segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Foto 286: San Remo



E o Rally sempre nos presenteando com belas imagens. As que encabeçam este post são do Rally de San Remo de 1985, com Walter Röhrl / Christian Geistdörfer no Audi Sport Quattro S1; Timo Salonen / Seppo Harjanne no Peugeot 205 T16 E2 e Henri Toivonen / Juha Piironen no Lancia 037.

Foto 285: Aniversariantes

E estivesse entre nós, Michele Alboreto estaria chegando aos 57 anos. E Bird Clemente, um dos melhores pilotos da história do automobilismo nacional, completa 76 anos.
E este que vos escreve, acaba de chegar aos 31 anos. Parabéns a nós!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Vídeo: O último duelo em Paris

E ontem fez 20 anos do Karting ELF Masters, que foi realizado em Paris no dia 19 de dezembro de 1993. Mas aquele evento acabou por se tornar único por ser a última vez que Alain Prost e Ayrton Senna se confrontaram. Senna, assim como fizera em Silverstone meses antes, quando segurou Alain e Schumacher ferozmente, repetiu o feito enquanto esteve na pista. Ayrton acabaria abandonando a prova, que foi vencida por Prost após a desistência de Andrea De Cesaris que estava na liderança.

Atualizado 8/10/2014

Dando uma olhada se achava algo legal sobre Andrea De Cesaris, deparei-me com o evento completo do Karting ELF Masters de 1993. São mais de três horas e vinte minutos, dividos em duas partes. 
Divirtam-se!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Indycar Battles: Paul Tracy vs Michael Andretti, Detroit 1992

Dois dos pilotos que eu mais admirava pela pilotagem e coragem nos bons tempos da velha CART. Paul Tracy e Michael Andretti duelando pela primeira posição durante a etapa de Detroit, válido pelo campeonato de 1992.
E vale lembrar que hoje Paul Tracy completa 45 anos.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Foto 284: Trenton 200, 1963

Clark (#92) e Gurney (#93) em Trenton, 1963
(Foto: UK Racing History/ Facebook)

E não foi apenas em Indianápolis e Milwaukee que a Lotus se fez presente naquele certame da USAC em 1963: Colin Chapman alinhou seus dois Lotus 29 impulsionados pelos Ford e mais uma vez entregou a Jim Clark e Dan Gurney a responsabilidade de guiar as duas jóias.
Clark, como sempre, não decepcionou e cravou a pole com Gurney logo em segundo. Mas a corrida de ambos não foi muito longe: Jim abandonou na volta 49 por problemas mecânicos, assim como Gurney que também desistiu na volta 147. A prova foi vencida por A.J. Foyt.

Além dessa prova de Trenton e da segunda colocação de Clark na Indy 500, o piloto escocês triturou seus concorrentes na prova de Milwaukee quando a venceu - depois de ter feito a pole - colocando uma volta de vantagem sobre quase todos os demais, exceto Foyt que terminou nas mesmas 200 voltas de Jim.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vídeo: GP da Grã-Bretanha, 1955

Realizado pela primeira vez no antigo hipódromo de Aintree, o GP da Grã-Bretanha de 1955 foi vencido por Stirling Moss nessa que foi a sua primeira conquista na F1. Para muitos a vitória do piloto da casa foi "arranjada", uma vez que Alfred Neubauer, o chefe de equipe da Mercedes, pediu para que Fangio (principalmente ele), Karl Kling e Piero Taruffi abrandassem o ritmo, mas o piloto argentino era o único que poderia competir de igual pra igual com Moss naquela tarde de 16 de julho e por isso o tal pedido. Mesmo com essa possibilidade de a corrida ter sido facilitada para a vitória de Stirling, Fangio foi elegante em dizer que o seu companheiro venceu por méritos.
A corrida foi dominada pela Mercedes, que teve alguma oposição dos carros da Ferrari, fechando a prova com os quatro carros nas quatro primeiras colocações.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Foto 283: Sem nada


"Ok Gilles, pode voltar para colocar a carenagem. Já matou a sua vontade!"
Talvez Gilles estivesse um pouco apressado em testar a nova Ferrari 312 T5 para a temporada de 1980 e nem deixou os mecânicos "vestirem" o carro para o teste. O canadense pegou a máquina e foi com ela "nua" para pista de Fiorano.
Foi um ano desastroso para a Ferrari aquele 1980, tanto que os únicos pontos (seis ao todo) foram conquistados - a fórceps -  pelo próprio Villeneuve.

92ª 24 Horas de Le Mans - Uma Epopéia em La Sarthe

A segunda da Ferrari após o seu retorno à La Sarthe (Foto: Ferrari Hypercar/ X) Começar um texto sobre algo tão fantástico não é das melhore...