sexta-feira, 2 de abril de 2010

Hamilton dominante em Sepang

Nos dois treinos livres desta sexta-feira em Sepang, Lewis Hamilton foi absoluto ao dominar as duas sessões e não dar chance alguma aos concorrentes. Seu tempo foi de 1min34s175, 0.266 mais rápido que Vettel que marcou o segundo tempo.
Seguindo a lista, Rosberg ficou em terceiro, Button quarto e Schumi, que chegou a liderar o treino por alguns instantes, ficou em 5°.
As Ferraris foram medianas comn Alonso terminando em oitavo e Massa em 16°. Barrichello terminou em 17°, Di Grassi em 23° e Senna em 26°, mas estes dois últimos estão mais confiantes pois seus carros não apresentaram problemas.
A Lotus e Force India usaram 3 pilotos cada. A equipe Lotus entregou o carro para o piloto de testes Fairus Fauzy, que é malaio, no primeiro treino marcando o 24° tempo no geral. Kovalainen assumiu o carro a tarde e terminou em 21°. No Force India o escocês Paul di Resta, que já havia treinado na Autrália, usou o carro de Liuzzi no primeiro treino e ficou em 18°. Vitantonio voltou na segunda sessão e acabou em 13°.
Ao contrário do que se esperava as duas sessões de treinos foramn disputadas com tempo seco. Apenas no intervalo de ambas que choveu, mas por causa do forte calor, já estava seca a pista para a prática da tarde.

RESULTADO- TREINOS LIVRES PARA O GP DA MALÁSIA- 3ª ETAPA (TEMPOS AGREGADOS)

1 - Lewis Hamilton (ING/ McLaren) - 1min34s175
2 - Sebastian Vettel (ALE / RBR) - 1min34s441
3 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1min34s443
4 - Jenson Button (ING / McLaren) - 1min34s538
5 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - 1min34s674
6 - Robert Kubica (POL / Renault) - 1min35s148
7 - Mark Webber (AUS / RBR) - 1min35s479
8 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) - 1min35s581
9 - Sebastien Buemi (SUI / STR) - 1min35s660
10 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) - 1min35s872
11 - Adrian Sutil (ALE / Force India) - 1min35s955
12 - Kamui Kobayashi (JAP / BMW)- 1min36s018
13 - Vitantonio Liuzzi - (ITA / Force India) - 1min36s221
14 - Jaime Alguersuari (ESP / STR) - 1min36s325
15 - Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) - 1min36s325
16 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) - 1min36s451
17 - Rubens Barrichello (BRA /Williams) - 1min36s813
18 - Paul di Resta (ESC / Force India) - 1min36s891
19 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) - 1min37s415
20 - Jarno Trulli (ITA / Lotus) - 1min38s454
21 - Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) - 1min38s530 **
22 - Timo Glock (ALE / Virgin) - 1min39s061
23 - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) - 1min39s158
24 - Fairuz Fauzy (MAL / Lotus) - 1min40s721 **
25 - Karun Chandhok (IND / Hispania) - 1min41s084
26 - Bruno Senna (BRA / Hispania) - 1min41s481

* Force India usou Paul di Resta no primeiro treino e Liuzzi assumiu o carro na segunda parte.
** Lotus correu com Fairuz Fauzy de manhã e Liuzzi correu na segunda parte dos treinos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

GP da Malásia, 1999

A decisão do campeonato de 1999 estava em fervor quando a F1 desembarcou em Kuala Lumpur para o primeiro GP da Malásia.
Os protagonistas Hakkinen (Mclaren MP4/14-Mercedes) e Irvine (Ferrari F399) estavam na briga pelo mundial, mas a corrida tinha uma volta esperada: a de Michael Schumacher.
Voltando após uma a convalescência do acidente sofrido no GP da Inglaterra, quando quebrou a perna, Schumi foi a grande arma da Ferrari para impedir a possível conquista do título de Hakkinen naquela corrida.
O finlandês precisava apenas de chegar à frente de Irvine para garantir o mundial. Para o irlandês a vitória era o que lhe restava para tentar levar a briga para a última etapa, em Suzuka. E Schumi foi o peso da balança.
Michael largou da pole, tendo ao seu lado Irvine e em terceiro Coulthard e Hakkinen em quarto. Schumi sustentou a primeira posição seguido por Irvine e Hakkinen pulou para terceiro.
O plano da Ferrari foi colocado logo em prática quando Schumi deixou Irvine passar para o primeiro posto. A intenção era de Michael bloquear Hakkinen, o que acabou por dar certo.
Coulthard ainda chegou a passar Schumacher e ir à caça de Irvine, mas problemas no seu carro acabaram com suas chances de tentar ajudar Mika.
Irvine, tendo seu escudeiro de luxo a bloquear Hakkinen na prova, venceu esta e assumia a liderança do mundial de pilotos com 4 pontos de vantagem sobre Mika que tinha ficado na terceira posição, tolhido por Schumi que fez um retorno fabuloso e não venceu a prova por que realmente tinha que ajudar seu companheiro.
A prova ainda demorou a terminar, pois os comissários técnicos da FIA mediram o defletor dos Ferrari que estaria 10mm menos que o regulementado e os desclassificaram, resultado que ficou até o dia seguinte quando foi refeito o trabalho e o resultado sendo alterado mais uma vez, com a volta das Ferraris ao 1-2 de domingo.

domingo, 28 de março de 2010

Análise dos dez primeiros- GP da Austrália

Jenson Button- Depois da confusão da largada, pensava-se que estaria fora da briga por até um lugar no pódio. Mas foi astuto ao colocar pneus de pista seca no momento em que estava começando a secar. Não tinha chances contra Vettel, mas o alemão teve mais um problema e abandonou a prova e ele herdou a vitória. Teve um ritmo muito bom.


Robert Kubica- Sua largada pulando de nono para quarto, beneficiado pela confusão da largada, já estava de bom tamanho para o polonês. Mas com a parada dos demais e tendo uma boa velocidade, subiu para segundo após saída de Vettel e sustentou com garra a posição contra carros mais velozes como Hamilton e Massa. Talvez não tenha sorte igual em outras provas.


Felipe Massa- Os problemas de aquecimento nos pneus indicavam uma corrida complicada para ele, mas a sua largada foi fabulosa e o ajudou muito no desenrolar da prova. Travou bons duelos contra Webber, Hamilton e Alonso e conseguiu chegar em terceiro. É segundo no mundial de pilotos.


Fernando Alonso- Talvez se não fosse a rodada após a largada, teria discutido a vitória com Button. Recuperou-se bem e acabou esbarrando em Massa, bem no momento em que tinha ritmo melhor que o brasileiro e ficou ali até o fim da prova. Sua batalha contra Hamilton foi genial.


Nico Rosberg- Dessa turma que disputou com garra as posições, ele foi o mais comedido. Ficou só observando o que acontecia e herdou duas posições com o incidente de Webber e Hamilton no fim da prova. Com relação à Schumi, deu outro passeio.


Lewis Hamilton- Uma ótima demonstração de como se ultrapassar na F1. Ele foi o rei das ultrapassagens e arrojo na pista e nisso cometeu alguns erros. Ótimos duelos contra Kubica, Massa, Webber, Alonso que garantiram a emoção da prova. Mas dai encontrou a porta fechada de Alonso numa disputa e Webber acertou-o por trás. Assim como Button, mostrou que os Mclarens estão fortes.


Vitantonio Liuzzi- Largou em 13º e foi subindo de posições, beneficiado pelas confusões da largada. Até agora é o único carro da Force India a terminar uma prova.


Rubens Barrichello- O carro não rendeu o esperado, mas só pela ótima classificação de sábado já valeu. Aos menos marcou mais alguns pontos no mundial.


Mark Webber- Teve uma tarde frustrante. Pelo carro que tinha era pra tentar garantir a vitória com saida de Vettel, mas estava no pelotão intermediário brigando contra Hamilton. Foi bem abaixo do esperado e ainda bateu com o inglês.


Michael Schumacher- Tinha feito uma boa largada mas acabou levando um toque de Alonso na confusão da primeira curva e dai caiu para as últimas posições. Recuperou-se, mas não o suficiente para marcar mais pontos. Mas se divertiu e gostou do bom desempenho do seu Mercedes.



Em grande dia para a F1, vitória para Button

Que prova! Depois de todo o marasmo da primeira etapa no Bahrein, a Austrália viu uma das melhores provas dos últimos anos. Com a chuva que caiu antes da largada e que se estendeu pelos minutos seguintes, deixou a corrida embaralhada até o final.
A largada foi tumultuada. Vettel saiu bem e sustentou a primeira posição e foi seguido por Massa, que saiu de quinto e ganhou as posições de Button, Alonso e Webber. Na primeira curva Button tocou na lateral do carro de Alonso fazendo com que o espanhou rodasse. Com isso ele acabou acertando Schumi que também tinha feito boa largada e estava quase no encalço de Massa. Alonso ficou atravessado e foi ultrapassado por todos. Schumi teve que ir aos boxes concertar o bico do seu Mercedes e assim caiu para 20º. Ainda tinha mais por vir. Na curva 6 Kobayashi perde o bico, atravessa a curva e é acertado por Buemi e Hulkenberg com os três abandonando na hora. Isso forçou a entrada do Safety-car que ficou na pista por quatro voltas e quando ouve a relargada, Vettel tratou de sumir na frente abrindo boa diferença.
Com a pista secando aos poucos, Button foi o primeiro a arriscar a usar pneus slick. Por mais que escapasse em alguns pontos do circuito após esta parada, acabou por ser decisiva para seu futuro na prova.
Vettel tinha vida boa, mas novamente, assim como no Bahrein, um problema mecânico o tirou a chance de vencer. E pior, nem completar a prova. O freio dianteiro travou na 27ª volta e ele acabou indo direto para a caixa de brita e ficando atolado. Mais uma desilusão para o jovem piloto. E assim Button assumiu a liderança para vencer sua primeira corrida pela Mclaren.
Nas posições intermediárias, ótimos duelos. Hamilton protagonizou vários, a se destacar com Webber, Massa, Alonso e Kubica. Estes por dois últimos, por exemplo, foram os únicos a não serem ultrapassados por Hamilton que estava endiabrado na tarde australiana. No duelo com Alonso no final da prova, ele sabia que o espanhol estava com os pneus totalmente desgastados e pressionou-o. Alonso, faltando 3 voltas para o final da prova, acabou fechando a porta em Hamilton numa das últimas curvas do circuito. O inglês travou rodas, mas Webber que vinha logo atrás, o acertou na traseira, indo escapar ambos na brita e assim acabando com o belo duelo entre campeões do mundo. Mas eles voltaram para prova, com Webber tendo que ir aos boxes substituir o bico danificado.
Massa também sofreu com os pneus desgastados de sua Ferrari, mas sustentou os ataques repentinos de Alonso não dando chances a ele. Kubica foi outro grande destaque da prova ao levar o seu Renault ao segundo lugar, posição que concerteza ninguém esperava.
Barrichello ficou no pelotão intermediário e acabou onde largou, em oitavo. Senna e Di Grassi, com problemas hidráulicos em seus carros, abandonaram na primeira metade da prova.
Karun Chandhok conseguiu levar seu Hispania até o fim. Um belo resultado para a equipe.

Campeões do mundo na confusão: Alonso roda após toque de Button e que acaba tocando em Schumi, que vai para a grama. Massa já é segundo.


Por mais que plásticamente impressionasse, Kobayashi, Hulkenberg e Buemi, oculto na foto, escaparam ilesos.


Um dos grandes duelos da corrida: por algumas voltas Hamilton pressionou Kubica pela segunda posição mas o polonês não cedeu terreno ao inglês em momento algum.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Austrália- Circuito de Albert Park- Melbourne
2ª Etapa


1. Jenson Button (ING/McLaren) - 1h33min36s531
2. Robert Kubica (POL/Renault) - + 12s034
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 14s488
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - + 16s304
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 16s683
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - + 29s898
7. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) + 59s847
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - + 1min00s536
9. Mark Webber (AUS/Red Bull) - + 1min07s319
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) + 1min09s391
11. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) + 1min11s301
12. Pedro De la Rosa (ESP/Sauber) - + 1min14s084
13. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - + 2 voltas
14. Karun Chandhok (IND/Hispania) + 4 voltas

Não completaram

Timo Glock (ALE/Virgin) - 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 26 voltas
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India) - 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania) - 5 voltas
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1 volta

sábado, 27 de março de 2010

Red Bull infernal na Austrália

Se formos tirar uma idéia de como será a prova de domingo na Austrália pelo que foi os treinos de hoje, a Red Bull tem favoritismo disparado para vencer com um de seus pilotos. Vettel marcou sua segunda pole na temporada e Webber o seguiu, formando assim a primeira dobradinha de uma equipe em grid de largada neste ano. Por mais que Alonso tenha ficado em terceiro, com 0''192s de desvantagem para Vettel, o quarto colocado, Button, aparece com um atraso de 0''756s para o alemão da Red Bull. Isso sugere que tenhamos uma disputa limitada aos três primeiros do grid, se não chover, claro.
Massa teve problemas com aquecimento dos pneus e tomou sete décimos de Alonso. Vai largar em 5º, que foi conquistada no braço.
A surpresa negativa do treino foi Hamilton, que foi eliminado na segunda parte do treino. Ele reclamou de falta de aderência nos pneus e lardará em 11º. Button também tinha feito reclamação e idêntica, no entanto marcou o quarto tempo. Talvez ainda esteja "assustado" com polícia de Melbourne que o pegou andando depressa demais nas ruas da cidade na sexta-feira.
Os Mercedes largarão próximos, com Rosberg a superar mais uma vez Schumi e sair em sexto e o heptacampeão logo em seguida. Bom trabalho também de Barrichello que acabou em 8º. Fecharam os dez primeiros Kubica em nono e Sutil em décimo.
Di Grassi fez novos ajustes em seu Virgin que acabaram não dando certo e terminou em 22º. Levou 0''6s de seu companheiro Glock que sai em 21º.
Bruno Senna terminou o dia em 23º com problemas hidráulicos, mas ao menos viu uma pequena evolução no seu Hispania. Se no Bahrein tomou quase dez segundos do pole, desta vez ficou 6''6 de Vettel. Chandhok fechou a lista em 24º com a outra Hispania.

RESULTADO- GRID DE LARGADA PARA O GP DA AUSTRÁLIA- 2ª ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1m23s919
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1m24s035
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s111
4 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m24s675
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m24s837
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m24s884
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m24s927
8 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1m25s217
9 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m25s372
10 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m26s036
11 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1m25s184 (Q2)
12 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1m25s638 (Q2)
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1m25s743 (Q2)
14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1m25s747 (Q2)
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1m25s748 (Q2)
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1m25s777 (Q2)
17 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1m26s089 (Q2)
18 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m26s471 (Q3)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1m28s797 (Q3)
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1m29s111 (Q3)
21 - Timo Glock (ALE/Virgin) - 1m29s592 (Q3)
22 - Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1m30s185 (Q3)
23 - Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1m30s526 (Q3)
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1m30s613 (Q3)

sexta-feira, 26 de março de 2010

E a chuva roubou a cena nos treinos livres do GP da Autrália

A chuva prejudicou o dia de testes em Melbourne e Lewis Hamilton, aproveitando o pouco tempo de pista seca na segunda sessão, marcou o melhor tempo do dia com a marca de 1min25s801. Button fechou a dobradinha da Mclaren ficando 0''275 de desvantagem para seu companheiro. Ambos duelaram por todo o treino pela primeira posição.
Com o tempo chuvoso, restou a as equipes testarem o pneus itermediários e assim os tempos não foram alterados. Vale lembrar que na parte da manhã também caiu uma leve garoa, mas que logo passou.
A Ferrari teve um dia discreto. Massa ficou em 14º e Alonso em 17º. Os Red Bull tiveram desempnhos distintos. Enquanto Webber marcou o terceiro tempo, Vettel ficou em 16º.
Destaques para Schumi que passou boa parte dos treinos entre os últimos, sem marcar tempo algum. Na segundo treinos subiu para 4º e Rosberg acabou em 11º. Os outros destaques foram Petrov (Renault) 5º; Buemi (Toro Rosso) 6º; Sutil e Liuzzi, com suas Force India, ficaram em sétimo e oitavo.
Barrichello ficou com o nono tempo, Di Grassi acabou em 23º e Senna, aina com problemas no seu Hispania, terminou em 24º.

RESULTADOS- TREINOS LIVRES PARA O GP DA AUTRÁLIA- (TEMPOS AGREGADOS)

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) 1min25s801
2. Jenson Button (ING/McLaren) 1min26s076
3. Mark Webber (AUS/Red Bull) 1min26s248
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1min26s511
5. Vitaly Petrov (RUS/Renault) 1min26s732
6. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) 1min26s832
7. Adrian Sutil (ALE/Force India) 1min26s834*
8. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) 1min26s835
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams) 1min26s904
10. Robert Kubica (POL/Renault) 1min26s927
11. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min26s956
12. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) 1min27s108
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) 1min27s455
14. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min27s511
15. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) 1min27s545
16. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1min27s686
17. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min27s747
18. Paul di Resta (ESC/Force India) 1min28s537*
19. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) 1min28s572
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) 1min29s860
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1min30s695
22. Timo Glock (ALE/Virgin) 1min32s117
23. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) 1min32s831
24. Bruno Senna (BRA/Hispania) 1min33s401
25. Karun Chandhok (IND/Hispania) 1min34s251

*Paul di Resta é piloto de testes da Force India e treinou na primeira parte da manhã. De tarde foi a vez do titular Sutil assumir o volante.

quinta-feira, 25 de março de 2010

GP da Austrália, 1985

Neste ano de 2010 o GP da Austrália completa 25 ininterruptos no calendário da F1. No vídeo abaixo, Senna, com sua Lotus 97T-Renault Turbo, em ação no treino classificatório quando conquistou a pole.
A prova foi disputada no circuito de rua de Adelaide, que se caracterizava por ser um pista rápida por mais que fosse citadina.

Na prova Senna travou bons duelos contra Mansell e Rosberg e ainda deu seu show particular, escapando por todos os cantos da pista e andando sem a asa dianteira por um bom tempo. Ele abandonou a prova na 62ª volta com problemas de motor.
A vitória ficou com Rosberg (Williams FW10-Honda), seguido pela dupla da Ligier Laffite e Streiff (Ligier JS25-Renault Turbo).

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...