terça-feira, 20 de abril de 2010

Emerson Fittipaldi vs Nigel Mansell, Cleveland 1993

Lembro-me desse dia como se fosse hoje. Mansell tinha trocado a F1 pela Indy no final de 1992 após a conquista de seu único campeonato pela Williams. Ele encontrou nos EUA um cenário diferente do que tinha se acostumado no último 1 ano e meio na F1, quando dominava a seu bel prazer com os insuperáveis Williams-Renault.
Na Indy, ele desembarcara na equipe da Newman-Haas tendo como companheiro o grande Mario Andretti e o Lola T9306- Ford XB para pilotar. Do outro lado o duo da Penske, com Paul Tracy e sua juventude aliada a uma velocidade impressionante e o mestre Emerson Fittipaldi ao volante dos elegantes Penske PC22- Chevrolet C. Aliás, tanto estes motores quanto os chassis eram os únicos que estavam em pista na maioria das provas.
Por todo o campeonato a briga foi direta entre o duo da Newman-Haas e Penske pelo campeonato, mas na oitava etapa, disputada na pista do aeroporto de Burke Lake Front, Cleveland, Mansell e Emerson então líder e vice no campeonato, travaram um duelo memorável.
Paul Tracy tinha largado na pole e liderado a prova inteira, exceto por algumas voltas quando teve que ir aos boxes para a troca de pneus e reabastecimento e nisso Mansell aproveitou-se para liderar por um curto espaço de tempo.
Nas últimas dez voltas, ele e Emerson travaram uma batalha das boas pela segunda posição, com o brasileiro a ultrapassá-lo na volta 75, mas o Leão fez valer seu apelido e foi a caça de Fittipaldi. Nas voltas 77 e 78 ambos trocaram de posição várias vezes, chegando em algumas delas contornarem curvas lado a lado. No final foi Emerson quem conseguiu a segunda posição e Mansell ficando em terceiro.
Tracy venceu a corrida com mais de 18 segundos à frente de Fittipaldi, mas a batalha dos dois grandes pilotos tinha sido fabulosa.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Análise do dez primeiros- GP da China

Jenson Button- A sua estratégia em não entrar para trocar os pneus para intermediários quando a chuva estava fraca, foi decisiva. Ultrapassou Rosberg e abriu boa vantagem. No final da corrida quase foi acossado por Hamilton, mas tinha 2.5s de vantagem sobre o seu companheiro de Mclaren. Agora a divisão de forças na equipe está por igual.


Lewis Hamilton- Se atrapalhou nas trocas de pneus e acabou perdendo a chance de tentar ganhar a prova. Mas fez outra grande prova ao ser combativo nela toda e travara ótimos duelos no pelotão intermediário, quando subia de posições. Sua briga com Schumi foi o ponto alto da prova. Agora só lhe falta vencer, afinal Button já tem 2 vitórias e a liderança do mundial.


Nico Rosberg- Teve a grande chance de vencer e isso parecia provável, mas seu erro acabou deixando Button se aproximar e ultrapassá-lo no fnal da reta oposta. Brigou muito contra Hamilton, mas também não pode fazer nada contra o poderio das Mclarens. Com relação à Schumi, está formidável.


Fernando Alonso- A queimada na largada o prejudicou demais. Podia ter discuto a vitória com Button e Rosberg, mas tinha o drive through para ser pago. Recuperou-se bem, mas a ultrapassagem sobre Massa na entrada dos boxes podia ter sido evitada, até para o bem da equipe.


Robert Kubica- Outra bela prova do polonês. Andou na terceira posição por algum tempo, mas sem ameaçar os ponteiros. Foi superado por Hamilton e Alonso que tinham carros mais velozes.


Sebastian Vettel- Outra prova para ser esquecida. Era favorito para vencer e mesmo tendo perdido a posição Alonso, seguramente viria ao primeiro posto mais tarde com a punição ao espanhol. Mas erros seu e da equipe acabaram com suas chances. Mas ainda tem o carro mais rápido da F1.


Vitaly Petrov- Ótimos duelos contra Schumacher, Hamilton e Alguersuari garantiram para ele seus primeiros pontos e vai se firmando como um dos melhores da nova safra. É bastante agressivo.


Mark Webber- Errou aos montes e o que teve de bom na prova foi a ultrapassagem sobre Vettel, quando este ficou bloqueado por Sutil numa disputa por posição. Suas quatro provas foram bem apagadas.


Felipe Massa- Um final de semana discreto para ele. Largou em sétimo e passou toda a prova nas posições intermediárias. No lance contra Alonso, ele admitiu que havia derrapado na última curva antes da entrada dos pits, versão que foi confirmada pelo espanhol. Mas em outra coletiva disse que ter ficado atrás dele na parada de box após o acontecido, lhe custou 3 posições. As coisas não parecem fáceis para ele.


Michael Schumacher- Teve a prova mais dura após sua volta a categoria e sofreu nas mãos dos novatos que não lhe deram sossego. Foi o primeiro a trocar para pneus intermediários quando a chuva deu uma apertada, mas não soube aproveitar essa situação para ganhar mais posições. Por enquanto, uma volta inglória para F1.



domingo, 18 de abril de 2010

Com bela estratégia, Button vence o GP da China e assume a liderança. Brasileiros são discretos.

Outra grande prova e mais uma vez, claro, com a participação da chuva que foi e voltou em vários momentos da corrida. Nessas circunstancias Button arriscou bem ao não trocar os pneus slick por intermediários, e ali conseguiu garantir uma boa vantagem que foi importante para chegar a sua segunda vitória no ano.
O começo foi caótico, com Alonso fazendo uma bela largada. Voltas depois foi "dedurado" por Charlie Whiting, chefe de provas da FIA responsável pela largada, ao mostrar que o espanhol tinha avançado antes que apagasse as luzes vermelhas. Mesmo com Alonso na frente das duas Red Bull, a prova ainda teve o acidente entre Liuzzi, Buemi e Kobayashi que eliminou os três de uma vez. O safety car foi acionado, ficando por 4 voltas. Após a relargada começou a chover fino em alguns pontos do circuito, o que levou a maioria dos pilotos a entrarem nos boxes para colocar pneus intermediários. Rosberg, que assumiu a liderança e Button segundo, foram os únicos a continuar com os slicks e isso foi fundamental para ambos. Com os demais sofrendo desgastes nos pneus intermédios, eles chegaram a abrir mais de 30s para o terceiro.
Enquanto isso, com o chove não molha que forçou os pilotos a trocar novamente para slick, Hamilton mais uma vez tratou de garantir a emoção da prova. Com ótimas ultrapassagens e mostrando uma velocidade alucinante meio a nuvem d'água que se formou após o reinicio da chuva, duelou com Vettel, Webber, Petrov, Rosberg e Schumi. Aliás, este último foi o mais duro com Michael a resistir bem aos ataques de Lewis. Foi duas voltas de ataques constantes do piloto da Mclaren e na grande reta oposta ele enfim conseguiu. Contra Rosberg também foi maravilhoso e no mesmo ponto, no final da reta oposta, conseguiu ganhar a segunda posição. Chegou a ameaçar a primeira posição de Button, mas por problemas de pneus, não pode atacar seu companheiro com mais veemência.
Para a Ferrari as coisas só não foram piores, porque Alonso salvou a tarde ao chegar em quarto mas a sua queima de largada, que lhe rendeu um drive trough, poderia ter azedado toda sua corrida. Massa ficou em 9º numa prova apagadissima e ainda teve a ultrapassagem que levou de Alonso na entrada dos boxes, que causou, ou ainda causara alguma polêmica.
Certamente a chuva prejudicou os Red Bull que eram tidos como favoritos no início da prova. Os seus pilotos se atrapalharam também e a equipe não soube lidar com a mudança repentina das condições da pista. Talvez, se tivessem segurado mais tempo na pista ainda quando esta não estava molhada na primeira sessão de paradas, teriam brigado pela vitória.
Destaque para Petrov que fez uma boa prova e terminou em sétimo, depois de duelos contra Hamilton, Alguersuari e Schumi.
Para os outros brasileiros foi normal a prova. Barrichello até lutou pelos pontos, mas foi superado por carros mais velozes e terminou em 12º. Senna completou sua segunda prova na F1 e terminou em 16º duas voltas à frente de Chandhok, seu companheiro de Hispania. Di Grassi, da Virgin, não durou muito na prova e fez apenas 9 voltas e saiu com problemas de câmbio.
A próxima etapa será o GP da Espanha em 9 de maio, em Barcelona.

A queimadinha de básica de largada de Alonso: voltas depois teve que pagar um Drive Through e fez uma corrida de recuperação...


... e com concerteza agradeceu a entrada do Safety Car que o ajudou e muito para chegar em quarto

As Red Bull estiveram discretas em Xangai: a estratégia e os constantes erros dos dois pilotos colaboraram para o resultado final

O grande duelo: por duas voltas Schumi suportou os ataques de Hamilton, até que o inglês conseguiu a quinta posição do heptacampeão.



RESULTADO FINAL-
Grande Prêmio da China- Autódromo de Xangai-
18/4/2010- 4ª Etapa

1 - Jenson Button (ING / McLaren) 1h44min42s163

2 - Lewis Hamilton (ING / McLaren) a 1s5
3 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) a 9s4
4 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) a 11s8
5 - Robert Kubica (POL / Renault) a 22s2
6 - Sebastian Vettel (ALE / RBR) a 33s3
7 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) a 47s6
8 - Mark Webber (AUS / RBR) a 52s1
9 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) a 57s7
10 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) a 61s7
11 - Adrian Sutil (ALE / Force India) a 62s8
12 - Rubens Barrichello (BRA / Williams) a 63s6
13 - Jaime Alguersuari (ESP / STR) a 71s4
14 - Heikki Kovalainen (FIN / Lotus) a uma volta
15 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) a uma volta
16 - Bruno Senna (BRA / Hispania) a duas voltas
17 - Karun Chandhok (IND / HRT) a quatro voltas

Não completaram

Jarno Trulli (ITA / Lotus) abandonou na 21ª volta
Lucas di Grassi (BRA / Virgin) abandonou na oitava volta
Pedro de la Rosa (ESP / Sauber) abandonou na sétima volta
Sebastien Buemi (SUI / STR) acidente na primeira volta
Kamui Kobayashi (JAP / Sauber) acidente na primeira volta
Vitantonio Liuzzi (ITA / Force India) acidente na primeira volta
Timo Glock (ALE / Virgin) não largou

Melhor Volta: Lewis Hamilton (Mclaren Mercedes) 1min42s061

sábado, 17 de abril de 2010

No melhor estilo "mineirinho" Vettel conquista a quarta pole da equipe no ano

O domínio quase que absoluto de Hamilton nas duas primeiras partes da sessão classificatória, fez crer que a Mclaren estava um pouco à frente dos demais na China mas tudo foi por água abaixo quando começou o terceiro treino e Vettel, no estilo "come queto", cravou a sua terceira pole no ano e a quarta da Red Bull no ano. Webber sai ao seu lado e pelo jeito, se não haver contratempos, um dos dois sairá vencedor amanhã.
Os Red Bull passaram as duas sessões apenas de "tocaia" enquanto Hamilton fazia miséria na frente, mas quando as coisas foram pra valer na terceira parte o inglês falhou e os Red Bull tomaram à dianteira. Para Lewis foi frustrante, tanto que ele ficou atrás até de Button na tabela de tempos e sairá em sexto, sem saber até agora como tudo desandou. Jenson, por sinal, vem até surpreendendo e andando na frente de Lewis nas classificações. Contando com esta classificação, esta 3x1 para o atual campeão sobre seu companheiro nos treinos oficiais.
Alonso colocou sua Ferrari no terceiro posto enquanto que Massa ficou em sétimo, admitindo logo após o treino que errou na última curva quando estava em grande volta. Nico Rosberg aparece em quarto com sua Mercedes enquanto que Schumi ficou apenas em nono, tomando mais de 1 segundo do pole Vettel. Fechando os dez primeiros, Kubica roubou no final a posição de Schumacher e ficou em oitavo e Sutil mais uma vez comparecendo na Q3 terminou em décimo.
Para os demais brasileiros, muito trabalho. Barrichello por pouco não passa para a Q2, marcando a 11ª marca. Di Grassi sai em 22º e Senna em 23º.
A previsão é de 60% de possibilidade de chuva na hora da prova.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA CHINA- 4ª ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE / Red Bull) - 1min34s558
2 - Mark Webber (AUS / Red Bull) - 1min34s806
3 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) - 1min34s913
4 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1min34s923
5 - Jenson Button (ING / McLaren) - 1min34s979
6 - Lewis Hamilton (ING / McLaren) - 1min35s034
7 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) - 1min35s180
8 - Robert Kubica (POL / Renault) - 1min35s364
9 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - 1min35s646
10 - Adrian Sutil (ALE / Force India) - 1min35s963
11 - Rubens Barrichello (BRA / Williams) - 1min35s748
12 - Jaime Alguersuari (ESP / Toro Rosso) - 1min36s047
13 - Sebastien Buemi (SUI / Toro Rosso) - 1min36s149
14 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) - 1min36s311
15 - Kamui Kobayashi (JAP / Sauber) - 1min36s422
16 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) - 1min36s647
17 - Pedro de la Rosa (ESP / Sauber) - 1min37s020
18 - Vitantonio Liuzzi (ITA / Force India) - 1min37s161
19 - Timo Glock (ALE / Virgin) - 1min39s278
20 - Jarno Trulli (ITA / Lotus) - 1min39s399
21 - Heikki Kovalainen (FIN / Lotus) - 1min39s520
22 - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) - 1min39s783
23 - Bruno Senna (BRA /Hispania) - 1min40s469
24 - Karun Chandhok (IND / Hispania) - 1min40s578

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Hamilton dominante na China

Após uma bela batalha entre Mclaren e Mercedes pelas primeiras posições nos treinos livres de Xangai, Hamilton fecho o dia com o melhor tempo 1'35''217 ficando a frente de Rosberg por 0.248. Na terceira posição aparece Button e em quarto Schumi, que ficou 0.385 atrás de Lewis, o que mostra a boa briga das duas equipes no treino e como pode ser o desempenho dos Mercedes na China.
Os Red Bull ficaram entre os dez primeiros: Vettel ficou em 5º e Webber em sexto. Na Ferrari Alonso, que testou o duto de ar semelhante ao usado pela Mclaren, ficou em décimo mesmo tendo um motor quebrado e Massa fechou em 11º. Segundo a equipe o motor estourado é o mesmo que usou no Bahrein, etapa de abertura.
A Toro Rosso teve dois destaques em Xangai. Enquanto Alguersuari colocou seu carro em oitavo na tabela, Buemi tomou um susto daqueles quando na freada da reta oposta a suspensão dianteira do seu carro se desfez por inteira. A sorte é que estava numa velocidade baixa e nada sofreu, indo parar na caixa de brita. Mais tarde a equipe divulgou o que a causa do acidente tinha sido por uma quebra do suporte vertical da suspensão dianteira.
Rubens Barrichello terminou o dia em 15º; Di Grassi ficou em 24º e Senna em 25º.


RESULTADO- TREINOS LIVRES PARA O GP DA CHINA- 4ª ETAPA

1 - Lewis Hamilton (ING/ McLaren) - 1min35s217

2 - Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1min35s465
3 - Jenson Button (ING / McLaren) - 1min35s593
4 - Michael Schumacher (ALE / Mercedes) - 1min35s602
5 - Sebastian Vettel (ALE / RBR) - 1min35s791
6 - Mark Webber (AUS / RBR) - 1min35s995
7 - Adrian Sutil (ALE / Force India) - 1min36s254
8 - Jaime Alguersuari (ESP / STR) - 1min36s377
9 - Robert Kubica (POL / Renault) - 1min36s389
10 - Fernando Alonso (ESP / Ferrari) - 1min36s604
11 - Felipe Massa (BRA / Ferrari) - 1min36s944
12 - Vitaly Petrov (RUS / Renault) - 1min36s986
13 - Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) - 1min37s421
14 - Kamui Kobayashi (JAP / BMW Sauber) - 1min37s431
15 - Rubens Barrichello (BRA /Williams) - 1min37s657
16 - Vitantonio Liuzzi - (ITA / Force India) - 1min37s804
17 - Nico Hulkenberg (ALE / Williams) - 1min37s867
*18 - Paul di Resta (ESC / Force India) - 1min38s618
19 - Jarno Trulli (ITA / Lotus) - 1min39s624
20 - Sebastien Buemi (SUI / STR) - 1min39s939
21 - Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) - 1min39s947
22 - Timo Glock (ALE / Virgin) - 1min40s233
23 - Karun Chandhok (IND / Hispania) - 1min41s008
24 - Lucas di Grassi (BRA / Virgin) - 1min41s107

25 - Bruno Senna (BRA / Hispania) - 1min41s345

* Paul di Resta substituiu Liuzzi no primeiro treino desta sexta-feira


 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os Indy na Inglaterra, 1978

A USAC (United States Auto Club) levou para a Inglaterra o seu campeonato de Indycars para duas corridas, em Silverstone e Brands Hatch.
Em 1º de outubro foi disputado o Daily Express Silverstone, 16ª etapa do campeonato, com a presença de 16 carros. Na lista estavam as grandes estrelas do automobilismo americano: Rick Mears, AJ Foyt, Al Unser Sr, Tom Sneva, Bobby Unser, Johnny Rutheford, Gordon Johncock entre outros.
A pole position foi de Danny Ongais (Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8) e a vitória de AJ Foyt (Coyote- Foyt TC). Abaixo a lista do grid de largada e chegada da prova:

GRID DE LARGADA- USAC Daily Express Silverstone- 16ª etapa- 1º de outubro de 1978

1 Danny Ongais- Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 1min22s187
2 Al Unser- Lola T500 - Cosworth DFX V8
3 Rick Mears -Penske PC6 - Cosworth DFX V8
4 Gordon Johncock -Wildcat - DGS TC
5 Bobby Unser- Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8
6 Johnny Rutherford -McLaren M24B - Cosworth DFX V8
7 Tom Bagley- Watson 78 - Offy 159 ci turbo
8 Wally Dallenbach- McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8
9 Tom Sneva -Penske PC6B - Cosworth DFX V8
10 AJ Foyt- Coyote - Foyt TC
11 Steve Krisiloff -Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8
12 David "Salt" Walther- McLaren M24 - Cosworth DFX V8
13 George Snider- Coyote - Foyt TC
14 Joe Saldana -Eagle 72 - Offy 159 ci turbo
15 Dick Simon- Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo
16 Spike Gehlhausen -Eagle 74 - Offy 159 ci turbo

RESULTADO FINAL:

1 AJ Foyt Coyote - Foyt TC-  38 Voltas- 1h04min03.350
2 Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8 - 38
3 Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8-  38
4 Gordon Johncock Wildcat - DGS TC - 38
5 Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8- 38
6 Steve Krisiloff Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8- 37
7 David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8- 36
8 Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8-  28
9 Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo -28
10 Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8
11 George Snider Coyote - Foyt TC - 26
12 Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo - 25
13 Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo- 16
14 Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8 -15
15 Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 5
16 Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo - 3
* A prova foi disputada no traçado original de 4.720 metros.


Na segunda prova, o USAC Daily Mail Brands Hatch disputada no dia 7 de outubro, a prova contou novamente com 16 carros. No dia da prova largaram apenas quinze, já que Steve Krisilof (Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8) tinha se acidentado e não pode participar da corrida. A pole foi marcada por Al Unser Sr (Lola T500 Cosworth DFX V8) e a corrida vencida por Rick Mears (Penske PC6 Cosworth DFX V8).

GRID DE LARGADA- USAC Daily Mail Brands Hatch- 17ª etapa- 7 de outubro de 1978

1 Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8- 40s827
2 Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8
3 Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8
4 Gordon Johncock Wildcat - DGS TC
5 Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8
6 Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8
7 Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8
8 Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo
9 AJ Foyt Coyote - Foyt TC
10 Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo
11 Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo
13 Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8
14 David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8
15 Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo
16 Steve Krisiloff * Wildcat Mk 3 - Drake DT 160 V8
16 George Snider Coyote - Foyt TC

RESULTADO FINAL:

1- Rick Mears Penske PC6 - Cosworth DFX V8- 100 VOLTAS- 1h15min23s450
2- Tom Sneva Penske PC6B - Cosworth DFX V8- 100
3- Johnny Rutherford McLaren M24B - Cosworth DFX V8- 99
4- AJ Foyt Coyote - Foyt TC- 98
5- Wally Dallenbach McLaren M24 [005] - Cosworth DFX V8- 95
6- David "Salt" Walther McLaren M24 - Cosworth DFX V8- 94
7- Dick Simon Vollstedt 77 [14] - Offy 159 ci turbo- 86
8-George Snider Coyote - Foyt TC- 85
9- Danny Ongais Parnelli VPJ6B [002] - Cosworth DFX V8- 83
10- Joe Saldana Eagle 72 - Offy 159 ci turbo- 71
11- Gordon Johncock Wildcat - DGS TC- 33
12- Spike Gehlhausen Eagle 74 - Offy 159 ci turbo- 23
13- Bobby Unser Eagle 78 Mk II - Cosworth DFX V8- 20
14- Tom Bagley Watson 78 - Offy 159 ci turbo- 10
15- Al Unser Lola T500 - Cosworth DFX V8- 0

* A prova foi disputada no traçado menor de Brands Hatch de 1.930 metros.

terça-feira, 13 de abril de 2010

GP da China, 2006

Era a ocasião em que Michael Schumacher estava na caça de Fernando Alonso pela briga do mundial. Enquanto o espanhol caminhava para seu segundo mundial consecutivo, Schumi tentava chegar nele para levar a disputa mais adiante e na China, 16ª etapa e antepenúltima daquele mundial a disputa foi fantástica.
Alonso marcou a pole e Schumi saiu apenas em sexto e na segunda posição Fisichella formando a dobradinha da Renault. Um bom resultado de Fernando com Schumacher não completando a prova ou até mesmo chegando em sétimo ou oitavo, já o deixava com chances de conquistar o mundial em Suzuka. Para Michael era chegar à frente de Alonso e mais nada.
Com a prova iniciando com pista molhada e secando ao decorrer dela, as posições foram alterando e na parte final Schumi estava em segundo após deixar Fisico para trás. Alonso foi para os boxes e trocou seus pneus de chuva por liso e quando saiu para a pista, escorreu e Michael o passou feito por dentro. Fernando ainda teve que contar com a ajuda de seu companheiro Fisico, que abriu passagem pra ele garantir a segunda posição.
Com a vitória, Michael empatou o mundial com Alonso em 116 pontos e levou a decisão para as últimas duas corridas- Suzuka e Interlagos. Foi a última conquista de Michael na F1 antes de sua aposentadoria.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...