A decisão do campeonato de 1999 estava em fervor quando a F1 desembarcou em Kuala Lumpur para o primeiro GP da Malásia.
Os protagonistas Hakkinen (Mclaren MP4/14-Mercedes) e Irvine (Ferrari F399) estavam na briga pelo mundial, mas a corrida tinha uma volta esperada: a de Michael Schumacher.
Voltando após uma a convalescência do acidente sofrido no GP da Inglaterra, quando quebrou a perna, Schumi foi a grande arma da Ferrari para impedir a possível conquista do título de Hakkinen naquela corrida.
O finlandês precisava apenas de chegar à frente de Irvine para garantir o mundial. Para o irlandês a vitória era o que lhe restava para tentar levar a briga para a última etapa, em Suzuka. E Schumi foi o peso da balança.
Michael largou da pole, tendo ao seu lado Irvine e em terceiro Coulthard e Hakkinen em quarto. Schumi sustentou a primeira posição seguido por Irvine e Hakkinen pulou para terceiro.
O plano da Ferrari foi colocado logo em prática quando Schumi deixou Irvine passar para o primeiro posto. A intenção era de Michael bloquear Hakkinen, o que acabou por dar certo.
Coulthard ainda chegou a passar Schumacher e ir à caça de Irvine, mas problemas no seu carro acabaram com suas chances de tentar ajudar Mika.
Irvine, tendo seu escudeiro de luxo a bloquear Hakkinen na prova, venceu esta e assumia a liderança do mundial de pilotos com 4 pontos de vantagem sobre Mika que tinha ficado na terceira posição, tolhido por Schumi que fez um retorno fabuloso e não venceu a prova por que realmente tinha que ajudar seu companheiro.
A prova ainda demorou a terminar, pois os comissários técnicos da FIA mediram o defletor dos Ferrari que estaria 10mm menos que o regulementado e os desclassificaram, resultado que ficou até o dia seguinte quando foi refeito o trabalho e o resultado sendo alterado mais uma vez, com a volta das Ferraris ao 1-2 de domingo.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
domingo, 28 de março de 2010
Análise dos dez primeiros- GP da Austrália
Jenson Button- Depois da confusão da largada, pensava-se que estaria fora da briga por até um lugar no pódio. Mas foi astuto ao colocar pneus de pista seca no momento em que estava começando a secar. Não tinha chances contra Vettel, mas o alemão teve mais um problema e abandonou a prova e ele herdou a vitória. Teve um ritmo muito bom.
Robert Kubica- Sua largada pulando de nono para quarto, beneficiado pela confusão da largada, já estava de bom tamanho para o polonês. Mas com a parada dos demais e tendo uma boa velocidade, subiu para segundo após saída de Vettel e sustentou com garra a posição contra carros mais velozes como Hamilton e Massa. Talvez não tenha sorte igual em outras provas.
Felipe Massa- Os problemas de aquecimento nos pneus indicavam uma corrida complicada para ele, mas a sua largada foi fabulosa e o ajudou muito no desenrolar da prova. Travou bons duelos contra Webber, Hamilton e Alonso e conseguiu chegar em terceiro. É segundo no mundial de pilotos.
Fernando Alonso- Talvez se não fosse a rodada após a largada, teria discutido a vitória com Button. Recuperou-se bem e acabou esbarrando em Massa, bem no momento em que tinha ritmo melhor que o brasileiro e ficou ali até o fim da prova. Sua batalha contra Hamilton foi genial.
Nico Rosberg- Dessa turma que disputou com garra as posições, ele foi o mais comedido. Ficou só observando o que acontecia e herdou duas posições com o incidente de Webber e Hamilton no fim da prova. Com relação à Schumi, deu outro passeio.
Lewis Hamilton- Uma ótima demonstração de como se ultrapassar na F1. Ele foi o rei das ultrapassagens e arrojo na pista e nisso cometeu alguns erros. Ótimos duelos contra Kubica, Massa, Webber, Alonso que garantiram a emoção da prova. Mas dai encontrou a porta fechada de Alonso numa disputa e Webber acertou-o por trás. Assim como Button, mostrou que os Mclarens estão fortes.
Vitantonio Liuzzi- Largou em 13º e foi subindo de posições, beneficiado pelas confusões da largada. Até agora é o único carro da Force India a terminar uma prova.
Rubens Barrichello- O carro não rendeu o esperado, mas só pela ótima classificação de sábado já valeu. Aos menos marcou mais alguns pontos no mundial.
Mark Webber- Teve uma tarde frustrante. Pelo carro que tinha era pra tentar garantir a vitória com saida de Vettel, mas estava no pelotão intermediário brigando contra Hamilton. Foi bem abaixo do esperado e ainda bateu com o inglês.
Michael Schumacher- Tinha feito uma boa largada mas acabou levando um toque de Alonso na confusão da primeira curva e dai caiu para as últimas posições. Recuperou-se, mas não o suficiente para marcar mais pontos. Mas se divertiu e gostou do bom desempenho do seu Mercedes.
Robert Kubica- Sua largada pulando de nono para quarto, beneficiado pela confusão da largada, já estava de bom tamanho para o polonês. Mas com a parada dos demais e tendo uma boa velocidade, subiu para segundo após saída de Vettel e sustentou com garra a posição contra carros mais velozes como Hamilton e Massa. Talvez não tenha sorte igual em outras provas.
Felipe Massa- Os problemas de aquecimento nos pneus indicavam uma corrida complicada para ele, mas a sua largada foi fabulosa e o ajudou muito no desenrolar da prova. Travou bons duelos contra Webber, Hamilton e Alonso e conseguiu chegar em terceiro. É segundo no mundial de pilotos.
Fernando Alonso- Talvez se não fosse a rodada após a largada, teria discutido a vitória com Button. Recuperou-se bem e acabou esbarrando em Massa, bem no momento em que tinha ritmo melhor que o brasileiro e ficou ali até o fim da prova. Sua batalha contra Hamilton foi genial.
Nico Rosberg- Dessa turma que disputou com garra as posições, ele foi o mais comedido. Ficou só observando o que acontecia e herdou duas posições com o incidente de Webber e Hamilton no fim da prova. Com relação à Schumi, deu outro passeio.
Lewis Hamilton- Uma ótima demonstração de como se ultrapassar na F1. Ele foi o rei das ultrapassagens e arrojo na pista e nisso cometeu alguns erros. Ótimos duelos contra Kubica, Massa, Webber, Alonso que garantiram a emoção da prova. Mas dai encontrou a porta fechada de Alonso numa disputa e Webber acertou-o por trás. Assim como Button, mostrou que os Mclarens estão fortes.
Vitantonio Liuzzi- Largou em 13º e foi subindo de posições, beneficiado pelas confusões da largada. Até agora é o único carro da Force India a terminar uma prova.
Rubens Barrichello- O carro não rendeu o esperado, mas só pela ótima classificação de sábado já valeu. Aos menos marcou mais alguns pontos no mundial.
Mark Webber- Teve uma tarde frustrante. Pelo carro que tinha era pra tentar garantir a vitória com saida de Vettel, mas estava no pelotão intermediário brigando contra Hamilton. Foi bem abaixo do esperado e ainda bateu com o inglês.
Michael Schumacher- Tinha feito uma boa largada mas acabou levando um toque de Alonso na confusão da primeira curva e dai caiu para as últimas posições. Recuperou-se, mas não o suficiente para marcar mais pontos. Mas se divertiu e gostou do bom desempenho do seu Mercedes.
Em grande dia para a F1, vitória para Button
Que prova! Depois de todo o marasmo da primeira etapa no Bahrein, a Austrália viu uma das melhores provas dos últimos anos. Com a chuva que caiu antes da largada e que se estendeu pelos minutos seguintes, deixou a corrida embaralhada até o final.
A largada foi tumultuada. Vettel saiu bem e sustentou a primeira posição e foi seguido por Massa, que saiu de quinto e ganhou as posições de Button, Alonso e Webber. Na primeira curva Button tocou na lateral do carro de Alonso fazendo com que o espanhou rodasse. Com isso ele acabou acertando Schumi que também tinha feito boa largada e estava quase no encalço de Massa. Alonso ficou atravessado e foi ultrapassado por todos. Schumi teve que ir aos boxes concertar o bico do seu Mercedes e assim caiu para 20º. Ainda tinha mais por vir. Na curva 6 Kobayashi perde o bico, atravessa a curva e é acertado por Buemi e Hulkenberg com os três abandonando na hora. Isso forçou a entrada do Safety-car que ficou na pista por quatro voltas e quando ouve a relargada, Vettel tratou de sumir na frente abrindo boa diferença.Com a pista secando aos poucos, Button foi o primeiro a arriscar a usar pneus slick. Por mais que escapasse em alguns pontos do circuito após esta parada, acabou por ser decisiva para seu futuro na prova.
Vettel tinha vida boa, mas novamente, assim como no Bahrein, um problema mecânico o tirou a chance de vencer. E pior, nem completar a prova. O freio dianteiro travou na 27ª volta e ele acabou indo direto para a caixa de brita e ficando atolado. Mais uma desilusão para o jovem piloto. E assim Button assumiu a liderança para vencer sua primeira corrida pela Mclaren.
Nas posições intermediárias, ótimos duelos. Hamilton protagonizou vários, a se destacar com Webber, Massa, Alonso e Kubica. Estes por dois últimos, por exemplo, foram os únicos a não serem ultrapassados por Hamilton que estava endiabrado na tarde australiana. No duelo com Alonso no final da prova, ele sabia que o espanhol estava com os pneus totalmente desgastados e pressionou-o. Alonso, faltando 3 voltas para o final da prova, acabou fechando a porta em Hamilton numa das últimas curvas do circuito. O inglês travou rodas, mas Webber que vinha logo atrás, o acertou na traseira, indo escapar ambos na brita e assim acabando com o belo duelo entre campeões do mundo. Mas eles voltaram para prova, com Webber tendo que ir aos boxes substituir o bico danificado.
Massa também sofreu com os pneus desgastados de sua Ferrari, mas sustentou os ataques repentinos de Alonso não dando chances a ele. Kubica foi outro grande destaque da prova ao levar o seu Renault ao segundo lugar, posição que concerteza ninguém esperava.
Barrichello ficou no pelotão intermediário e acabou onde largou, em oitavo. Senna e Di Grassi, com problemas hidráulicos em seus carros, abandonaram na primeira metade da prova.
Karun Chandhok conseguiu levar seu Hispania até o fim. Um belo resultado para a equipe.
Campeões do mundo na confusão: Alonso roda após toque de Button e que acaba tocando em Schumi, que vai para a grama. Massa já é segundo.
Por mais que plásticamente impressionasse, Kobayashi, Hulkenberg e Buemi, oculto na foto, escaparam ilesos.
Um dos grandes duelos da corrida: por algumas voltas Hamilton pressionou Kubica pela segunda posição mas o polonês não cedeu terreno ao inglês em momento algum.
RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Austrália- Circuito de Albert Park- Melbourne
2ª Etapa
1. Jenson Button (ING/McLaren) - 1h33min36s531
2. Robert Kubica (POL/Renault) - + 12s0343. Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 14s488
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - + 16s304
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 16s683
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - + 29s898
7. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) + 59s847
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - + 1min00s536
9. Mark Webber (AUS/Red Bull) - + 1min07s319
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) + 1min09s391
11. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) + 1min11s301
12. Pedro De la Rosa (ESP/Sauber) - + 1min14s084
13. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - + 2 voltas
14. Karun Chandhok (IND/Hispania) + 4 voltas
Não completaram
Timo Glock (ALE/Virgin) - 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 26 voltas
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India) - 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania) - 5 voltas
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1 volta
sábado, 27 de março de 2010
Red Bull infernal na Austrália
Se formos tirar uma idéia de como será a prova de domingo na Austrália pelo que foi os treinos de hoje, a Red Bull tem favoritismo disparado para vencer com um de seus pilotos. Vettel marcou sua segunda pole na temporada e Webber o seguiu, formando assim a primeira dobradinha de uma equipe em grid de largada neste ano. Por mais que Alonso tenha ficado em terceiro, com 0''192s de desvantagem para Vettel, o quarto colocado, Button, aparece com um atraso de 0''756s para o alemão da Red Bull. Isso sugere que tenhamos uma disputa limitada aos três primeiros do grid, se não chover, claro.
Massa teve problemas com aquecimento dos pneus e tomou sete décimos de Alonso. Vai largar em 5º, que foi conquistada no braço.
A surpresa negativa do treino foi Hamilton, que foi eliminado na segunda parte do treino. Ele reclamou de falta de aderência nos pneus e lardará em 11º. Button também tinha feito reclamação e idêntica, no entanto marcou o quarto tempo. Talvez ainda esteja "assustado" com polícia de Melbourne que o pegou andando depressa demais nas ruas da cidade na sexta-feira.
Os Mercedes largarão próximos, com Rosberg a superar mais uma vez Schumi e sair em sexto e o heptacampeão logo em seguida. Bom trabalho também de Barrichello que acabou em 8º. Fecharam os dez primeiros Kubica em nono e Sutil em décimo.
Di Grassi fez novos ajustes em seu Virgin que acabaram não dando certo e terminou em 22º. Levou 0''6s de seu companheiro Glock que sai em 21º.
Bruno Senna terminou o dia em 23º com problemas hidráulicos, mas ao menos viu uma pequena evolução no seu Hispania. Se no Bahrein tomou quase dez segundos do pole, desta vez ficou 6''6 de Vettel. Chandhok fechou a lista em 24º com a outra Hispania.
RESULTADO- GRID DE LARGADA PARA O GP DA AUSTRÁLIA- 2ª ETAPA
1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1m23s919
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1m24s035
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s111
4 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m24s675
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m24s837
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m24s884
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m24s927
8 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1m25s217
9 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m25s372
10 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m26s036
11 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1m25s184 (Q2)
12 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1m25s638 (Q2)
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1m25s743 (Q2)
14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1m25s747 (Q2)
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1m25s748 (Q2)
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1m25s777 (Q2)
17 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1m26s089 (Q2)
18 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m26s471 (Q3)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1m28s797 (Q3)
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1m29s111 (Q3)
21 - Timo Glock (ALE/Virgin) - 1m29s592 (Q3)
22 - Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1m30s185 (Q3)
23 - Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1m30s526 (Q3)
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1m30s613 (Q3)
Massa teve problemas com aquecimento dos pneus e tomou sete décimos de Alonso. Vai largar em 5º, que foi conquistada no braço.
A surpresa negativa do treino foi Hamilton, que foi eliminado na segunda parte do treino. Ele reclamou de falta de aderência nos pneus e lardará em 11º. Button também tinha feito reclamação e idêntica, no entanto marcou o quarto tempo. Talvez ainda esteja "assustado" com polícia de Melbourne que o pegou andando depressa demais nas ruas da cidade na sexta-feira.
Os Mercedes largarão próximos, com Rosberg a superar mais uma vez Schumi e sair em sexto e o heptacampeão logo em seguida. Bom trabalho também de Barrichello que acabou em 8º. Fecharam os dez primeiros Kubica em nono e Sutil em décimo.
Di Grassi fez novos ajustes em seu Virgin que acabaram não dando certo e terminou em 22º. Levou 0''6s de seu companheiro Glock que sai em 21º.
Bruno Senna terminou o dia em 23º com problemas hidráulicos, mas ao menos viu uma pequena evolução no seu Hispania. Se no Bahrein tomou quase dez segundos do pole, desta vez ficou 6''6 de Vettel. Chandhok fechou a lista em 24º com a outra Hispania.
RESULTADO- GRID DE LARGADA PARA O GP DA AUSTRÁLIA- 2ª ETAPA
1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1m23s919
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1m24s035
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s111
4 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m24s675
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m24s837
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m24s884
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m24s927
8 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1m25s217
9 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m25s372
10 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m26s036
11 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1m25s184 (Q2)
12 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1m25s638 (Q2)
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1m25s743 (Q2)
14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1m25s747 (Q2)
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1m25s748 (Q2)
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1m25s777 (Q2)
17 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1m26s089 (Q2)
18 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m26s471 (Q3)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1m28s797 (Q3)
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1m29s111 (Q3)
21 - Timo Glock (ALE/Virgin) - 1m29s592 (Q3)
22 - Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1m30s185 (Q3)
23 - Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1m30s526 (Q3)
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1m30s613 (Q3)
sexta-feira, 26 de março de 2010
E a chuva roubou a cena nos treinos livres do GP da Autrália
A chuva prejudicou o dia de testes em Melbourne e Lewis Hamilton, aproveitando o pouco tempo de pista seca na segunda sessão, marcou o melhor tempo do dia com a marca de 1min25s801. Button fechou a dobradinha da Mclaren ficando 0''275 de desvantagem para seu companheiro. Ambos duelaram por todo o treino pela primeira posição.
Com o tempo chuvoso, restou a as equipes testarem o pneus itermediários e assim os tempos não foram alterados. Vale lembrar que na parte da manhã também caiu uma leve garoa, mas que logo passou.
A Ferrari teve um dia discreto. Massa ficou em 14º e Alonso em 17º. Os Red Bull tiveram desempnhos distintos. Enquanto Webber marcou o terceiro tempo, Vettel ficou em 16º.
Destaques para Schumi que passou boa parte dos treinos entre os últimos, sem marcar tempo algum. Na segundo treinos subiu para 4º e Rosberg acabou em 11º. Os outros destaques foram Petrov (Renault) 5º; Buemi (Toro Rosso) 6º; Sutil e Liuzzi, com suas Force India, ficaram em sétimo e oitavo.
Barrichello ficou com o nono tempo, Di Grassi acabou em 23º e Senna, aina com problemas no seu Hispania, terminou em 24º.
RESULTADOS- TREINOS LIVRES PARA O GP DA AUTRÁLIA- (TEMPOS AGREGADOS)
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) 1min25s801
2. Jenson Button (ING/McLaren) 1min26s076
3. Mark Webber (AUS/Red Bull) 1min26s248
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1min26s511
5. Vitaly Petrov (RUS/Renault) 1min26s732
6. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) 1min26s832
7. Adrian Sutil (ALE/Force India) 1min26s834*
8. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) 1min26s835
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams) 1min26s904
10. Robert Kubica (POL/Renault) 1min26s927
11. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min26s956
12. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) 1min27s108
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) 1min27s455
14. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min27s511
15. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) 1min27s545
16. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1min27s686
17. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min27s747
18. Paul di Resta (ESC/Force India) 1min28s537*
19. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) 1min28s572
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) 1min29s860
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1min30s695
22. Timo Glock (ALE/Virgin) 1min32s117
23. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) 1min32s831
24. Bruno Senna (BRA/Hispania) 1min33s401
25. Karun Chandhok (IND/Hispania) 1min34s251
*Paul di Resta é piloto de testes da Force India e treinou na primeira parte da manhã. De tarde foi a vez do titular Sutil assumir o volante.
Com o tempo chuvoso, restou a as equipes testarem o pneus itermediários e assim os tempos não foram alterados. Vale lembrar que na parte da manhã também caiu uma leve garoa, mas que logo passou.
A Ferrari teve um dia discreto. Massa ficou em 14º e Alonso em 17º. Os Red Bull tiveram desempnhos distintos. Enquanto Webber marcou o terceiro tempo, Vettel ficou em 16º.
Destaques para Schumi que passou boa parte dos treinos entre os últimos, sem marcar tempo algum. Na segundo treinos subiu para 4º e Rosberg acabou em 11º. Os outros destaques foram Petrov (Renault) 5º; Buemi (Toro Rosso) 6º; Sutil e Liuzzi, com suas Force India, ficaram em sétimo e oitavo.
Barrichello ficou com o nono tempo, Di Grassi acabou em 23º e Senna, aina com problemas no seu Hispania, terminou em 24º.
RESULTADOS- TREINOS LIVRES PARA O GP DA AUTRÁLIA- (TEMPOS AGREGADOS)
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) 1min25s801
2. Jenson Button (ING/McLaren) 1min26s076
3. Mark Webber (AUS/Red Bull) 1min26s248
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1min26s511
5. Vitaly Petrov (RUS/Renault) 1min26s732
6. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) 1min26s832
7. Adrian Sutil (ALE/Force India) 1min26s834*
8. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) 1min26s835
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams) 1min26s904
10. Robert Kubica (POL/Renault) 1min26s927
11. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min26s956
12. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) 1min27s108
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) 1min27s455
14. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min27s511
15. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) 1min27s545
16. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1min27s686
17. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min27s747
18. Paul di Resta (ESC/Force India) 1min28s537*
19. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) 1min28s572
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) 1min29s860
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1min30s695
22. Timo Glock (ALE/Virgin) 1min32s117
23. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) 1min32s831
24. Bruno Senna (BRA/Hispania) 1min33s401
25. Karun Chandhok (IND/Hispania) 1min34s251
*Paul di Resta é piloto de testes da Force India e treinou na primeira parte da manhã. De tarde foi a vez do titular Sutil assumir o volante.
quinta-feira, 25 de março de 2010
GP da Austrália, 1985
Neste ano de 2010 o GP da Austrália completa 25 ininterruptos no calendário da F1. No vídeo abaixo, Senna, com sua Lotus 97T-Renault Turbo, em ação no treino classificatório quando conquistou a pole.
A prova foi disputada no circuito de rua de Adelaide, que se caracterizava por ser um pista rápida por mais que fosse citadina.
Na prova Senna travou bons duelos contra Mansell e Rosberg e ainda deu seu show particular, escapando por todos os cantos da pista e andando sem a asa dianteira por um bom tempo. Ele abandonou a prova na 62ª volta com problemas de motor.
A vitória ficou com Rosberg (Williams FW10-Honda), seguido pela dupla da Ligier Laffite e Streiff (Ligier JS25-Renault Turbo).
A prova foi disputada no circuito de rua de Adelaide, que se caracterizava por ser um pista rápida por mais que fosse citadina.
Na prova Senna travou bons duelos contra Mansell e Rosberg e ainda deu seu show particular, escapando por todos os cantos da pista e andando sem a asa dianteira por um bom tempo. Ele abandonou a prova na 62ª volta com problemas de motor.
A vitória ficou com Rosberg (Williams FW10-Honda), seguido pela dupla da Ligier Laffite e Streiff (Ligier JS25-Renault Turbo).
segunda-feira, 15 de março de 2010
Análise dos dez primeiros- GP do Bahrein
Fernando Alonso- Conseguiu na largada resolver a sua vida, pois na pista, tentar ultrapassar Massa seria complicado. No decorrer da prova não deixou Vettel escapar e quando este teve problemas, assumiu a liderança pra vencer sua primeira prova pela Ferrari. Mas terá bons duelos com Massa, como ficou demonstrado nos treinos. A diferença entre eles nas tomadas de tempo foram bem apertadas.
Felipe Massa- A sua volta as corridas foi comemorada com festa no pódio e mostrou que ainda tem velocidade de sobra para enfrentar Alonso nessa temporada que promete ser difícil. Poderia ter incomodado Fernando na parte final do GP, mas um pedido do seu engenheiro para poupar o motor para as próximas corridas acabou liquidando suas chances.
Lewis Hamilton- Em momento algum conseguiu andar perto dos lideres e ainda teve que lutar contra a Mercedes de Rosberg antes da primeira parada nos boxes. Conseguiu o pódio graças ao problema de Vettel, mas não teria forças para chegar lá. Parece que o carro ainda tem o que melhorar.
Sebastian Vettel- Tinha a vitória no bolso, mas problemas o motor Renault voltaram a assombrar e assim ele perdeu a primeira corrida do ano para a Ferrari e ainda ficou fora do pódio. Mas mostrou que o carro é bom e pode brigar pelo mundial deste ano.
Nico Rosberg- Uma corrida tranquila para ele. Não teve o incomodo de ninguém e soube chegar com tranquilidade na sua quinta posição. No duelo pessoal contra Schumi, passou bem na primeira lição o que lhe dará mais confiança para as próximas provas.
Michael Schumacher- Em sua volta às pistas três anos depois, a sua atuação foi discreta. Reclamou um pouco da falta de oportunidade de ultrapassagens e andou o tempo atrás de Rosberg. Mas para atingir o nível que estava quando parou de correr, ainda vai precisar de um tempinho.
Jenson Button- Não viu nem a cor do carro de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton no Fim de semana. Foi dominado impiedosamente e não conseguiu sair do pelotão intermediário. Passou toda a prova atrás de Schumi.
Mark Webber- Pela baforada que o motor Renault deu logo após a largada, pensava que ele iria desistir logo. Mas o motor aguentou firme e ele completou a corrida, mas assim como Button, acabou sendo dominado por seu companheiro o final de semana todo.
Vitantonio Liuzzi- Largando de 12º com pneus duros, conseguiu fazer um stint para assegurar os dois primeiros pontos da FI no ano e mostrou, junto de seu companheiro Sutil, que a equipe tem chances de brigar por mais pontos.
Rubens Barrichello- Ele esperava mais do seu Williams, mas este acabou sendo razoável. Marcou apenas 1 pontinho, mas espera melhorar mais nas próximas corridas.
Felipe Massa- A sua volta as corridas foi comemorada com festa no pódio e mostrou que ainda tem velocidade de sobra para enfrentar Alonso nessa temporada que promete ser difícil. Poderia ter incomodado Fernando na parte final do GP, mas um pedido do seu engenheiro para poupar o motor para as próximas corridas acabou liquidando suas chances.
Lewis Hamilton- Em momento algum conseguiu andar perto dos lideres e ainda teve que lutar contra a Mercedes de Rosberg antes da primeira parada nos boxes. Conseguiu o pódio graças ao problema de Vettel, mas não teria forças para chegar lá. Parece que o carro ainda tem o que melhorar.
Sebastian Vettel- Tinha a vitória no bolso, mas problemas o motor Renault voltaram a assombrar e assim ele perdeu a primeira corrida do ano para a Ferrari e ainda ficou fora do pódio. Mas mostrou que o carro é bom e pode brigar pelo mundial deste ano.
Nico Rosberg- Uma corrida tranquila para ele. Não teve o incomodo de ninguém e soube chegar com tranquilidade na sua quinta posição. No duelo pessoal contra Schumi, passou bem na primeira lição o que lhe dará mais confiança para as próximas provas.
Michael Schumacher- Em sua volta às pistas três anos depois, a sua atuação foi discreta. Reclamou um pouco da falta de oportunidade de ultrapassagens e andou o tempo atrás de Rosberg. Mas para atingir o nível que estava quando parou de correr, ainda vai precisar de um tempinho.
Jenson Button- Não viu nem a cor do carro de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton no Fim de semana. Foi dominado impiedosamente e não conseguiu sair do pelotão intermediário. Passou toda a prova atrás de Schumi.
Mark Webber- Pela baforada que o motor Renault deu logo após a largada, pensava que ele iria desistir logo. Mas o motor aguentou firme e ele completou a corrida, mas assim como Button, acabou sendo dominado por seu companheiro o final de semana todo.
Vitantonio Liuzzi- Largando de 12º com pneus duros, conseguiu fazer um stint para assegurar os dois primeiros pontos da FI no ano e mostrou, junto de seu companheiro Sutil, que a equipe tem chances de brigar por mais pontos.
Rubens Barrichello- Ele esperava mais do seu Williams, mas este acabou sendo razoável. Marcou apenas 1 pontinho, mas espera melhorar mais nas próximas corridas.
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