morte cerebral de Senna.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Outra suspeita de espionagem

Nem estreou na F1 e a nova Lotus, que já está inscrita para correr ano que vem, pode esta sendo acusada espionagem. A suspeita recai sobre Mike Gascoyne, ex projetista da Force India, que teria copiado o carro da sua ex-equipe o VJM02 que foi usado neste ano.
Segundo dizem, Gascoyne teria usado um modelo de projeto deste carro que foi deixado pela equipe indiana no túnel de vento da empresa italiana Aerolab. A Force India trocou, neste ano, a Aerolab pela Fondtech para desenvolver seus carros e também é comentado que a equipe de Vijay Malya teria deixado algumas dividas com a empresa Aerolab.
A história da equipe já começa na base da suspeita. Grande ínicio!

Tchau Toyota!

Me lembro do ínicio da década quando ouvi o anúncio da entrada da Toyota na F1. Realmente fora um estrondo! A maior vendedora de carros do mundo iria participar da maior categoria de monopostos e isso traria, para a F1 e a própria Toyota, uma propaganda e tanto.
A Toyota tinha levado um senhor azar na sua experiência nas edições de 1998 e 1999 das 24 horas de Le Mans, quando seu carro, o soberbo e lindo GT One, quebrou quando tinha a vitória quase assegurada. Então resolveram tentar a sorte na F1 e passados praticamente quase 10 anos, após o ínicio do seu projeto, a fábrica japonesa decidiu sair de cena.
A decisão foi tomada já algum tempo e o comunicado sairia no próximo domingo, mas eles adiantaram as coisas e anunciaram nesta quarta durante uma coletiva em Tóquio que estavam saindo da F1 por conta de problemas econômicos acarretados pela crise, que ainda detona alguns países no mundo, e também pela baixa venda dos carros neste ano que, pelos estudos da fábrica, vai continuar por 2010 todo.
A Toyota injetou grana à beça desde sua entrada na F1. Na maioria das temporadas, desde sua estréia em 2002, a equipe nipônica gastava, em média, de 600 a 800 milhões de dólares anuais para simplesmente alinhar nos GPs em posições intermediárias. Tudo bem que ainda tiveram algum sucesso, por mais pequeno que fosse, como por exemplo as poles de Trulli (EUA 2005 e Bahrein 2009) e Ralf Schumacher (Japão 2005), a quarta posição no mundial de construtores do mesmo ano com 88 pontos, sendo o grande momento da fábrica na categoria.
A equipe ainda contou com os serviços de dois brasileiro: Cristiano Da Matta em 2003 até a metade de 2004 e depois com Zonta pelo resto daquela temporada. Ambos não conseguiram grandes resultados.
Hoje a mais uma fábrica vai definir seu futuro na F1: a Renault vai fazer um reunião em sua sede para resolver o seu futuro.
E assim a debandada continua!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Análise dos oito primeiros- GP de Abu-Dhabi 2009



SEBASTIAN VETTEL- Venceu com total tranqüilidade uma prova que indicava um bom duelo com Hamilton, mas este abandonou e deixou caminho aberto para o jovem alemão vencer. Não foi incomodado por Webber domando seu companheiro desde o ínicio da prova. Acabou servindo de consolo para um ano que poderia ser do título.



MARK WEBBER- Teve um desempenho bom,mas não o suficiente para disputar a vitória na corrida. Foi batido fácilmente por Vettel e quando faltava 3 voltas para o final, perdeu rendimento bruscamente por causa dos pneus e foi pressionado por Button mas conseguiu manter a segunda posição.


JENSON BUTTON- Correu para se divertir. Largou em quinto e ganhou a posição de Barrichello ainda no ínicio da prova subindo para quarto. Quando estava em terceiro manteve boa distancia para Webber e ao final da prova pressionou-o para ganhar a segunda posição, mas o australiano se sustentou por lá mesmo. Agora é hora de cuidar do futuro.


RUBENS BARRICHELLO- Estava na disputa com Vettel pelo vice no mundial, mas acabou marcando o quarto tempo sendo que estava mais leve que o alemão que marcara o segundo posto. Não teve um ritmo bom na prova e na largada tocou na traseira do carro de Webber danificando sua asa dianteira. A terceira posição acabou sendo um prêmio para ele.


NICK HEIDFELD- Outra boa prova do alemão. Largou da oitava posição 10,5Kg mais pesado que seu companheiro Kubica que saia logo à sua frente. Foi rápido o bastante para subir na tabela de ponto e garantir a quinta posição. Vendeu seu peixe para tentar uma boa vaga no ano que vem. É cotado para assumir uma vaga na Mclaren.


KAMUI KOBAYASHI- Bela apresentação do japonês e mais uma vez sem cometer um erro se quer. Saiu da 12ª posição e fez apenas um pit-stop. Travou boa batalha novamente com Button, andou em terceiro e fechou a corrida em sexto, à frente de Trulli. Está perto de assinar com a Toyota, isso se eles ficarem.


JARNO TRULLI- Teve problemas de tração no carro, o que desgastou seus pneus traseiros rapidamente e mais tarde foram os freios que começaram a dar problema. Desse modo, não pode imprimir um bom ritmo para assegurar a quinta posição. Ainda está com o futuro incerto na categoria.


SEBASTIAN BUEMI- O franco-suiço mostrou novamente boa forma nas corridas ao qualificar-se em décimo e manter um ritmo de prova que o levou até a oitava posição. O carro melhorou bastante neste fim de campeonato, possibilitando ele a fazer boas provas. Bateu rodas com Kubica e garantiu 1 ponto para ele e equipe no desfecho do mundial.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Análise das equipes- GP de Abu-Dhabi 2009

MCLAREN- Tinham, disparado, o melhor carro do fim de semana. Mais rápidos desde a sexta quando Kovalainen e Hamilton ficaram com os dois melhores tempos, a pole foi conquistada de forma fácil apesar do inglês dizer o contrário. A prova parecia estar sobre controle mas daí os freios traseiros do carro de Hamilton estouraram, forçando ele abandonar por quebra pela primeira vez na F1. Kovalainen terminou a prova em 11º errando aos montes.

FERRARI- Não figuraram entre os primeiros em momento algum, tornando assim o pior fim de semana da temporada da equipe neste ano. Raikkonen fechou a prova em 12º enquanto que Fisichella terminou em 16º. Correndo praticamente em casa era de se esperar algo mais, mas o carro não foi competitivo em nenhuma ocasião e marcou o fim de Kimi na equipe de modo discretíssimo.
BMW SAUBER- Mais uma vez chegaram na casa dos pontos, desta vez com Heidfeld. O carro esteve bem no circuito apenas no sábado, quando Kubica e Heidfeld marcaram a sétima e oitava posições, respectivamente. O polonês terminou em 10ª após ter rodado numa disputa com Buemi e Heidfeld garantiu a quinta posição na despedida da BMW da F1.
RENAULT- Foi uma melancolia só ver a equipe neste fim de semana. Alonso largou no fundão em sua despedida e terminou por lá mesmo em 14º e Grosjean acabou em último, uma volta depois do líder. O carro foi uma porcaria, assim como a equipe neste ano de muitas conturbações dentro e fora da pista.
TOYOTA- Outra boa prova dos japoneses. O carro melhorou bastante nestas últimas corridas e nesta de Abu-Dhabi o carro continuou na mesma toada possibilitando Trulli e Kobayashi chegarem a casa dos pontos. Agora resta a equipe resolver seus problemas internos para o ano que vem.
TORO ROSSO- Os carros melhoram de forma gradual neste final de campeonato e Buemi conseguiu levar o carro para a Q3. Na corrida o franco-suiço levou o oitavo lugar enquanto que seu compenheiro, Alguersuari, não completou a prova. Uma pena o carro ter melhorado somente agora.
RED BULL- Junto da McLaren eram os favoritos para a prova. Nos treinos ficaram próximos de Hamilton e na prova o inglês manteve bom ritmo até abandonar, abrindo caminho para a vitória sossegada de Vettel seguido por Webber. Os motores da Renault foram os grandes vilões da equipe do touro vermelho.
WILLIAMS- Final de semana discreto para a equipe do tio Frank. Rosberg largou em nono e terminou por lá mesmo enquanto Nakajima fez o mesmo, largado em 13º e ficando por lá no final da prova. Os dois se despediram da equipe.
FORCE INDIA- O circuito não ia ajudar eles de modo algum, então o que se viu foi um repeteco de outras atuações apagadas da equipe. Liuzzi terminou em 15º e espera um lugarzinho na equipe para o ano que vem e Sutil, que esperava mais do seu carro, acabou em 17º.
BRAWN GP- Os carros só perdiam para a Mclaren e Red Bull. Barrichello saiu em 4º, mas não teve boa jornada na prova terminado na mesma posição. Button travou bom duelo com Webber no final da prova e acabou em terceiro. Corrida apenas para se divertir.

domingo, 1 de novembro de 2009

No amistoso de Abu-Dhabi dobradinha para Red Bull e vice-campeonato para Vettel


Vettel venceu o último GP da temporada e garantiu o vice-campeonato com 84 pontos, 7 pontos a mais que Barrichello que terminou em quarto na corrida e em terciro no mundial.
A corrida, como se previa, foi bem ruinzinha. Dai você irá dizer "mas o campeonato já estava decidido", mas lembre-se que a temporada de 1995 também estava decidida e a última prova daquele ano, disputado no belo circuito citadino de Adelaide (Austrália), foi uma das melhores do ano com a vitória de Damon Hill, a segunda colocação de Olivier Panis se arrastando com sua Ligier que tinha perdido 1 cilindro do motor Mugen-Honda nas últimas voltas e terceira posição de Gianni Morbidelli com Arrows. Este foi um exemplo de corrida de fechamento de campeonato com bastante emoção.
Mas deixando uma pouco de história para outro dia, os únicos lances bons mesmo foi a curta disputa entre Kobayashi e Button quando o inglês havia feito sua primeira parada nos boxes e voltara na frente do bom  piloto japonês que atacou-o sem dó até que Jenson errou numa das curvas e cedeu o lugar à Kamui. O japonês garantiu 3 pontos na sua segunda prova na categoria.
A outra disputa, mais uma vez envolvendo Button, foi nas duas últimas voltas quando disputou roda à roda com Webber a segunda posição. O australiano segurou bem a pressão e venceu o duelo.

A última largada de 2009. Hamilton mantem a liderança, mas durante a prova abandona com problemas nos freios traseiros e deixa caminho aberto para Vettel vencer e garantir o vice no Mundial


Essa foi a real emoção de um GP insosso disputado num circuito de avaliação idêntica. As construções num lugar totalmente desabitado é de se destacar como uma das grandes maravilhas arquitetonicas da atualidade, mas a pista é sem graça. Um baita retão de 1Km e pouco que é o maior da categoria e o resto totalmente travado onde que os pontos de ultrapassagem eram quase inesistentes, apesar de alguns mostrarem que dá para fazer essas manobras como mostrou Kobayashi ao passar por Button. 
Hermann Tilke, o engenheiro deste circuito e de tantos outros que estrearam nos últimos 10 na categoria, talvez tenha errado a mão desta vez. As outras pistas como a da Malásia e da Turquia são interessantes, mas esta parece ter sido um furo na água. 
Depois de ter assistido à este GP agora aprendi a gostar de Hungaroring que também criticava à muito tempo por ser de natureza bem pobre, sem ter aquela emoção dos grandes autódromos e que já faz parte da F1 desde 1986 e se tornou uma pista tradicional no calendário. Yas Marina vai pelo mesmo caminho e concerteza vai demorar e muito para sair do calendário, afinal os petrodólares estão ali. Fazer o quê!

O pódio em Abu-Dhabi: Festa para a Red Bull

RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DE ABU-DHABI 17ª ETAPA

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 55 voltas

2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 17s8
3. Jenson Button (ING/Brawn) - a 18s4
4. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - a 22s7
5. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 26s2
6. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - a 28s3
7. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 34s3
8. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 41s2
9. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 45s9
10. Robert Kubica (POL/BMW) - a 48s1
11. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 52s7
12. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 54s3
13. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 59s8
14. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 1min09s6
15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 1min34s4
16. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a uma volta
17. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a uma volta
18. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a uma volta
Abandonaram:
Lewis Hamilton (ING/McLaren)
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

sábado, 31 de outubro de 2009

Hamilton confirma o bom desempenho e sai na pole em Yas Marinas

Foi um treino bem fraquinho. Não assisti ao treino e pelo que li, não perdi nada de interessante. Hamilton cravou uma pole que já era esperada ficando à frente de um surpreendente Vettel e Webber que não tinham ficado com bons tempos nos treinos de sexta.
Barrichello, que luta com Vettel pela segunda posição no campeonato, ficou com a quarta posição.
Na lista dos pesos Hamilton sai 1,5Kg mais leve que Webber e 4,5Kg que Vettel. Barrichello é o segundo mais leve do grid com 655Kg.
Sem mais milongas, vamos aos tempos e a tabela de pesos:


GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DE ABU-DHABI - 17ª ETAPA

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min40s948
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min41s615
3. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min41s726
4. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min41s786
5. Jenson Button (ING/Brawn) - 1min41892
6. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min41s897
7. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min41s992
8. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min42s343
9. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min42s583
10. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min42s713
11. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min40s726
12. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min40s777
13. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min41s148
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min41s689
15. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min41s667
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min41s701
17. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min41s863
18. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min40s983 *
19. Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min41s950
20. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min42s184
* Kovalainen perdeu cinco posições no grid por precisar trocar a caixa de câmbio

PESOS:

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 658,5 kg

2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 663 kg
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 660 kg
4 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 655 kg
5 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 657 kg
6 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 661 kg
7 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 654,5 kg
8 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 664 kg
9 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 665 kg
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 661,5 kg
11 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 692 kg*
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 694,3 kg*
13 -Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 704 kg*
14 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 696,5 kg*
15 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 708,3 kg*
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 695 kg*
17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 696 kg*
18- Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 697 kg*
19 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 710,8 kg*
20 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 692,5 kg*

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...