sexta-feira, 10 de outubro de 2014

GP da Rússia - Treinos livres - 16ª Etapa

Lewis Hamilton: “Eles (Mclaren) fizeram uma grande corrida na última corrida, o ritmo estava muito bom, especialmente com Jenson. Não sei se eles deram um passo à frente neste fim de semana, mas estão parecendo bem. Vamos ver como será amanhã.
Eu geralmente me sinto confortável em circuitos novos, apenas aprendendo, crescendo, é uma habilidade que você precisa aprender rapidamente. O carro está se comportando muito bem hoje. A pista estava ficando mais e mais aderente e emborrachando bastante. Dá para pegar uma tocada legal aqui, estou gostando"

Kevin Magnussen: "Foi um dia bem decente para nós, e o carro parece bom. É uma pista nova, então é difícil estar certo de onde estamos, porque estávamos trabalhando mais no ajuste do que no ritmo.
De qualquer forma, posso confirmar que é um circuito legal, tem bastante aderência, o traçado é bom, e parece que os pneus ficam bem aqui, então é bem legal de guiar. Além disso, os pneus macios parecem durar bastante, então talvez não tenhamos muitos pit-stops na corrida. Por fim, a pista é diferente do simulador e das impressões de quando andei por lá ontem. É melhor, para ser honesto.
Mas, como eu digo, ainda é cedo para cravar algo, porque não sabemos se o resultado de hoje é a realidade, então precisaremos esperar e ver o que acontece amanhã"

Fernando Alonso: "A pista é incomum. Também foi surpreendente hoje ver o nível de aderência do asfalto, o que realmente é muito raro para circuitos tão novos. Deste ponto de vista, eu me senti muito confortável na pista desde a primeira volta, e isso ajudou muito no trabalho mais importante de hoje, que foi o de aprender o traçado.
Nós trabalhamos no acerto do carro e também dos pneus. Os dois compostos tiveram desempenhos bem semelhantes e foram melhorando volta a volta.
A pista é muito dura com os freios, mas isso é uma coisa específica que teremos de trabalhar de hoje para amanhã, para estarmos totalmente preparados para a classificação"

Nico Rosberg: "Foi um dia bem produtivo hoje. A equipe decidiu por acertos diferentes. Eu fiquei com o ajuste mais criativo no meu carro na segunda sessão de treinos, mas isso não funcionou. Então, para amanhã, vamos voltar para a configuração mais conservadora, porque vimos que Lewis andou muito rápido com esse acerto.
A pista é muito legal e muito agradável de pilotar. A curva 3 é realmente muito especial e o asfalto é muito bom, por isso acho que os pneus vão durar bastante. Acredito que não veremos muitos pit-stops no domingo. E isso é um pouco surpreendente para mim.

Valtteri Bottas: “Estou positivamente surpreso pelo traçado, pois é mais desafiador do que eu esperava, com algumas seções técnicas, especialmente no último setor, e achei divertido de guiar.
O asfalto é bem liso e, com os compostos duros, vimos pouca degradação hoje, mas isso tem desafios correspondentes, pois torna mais difícil fazer os pneus funcionarem nas primeiras voltas.
Portanto, temos trabalho para fazer para garantir que vamos tirar o máximo dos pneus para a classificação amanhã, mas, no geral, foi um bom começo para nós e essa pista parece casar com o nosso carro”

Jenson Button: "As coisas foram bem desde o começo. Estávamos rápidos com os pneus médios, e os macios pareceram bem com bastante combustível. Com pouco combustível, não pude acertar o equilíbrio, mas espero crescer para amanhã. O circuito parece ser bom para nós no momento, mas a pista inevitavelmente vai mudar amanhã, e temos que estar atentos. No simulador, porém, não foi divertido de guiar. Mas é divertido, então posso dizer com confiança que estou feliz com o que os designers e organizadores fizeram.
 

Em alguns lugares é um pouco irregular, mas isso soma ao desafio. A Curva 13 é irregular na entrada, e sua asa esquerda fronteira não está com o peso certo, então é fácil travar seu pneu na freada. É complicada, então teremos de nos certificar que tenhamos o equilíbrio correto dos freios.

 
Além disso, algumas curvas são difíceis de acertar na saída, porque são cambagem negativa, então é fácil sair de traseira. Finalmente, como Kevin diz, nossos pensamentos e orações estão com Jules, de quem estamos todos sentindo falta."

Sergey Sirotkin: “Foi uma sessão positiva. Gosto da pista e foi legal pilotar o C33. Fui com calma no começo para ganhar confiança, pois eu não guiava o carro há meio ano, mas hoje eu pude rapidamente senti-lo. Durante minha volta rápida no fim da sessão, tive azar com o tráfego e os pneus não chegaram à temperatura ideal. As condições não eram as ideais, o que me custou tempo durante minha volta rápida. Vejo muito potencial para melhorar, pois fui com calma, não estava forçando até o limite. A pista é bem legal, mas também é traiçoeira. A curva 1 parece ser fácil e que pode ser feita de pé embaixo. Contudo, fui surpreendido na minha primeira volta, quando passei ali e estava bem ondulado. De qualquer forma, depois de algumas voltas você se acostuma com as características da pista.”

Resultado dos dois treinos livres para o Grande Prêmio da Rússia



FP1
Pos
Piloto
Carro
Tempo
Dif
Voltas
1
Nico Rosberg
Mercedes
1m42.311s
 -
 29
2
Lewis Hamilton
Mercedes
1m42.376s
 0.065s
 25
3
Jenson Button
McLaren/Mercedes
1m42.507s
 0.196s
 28
4
Fernando Alonso
Ferrari
1m42.720s
 0.409s
 27
5
Kevin Magnussen
McLaren/Mercedes
1m43.026s
 0.715s
 28
6
Sergio Perez
Force India/Mercedes
1m43.129s
 0.818s
 26
7
Daniil Kvyat
Toro Rosso/Renault
1m43.164s
 0.853s
 29
8
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m43.212s
 0.901s
 23
9
Jean-Eric Vergne
Toro Rosso/Renault
1m43.327s
 1.016s
 24
10
Valtteri Bottas
Williams/Mercedes
1m43.542s
 1.231s
  9
11
Felipe Massa
Williams/Mercedes
1m43.741s
 1.430s
 22
12
Daniel Ricciardo
Red Bull/Renault
1m43.821s
 1.510s
 25
13
Nico Hulkenberg
Force India/Mercedes
1m43.976s
 1.665s
 21
14
Sebastian Vettel
Red Bull/Renault
1m44.506s
 2.195s
 30
15
Adrian Sutil
Sauber/Ferrari
1m44.625s
 2.314s
 26
16
Pastor Maldonado
Lotus/Renault
1m44.876s
 2.565s
 26
17
Sergey Sirotkin
Sauber/Ferrari
1m45.032s
 2.721s
 22
18
Romain Grosjean
Lotus/Renault
1m45.190s
 2.879s
 25
19
Roberto Merhi
Caterham/Renault
1m46.782s
 4.471s
 18
20
Marcus Ericsson
Caterham/Renault
1m46.922s
 4.611s
 18
21
Max Chilton
Marussia/Ferrari
1m47.284s
 4.973s
 26


FP2
Pos
Piloto
Carro
Tempo
Dif
Voltas
1
Lewis Hamilton
Mercedes
1m39.630s
 -
 27
2
Kevin Magnussen
McLaren/Mercedes
1m40.494s
 0.864s
 32
3
Fernando Alonso
Ferrari
1m40.504s
 0.874s
 32
4
Nico Rosberg
Mercedes
1m40.542s
 0.912s
 30
5
Valtteri Bottas
Williams/Mercedes
1m40.573s
 0.943s
 33
6
Jenson Button
McLaren/Mercedes
1m40.718s
 1.088s
 32
7
Felipe Massa
Williams/Mercedes
1m40.731s
 1.101s
 30
8
Daniil Kvyat
Toro Rosso/Renault
1m41.108s
 1.478s
 32
9
Sebastian Vettel
Red Bull/Renault
1m41.396s
 1.766s
 30
10
Jean-Eric Vergne
Toro Rosso/Renault
1m41.531s
 1.901s
 33
11
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m41.630s
 2.000s
 24
12
Nico Hulkenberg
Force India/Mercedes
1m41.677s
 2.047s
 27
13
Daniel Ricciardo
Red Bull/Renault
1m42.061s
 2.431s
 25
14
Sergio Perez
Force India/Mercedes
1m42.090s
 2.460s
 29
15
Adrian Sutil
Sauber/Ferrari
1m42.233s
 2.603s
 31
16
Romain Grosjean
Lotus/Renault
1m42.892s
 3.262s
 30
17
Pastor Maldonado
Lotus/Renault
1m42.905s
 3.275s
 33
18
Esteban Gutierrez
Sauber/Ferrari
1m43.055s
 3.425s
 33
19
Marcus Ericsson
Caterham/Renault
1m44.135s
 4.505s
 22
20
Max Chilton
Marussia/Ferrari
1m44.530s
 4.900s
 29
21
Kamui Kobayashi
Caterham/Renault
1m44.952s
 5.322s
 27

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...