O Ligier #9 liderando o pelotão na saída do único SC desta prova: foi a primeira conquista da dupla Xandinho Negrão/ Marcos Gomes com o novo protótipo (Foto: Bruno Terena) |
“O Velopark é totalmente atípico,
sobretudo se você comparar os autódromos brasileiros com os europeus. Goiânia
se aproxima muito mais do padrão europeu do que o Velopark e o carro foi
desenvolvido pensando nessas pistas maiores, com retas maiores, curvas com
velocidades um pouco mais altas. Então esperamos que a performance e a
acomodação do carro aqui sejam melhores do que no Velopark”. Essa é a declaração do engenheiro Guilherme Gonçalves, que
trabalha diretamente no Ligier JS P320 #9 da equipe Mattheis que é conduzido
por Xandinho Negrão e Marcos Gomes no certame do Império Endurance Brasil,
destacando que esta pista de Goiânia se torna perfeita para extrair todo potencial
do LMP3 francês. Todas as provas realizadas no Autodromo Internacional Ayrton
Senna desde maio de 2022, quando o primeiro modelo da marca fundada por Guy
Ligier chegou por aqui pelas mãos da equipe BTZ, foram vencidas pela própria
equipe com este carro. E hoje, num final de semana onde a categoria realizará a
sua rodada dupla – para compensar a etapa cancelada em Interlagos no mês de
julho – a BTZ não fugiu da regra e cravou mais uma conquista.
Essa 4ª etapa viu a estreia de
mais um modelo do Sigma P1 G5 através da Motorcar, que já estava trabalhando
com este modelo desde o inicio desta temporada com o trio formado por Vitor
Genz/ Vicente Orige/ Luiz Henrique Bonatti no número #444: Emilio Padron/
Fernando Ohasi/ Arthur Gama pilotaram o multicolorido Sigma #11 e logo de
imediato cravaram a pole aproveitando-se muito bem da já experiência do time
com o protótipo gaúcho – aliás, foi um ótima qualificação para os Sigmas, já
que o #444 fez o terceiro tempo e o #2 da Tech Force conseguiu o quarto tempo.
A sequência foi quebrada pela segunda posição conquistada pelo AJR #28 da JLM
Racing pilotado por Gustavo Martins/
Sarin Carlesso.
O inicio avassalador dos dois
Sigmas da equipe Motorcar foi logo visto com uma largada segura de Emilio
Padron no #11 e uma saída agressiva do #444 com Vicente Orige no comando. Na
primeira meia hora de corrida, os dois pareciam intocáveis, mas problemas na
bomba de combustivel do #444 logo o alijou da briga pela vitória após ficar
duas voltas para os reparos. Eles chegaram retornar, mas o contratempo acabou intensificando
e eles abandonaram. O #11 ainda ficou na pista, mas a queda de rendimento
frente os Ligier acabou relegando-os ao terceiro lugar – uma ótima posição para
eles nessa estreia com o novo Sigma.
A Ligier ascendeu ao
protagonismo no exato momento em que os Sigmas começaram a cair - #2 da Tech
Force também apresentou problemas e abandonou na volta 48. O #9 pilotado por
Negrão/ Gomes assumiu a liderança ao ultrapassar o Sigma #11 e estava muito bem
na liderança quando o terceiro Ligier, o de #18 da FTR Motorsport pilotado por
Claudio Ricci/ Fernando Poeta/ Andersom Toso, rodou na parte mista e o carro
apagou. Isso forçou na única entrada do Safety Car da prova, que acabou sendo
decisiva: com o reagrupamento do pelotão, Gaetano Di Mauro, no comando do
Ligier #117 da BTZ Motorsport, partiu para o ataque sobre o Ligier #9 que
estava sob os cuidados de Marcos Gomes. O piloto da equipe AMattheis segurou
como pôde os ataques, até seria ultrapassado na reta dos boxes após um pequeno
erro na entrada – e que no decorrer da prova descobriria que ele estava com
problemas na direção. Com este cenário, ficou cômodo para que Di Mauro chegasse
a mais uma vitória da BTZ e da Ligier em Goiânia, seguidos pelo Ligier #9 de Negrão/
Gomes e a terceira posição ficando para o Sigma #11 de Padron/ Ohashi/ Gama,
nesta que foi uma ótima estreia do novo carro.
Os AJR tiveram no #28 da JLM
o seu melhor representante por largar em segundo e ter conseguido um bom ritmo
no decorrer da prova, mas um vazamento do lado esquerdo do protótipo fez com
que tivessem uma queda de performance e forçasse o abandono na volta 85. O
melhor dos AJR foi o #35 da própria JLM com Pedro Queirolo/ David Muffato que
ficaram em quarto após uma prova bem discreta da dupla – que provavelmente
cuidaram bastante do equipamento visando a 5ª etapa deste sábado que terá,
também, três horas de duração.
Adendo: Horas após o término
da prova, como resultado da vistoria técnica realizada, o Ligier #117 da BTZ
Motorsport acabou sendo desclassificado por estar baixo do peso total do carro
sem o piloto que é de 963kg – o Ligier se encontrava com 960Kg. Dessa forma, a
vitória passou para o outro Ligier #9 de Negrão/ Gomes, com o Sigam #11 subindo
para segundo e o AJR #35 de Queirolo/ Muffato para terceiro.
Mesmo assim, a
invencibilidade do Ligier em Goiânia continua intacta até amanhã.
Nos GTs, Porsche e Mercedes saem vencedoras
Mais uma para a conta da Stuttgart Motorsport
(Foto: Bruno Terena)
Na classe GT3 a disputa foi acirradíssima,
mas o inicio apontava para uma tarde promissora ao BMW M4 GT3 #15 de Átila
Abreu/ Leo Sanchez com Abreu fazendo um começo fortíssimo. Mas o jogo viraria
nas horas seguintes quando os pilotos profissionais de cada equipe começaram a
assumir o comando de seus respectivos carros. Dessa forma, o Porsche #55 da
Stuttgart Motorsport de Ricardo Mauricio/ Marcel Visconde/ Marçal Muller tratou
de aumentar o ritmo e assumir a liderança quando faltava menos de uma hora para
o fim ao ultrapassar no BMW #15 e partir para uma vitória importantíssima. A
segunda posição ficou para o Mercedes #27 do Team RC pilotado por Cacá Bueno/
Ricardo Baptista que herdou a segunda posição assim que o BMW perdeu o primeiro
posto. A terceira posição foi do outro Mercedes AMG GT3 #3 da equipe BOAT M3/
KTF pilotado por Alexandre Auler/ Guilherme Salas que estiveram muito bem,
inclusive chegando a liderar algumas partes desta etapa. Foi uma tremenda pena o
Mclaren 720S GT3 #16 da equipe Blau Motorsports – pilotado por Marcelo Hahn/
Allan Khodair que teve um pneu furado bem na hora da largada, forçando a ida
aos boxes quando o pelotão já estava partindo. A recuperação foi muito boa,
sugerindo que poderiam ter lutado pela vitória nessa classe.
O BMW #15 acabaria por ser
penalizado algumas horas depois quando foi foi verificado que o tempo guiado
por Leo Sanchez foi inferior a 72 minutos – ele pilotou um total de 61 minutos
(1 hora 1 minuto 2 segundos e 653 milésimos, precisamente) – e com isso a dupla
foi penalizada em 21 minutos em sua totalidade (21 minutos, 14 segundos e 694
milésimos). Com isso, caíram de quinto para sexto na classificação da GT3.
O Mercedes da Autlog venceu a batalha contra os Porsches na GT4
(Foto: Bruno Terena)
Na GT4 o cenário era bem
promissor para os dois Porsche 718 Cayman de números #21 e #718, mas o melhor
ritmo do trio do Mercedes #31 da Autolog formado por Renan Guerra/ André Moraes
Jr/ Marco Pisani surpreendeu os Porsche e levou a prova desta classe que foi
bastante esvaziada – o outro GT4 presente, o BMW GT4 #64 da MC Tubarão com
Victor Foresti/ Lucas Foresti/ Marco Tulio/ Henry Visconde, abandonou com
apenas 14 voltas de prova. Eles ainda lutavam com a falta de ritmo de um carro
que ficou um bom tempo parado por conta da falta de peças, ainda recorrente do
acidente no Velopark. As segundas e terceiras posições nesta classe ficaram
para os Porsche #21 e #718.
Amanhã acontecerá a 5ª etapa do Império Endurance Brasil, com mais uma prova de 3 Horas no forte calor de Goiânia.